Iniciar sessão ou registar-se
    • Wkk
    • 13 março 2014

# 1

Bom dia,

Comprei uma casa antiga (anterior a 1996 - ano em que foi fundada a Certiel) nestes casos a certificação também é obrigatória? Não encontro nenhum documento relativamente à data de inicio de obrigatoriedade da certificação...

A Certiel informa-me que todas as casas devem ter este certificado, caso contrário a EDP nem realiza a instalação electrica... informa-me também que o mesmo deve ser pedido pelo eletricista que efectuou a instalação electrica. Ora, o electricista já faleceu e já anteriormente a casa tinha eletricidade sem haver qualquer tipo de certificação (pelo menos por parte da Certiel).

Alguém me sabe informar mais alguma coisa relativamente a este assunto? Como posso ter acesso a este certificado (se existir)?

Muito Obrigado.
    •  
      jccp
    • 13 março 2014

# 2

arranje mas é um eletricista que lhe faça a instalação "por fora" e marimbe-se na certiel que esses só servem pra comer o dinheiro à malta,já ouvi dizer que até mandam certificados pelo correio sem ninguem ir lá ver a instalação...eles querem é o papel.
    •  
      damned
    • 13 março 2014 editado

# 3

Colocado por: jccp,já ouvi dizer que até mandam certificados pelo correio sem ninguem ir lá ver a instalação...eles querem é o papel.

Funciona mesmo assim creio. Funciona por "amostragem" digamos, só algumas obras tem visita (marcada) , existe maior probabilidade nos casos onde o electricista já teve problemas recentemente por ex. No caso em questão não sei, instalação pre-certiel. Se fizer reconstrução aí sim, creio que será obrigado a certificar tudo como se fosse fazer de novo.

Se não vai mexer em nada o melhor é ligar para a EDP e pedir para por o contador, tento em conta o ano da casa e já ter tido contador, se calhar nem pedem nada... O meu pai ainda à uns tempos pós contador numa loja que alugou, com data muito anterior à fundação da certiel, não houve alteração na instalação desde essa data, não lhe pediram qualquer certificado por parte da EDP.

Mas alguém mais Por dentro das obrigações não tarda aparece e informa com mais certeza e conhecimento de causa. :-)
    •  
      jccp
    • 13 março 2014

# 4

Colocado por: damnedFunciona mesmo assim creio. Funciona por "amostragem" digamos

quer dizer que passam o certificado sem irem verificar se a instalação está bem feita,se não estiver e houver um incendio e morrer alguem de quem é a responsabilidde?mas cobram o dinheiro na mesma,assim vale a pena montar empresas,não se gasta um tusto a não ser no papel do certificado e passa para cá €.

por acaso encontrei isto

AVISO: A corrupção ainda está instalada em Portugal… Veja o caso que nós denunciamos a seguir:
    Depois dos escândalos da GNR, da Universidade Moderna, da DGV, e outros que rebentaram nos últimos tempos, está na altura de alguém denunciar o mais recente centro de corrupção que se instalou…
    A CERTIEL, auto formou-se em Fevereiro de 2000, num velhinho 5º andar na Rua António Enes, em Lisboa…
    Passado apenas um ano, mudou-se para o centro de Lisboa, e tem todo um edifício só para si…
    Nós perguntamos … de onde veio o dinheiro, para esse edifício ?
    Esse dinheiro foi cobrado indevidamente por esta empresa, que se auto-intitula de associação certificadora de instalações eléctricas…
    Esta associação, presta um serviço, que não tem qualquer utilidade publica, e que já todos pagam nas facturas da electricidade da EDP…
    A CERTIEL, diz ser ela própria uma empresa sem fins lucrativos.
    No ano de 2001, recebeu aprox. 250.000 pedidos de vistorias, das quais, os seus requerentes pagaram 42.05 € adiantados por cada pedido, mais as aprovações de 40.000 projectos e 3.000 re-inspecções (60% das vistorias)
    Nada mau para uma empresa sem fins lucrativos…
    Desses 250.000, sabe quantas inspecções foram feitas ???
    Como não têm capacidade para ver todas as instalações, fazem as inspecções por sorteio, certificando a grande maioria delas, pelo correio.
    Conclusão: Paga-se 42.05 € e recebe-se uma carta a dizer que a instalação está certificada…
    É ou não é um bom negócio ???
    Agora multiplique isto por 250.000, some os projectos, some as re-inspecções, e veja quanto dá…
    E agora vamos falar da responsabilidade…
    Mesmo fazendo a vistoria, e certificando a instalação, eles livram-se da responsabilidade, num artigo feito por eles que diz que a responsabilidade é do instalador.
    Se a responsabilidade de qualquer maneira, é sempre do instalador, alguém nos pode explicar:
    -Para que serve a certificação ???
    -Para que serve a vistoria ???
    -Para que existe a Certiel ???
    A resposta é simples…
    Serve para retirar dinheiro a quem trabalha, por um serviço que a EDP já cobra nas suas facturas.
    Serve também para meia-duzia de graúdos andarem de Audis, BMW’s e Mercedes, à custa de quem paga ou fica sem electricidade em casa.
    Será que pagam impostos? Ou estão isentos por não terem fins lucrativos?
    Acho que a CERTIEL, deve ser no mínimo, alvo de uma auditoria às suas contas, mas rapidamente.
    Mas para combater a corrupção em Portugal, devia-se começar por extinguir a CERTIEL
    Eles têm o descaramento de cobrar 3 € por uns impressos, que não passa de uma simples folha A4, onde se escreve o nome e a morada…
    Para que um projecto seja apreciado, paga-se 131.28 € … um exagero, visto o projecto ter de estar previamente assinado por um engenheiro ou nem sequer é aceite para apreciação.
    Conclusão:
    - 3 € por uma folha A4
    - 42.05 € para pedir uma inspecção
    - 131.28 € para apreciarem um projecto
    - 105,05 € para uma re-inspecção
    Há algum lugar no mundo, onde uma re-inspecção custe mais do dobro do pedido de inspecção ???
    Façam uma auditoria às contas da CERTIEL, e já agora, investiguem as seguintes pessoas, e as suas ligações (???sujas a desvios de dinheiro???)

