Colocado por: rafaelisidorofassam uma experiencia , em duas casas iguais fechadas colocam uma com membrana por fora e tinta de interior por dentro e a outra só com tinta por dentro e em reboco tradicional por fora sem qualquer tipo de tinta , fecham as portas um ano se setembro a setembro dia 25 de preferencia e depois digam o resultado aqui ...Concordam com este comentário:TochaEstas pessoas agradeceram este comentário:Tocha
Relativamente à nossa casa pergunto se a diferença será assim tão significativa entre uma "membrana" e um outro tipo de tinta para evitar as condensações interiores?
Por exemplo no caso de um quarto onde se dorme, que não seja ventilado durante 2/3 dias, teremos condensação com membrana e não teremos com outro tipo de tinta? É que pelo que tenho lido elas dizem ser "respiráveis".
Mesmo que sejam menos respiráveis que as outras, será que essa diferença é significativa na humidade relativa do ar ao fim de 2 dias(sem ventilação)?
E se ventilar todos os dias?
Colocado por: TochaBarrar com algo tipo isto
http://www.cimpor-portugal.pt/cache/binImagens/PEExt_-_Revisao_0_de_25-06-10-738.pdf
A espessura total da Pasta de Estanhar, deve ser aquela que seja suficiente para recobrir as irregularidaes doE esta espessura chega?
reboco de base tornando a sua superfície lisa, não devendo exceder 1mm.
Colocado por: Erdnaxela
Pois só que nós costumamos pintar as casas por fora Rafael, seja com membrana seja com outro tipo qualquer... essas condições são sem ventilação o que não é costume.
E se for com ventilação, que é o normal?
Colocado por: Tochapois bolhas na parede não me parece nada bem
Colocado por: rafaelisidoro... depois não é usando uma membrana ou um similar como tinta que vai conseguir arejar melhor ou pior a casa ... a humidade relativa do ar não tem nada a ver com a membrana o problema é que a Membrana ajuda a criar mais problemas ainda ...Secalhar não me expressei bem, eu sei que a membrana ou outra tinta, aquosa, acrilica, etc., nao vai arejar melhor a casa, refiro-me às trocas gasosas. Se a humidade relativa dentro de casa for superior ao exterior, teoricamente deve-se dar uma passagem de algum vapor de água para o exterior até equilibrar as pressões.
Colocado por: rafaelisidorose tiver uma parede dupla com ventilação qual é a necessidade de colocar uma membrana ? a agua pelo seu ponto de vista nunca vai chegar á segunda parede ? então porque usa uma membrana ?sim concordo, mas se for uma parede que "chupe" água como uma esponja se calhar já justifica, ou uma ADN como referiu é suficiente para não deixar encharcar a parede?
Colocado por: rafaelisidoroo meu teste consistia em qualquer situação em que das duas casas fechadas a que teria menos problemas de humidades seria a por pintar em relação é da membrana ... e pode fazer o teste com duas casas de parede dulpa com ventilação e tudo ...Sim ok, compreendo que se for apenas em reboco exterior minimiza as humidades, mas membrana vs outra tinta haverá diferenças grandes?
Colocado por: rafaelisidorotintas como Pliolite hydro ou não e por exemplo ADN ou tintas de silicato são do melhor que existe ... as siliconicas tambem levem o mesmo efeito ...Só que essas tintas exijem que a parede esteja em perfeitas condições, porque não escondem imperfeições nenhumas, não é?
Colocado por: rafaelisidoroquanto ao respirar de uma membrana ( são aquelas homologações que tem que ter )Rafael então o LNEC é só para inglês vêr? Há aqui pessoal que está sempre a "gritar" pelas fichas de homologação dos produtos e o Rafael agora diz que é porque tem que ser... hummmm...
Colocado por: rafaelisidoro eu digo o seguinte ela só transpira o suor do suor do suor da agua ... porque quando já existe só o suor (no verão) elas fazem **** por todo o lado que durante o inverno ninguem viu ... tá a ver o grau de respiração ... e qualquer marca faz isso .E essas "****" não serão defeito do suporte, mal lavado ou a tinta mal aplicada? É que eu vivi 10 anos num prédio pintado com membrana e nunca vi essas ****, nem no inverno nem no verão... nem nunca tive uma pontinha de condensação em casa.
Colocado por: ErdnaxelaSecalhar não me expressei bem, eu sei que a membrana ou outra tinta, aquosa, acrilica, etc., nao vai arejar melhor a casa, refiro-me às trocas gasosas. Se a humidade relativa dentro de casa for superior ao exterior, teoricamente deve-se dar uma passagem de algum vapor de água para o exterior até equilibrar as pressões.
sim concordo, mas se for uma parede que "chupe" água como uma esponja se calhar já justifica, ou uma ADN como referiu é suficiente para não deixar encharcar a parede?porque é que uma parede de exterior deverá chupar agua como uma esponja ? não falta aí nada ? o ADN não tem a particularidade de impermeabilizar mas sim de fazer secar o mais rapido possivel a parede , a sua impermeabilidade é baixa mas combina uma rigidez e e uma moldagem importante contra as intemperies ...é uma tinta mate profunda e encobre mais defeitos que muitas membranas ...
