Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Ando a namorar uma casa, neste caso uma moradia à venda por uma instituição bancaria.

    Já combinei para no próximo sábado ir visitar a casa.

    Na descrição e fotos a que tive acesso a moradia encontra-se quase acabada faltando por exemplo o pavimento em alguma divisões, ombreiras de portas, pequenos acabamentos, etc.Durante a visita irei verificar todos os pormenores para ter uma noção do valor para terminar a casa.

    No entanto gostaria de pedir a vossa ajuda para que elementos devo pedir e/ou perguntar ao banco. Presumo por exemplo que a casa por não estar terminada não tenha ainda licença de habitação, não sei também se a licença de construção estará ainda valida porque tenho noção que normalmente esta licença tem um prazo, para além destas informações penso em pedir também acesso ao projecto, certificação dos materiais aplicados para posterior legalização de toda a habitação.

    Deverei de solicitar mais alguma informação ou colocar mais alguma questão?
  2.  # 2

    Projeto! Existe? Onde está ele? Peça para o consultar.
    Verifique em moldes esse projeto está feito (câmara municipal)
    Saber se o que está feito até ao momento está de acordo com o projeto.
    Saber prazo da licença de construção.
    Se tiver um amigo engenheiro/arquiteto/fiscal de obra, peça-lhe ajuda para lhe dar um parecer. Se não tiver, perca o amor ao dinheiro e pague a alguém para lhe fazer isso; não deve ser caro.
    Verifique nas finanças ou na documentação das finanças (na posse do banco) se as áreas estão de acordo
    Dependendo do estado da casa, ela pode ser considerada como inabitável; em condições ditas "normais" o banco avaliaria essa casa por um valor muito abaixo por causa disso, no entanto, como este imóvel é de banco, pode ser que eles facilitem para se verem livres do berbicacho.
    Muito importante: negociar o preço! Argumentos não lhe vão faltar visto a casa ainda estar inacabada e, como eles estão à rasca para despachar a carteira de imóveis malparado, pode ser uma vantagem para si e pode até conseguir um excelente negócio.
    Atenção à garantia do imóvel: a banca não assegura garantia alguma e, se a moradia foi construída de raíz e ainda não tiverem passado os 5 primeiros anos da garantia, se vier a ter problemas com a casa até ao final desse período de garantia, terá um problema para resolver sozinho. Averigue quem foi o construtor e se ainda está em atividade pois poderá ser uma escapatória nessa questão.
    Tenho a certeza que haverão mais informações que convém pesquisar, mas decerto há pessoas mais entendidas que eu que possam ajudar.
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lanchoa
  3.  # 3

    Muito obrigado Sra. Ana Trindade fez um bom resumo do que terá de ser verificado.

    Inclusive o banco está a vender o imóvel como terreno com casa por concluir pelo que se decidir avançar com a compra tenho mesmo de garantir de que não terei muitas surpresas negativas.
 
0.0091 seg. NEW