http://democraciaemportugal.blogspot.pt/2007/02/certiel-mais-um-roubo.html
    • dedao
    • 13 março 2014 editado

# 5

mas porque é que precisas de certificaçao? não é so a edp refazer a ligaçao ao quadro? penso que nem precisa entrar em casa. do quadro para dentro já é consigo.

a mim so me vieram fazer isso dado que o anteiror dono ja tinha tido electricidade, nao sei se é o seu caso
  1.  # 6

Eles vão emitir o certificado baseado na informação facultada pelo electricista. Ele é que paga à certiel, não é o cliente. Ele é que assume que tem tudo feito em conformidade.
  2.  # 7

Colocado por: jccpquer dizer que passam o certificado sem irem verificar se a instalação está bem feita,se não estiver e houver um incendio e morrer alguem de quem é a responsabilidde?

A responsabilidade é sempre de quem fez o trabalho e passou o termo de responsabilidade ...... o electricista.
    A certiel, em algumas obras de electricistas que tenham o "cadastro" limpo, não faz a vistoria....
    Concordam com este comentário: damned
  3.  # 8

entao mas se a casa ja teve electricidade é porque está "tudo bem" nao?

senao tinha electricidade com o anterior dono sem condiçoes para tal?

e se fosse um aluguer em que entrasse novo inquilino? tinha de pedir certificado??

:)
    •  
      jccp
    • 13 março 2014

# 9

Colocado por: PicaretaA certiel, em algumas obras de electricistas que tenham o "cadastro" limpo, não faz a vistoria....

Leia-se:A Certiel como não dá vazão às encomendas certifica da bancada.
    •  
      jccp
    • 13 março 2014

# 10

Colocado por: damnedEles vão emitir o certificado baseado na informação facultada pelo electricista. Ele é que paga à certiel, não é o cliente. Ele é que assume que tem tudo feito em conformidade.

mas não tenha duvidas que o eletricista carrega o preço do certificado no orçamento.
  4.  # 11

Colocado por: jccpcertifica da bancada.

Só quando se trata de uma boa equipa...quando se trata de toscos, a certiel entra sempre em campo ;))
  5.  # 12

Colocado por: jccpmas não tenha duvidas que o eletricista carrega o preço do certificado no orçamento.

Claro. Acha que alguém deve pagar para trabalhar?
    •  
      jccp
    • 13 março 2014

# 13

Colocado por: Picareta
    Só quando se trata de uma boa equipa...quando se trata de toscos, a certiel entra sempre em campo ;))

cá pra mim o picareta é sócio do SL e Certiel ;)
    • Wkk
    • 14 março 2014

# 14

Bom dia a todos, antes de mais, obrigado pelas respostas.

Colocado por: damnedEles vão emitir o certificado baseado na informação facultada pelo electricista. Ele é que paga à certiel, não é o cliente. Ele é que assume que tem tudo feito em conformidade.

Certo, mas isto para casas que foram instaladas recentemente, no caso mencionado, não há certificado nem electricista...

Colocado por: dedaoentao mas se a casa ja teve electricidade é porque está "tudo bem" nao?

senao tinha electricidade com o anterior dono sem condiçoes para tal?

e se fosse um aluguer em que entrasse novo inquilino? tinha de pedir certificado??

