Iniciar sessão ou registar-se
    • Tocha
    • 18 março 2014 editado

# 21

1.  # 22

Colocado por: rafaelisidorofassam uma experiencia , em duas casas iguais fechadas colocam uma com membrana por fora e tinta de interior por dentro e a outra só com tinta por dentro e em reboco tradicional por fora sem qualquer tipo de tinta , fecham as portas um ano se setembro a setembro dia 25 de preferencia e depois digam o resultado aqui ...
    Concordam com este comentário:Tocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tocha

Pois só que nós costumamos pintar as casas por fora Rafael, seja com membrana seja com outro tipo qualquer... essas condições são sem ventilação o que não é costume.
    E se for com ventilação, que é o normal?
    Relativamente à nossa casa pergunto se a diferença será assim tão significativa entre uma "membrana" e um outro tipo de tinta para evitar as condensações interiores?
    Por exemplo no caso de um quarto onde se dorme, que não seja ventilado durante 2/3 dias, teremos condensação com membrana e não teremos com outro tipo de tinta? É que pelo que tenho lido elas dizem ser "respiráveis".
    Mesmo que sejam menos respiráveis que as outras, será que essa diferença é significativa na humidade relativa do ar ao fim de 2 dias(sem ventilação)?
    E se ventilar todos os dias?
  2.  # 23

Colocado por: TochaBarrar com algo tipo isto
    http://www.cimpor-portugal.pt/cache/binImagens/PEExt_-_Revisao_0_de_25-06-10-738.pdf

A espessura total da Pasta de Estanhar, deve ser aquela que seja suficiente para recobrir as irregularidaes do
    reboco de base tornando a sua superfície lisa, não devendo exceder 1mm.
    E esta espessura chega?
  3.  # 24

Penso que sim é só mesmo para disfarçar o areado do reboco apicado.
  4.  # 25

Colocado por: Erdnaxela

Pois só que nós costumamos pintar as casas por fora Rafael, seja com membrana seja com outro tipo qualquer... essas condições são sem ventilação o que não é costume.
    E se for com ventilação, que é o normal?

bem , vou juntar isso tudo , se temos uma casa sem ventilação ou ventilada é só somar 1+1 , se o problema existe numa casa ventilada imagine numa sem ser ventilada ou vice versa , depois não é usando uma membrana ou um similar como tinta que vai conseguir arejar melhor ou pior a casa ... a humidade relativa do ar não tem nada a ver com a membrana o problema é que a Membrana ajuda a criar mais problemas ainda ...

se tiver uma parede dupla com ventilação qual é a necessidade de colocar uma membrana ? a agua pelo seu ponto de vista nunca vai chegar á segunda parede ? então porque usa uma membrana ?

agora imagine que a caixa de ar consegue secar as duas paredes , porque não há-de colocar uma tinta que respire ?

o meu teste consistia em qualquer situação em que das duas casas fechadas a que teria menos problemas de humidades seria a por pintar em relação é da membrana ... e pode fazer o teste com duas casas de parede dulpa com ventilação e tudo ...

tintas como Pliolite hydro ou não e por exemplo ADN ou tintas de silicato são do melhor que existe ... as siliconicas tambem levem o mesmo efeito ...

quanto ao respirar de uma membrana ( são aquelas homologações que tem que ter ) eu digo o seguinte ela só transpira o suor do suor do suor da agua ... porque quando já existe só o suor (no verão) elas fazem **** por todo o lado que durante o inverno ninguem viu ... tá a ver o grau de respiração ... e qualquer marca faz isso .
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Tocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 26

pois bolhas na parede não me parece nada bem
  6.  # 27

Colocado por: Tochapois bolhas na parede não me parece nada bem

não quer dizer que vá acontecer mas se acontecer é porque colocou membrana lol cada casa é um caso diferente ...
  7.  # 28

é difícil não aparecer
    aco que vou optar por rebocar e dar tinta de água
    Concordam com este comentário: dedao
  8.  # 29

Tocha,
    Se a sua casa é em taipa esta já tem um poder de permeabilidade elevada pois é construída em argila.
    - Deve seguir as "regras" da taipa .
    Não deve, repito, não deve colocar membrana nenhuma pois vai isolar a parede e contrariar a permeabilidade da argila. No exterior, para proteger a parede deve colocar uma argamassa à base de cal que faça ligação com a argila ou com o reboco já existente. Utilize um primário próprio se for necessário.
    - No caso das tintas, opte por uma tinta de cal ou por uma tinta de silicato que tão bons resultados tem dado no terreno nos casos de paredes de taipa ao longo de anos.
    - Informe-se em aplicadores do Cercal ou no resto do Alentejo que dominem a construção em taipa. Eles saberão aconselhá-lo.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  9.  # 30

