Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Esta é a segunda discussão que inicío. Na primeira pedia uma opinião acerca da cobertura mas, infelizmente, não tive qualquer resposta.
    Acabei por decidir investir em Poliureia com isolamento térmico de poliuretano de 5cm.

Espero que desta vez tenha peritos para me ajudar.
    A casa é composta por RC e Cave. Esta estará 80% enterrada. De um dos lados tem um desnível e fica com janelas.
    O que temos projectado em termos de isolamento térmico é Cappotto de 6cm (leva bloco térmico).
    O problema está em como iremos isolar termicamente a cave, nas paredes e no chão.
    Em termos de impermeabilização estamos a pensar optar por colocar poliureia directamente no betão, depois geotextil, gravilha e dreno por baixo.
    Relativamente ao isolamento, o que se pensou foi aplicar poliuretano por dentro da parede dupla da cave. Penso que o o grande problema será como se irá anular a ponte térmica da laje.
    Isto é, se por fora até ao chão está feito o isolamento com Cappotto, não haverá problema em fazer o isolamento por dentro?
    E quanto ao chão? Como deveriamos fazer?

Aguardo noticias,
    Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: silviacruz(leva bloco térmico).

Bloco termico ? Já comparou o poder termico desse bloco com os tijolos normais de barro ? Era bom comparar...

Note que há uma coisa que poucos sabem... O cimento não agarra ao cimento ... mas ao barro cola !

Colocado por: silviacruznão haverá problema em fazer o isolamento por dentro?

O isolamento por dentro é melhor ! Por isso pode fazê-lo à vontade.

Quanto ao chão ... Mais vale gastar o dinheiro a isolar a laje pelo interior .

Não tem um corte que possa mostrar de como lhe vão fazer o isolamento capooto ? Onde se veja a laje, telhados e paredes ?
  3.  # 3

Boa noite,

Antes de mais, cabe-me informar que não sou da área. Tenho recebido informações daqui e dali, tenho lido bastante aqui e vou tentando formar uma opinião.
    Porque fala na comparação do bloco térmico com os tijolos de barro?

Porque considera ser melhor o isolamento estar na parte interior? O isolamento pelo lado de fora ficará antes da poliureia e encostado à terra, correcto?
    Ainda não tenho desenhos de como ficará o cappotto mas o que sugere? Tenho que pedir ao projectista ou à empresa que instala?

Obrigada
  4.  # 4

Colocado por: silviacruzAinda não tenho desenhos de como ficará o cappotto mas o que sugere? Tenho que pedir ao projectista ou à empresa que instala?

Quem define o tipo de isolamento é quem lhe faz o projecto que em breve vai ter que ser um arquitecto/a com a colaboração do eng. certificado !

No que diz respeito ao tijolos, deve perceber que pelo forum existe muita gente que nada tem que fazer, outros que como têm pouco trabalho querem vender os seu produtos e ainda os que querem ajudar !

Deve tentar perceber as diferenças pelo que cada um vai escrevendo ao longo das suas participações.

Quem lhe faz o calculo termico é que tem que definir se vai usar a porcaria do bloco térmico que é mais pesado que o normal e menos isolante ou um tijolo de barro normal...

E não é no fórum que lhe vão fazer os cálculos...

Tente pedir a quem aconselha o bloco térmico os cálculos ! Cuidado que há por aqui muita malta que nem sabe fazer as contas mas falam como mestrados ...
    Concordam com este comentário: SDinis
  5.  # 5

Colocado por: silviacruzEm termos de impermeabilização estamos a pensar optar por colocar poliureia directamente no betão, depois geotextil, gravilha e dreno por baixo.

Pelo que percebi vai para impermeabilizar as paredes pelo exterior com poliureia. Se sim, fantástico. Se já usou na cobertura sabe do que falo.
    Aí só acrescentava a tela drenante por "cima" da poliureia

Colocado por: silviacruzRelativamente ao isolamento, o que se pensou foi aplicar poliuretano por dentro da parede dupla da cave. Penso que o o grande problema será como se irá anular a ponte térmica da laje.

