Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

No ano passado pedi revisão do valor patrimonial do meu apartamento.

Em janeiro do corrente ano recebi uma carta com a revisão do valor patrimonial (que baixava cerca de 60.000 Euros).

No entanto recebi hoje nota de cobrança de imi, mas com o valor patrimonial não actualizado. Isto foi erro das finanças ?

Obrigado pela vossa ajuda !
  2.  # 2

Se recebeu em Janeiro a notificação da correcção, é porque a partir de Janeiro de 2014 o valor fica corrigido. O IMI de 2014 será pago em 2015. Você está a pagar o IMI de 2013 agora e o valor registado para esse valor é o errado.

Pode sempre tentar expor ao Chefe da Repartição da sua área a correcção, mas penso de não será atendida pelos motivos que expus antes. O não é sempre garantido, certo?

Note que isto sou eu a especular e a divagar, sem qualquer base legal.
  3.  # 3

Colocado por: El_58Se recebeu em Janeiro a notificação da correcção, é porque a partir de Janeiro de 2014 o valor fica corrigido.

Eu já vi aqui no forum uma situação em que foi considerado que o VPT actualizado contava a partir da data de entrega do modelo 1. Entrega mod 1 em 2013 para actualização do VPT, e recebe a carta das finanças em 2014, o IMI a pagar em 2014 é relativo ao VPT actualizado.
  4.  # 4

O que me disseram nas finanças na altura em que entreguei o modelo 1, foi que o valor recalculado seria o que iria pagar para o ano seguinte, isto mesmo que entregasse o modelo 1 no dia 31 de Dezembro de 2013.

Por isso achei estranhíssimo receber a carta com o novo valor e esse valor não constar na caderneta predial (ou seja a caderneta não foi actualizada) e depois cobram-me o valor "antigo".

Eu penso que se não funcionasse pela data de entrega do modelo 1, poderiamos estar a espera 2 anos para a AT actualizar o VPT........
  5.  # 5

Colocado por: Picareta
    Eu já vi aqui no forum uma situação em que foi considerado que o VPT actualizado contava a partir da data de entrega do modelo 1. Entrega mod 1 em 2013 para actualização do VPT, e recebe a carta das finanças em 2014, o IMI a pagar em 2014 é relativo ao VPT actualizado.

Confirmo. Isso mesmo aconteceu comigo há 3 anos.
    • mog
    • 16 março 2014

# 6

penso que para beneficiar já dessa alteração deveria ter entregue o Mod 1 até 30 de junho de 2013, assim só para o próximo ano. mas confirme isso.

0.0068 seg. NEW