Colocado por: rafaelisidoro... depois não é usando uma membrana ou um similar como tinta que vai conseguir arejar melhor ou pior a casa ... a humidade relativa do ar não tem nada a ver com a membrana o problema é que a Membrana ajuda a criar mais problemas ainda ...
    Secalhar não me expressei bem, eu sei que a membrana ou outra tinta, aquosa, acrilica, etc., nao vai arejar melhor a casa, refiro-me às trocas gasosas. Se a humidade relativa dentro de casa for superior ao exterior, teoricamente deve-se dar uma passagem de algum vapor de água para o exterior até equilibrar as pressões.

Colocado por: rafaelisidorose tiver uma parede dupla com ventilação qual é a necessidade de colocar uma membrana ? a agua pelo seu ponto de vista nunca vai chegar á segunda parede ? então porque usa uma membrana ?
    sim concordo, mas se for uma parede que "chupe" água como uma esponja se calhar já justifica, ou uma ADN como referiu é suficiente para não deixar encharcar a parede?

Colocado por: rafaelisidoroo meu teste consistia em qualquer situação em que das duas casas fechadas a que teria menos problemas de humidades seria a por pintar em relação é da membrana ... e pode fazer o teste com duas casas de parede dulpa com ventilação e tudo ...
    Sim ok, compreendo que se for apenas em reboco exterior minimiza as humidades, mas membrana vs outra tinta haverá diferenças grandes?

Colocado por: rafaelisidorotintas como Pliolite hydro ou não e por exemplo ADN ou tintas de silicato são do melhor que existe ... as siliconicas tambem levem o mesmo efeito ...
    Só que essas tintas exijem que a parede esteja em perfeitas condições, porque não escondem imperfeições nenhumas, não é?

Colocado por: rafaelisidoroquanto ao respirar de uma membrana ( são aquelas homologações que tem que ter )
    Rafael então o LNEC é só para inglês vêr? Há aqui pessoal que está sempre a "gritar" pelas fichas de homologação dos produtos e o Rafael agora diz que é porque tem que ser... hummmm...

Colocado por: rafaelisidoro eu digo o seguinte ela só transpira o suor do suor do suor da agua ... porque quando já existe só o suor (no verão) elas fazem **** por todo o lado que durante o inverno ninguem viu ... tá a ver o grau de respiração ... e qualquer marca faz isso .
    E essas "****" não serão defeito do suporte, mal lavado ou a tinta mal aplicada? É que eu vivi 10 anos num prédio pintado com membrana e nunca vi essas ****, nem no inverno nem no verão... nem nunca tive uma pontinha de condensação em casa.

Mas vá, para finalizar recomende lá uma tinta que se possivel cumpra estes critérios:
    Boa permeabilidade ao vapor de água
    Disfarce imperfeições
    Com boa repelência à água
    E de preferência baratinha... :)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  10.  # 31

Colocado por: ErdnaxelaSecalhar não me expressei bem, eu sei que a membrana ou outra tinta, aquosa, acrilica, etc., nao vai arejar melhor a casa, refiro-me às trocas gasosas. Se a humidade relativa dentro de casa for superior ao exterior, teoricamente deve-se dar uma passagem de algum vapor de água para o exterior até equilibrar as pressões.

estas trocas gasosas que fala só existe em tintas bastantes porosas , o resto ´
    e para ingles ver sim senhor, pode fazer o teste ... na vida real no dia a dia não é a mesma coisa ... as ditas bolsas não são agua de um dia para o outro , mas sim um acumular de agua que graças á fraca ou quase nenhuma permeabilidade que existe...

sim concordo, mas se for uma parede que "chupe" água como uma esponja se calhar já justifica, ou uma ADN como referiu é suficiente para não deixar encharcar a parede?
    porque é que uma parede de exterior deverá chupar agua como uma esponja ? não falta aí nada ? o ADN não tem a particularidade de impermeabilizar mas sim de fazer secar o mais rapido possivel a parede , a sua impermeabilidade é baixa mas combina uma rigidez e e uma moldagem importante contra as intemperies ...é uma tinta mate profunda e encobre mais defeitos que muitas membranas ...

