Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    No ano 2015 irei "mudar de vida", irei casar e sendo assim como não foi possivel construir decidi-mos arrendar apartamento, no qual queria-mos casar e ter logo o nosso ninho.
    O arrendamento poderá de ser 2/3/4/5 anos, não sabe-mos, pois a intensão é de construir moradia ou comprar(se aparecer oportunidade).

    Minha questão é mais, com que tempo deve-mos começar a procurar apartamentos, tipo queremos o nosso ninho pronto a 1 de julho(exemplo).
    Que contratos deveremos optar, de 5 anos, pelo que li passado 2 anos podemos deixar o apartamento com devido aviso de 120 dias, estou correcto??

    Para arrendar, basta ser eu e a "mulher" ou teremos de ter algum fiador ou isto é muito relativo de senhorio para senhorio.

    Desde já obrigado, se me esqueci de referir alguma coisa é só dizer.


    Cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: RcrdPrntQue contratos deveremos optar, de 5 anos, pelo que li passado 2 anos podemos deixar o apartamento com devido aviso de 120 dias, estou correcto??

    Sim, está correcto.


    Colocado por: RcrdPrntPara arrendar, basta ser eu e a "mulher" ou teremos de ter algum fiador ou isto é muito relativo de senhorio para senhorio.

    É como diz; dependerá do senhorio ... mas também das "provas" que vocês lhe poderão fornecer no sentido de que têm capacidade económica para não falharem.


    Colocado por: RcrdPrntcom que tempo deve-mos começar a procurar apartamentos, tipo queremos o nosso ninho pronto a 1 de julho(exemplo).

    Dependerá principalmente da zona em que procuram. Eu diria que procurar com 2 a 3 meses de antecedência talvez fosse suficiente.
    Já deu uma vista de olhos nos sites que anunciam arrendamentos?
  3.  # 3

    Sim, pela internet já anda-mos a ver á um tempo, tipo o meu medo é por causa de tratar dos papeis, contratos, da luz água e essas coisa(também não sei bem como isto funciona) se isto é um proceso rápido ou não.

    Tipo depois, também tem haver com o que o apartamento tem, se é mobiliado ou não.
    Se for para estar tudo pronto a 1 de julho terei de certeza de o alugar a partir de junho e tudo tratado né??

    Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: RcrdPrntSe for para estar tudo pronto a 1 de julho terei de certeza de o alugar a partir de junho e tudo tratado né??

    Depende daquilo que combinarem com o senhorio.
  5.  # 5

    A zona que em principo vai ser é Mira....

    Vamos ver como corre, mas tipo 15 dias dá para tratar das papeladas da agua, luz e do contrato né??

    Obrigado
  6.  # 6

    Também tem o arrendamento com opção de compra ou seja, arrenda por 1, 2 ou 3 anos (depende do contrato) e findo esse tempo compra a casa, sendo que uma percentagem do valor que pagou pelas rendas será abatido no valor da casa.
    Mas tudo depende da oferta que tem na sua zona.
    • tnjp
    • 11 março 2014

     # 7

    Vamos ver como corre, mas tipo 15 dias dá para tratar das papeladas da agua, luz e do contrato né??


    Eu não gastei mais de duas horas para tratar da luz, água, gás e TV Cabo. Para o contrato, é dar os seus dados e assinar depois de concordar.
  7.  # 8

    Colocado por: tnjp

    Eu não gastei mais de duas horas para tratar da luz, água, gás e TV Cabo. Para o contrato, é dar os seus dados e assinar depois de concordar.


    Hum...então é simples....

    Outra coisa, os contratos "normais" as obras(consertos) feitos na casa, ou até um recoprador de calor se avariar, quem tem de pagar?? Eu ou o senhorio.

    Obrigado
  8.  # 9

    Colocado por: RcrdPrntos contratos "normais" as obras(consertos) feitos na casa, ou até um recoprador de calor se avariar, quem tem de pagar?? Eu ou o senhorio.