:)

A questão é que pedi um aumento de potência e tenho tido dificuldades para fazê-lo devido ao instalador da EDP Distribuição. No entanto a EDP Comercial diz-me que a EDP Distribuição só tem que instalar aquilo que o cliente pede desde que esteja dentro do máximo de potência permitido no certificado da Certiel.
    Como não tenho certificado da Certiel, não faço a minima ideia de qual a potência máxima que posso pedir. A EDP também não sabe...a Certiel diz-me que só pode fornecer certificados a Electricistas...isto para mim não faz o menor sentido.
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 15

Colocado por: Wkkisto para mim não faz o menor sentido.

nem é para fazer,é só para baralhar e comer o dinheiro e a paciencia a cada um.

e então agora que há um mão cheia de edps a coisa ainda fica mais preta... é a edp comercial é a edp distribuicão é a edp universal é o raio que os parta.
  6.  # 16

Penso que o procedimento correto nesse caso será contratar um eletricista certificado pela Certiel que verifica a instalação e que atribui qual a potência máxima que essa instalação pode receber.
  7.  # 17

Independentemente dos pressupostos (alguns concordo) o que quer é fazer um aumento de potência contratada.
    O fornecedor de energia de energia precisa de um certificado que assegure que a sua instalação está adequada a essa alteração que pretende.
    Esse certificado é emitido pela Certiel, com base num termo de responsabilidade passado por um técnico reconhecido pela mesma Certiel.

Se pretender resolver a sua questão será desta forma.
    • Wkk
    • 14 março 2014

# 18

Colocado por: mln2cPenso que o procedimento correto nesse caso será contratar um eletricista certificado pela Certiel que verifica a instalação e que atribui qual a potência máxima que essa instalação pode receber.

Sim, pensei nisso mas a Certiel diz que apenas a pessoa que fez a instalação e que foi contratada pelo construtor da casa para a fazer é que pode pedir o certificado. Ou no caso de remodelações de instalações eléctricas quem efectuou essa remodelação...posso sempre dizer a um electricista para dizer que foi ele que fez a instalação mas se quiser seguir as normas legais e certas como o fazer? Parece que não me dão qualquer hipótese...

Colocado por: jccp

nem é para fazer,é só para baralhar e comer o dinheiro e a paciencia a cada um.

e então agora que há um mão cheia de edps a coisa ainda fica mais preta... é a edp comercial é a edp distribuicão é a edp universal é o raio que os parta.

Não podia concordar mais! Isto das EDPs é uma confusão. Nem consegui ainda aceder aos relatórios dos técnicos para perceber qual deverá ser o meu procedimento relativamente a este assunto. A EDP Comercial diz que é culpa da EDP Distribuição, a EDP Distribuição diz que é da EDP Comercial, a EDP Comercial volta-me a dizer que é da EDP Distribuição. Ai foi efectuada uma carta de reclamação à qual ainda não obtive resposta, mas isso é outra história!!
    Concordam com este comentário: jccp
    •  
      damned
    • 14 março 2014 editado

# 19

Bem, tem que compreender que para sua segurança até não é má ideia que um profissional certificado verifique se realmente a sua instalação suporta a potência que deseja, eu presumo que você não quer ver a casa a arder ou perder alguém querido.

Isto porque se realmente a casa tem alguma idade o mais certo é ter algumas cablagens que não vão aguentar determinadas exigências, imagine que quer por uma placa de indução, os fios vão ter de suportar débitos na ordem dos 7000w+, No quadro vai ter de ter 2x16A ou 1x32A somente para este único aparelho.. Isto é só um exemplo.

Contrata um electricista ele verifica e altera o que for necessário, se for necessário claro. E pede a certificação.
  8.  # 20

Wkk

Pelo que percebi já tem contrato e quer um aumento de potencia correto? se assim for passa-se o seguinte:

Quando a sua casa foi construída foi pedido e pago uma potencia máxima para a habitação, dentro desta potencia pode subir e descer a potencia sempre que quiser porque a instalação já se encontra vistoriada para essa +potencia máxima.

Se quiser pedir mais potencia do que foi previsto na altura da construção ( que será o que está nos cadastros da EDP Distribuição )terá que ser feita nova vistoria á instalação mesmo que a tenha preparada para isso.

Antes de aparecer a CERTIEL era a EDP que fazia essas vistorias.

o que se passa agora com as empresas de energia é que elas só vendem energia e a operadora de rede é EDP DISTRIBUIÇÃO, por isso quando faz os contratos elas dizem sempre que sim mas depois de consultarem a EDP Distribuição ficam a saber que não é possível fazerem o aumento de potencia porque precisa de vistoria da certiel e pagar o reforço de potencia.

Terá que arranjar um electricista para verificar se a instalação se encontra preparada para a potencia que deseja, ele tem que fazer o pedido e depois de vistoriado é que vai ao seu operador de energia pedir o aumento de potencia.
    A certiel após aprovação comunica á EDP Distribuição. De um dia para o outro está a informação disponível.

Cpts

kakai

0.0239 seg. NEW