Sim ok, compreendo que se for apenas em reboco exterior minimiza as humidades, mas membrana vs outra tinta haverá diferenças grandes?
    sim principalmente naquelas que eu falei , pliolites , silicato, silicoses , adn acho que a sua duvida é em relação ao tempo da moradia , digo que se calhar nos primeiros 6 a 10 anos não nota diferença mas apartir daí começa a ser diferente ... com a membrana a levar desvantagem .

Rafael então o LNEC é só para inglês vêr? Há aqui pessoal que está sempre a "gritar" pelas fichas de homologação dos produtos e o Rafael agora diz que é porque tem que ser... hummmm...
    não é só para o Ingles ver , o PC ferreira tambem dá valor a isso ahahahhahahahahah ( amigo não me esqueci de si ) o Lnec não fabrica nada , apenas avalia ... se uma marca diz e garante o seu produto para mim é o bastante .

E essas "****" não serão defeito do suporte, mal lavado ou a tinta mal aplicada? É que eu vivi 10 anos num prédio pintado com membrana e nunca vi essas ****, nem no inverno nem no verão... nem nunca tive uma pontinha de condensação em casa.
    por isso eu disse cada casa é uma casa e nem sempre acontece mas se acontecesse é porque tinha a dita tinta aplicada , foi o que eu diss

Mas vá, para finalizar recomende lá uma tinta que se possivel cumpra estes critérios:
    Boa permeabilidade ao vapor de água
    Disfarce imperfeições
    Com boa repelência à água
    E de preferência baratinha... :)

cada caso é um caso , mas se pretender dizer ao menos para que tipo de suporte será se é uma pintura ou repintura , dependendo da cor e densidade do brilho talvez mesmo sem ver nada lhe possa dar um palpite ...
    ...
  11.  # 32

Colocado por: rafaelisidorose tiver uma parede dupla com ventilação qual é a necessidade de colocar uma membrana ? a agua pelo seu ponto de vista nunca vai chegar á segunda parede ? então porque usa uma membrana ?

Penso que talvez não saiba que a parede de taipa consegue armazenar mais água do que aquilo que imagina sem danificar a própria parede. E ninguém vai atirar água com uma mangueira contra a parede...

Colocado por: rafaelisidoroo meu teste consistia em qualquer situação em que das duas casas fechadas a que teria menos problemas de humidades seria a por pintar em relação é da membrana ... e pode fazer o teste com duas casas de parede dulpa com ventilação e tudo ...
    Sim ok, compreendo que se for apenas em reboco exterior minimiza as humidades, masmembrana vs outra tintahaverá diferenças grandes?

Membrana Vs outra tinta haverá diferenças? Uma t-shirt 100% algodão Vs T-shirt 100% poliester tem diferenças grandes? Se tem!

Colocado por: rafaelisidoroquanto ao respirar de uma membrana ( são aquelas homologações que tem que ter )

Em Portugal uma coisa dessas é impensável..claro, impensável. Somos um país do primeiro mundo. Já vi coisas dessas e até piores!

Colocado por: rafaelisidoroeu digo o seguinte ela só transpira o suor do suor do suor da agua ... porque quando já existe só o suor (no verão) elas fazem **** por todo o lado que durante o inverno ninguem viu ... tá a ver o grau de respiração ... e qualquer marca faz isso .

Acredito que no seu apartamento não haja esse problema. E esse facto faz a regra? Os profissionais encontram dezenas e dezenas de casos no seu dia a dia... Reparar esses empolamentos é uma coisa "linda".
    E continuo a dizer... quem aconselha uma membrana para uma parede de taipa... não deve saber o que é a taipa, com todo o respeito.
  12.  # 33

Então vá, deixo aqui a frente e as traseiras, está pintada com tinta plástica, tintas2000, a descascar em muitos lados. Será para pintar em tom de rosa claro e branco, mate.
    Gostava de a descascar toda até ao cimento, será parvoice?
    No sótão as paredes que não estão pintadas por dentro, apresentam um pó(tipo farinha) ao toque, apesar de o reboco estar bem rijo, sem aspeto de se estar a desfazer. Terá de levar um primário com toda a certeza.