    Obrigado

    Em princípio é o senhorio. Isto se no contrato não ficar outra coisa estipulada. Exceptuam-se avarias ocasionadas por mau uso ou negligente (provado) do inquilino. Incluindo o RECUPERADOR de calor.
  9.  # 10

    Colocado por: RcrdPrntNo ano 2015 irei "mudar de vida", irei casa

    Se vai casar em 2015, para que é que quer alugar a casa em Julho de 2014?
  10.  # 11

    Colocado por: Picareta
    Se vai casar em 2015, para que é que quer alugar a casa em Julho de 2014?


    Amigo, eu gosto de fazer as coisas com tempo, mas o apartamento é sim para alugar a partir 1 de julho de 2015 e não em 2014.....gosto de saber as coisas como fazer com tempo, para depois não ser tudo a correr.
  11.  # 12

    Colocado por: tnjp

    Eu não gastei mais de duas horas para tratar da luz, água, gás e TV Cabo. Para o contrato, é dar os seus dados e assinar depois de concordar.


    Se a casa/apartamento já tiver esses serviços, apenas perde o tempo suficiente para fazer mudança de titular junto das respectivas empresas, mas tem de estar munido do respectivo contrato de arrendamento.
    Se for o caso da casa não estar fornecida e ser necessário fazer novos contratos para fornecimento de gás/luz/água normalmente demora alguns dias.
    Quando fui fazer o pedido para água, fizeram a ligação passados dois dias. Quanto à luz, depois de feito o pedido, o técnico demorou cerca de uma semana a passar para fazer a ligação. O gás, se for gás natural, só fazem a marcação para o técnico depois de indicar que tem água e luz já ligados. Demorou cerca de uma semana depois de ter dar essa indicação para passar o técnico para ligação do gás.

    Os prazos que indiquei provavelmente mudam são diferentes de zona para zona e de serviço para serviço. A minha experiência é relativa a Coimbra.
    • tnjp
    • 12 março 2014

     # 13

    Como também vivo em arrendamento, deixo apenas uma sugestão. Verifique em que nome será mais vantajoso fazer o contrato, isto por questões de deduções à colecta no IRS.

    Se optar por fazer as declarações de IRS em separado (normalmente é mais vantajoso), faça as contas e veja se é melhor fazer o contrato no seu nome ou no nome da sua esposa. Se optarem por colocar os nomes dos dois, para fins de IRS, coloca na declaração 50% do valor das rendas para cada um.
  12.  # 14

    RcrdPrnt
    Mais uma questão importante: o contrato de arrendamento deverá ser registado nas Finanças.
    Digo isto porque é prática de alguns senhorios proporem aos inquilinos que não se declare o contrato nas finanças ou até que nem se faça contrato.
    Como inquilino o contrato é uma vantagem para si, pois pode pôr essa despesa no IRS e tem um documento que salvaguarda as condições acordadas.
    É também recomendável que avance com um ou dois meses de caução com a primeira renda porque, (se) quando mudar de casa, terá esses meses livres da renda que paga nessa casa para pagar a outra nova enquanto faz as mudanças.
  13.  # 15

    Colocado por: anatrindadeÉ também recomendável que avance com um ou dois meses de caução com a primeira renda porque, (se) quando mudar de casa, terá esses meses livres da renda que paga nessa casa para pagar a outra nova enquanto faz as mudanças.


    Desde quando a caução é para substituir rendas? Somente se o proprietário assim o entender!

    Colocado por: anatrindadealguns senhorios proporem aos inquilinos que não se declare o contrato nas finanças


    Colocado por: anatrindadeé uma vantagem para si, pois pode pôr essa despesa no IRS


    Do que tenho ouvido, tendo em conta as reduções propostas e o que se pode abater no IRS nao compensa.
  14.  # 16

    Sim isso de pagar de caução de 2 meses é na boa, desde que fique escrito no contrato, eu estou a ver é que terei de o arrendar e pagar a renda do mês junho, apesar de não o usufruir do espaço a tempo inteiro, mas também pode ser que o senhorio, me dé a chave e possa já preparar as coisas por exemplo a meio de junho sem pagar esse mês e só mesmo começar a pagar o mês de Julho.

