Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vivam,

Num anexo que está em construção cá na casa e que vai servir para lavandaria verifiquei que em dias de muita humidade havia formação de condensações nas paredes interiores (em pedra calcária à vista e juntas tapadas) e num arco do tecto rebocado com argamassa bastarda de cal e cimento. As humidades nas paredes não me afectam muito mas as que surgem no arco do tecto são muito graves pois as máquinas de lavar e secar roupa estão previstas ficarem precisamente por baixo.

Um pormenor importante é que o anexo está por enquanto aberto, ou seja, sem porta. Além disso, a sua ventilação mesmo sem porta é muito limitada porque não tem janelas e está num sitio abrigado.

O que posso fazer para resolver este problema (além dos desumidificadores), pelo menos quanto às condensações no arco? SErá que quando aplicar a porta o problema fica resolvido?
      P1000415a.jpg
      P1000380a.jpg
  2.  # 2

quando meter a porta o problema ainda fica pior.

isso precisa de ventilação, e provavelmente deve ter aí infiltrações também.
  3.  # 3

O problema é que ventilação aqui só se for forçada e mesmo assim parece-me complicado porque este espaço é rodeado, mesmo na frente a três metros de distância, por muros com cerca de 10 metros de altura...

Estas humidades só surgem em dias com humidade superior a 90%. Mesmo em dias de muita chuva mas cuja humidade do ar não passa dos 80%, as paredes e o arco estão completamente secos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.manso
    • eu
    • 15 março 2014

# 4

Tem que isolar as zonas onde existe condensação.
  4.  # 5

Mas por dentro? Com XPS, por exemplo?
    • eu
    • 16 março 2014

# 6

Colocado por: AgonçalvesMas por dentro? Com XPS, por exemplo?

Sim, por dentro. Se bem que nessa zona em arco, dá algum trabalho... quer manter o arco?
  5.  # 7

Sim, gostava de o manter.
    O XPS seria fixado directamente no reboco ou é melhor aplicar umas calhas ómega, por exemplo, com 17 mm de altura e aparafusar aí o XPS?
  6.  # 8

Já agora, há placas de XPS ou de outro isolamento adequado que seja flexíveis para se poderem moldar à forma do arco?
  7.  # 9

Colocado por: AgonçalvesJá agora, há placas de XPS ou de outro isolamento adequado que seja flexíveis para se poderem moldar à forma do arco?

http://www.kerdi-board.schluter.pt/kerdi-board-v.aspx

Entre outras...
  8.  # 10

Colocado por: pc ferreirahttp://www.kerdi-board.schluter.pt/kerdi-board-v.aspx

Entre outras...

PArece interessante. É adequado para o que pretendo, ou seja, para eliminar a condensação no arco?
  9.  # 11

Colocado por: Agonçalves

PArece interessante. É adequado para o que pretendo, ou seja, para eliminar a condensação no arco?

E é aplicado colado ou aparafusado?
  10.  # 12

Ninguém da Schluter para responder?
  11.  # 13

BEm, parece que não há solução para este caso...
  12.  # 14

E é aplicado colado ou aparafusado?

Desculpe mas não vi o seu post...
    Tem no meu profil os meus emailes.

Pode colar,mas para não depender das colas o melhor é aparafusar.
    Andei a ver se tinha umas fotos de uma obra em Évora, neste sistema mas não encontrei.
  13.  # 15

Colocado por: pc ferreira

Desculpe mas não vi o seu post...
    Tem no meu profil os meus emailes.

Pode colar,mas para não depender das colas o melhor é aparafusar.
    Andei a ver se tinha umas fotos de uma obra em Évora, neste sistema mas não encontrei.

Viva,

Mas para o caso das condensações no arco, é uma solução adequada para que não se criem?
  14.  # 16

Viva,

Mas para o caso das condensações no arco, é uma solução adequada para que não se criem?

Nessa zona sim.
    Mas o ideal é analisar todo o envolvente, de preferência no local.

0.0186 seg. NEW