Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Impermeabilizar as paredes pelo exterior não causa problemas às paredes porque as mesmas respiram para dentro. Isto é verdade??
  2.  # 2

    a humidade vai para o lado menos humido... se nao estiver impermeabilizada.

    mas depois teorias há muitas :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
      fdc.png
  3.  # 3

    Significa então se impermeabilizar o exterior a húmidade da parede sai para o interior da casa ?
  4.  # 4

    a humidade do interior da casa é que pode nao sair pelas paredes. as paredes nao produzem humidade se bem que a imagem engana. :)

    eu nem tinta de menbrana quis aplicar na minha casa pq diminuia a passagem do vapor de agua.

    mas queira impermeabilizar pq?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  5.  # 5

    Por onde entra a "humidade" das paredes exteriores ?

    Não é *sobretudo* pelo exterior ?

    Portanto...

    (e essa de as paredes "respirarem"... tente respirar debaixo de água!)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  6.  # 6

    pois se lhe entra mais agua do que sai... mais vale impermeabilizar hehe
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  7.  # 7

    Está na hora de pintar a casa e tenho de escolher as tintas.

    Nao gosto de ver o areado na parede e nota-se algumas imperfeições no reboco .

    Gosto do acabamento liso tipo estuque.

    Já pensei em dar um barramento no exterior de modo a uniformizar as paredes.

    As paredes são de taipa e nota se no interior da casa as paredes húmidas penso que isto se deve ao facto de a mesma ainda não estar pintada e as águas das chuvas infiltrarem pelas fissuras do reboco.

    Pensei em impermebializar o exterior para evitar ao maximo as fissuras e para que as paredes não recebam agua.

    Este tipo de paredes quer rebocos e tintas a base de cal mas não é o que está aplicado.
  8.  # 8

    Querem dizer que isso das paredes respirarem é teoria???
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021Ou tentar respirar com um saco plástico metido na cabeçaa ate o pescoço..
    :-))
    Quando eu nado, estou quase completamente enfiado dentro de água mas só *INSPIRO* quando tenho a cara do lado certo (isto é, FORA de água)!

    Não entendo porque há quem pretenda que a parede deve «inspirar» do lado exterior, onde há humidades de 100% (chuva).

    Colocado por: TochaQuerem dizer que isso das paredes respirarem é teoria???
    Não!
    As paredes INTERIORES em estuque absorvem a humidade que está em excesso no INTERIOR da casa. E largam essa humidade quando o ambiente fica mais seco.
    Quanto às paredes EXTERIORES, quanto a mim, quanto mais impermeável melhor.

    E se as paredes exteriores forem duplas (com caixa de ar, ventiladas ou não) não tenho dúvida absolutamente nenhuma que esta é a melhor solução.

    Muito mais importante do que as paredes "respirarem" é assegurarem o arejamento das casas.
    Abram as janelas!
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, Jorge Santos - Faro, HFR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  10.  # 10

    As paredes não são duplas, mas sim de Taipa.

    Se isolar com Capoto a paredes depois respira pelo Capoto?

    O fluxo do vapor de água não pode ser feito por criação sistema ventilação natural? Esta ventilação não suficiente para combater este factor?
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo18072022AAs paredes exteriores têm um comportamento semelhante à nossa pela. Experimente vestir uma fina capa plástica e verá o que acontece....
    Percebo o que pretende dizer, mas... não tem nada a ver.
    As casas não são assim *tão* herméticas.
    A nossa pele, ao contrário das paredes exteriores de uma casa, não está em contacto com o AR tanto do lado de dentro como do lado de fora.
    Além disso, a nossa pele não tem portas, nem janelas, nem chaminé na cozinha, nem extractores nas casas de banho,...