Não percebi... Por dentro da parede dupla? Mas em que face? O isolamento tem SEMPRE de ficar na face exterior do pano interior. Deu para perceber? Não na face interior do pano exterior...
  6.  # 6

Cara Silvia,

fez bem em ter escolhido o bloco térmico. Relativamente à cave pense se terá de isolar térmicamente, isto porque um dos melhores isolantes térmicos é justamente a terra. Repare que em todas as caves existe um conforto estável, fresco de verão e quente de inverno, a terra mantem a temperatura estavel de 13/14 graus. No entanto o engenheiro que lhe vai fazer a térmica é que vai ter a palavra sobre o isolamento que usará.

A usar isolamento térmico não há qualquer problema a ser pelo interior, e deixar a impermeabilização trabalhar sozinha pelo exterior.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  7.  # 7

Colocado por: doisarquitectosfez bem em ter escolhido o bloco térmico.

Porquê ?
  8.  # 8

Jorge,

O bloco cerâmico tem um nível de absorção de humidades muito grande o que prejudica a sua eficiência térmica, além disso os enertes que compõe o bloco térmico são mais eficientes para o seu fim. Em contrapartida este bloco é mais frágil, ainda compensa a sua aplicação.

Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  9.  # 9

Colocado por: doisarquitectosO bloco cerâmico tem um nível de absorção de humidades muito grande o que prejudica a sua eficiência térmica,

Sempre ouvi dizer que o cimento não agarra ao cimento e que os blocos de betão não são o ideal para por exemplo, Lajes ...

Agora que o tijolo cerâmico absorvia mais do que o bloco de betão nunca tinha ouvido, nem percebo com é possível um bloco de betão com argila expandia possa ser menos absorsor ...
    A argila expandida (Ex. Leca ) tal como a vermiculite e perlite (granulada) usam-se na terra precisamente para absorver a humidade e controlar a mesma na terra !

Por outro lado, pelo que tenho aprendido aqui um material que mais absorva o vapor de agua melhor é. Não digo que concordo mas é o que dizem por aqui .

Pelo que aprendi e tenho visto o barro apodrece com a humidade, por isso devemos usar bloco de betão em caixas de esgoto, formas de piscinas (cofragem perdida) e em paredes abaixo do nível do solo (se não se usar betão)

Num catalogo da weber que já fabrica blocos de betão com argila expandida e um pouco de oxido de ferro misturado para lhe dar cor... Eles dizem que a vantagem do bloco é possuir mais inercia ... Mas nas casas em LSF que é uma construção com futuro (quando descer o preço) A weber esquece a inercia ...

Assim, nós os simples curiosos do mundo da construção ficamos cada vez mais baralhados :- )
  10.  # 10

Boa noite,

PedroAzevedo78,

Hoje disseram-me que não deveria projectar poliuretano no betão nem do lado de dentro nem do lado de fora porque iria absorver água, quer seja por "capilarização" quer por condensaões.
    Será assim?
    É que entretanto, pensei em colocar uma camada de poliuretano pelo lado de fora até ao nível do cappotto (ou seja, 4 cm +/-, que com a poliureia por cima irá para perto dos 4 cm).
    Ou seja, vendo de fora para dentro, ficaria assim:
    Terras -> Tela pitonada -> Poliureia de 3mm -> Poliuretano de 4 cm -> Parede em Betão da Cave (Cerezitada pela parte de fora) -> Caixa de Ar -> Parede em Tijolo de 9 cm
    Na parede dupla, na parte inferior terá meia cana cerezitada até 30 cm e brita para drenagem de aguas.
    O que acham?

Há outra questão importante que não consigo perceber.
    A Cave estará 80% enterrada. Assim, como deverei fazer na parte de baixo?
    Levar laje sanitária? Se sim, como se faria a ventialação necessária a este tipo de solução?
    O que está projectado é ter 30 cm de brita, seguida de manta geotextil, depois a laje que levará o piso. Por cima terá 5cm de poliuretano, seguido de uma camada de betonilha para lhe dar resistência e aí estará o pavimento. (neste momento estava a pensar em piso flutuante. não sei se será adequado a uma cave enterrada).

Obrigada

0.0160 seg. NEW