Iniciar sessão ou registar-se
    • QC
    • 21 fevereiro 2009

     # 1

    Saudações

    Envolvi-me há poucos meses no meio da construção civil e logo com um dos piores construtores que pode existir, disso estou certo!

    Os constantes desvios ao projecto de construção, conduziram a enormes desentendimentos e litigios com este indivíduo, que inevitavelmente conduziram a quebra de confiança e naturalmente à rescisão do contrato.

    Este suposto construtor, que não será mais do que um mero trolha com alguma capacidade financeira, deixou a obra de tal forma deficiente que não sei bem o que devo fazer, se repara-la e conclui-la ou deitar abaixo e começar de novo, a dúvida prende-se unicamente com um mal que afecta toda a gente, a falta de dinheiro.

    A obra está praticamente a meio, mas padece de graves doenças, tais como a falta de praticamente todas as vigas interiores, tendo feito apenas as perifericas e 2 ou 3 interiores, das cerca de 20 que deveriam ter sido realizadas.

    Para além disso alguns pilares interiores foram suprimidos e o ferro dos restantes substituido de 160mm para 120mm.

    Entre outros problemas, a falta de forra de pilares e vigas é também de assinalar, já que não realizou qualquer isolamento a estas estruturas e ainda por cima rebocou a moradia por fora com bastante areia e apenas algum cheiro a cimento.

    Tenho lido bastante sobre este assunto, mas nada chega a opinião de alguns membros que me parecem bem experientes nesta área, aos quais peço alguma ajuda, no sentido de obter alguns conselhos e valores aproximados para demolição e limpeza de terreno da obra com cave, r/c, 1ª andar e sotão, com área total de 300m2 e valores aproximados para a reconstrução de toda a estrutura.

    Gostaria ainda de saber, atentendo ao que foi dito, se é viável picar a parede e instalar o isolamento pelo exterior (capoto) e se a colocação de alguns perfis metálicos poderá ser uma solução para dotar a estrutura da segurança necessária.

    Obrigado
  1.  # 2

    Boa noite
    Também tivemos muitos problemas com o construtor que nos fez a parte da estrutura.
    Inicialmente tínhamos um engenheiro que considerávamos da nossa confiança que ia regularmente à obra e pensávamos que a estava a acompanhar devidamente. Depressa percebemos que o trabalho não estava a ser bem feito e começámos a estudar muito o projecto, e a apertar o empreiteiro...medíamos o ferro, verificávamos as vigas, pilares, os contras das consolas, a espessura da lajes, os tarugos....e víamos que o engenheiro deixava passar muita coisa e que tínhamos que ser nós a fazer barulho. Chegou a um ponto que consultámos um advogado, até porque o empreiteiro parava a obra, não pagava aos fornecedores...Aconselhou-nos a contratar outro engenheiro de imediato e a fazer uma peritagem à obra, pois se estivesse em causa a segurança da obra aquilo piava fino. Felizmente a peritagem mostrou apenas algumas aldrabices que podiam ser corrigidas e que quando muito diminuiam o valor da obra feita, não sendo necessário reforçar a estrutura. Aconselho-o a contratar de imediato um engenheiro que tenha provas dadas de fazer um bom trabalho. Só ele, na obra e com o projecto poderá emitir uma opinião técnica bem sustentada.
    Cumps
  2.  # 3

    Colocado por: QCA obra está praticamente a meio, mas padece de graves doenças, tais como a falta de praticamente todas as vigas interiores, tendo feito apenas as perifericas e 2 ou 3 interiores, das cerca de 20 que deveriam ter sido realizadas.
    Para além disso alguns pilares interiores foram suprimidos e o ferro dos restantes substituido de 160mm para 120mm.
    Para mim, isso é um caso de polícia. Um tipo que faz isso devia ser preso e aguardar o julgamento na cadeia! E o engenheiro-"fiscal" também!

    Há uns anos, adjudicaram à minha empresa o trabalho de desentulhar e tornar utilizável uma cave de um edifício tipo armazém com 75x15m. Descobri que havia vigas em falta, os pilares tinham 20x20 quando deviam ter 40x60, as sapatas de fundação pareciam um donut quando deviam ser um bolo-rei, etc.
    E aquela cave tinha por cima dois pisos de armazenamento de LIVROS!
    As rachas que apareciam na fachada indiciavam que o centro do prédio estava a afundar-se. Para mim, aquilo iria desmoronar-se mais tarde ou mais cedo, e quem estivesse lá dentro provavelmente não teria tempo para fugir e lá ficaria.
    Fartei-me de chatear os donos de obra (uma Editora) para processar o construtor e o engenheiro que fiscalizou a construção daquilo. Mas nunca o fizeram nem nunca me disseram quem eram os responsáveis...

    Colocado por: QC ...valores aproximados para demolição e limpeza de terreno da obra com cave, r/c, 1ª andar e sotão, com área total de 300m2 ...

    Há 2 anos demoli uma moradia com 90m2 de implantação, com r/c, 1.º e sotão, com uns 40-45 anos, em betão armado. Uma «giratória» levou um dia a partir aquilo tudo e outro para remover os materiais e abrir (novas) fundações. Como o vazadouro era perto, custou uns 1200euros.

    Mas, será mesmo necessário chegar a esse extremo? No caso do tal armazém, reconstruímos as vigas em falta, reforçámos os pilares e as sapatas, e (até ver!) a estrutura ficou estabilizada.
    • Jonh
    • 22 fevereiro 2009

     # 4

    É mesmo necessário destruir? Não será muito melhor avaliar o que há a aproveitar e por conseguinte melhorar ou reforçar?
    • magia
    • 23 fevereiro 2009

     # 5

    Aconselho-o a contactar um engenheiro com experiência provada, pois este poderá avaliar a obra e reforçar a estrutura de modo a aproveitar o trabalho já efectuado.
    Quanto ao isolamento pelo exterior.....não é a mesma coisa. Posso-lhe dizer, que eu não fazia :(
    Mas fale com um engenheiro e peça-lhe uma ídeia do que poderá ser feito.
 
0.0103 seg. NEW