    Colocado por: Anonimo16062021Absorvem mas de que maneira Luís..a maioria das paredes em estuque absorvem tanta agua (tipo uma esponja) que ate o dito apodrece por causa do excesso de humidade ..
    Moro, há mais de 30 anos num apartamento de um prédio em Lisboa, cujas paredes exteriores (duplas NÃO ventiladas) são revestidas a mosaico cerâmico com tratamento impermeabilizante.
    Ainda não há quaisquer sinais de o estuque estar a apodrecer (e olhe que Portugal é bem mais húmido que a Alemanha...).
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  12.  # 12

    Colocado por: TochaPensei em impermebializar o exterior para evitar ao maximo as fissuras e para que as paredes não recebam agua.


    Faça isso e deixe quem não sabe falar... Use uma tinta emborrachada que lhe vai tapar todas as fissuras.

    Uma boa lavagem das paredes antes da aplicação da tinta e nada de isolantes ( Já sei que vou ouvir) Se tem duvidas diga que eu lhe mostro como se faz... Mas só por e-mail porque aqui é tempo perdido dar dicas ...


    Colocado por: Anonimo16062021

    Diz voce..



    Antes de dizer disparates veja o tempo ... e faça-o varias vezes por ano...

    Toda a gente sabe e toda a gente diz que por cá o frio custa mais a suportar porque temos mais humidade, mas voçê isso ainda não aprendeu .... Veja aqui:

    http://www.wunderground.com/history/airport/EDDS/2014/3/17/DailyHistory.html?

    Tempo Histórico para Stuttgart Echterdingen, Germany
    Segunda-feira, Março 17, 2014 — View Current Weather Conditions

    Ponto de Orvalho 3 °C
    Average Humidity 58


    Lisboa, Portugal

    http://www.wunderground.com/global/stations/08536.html

    Temperatura 10 °C
    Ponto de Orvalho 9 °C

    Humidade 88%

    Até os Russos, Moldavos, Ucranianos sabem e você ainda não aprendeu !

    Ou é a sua ânsia de chatear os que jamais colocaria em sua casa isolamento térmico pelo exterior ?

    Aqui nem sempre a casas são mamarrachos quadrados como voçê se farte de Mostrar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  13.  # 13

    eu criei entradas de e saídas de ar nas casas de banho sala e cozinha.

    Apliquei Sika nos telhados "guarda fogos" para que não infiltrasse água por ai e até agora o resultado é excelente e em termo de cor tem óptimo acabamento.

    Eles também tem impermeabilizante para fachadas.

    Não acredito que fizessem um produto que com a sua aplicação danificasse a estrutura onde será aplicado.

    Com isto temos de dar uma de mão para aplicação de rede de modo a cobrir algumas rachas existentes e depois segunda de mão para acabamento.

    Em termos de custos não sei se será ou mais mais o vantajoso que tinta emborrachada ou plástica.

    Também gosto de acabamento liso e não sei se ficará pelo menos no telhado não consegui alisar o areado do reboco.

    Por isso uma das minhas questões é saber se valeria a pena dar um barramento de massa fina hidrofugada ou reboco armado com fibra de vidro e em seguida pintar?
  14.  # 14

    Colocado por: Tochaeu criei entradas de e saídas de ar nas casas de banho sala e cozinha.

    Apliquei Sika nos telhados "guarda fogos" para que não infiltrasse água por ai e até agora o resultado é excelente e em termo de cor tem óptimo acabamento.

    Eles também tem impermeabilizante para fachadas.

    Não acredito que fizessem um produto que com a sua aplicação danificasse a estrutura onde será aplicado.

    Com isto temos de dar uma de mão para aplicação de rede de modo a cobrir algumas rachas existentes e depois segunda de mão para acabamento.

    Em termos de custos não sei se será ou mais mais o vantajoso que tinta emborrachada ou plástica.

    Também gosto de acabamento liso e não sei se ficará pelo menos no telhado não consegui alisar o areado do reboco.