    Estou a ver que muita coisa depende do senhorio, á us que facilitam outros nem por isso.
    Tipo porque, imaginem que não tem mobilia de quarto nem de sala, terei de a mandar fazer/comprar(fazer porque alguem da familia tem carpintaria), e depois 15 dias parece-me pouco e depois também chega o casamento e é muita coisa junta...
  15.  # 17

    Você está a stressar demasiado com isso.
    Em relação à mobília, pode ir comprando ou encomendando e pede para entregar quando tiver a casa. Coisas pequenas como loiças, peças decorativas, enxoval, vá guardando em casa, dentro de caixotes e a sua namorada/noiva pode fazer o mesmo. Afinal de contas, é por poucos meses. Há alguns anos atrás fiz isso e funcionou lindamente.
    Em relação à boa-vontade do senhorio... diria que é difícil que alguém o "deixe" ficar um dia só que seja sem pagar, só porque você não tem as coisas prontas. No que toca a dinheiro "amigo não empata amigo" e não se fazem favores; as coisas são o que são e quem não tem unha, não pode tocar viola.
    Relativamente à caução, obviamente que ela fica escrita no contrato, não aceite outra coisa.
    Tal como um casamento, a mudança de casa requer muita organização, planeamento e calendarização, de forma a que as coisas sejam coordenadas para os timings pretendidos. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças :-)
  16.  # 18

    Colocado por: treker666

    Desde quando a caução é para substituir rendas? Somente se o proprietário assim o entender!





    Do que tenho ouvido, tendo em conta as reduções propostas e o que se pode abater no IRS nao compensa.


    Enquanto os benefícios fiscais não forem nulos, compensa sempre. Essa desculpa da redução dos nos benefícios fiscais não compensar para não declarar o contrato nas finanças é um argumento desfasado, pois o corte ainda não é total e só em 2018 é que eles se extinguirão (se entretanto nada houver em contrário).
    http://www.deco.proteste.pt/familia-vida-privada/arrendamento/noticia/rendas-deducao-no-irs-a-cair
    Em relação à caução, é correto. Contudo, se o inquilino não provocar danos no imóvel que careçam de reparação, a devolução do valor pode, de boa fé, ser negociada para substituir as últimas rendas caso o inquilino pretenda sair da casa. Essa é uma prática muito comum.
  17.  # 19

    Colocado por: anatrindadeEm relação à boa-vontade do senhorio... diria que é difícil que alguém o "deixe" ficar um dia só que seja sem pagar, só porque você não tem as coisas prontas

    Eu não diria isso. Normalmente as casas não ficam ocupadas/arrendadas 12 meses por ano e para iniciar um novo contrato há muitas casas que ficam alguns meses vagas. Se o inquilino "convencer" o senhorio que será uma boa opção, é perfeitamente natural que o senhorio, depois do contrato assinado e os 2 primeiros meses pagos, o deixe entrar na casa uma ou duas semanas antes da data de início do contrato. Claro que isso deve ser falado antes. O que é que ganha o senhorio em ter a casa às moscas esse tempo anterior ao contrato?
    Concordam com este comentário: anatrindade
  18.  # 20

    Colocado por: JOCOR
    Eu não diria isso. Normalmente as casas não ficam ocupadas/arrendadas 12 meses por ano e para iniciar um novo contrato há muitas casas que ficam alguns meses vagas. Se o inquilino "convencer" o senhorio que será uma boa opção, é perfeitamente natural que o senhorio, depois do contrato assinado e os 2 primeiros meses pagos, o deixe entrar na casa uma ou duas semanas antes da data de início do contrato. Claro que isso deve ser falado antes. O que é que ganha o senhorio em ter a casa às moscas esse tempo anterior ao contrato?


    A mim também me parece muito bem e correto. Porém, sabemos que na maioria dos casos não é assim.
 
0.0196 seg. NEW