Tocha desculpe lá a intromissão, mas quando passar aqui por Grândola mande mensagem e bebemos uma juntos!

photo IMG_6830_zps3ce9e640.jpg

photo IMG_6835_zpse8f61b67.jpg
  13.  # 34

eu penso daqui de longe que a sua casa é uma armadilha principalmente a parte da traseira ahahahahah , como disse cada casa é um caso e cada caso é diferente ... contudo depois de uma boa lavagem ou decapagem uma correcção de fendas com o MS-TECH e uma tartaruga fazem melhor serviço nesta traseira , nos brancos das empenas deverá usar uma pliolite para arejar bem e escoar e secar bem as paredes ... já na frente não ha solução para o rosa claro , terá que usar uma acrilica mate mas lá se vai a permeabilidade o que não prejudica em nada pelas grandes janelas que tem ...
    tem que começar a usar dip impermeabilizante nas caleiras , nas telhas de fibrocimento se não tiver amianto deverá aplicar um impermeabilizante para terraços na cor branca ...

mesmo que leve ao cimento nao esqueça de usar um antimusgos ou elimina musgos é que se nota que vem de dentro da parede já e convem matar até á raiz .

isto é baseado nas fotos que vi , um exame mais correcto só depois da limpesa ok .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela, Tocha, Anibal varalonga
  14.  # 35

Hoje li aqui algumas boas teorias... Mas li tanto disparate junto que o melhor é ficar calado... Cada um que enfie o barrete que entender...
    Eu em minha casa usei Robiflex...

Cada um que use o que entender....

Mas por favor não digam que as casas novas têm que respirar pelas paredes... Pois as novas têm que cumprir as normas...
    E já agora...

Hoje:
    Lisboa ... Humidade 82%

http://www.wunderground.com/global/stations/08536.html

Stuttgart Echterdingen, Alemanha

Humidade 59%

http://www.wunderground.com/global/stations/10738.html

Se estes dados estão errados então temos que reclamar... São dados de hoje , acabadinhos de tirar ...
  15.  # 36

Colocado por: Tochapois bolhas na parede não me parece nada bem

Quem diz que as paredes ficam com bolhas ? Se tem bolhas é porque a agua entrou e se entrou é porque a Robiflex não foi bem aplicada ou tem alguma zona de infiltração.

Agora se colocar uma tinta normal não fará bolhas pois deixará passar a humidade que se infiltrou... Só que a mesma passará pelos dois sentidos...

Quanto à tinta de areia... Jamais queria em minha casa... Sei o que é pois era o que tinha...

Para vender uma casa sim o ideal é tinta de areia ! Quanto mais grossa melhor
  16.  # 37

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Quem diz que as paredes ficam com bolhas ? Se tem bolhas é porque a agua entrou e se entrou é porque a Robiflex não foi bem aplicada ou tem alguma zona de infiltração.

Agora se colocar uma tinta normal não fará bolhas pois deixará passar a humidade que se infiltrou...Só que a mesma passará pelos dois sentidos...

Quanto à tinta de areia... Jamais queria em minha casa... Sei o que é pois era o que tinha...

Para vender uma casa sim o ideal é tinta de areia ! Quanto mais grossa melhor
    acho que você não percebe muito de tintas pelo que fala mal de uma tartaruga que é a tinta que agarra mais ao reboco e tem um aditivo plastificante que a torna tão imperpeavel como a sua roblifex ... o que me leva a crer que a culpa foi do pintor ...só pode .
  17.  # 38

Colocado por: rafaelisidoroacho que você não percebe muito de tintas pelo que fala mal de uma tartaruga que é a tinta que agarra mais ao reboco e tem um aditivo plastificante que a torna tão imperpeavel como a sua roblifex ... o que me leva a crer que a culpa foi do pintor ...só pode .

A tartaruga que eu já usei logo que apAreceu em varias casas , para mal dos meus pecados... É uma boa tinta !

Mas ao fim de uns anos quando "descasca" não é nada façil reparar ... Por isso eu não quero ver essa tinta mais na minha frente... A minha casa tinha essa porcaria e sei o que passei para tapar fissuras e disfarçar as partes das tinhas que caíram.

Hoje tem robiflex que é uma tinta permiável ao valor de agua como tanto gostam por aqui... Mas não é permiavel à agua que se infiltra como é evidente...

Quanto a eu perceber de tintas o não... Bem, não sou pintor , mas olhe que já pintei muito !

Quer umas fotos ? Olhe que já pintei automóveis... A celuloso ... Lixava com lixa de agua e sabão ... Digamos que tenho umas noções também de pintura :-)

Até podia meter aqui uma fotos ... Mas não vale a pena porque vêm logo 3 ou 4 ajavardar o topico !

E e já agora a robiflex mantem a elasticidade por isso não abre nas juntas ( se bem aplicada )

Uma tinta emborrachada tem que ser aplicada com muito cuidado ... E quem a aplica tem que eliminar todos os pontos onde a agua se pode infiltrar ...

No casa da foto da casa, neste post até não está muito mal , já vi muito pior !
  18.  # 39

Colocado por: Jorge Santos - Faro

A tartaruga que eu já usei logo que apAreceu em varias casas , para mal dos meus pecados... É uma boa tinta !