    Por isso uma das minhas questões é saber se valeria a pena dar um barramento de massa fina hidrofugada ou reboco armado com fibra de vidro e em seguida pintar?


    que material aplicou nas fachadas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  15.  # 15

    Reboco tradicional
  16.  # 16

    Sem querer fazer qualquer tipo de publicidade, e no ambito de alguns comentários anteriores, o LNEC diz(secção 9):
    "boa permeabilidade ao vapor de água, não constituindo portanto barreira, no que se refere a aplicações em edifícios correntes, à normal realização das trocas higrotérmicas"

    http://www.robbialac.pt/folder/produto/documento/69_ROBBIFLEX_HOMOLOGA%C3%87%C3%83O%20LNEC_DH_912_net.pdf

    Isto em referência à Robbiflex que é uma "Membrana Flexível Impermeabilizante para Exterior"

    Eu também ando a pesquisar sobre as tintas para fachadas, e a oferta é tanta e tão variada que quanto mais pesquiso, mais dúvidas na escolha tenho... Fundamentalmente, o que procuro é uma tinta que esconda algumas imperfeições da fachada(fissuras), que não me deixe entrar água para as paredes e pronto que seja também impermeável. E tenho estado inclinado para as membranas.

    Relativamente às trocas gasosas e também fazendo uma comparação com outra situação, é claro que uns Waders para pesca com tecido respirável são sempre muito mais confortáveis que uns de vinil, que vão fazer uma sauna por não permitirem as trocas gasosas...

    Relativamente à nossa casa pergunto se a diferença será assim tão significativa entre uma "membrana" e um outro tipo de tinta para evitar as condensações interiores?
    Por exemplo no caso de um quarto onde se dorme, que não seja ventilado durante 2/3 dias, teremos condensação com membrana e não teremos com outro tipo de tinta? É que pelo que tenho lido elas dizem ser "respiráveis".
    Mesmo que sejam menos respiráveis que as outras, será que essa diferença é significativa na humidade relativa do ar ao fim de 2 dias(sem ventilação)?
    E se ventilar todos os dias?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, Tocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  17.  # 17

    fassam uma experiencia , em duas casas iguais fechadas colocam uma com membrana por fora e tinta de interior por dentro e a outra só com tinta por dentro e em reboco tradicional por fora sem qualquer tipo de tinta , fecham as portas um ano se setembro a setembro dia 25 de preferencia e depois digam o resultado aqui ...

    a minha opinião é a seguinte tudo o que entra sai se a chuva entra o sol a retira , o reboco areado é melhor que o liso ... as membranas devem ser evitadas até porque as proprias só são impermeaveis até ao seu ponto de saturação depois recebem agua na mesma e os problemas são muito maiores ... existe tintas com capacidades de repelir agua até ao seu ponto de saturação mas que depois libertem toda a agua que entrou a uma velocidade fantastica mantendo as paredes mais secas ... mas claro existe sempre quem pense que não é bem assim ...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Tocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  18.  # 18

    Como gosto mais de reboco com acabamento liso pode justificar porque que o reboco areado é melhor que o liso?
    Concordam com este comentário: Jsfaro
  19.  # 19

    bem estou a falar sempre de reboco tradicional , o liso faz aparecer mais imperfeições se elas existirem , depois oferece uma menor aderencia ás tintas principalmente ás membranas , oferece um suporte mais humido e frio , menor permeabilização ao vapor de agua (importante) ... são algumas apenas no dito reboco normal ... se quiser colocar liso com massas em geral nem vale a pena a não ser que viva num sitio sem humidades e chuvas ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  20.  # 20

    A casa é no Cercal do Alentejo.

    Agora queria barrar em cima do reboco tradicional com reboco hidrofugado de modo a cobrir as imperfeições (rachas, diferenças no areado etc) ficando assim o acabamento liso e depois pintar com tinta de água lisa permeável ao vapor de água.

    Assim talvez conseguisse ficar com a casa com o acabamento pretendido, a respirar e impermeabilizado.

    Só não tenho a certeza que isto funcione.
 
0.0224 seg. NEW