Sim ok, compreendo que se for apenas em reboco exterior minimiza as humidades, mas membrana vs outra tinta haverá diferenças grandes?sim principalmente naquelas que eu falei , pliolites , silicato, silicoses , adn acho que a sua duvida é em relação ao tempo da moradia , digo que se calhar nos primeiros 6 a 10 anos não nota diferença mas apartir daí começa a ser diferente ... com a membrana a levar desvantagem .
não é só para o Ingles ver , o PC ferreira tambem dá valor a isso ahahahhahahahahah ( amigo não me esqueci de si ) o Lnec não fabrica nada , apenas avalia ... se uma marca diz e garante o seu produto para mim é o bastante .
Rafael então o LNEC é só para inglês vêr? Há aqui pessoal que está sempre a "gritar" pelas fichas de homologação dos produtos e o Rafael agora diz que é porque tem que ser... hummmm...
E essas "****" não serão defeito do suporte, mal lavado ou a tinta mal aplicada? É que eu vivi 10 anos num prédio pintado com membrana e nunca vi essas ****, nem no inverno nem no verão... nem nunca tive uma pontinha de condensação em casa.por isso eu disse cada casa é uma casa e nem sempre acontece mas se acontecesse é porque tinha a dita tinta aplicada , foi o que eu diss
Mas vá, para finalizar recomende lá uma tinta que se possivel cumpra estes critérios:
Boa permeabilidade ao vapor de água
Disfarce imperfeições
Com boa repelência à água
E de preferência baratinha... :)
Colocado por: rafaelisidorose tiver uma parede dupla com ventilação qual é a necessidade de colocar uma membrana ? a agua pelo seu ponto de vista nunca vai chegar á segunda parede ? então porque usa uma membrana ?
sim concordo, mas se for uma parede que "chupe" água como uma esponja se calhar já justifica, ou uma ADN como referiu é suficiente para não deixar encharcar a parede?
Colocado por: rafaelisidoroo meu teste consistia em qualquer situação em que das duas casas fechadas a que teria menos problemas de humidades seria a por pintar em relação é da membrana ... e pode fazer o teste com duas casas de parede dulpa com ventilação e tudo ...
Sim ok, compreendo que se for apenas em reboco exterior minimiza as humidades, masmembrana vs outra tintahaverá diferenças grandes?
Colocado por: rafaelisidoroquanto ao respirar de uma membrana ( são aquelas homologações que tem que ter )
Rafael então o LNEC é só para inglês vêr? Há aqui pessoal que está sempre a "gritar" pelas fichas de homologação dos produtos e o Rafael agora diz que é porque tem que ser... hummmm...
Colocado por: rafaelisidoroeu digo o seguinte ela só transpira o suor do suor do suor da agua ... porque quando já existe só o suor (no verão) elas fazem **** por todo o lado que durante o inverno ninguem viu ... tá a ver o grau de respiração ... e qualquer marca faz isso .
E essas "****" não serão defeito do suporte, mal lavado ou a tinta mal aplicada? É que eu vivi 10 anos num prédio pintado com membrana e nunca vi essas ****, nem no inverno nem no verão... nem nunca tive uma pontinha de condensação em casa.
Colocado por: Tochapois bolhas na parede não me parece nada bem
Colocado por: Jorge Santos - Faroacho que você não percebe muito de tintas pelo que fala mal de uma tartaruga que é a tinta que agarra mais ao reboco e tem um aditivo plastificante que a torna tão imperpeavel como a sua roblifex ... o que me leva a crer que a culpa foi do pintor ...só pode .
Quem diz que as paredes ficam com bolhas ? Se tem bolhas é porque a agua entrou e se entrou é porque a Robiflex não foi bem aplicada ou tem alguma zona de infiltração.
Agora se colocar uma tinta normal não fará bolhas pois deixará passar a humidade que se infiltrou...Só que a mesma passará pelos dois sentidos...
Quanto à tinta de areia... Jamais queria em minha casa... Sei o que é pois era o que tinha...
Para vender uma casa sim o ideal é tinta de areia ! Quanto mais grossa melhor
Colocado por: rafaelisidoroacho que você não percebe muito de tintas pelo que fala mal de uma tartaruga que é a tinta que agarra mais ao reboco e tem um aditivo plastificante que a torna tão imperpeavel como a sua roblifex ... o que me leva a crer que a culpa foi do pintor ...só pode .
Colocado por: Jorge Santos - Faro
A tartaruga que eu já usei logo que apAreceu em varias casas , para mal dos meus pecados... É uma boa tinta !
Mas ao fim de uns anos quando "descasca" não é nada façil reparar ... Por isso eu não quero ver essa tinta mais na minha frente... A minha casa tinha essa porcaria e sei o que passei para tapar fissuras e disfarçar as partes das tinhas que caíram
Hoje tem robiflex que é uma tinta permiável ao valor de agua como tanto gostam por aqui... Mas não é permiavel à agua que se infiltra como é evidente...
Quanto a eu perceber de tintas o não... Bem, não sou pintor , mas olhe que já pintei muito !
Quer umas fotos ? Olhe que já pintei automóveis... A celuloso ... Lixava com lixa de agua e sabão ... Digamos que tenho umas noções também de pintura :-)
Até podia meter aqui uma fotos ... Mas não vale a pena porque vêm logo 3 ou 4 ajavardar o topico !
E e já agora a robiflex mantem a elasticidade por isso não abre nas juntas ( se bem aplicada )
Uma tinta emborrachada tem que ser aplicada com muito cuidado ... E quem a aplica tem que eliminar todos os pontos onde a agua se pode infiltrar ...
No casa da foto da casa, neste post até não está muito mal , já vi muito pior !