Mas ao fim de uns anos quando "descasca" não é nada façil reparar ... Por isso eu não quero ver essa tinta mais na minha frente... A minha casa tinha essa porcaria e sei o que passei para tapar fissuras e disfarçar as partes das tinhas que caíram

Hoje tem robiflex que é uma tinta permiável ao valor de agua como tanto gostam por aqui... Mas não é permiavel à agua que se infiltra como é evidente...

Quanto a eu perceber de tintas o não... Bem, não sou pintor , mas olhe que já pintei muito !

Quer umas fotos ? Olhe que já pintei automóveis... A celuloso ... Lixava com lixa de agua e sabão ... Digamos que tenho umas noções também de pintura :-)

Até podia meter aqui uma fotos ... Mas não vale a pena porque vêm logo 3 ou 4 ajavardar o topico !

E e já agora a robiflex mantem a elasticidade por isso não abre nas juntas ( se bem aplicada )

Uma tinta emborrachada tem que ser aplicada com muito cuidado ... E quem a aplica tem que eliminar todos os pontos onde a agua se pode infiltrar ...

No casa da foto da casa, neste post até não está muito mal , já vi muito pior !

acredite Jorge que quem fala mal de uma tartaruga e aplica uma membrana não tem ideia do que diz , se a tartaruga correu mal na sua casa temos pena mas em lado algum esta tinta fica atrás da membrana , a sua adesão directamente ao suporte , o seu poder de impermeabilidade igual ao da membrana e a sua duração ...superior á da membrana elastica são muito mais vantajosos em certas moradias , contudo não é o facto de ser uma Robiflex que muda alguma coisa todas as marcas tem produtos de qualidade e similares a este ...
    pela questão da impermeabilidade saiba o sr que esta tinta (quando boa) tem um aditivo plastificante , que é o que vê quando abre um balde de tartaruga e repara que a areia está distribuida homogeniamente em que este aditivo torna o produto repelente á agua durante anos e anos uma boa tartaruga não deixa entrar agua e a permeabilidade é igual a uma membrana seja que marca for ... e não há nenhuma garantia de mestre que futuramente não vai haver falha na membrana ... primeiro pode falhar por um simples sismo em sitios específicos depois ela falha com o tempo como qualquer outra tinta ... pode é levar mais tempo .

depois é como lhe disse ninguem vê por onde entra a agua e quando chega ao verão a agua não sai devido á baixa permeabilidade criando as ditas bolsas e mais engraçado é quem diz que se rebentar a membrana aquilo volta ao seu lugar ( é verdade ) mas a que custo isto acontece ????? eu explico a agua é tanta que consegue amolecer a membrana que por ser espessa não rebenta mas se recortar a membrana na bolha vai ver que a tinta por dentro esta fresca ...

uma casa com membrana é mais fria do que sem ser pintada , é verdade, pode medir as paredes pelo lado interior quando revestidas pelo exterior com a dita tinta , sendo mais fria durante o inverno ... não vamos falar de 3 dias de chuva mas de um inverno rigoroso em 3 meses faz 3 dias de sol ... mesmo com membranas tipo robiflex as paredes acomularam agua e esta de verão e dias quentes vai sair causando as ditas **** e em alguns casos até fazem lençois de casal e tudo ...

cada caso é um caso e a melhor tinta para uns pode ser a pior tinta para outros ... agora existe umas tintas que dão mais confiança para o todo o terreno ...

atenção eu sempre disse aqui que as membranas boas são das melhores tintas que existe mas os contras são tão comuns que eu não arrisco uma pintura deste genero ... se bem que existe uns truques para esta tinta ser melhor que muitas tintas plasticas com o mesmo efeito das mesmas ...

quanto a carros ate no quintal eu os pinto e melhor que em muitas estufas !!!!! na minha casa faz-se de tudo !!!! não é só repolhos .
  19.  # 40

Volto a perguntar:

Posso barrar as paredes exteriores com uma destas massas de modo a ficar com o acabamento liso e depois aplicar uma tinta que seja boa em termos de permeabilidade do vapor de água?

Assim talvez consiga garantir a impermeabilização através do reboco e a permeabilidade ao vapor através da tinta.

Pergunto se isto é possível?

http://www.cimpor-portugal.pt/cache/binImagens/ABR-745.pdf
    http://www.cimpor-portugal.pt/cache/binImagens/ABRF-748.pdf
      ABRF_2-848.jpg

0.0287 seg. NEW