Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Desta vez venho com com uma questão sobre lajes, isto é, sobre os diferentes tipos de lajes que existe.

As mais "usuais" (de certeza que haverá mais) são as lajes maciças, as lajes aligeiradas com as vigotas e as abobadilhas, as lajes fungiformes, depois existe aquelas que tem estrutura de ferro (isto é com vigas UPN ou IPN ou HEB ou HEA acho eu que é assim), e depois as de estrutura de madeira (com viga maciça ou com "i-joist").

Assim há cabeça, quais são as "melhores" para vencer áreas amplas e que tenham um bom desempenho relativamente à resistência térmica?

Aquilo que eu "sinto" (sinto é uma "forma" de dizer, porque não percebo nada) é que as de estrutura de ferro / madeira, com as vigas de ferro / madeira fixadas às vigas de betão, tem a "alma" vazia e assim dará para colocar isolamento como lã mineral, mas depois vem perguntas como por exemplo estas estruturas, seja de ferro ou madeira, depois todas as paredes interiores tem de ser num Sistema de Construção em Placas de Gesso Laminado certo? por causa do peso certo? Contudo as paredes exteriores poderão continuar em alvenaria? a alvenaria assentar na viga de betão?

Tenho mais questões, mas mais vale obter respostas para estas :).

PS.: Se tiverem fotos de pormenores de lajes estejam à vontade :) eu gosto de fotos :)

Abraços a todos
  2.  # 2

quais são as "melhores" para vencer áreas amplas

Simplificando: não depende da área, depende do vão a vencer

um bom desempenho relativamente à resistência térmica?

Assim de repente talvez as aligeiradas com abobadilha de EPS. Pessoalmente acho esse factor pouco (para não dizer nada) decisivo na escolha do tipo de laje

depois todas as paredes interiores tem de ser num Sistema de Construção em Placas de Gesso Laminado certo? por causa do peso certo?

Não, qualquer tipo de laje terá de ser dimensionada para o tipo de parede que irá suportar, se escolher paredes de alvenaria a laje será dimensionada para isso.
  3.  # 3

j cardoso obrigado desde já.

uma pergunta, quando se fala dimensão do vão, refere-se a quê? à medida (interior) de uma viga à outra viga? ou à medida contabilizando também a viga?

Por exemplo, um vão de 7,5 metros de largura e depois com 10 metros de profundidade, o que tem de vencer é são os 7,5 certo?

Mas as lajes aligeiradas de vigotas e abobadilhas não são, como é que ei-de dizer de forma menos bruta, as menos aconselháveis? visto ser uma "mistura" de materiais?

Quer dizer que uma laje com estrutura de madeira, onde sobre as vigas de madeiras, leva normalmente uma placa de OSB, pode ter como paredes interiores alvenaria?
  4.  # 4

Por exemplo, um vão de 7,5 metros de largura e depois com 10 metros de profundidade, o que tem de vencer é são os 7,5 certo?

Certo

Mas as lajes aligeiradas de vigotas e abobadilhas não são, como é que ei-de dizer de forma menos bruta, as menos aconselháveis? visto ser uma "mistura" de materiais?

Não necessariamente. Na realidade as abobadilhas só têm a função de cofragem, não têm função resistente. São apenas cofragem perdida

Quer dizer que uma laje com estrutura de madeira, onde sobre as vigas de madeiras, leva normalmente uma placa de OSB, pode ter como paredes interiores alvenaria?

Pode, tem é que dimensionar o OSB para isso. Eu não usaria paredes de alvenaria nesse caso mas estruturalmente é possível
  5.  # 5

j cardoso então praticamente você está a dizer que é melhor usar as vigotas e as abobadilhas de EPS ao invés usar vigas de ferro ou madeira preenchendo a "alma" com lã mineral?

diga-me porque é que é melhor? mais barata? contudo uma laje assim de vigotas e abobadilhas deve ser mais "alta" isto é, ter mais espessura que uma onde a estrutura e é ferro ou madeira não?
  6.  # 6

j cardoso então praticamente você está a dizer que é melhor usar as vigotas e as abobadilhas de EPS ao invés usar vigas de ferro ou madeira preenchendo a "alma" com lã mineral?

Não:

Pessoalmente acho esse factor pouco (para não dizer nada) decisivo na escolha do tipo de laje
  7.  # 7

Ok esse ponto não é o ponto a ter mais em conta.

Mesmo não sendo esse factor determinante, a laje de vigotas e abobadilhas é "melhor" do que a de estrutura em ferro ou estrutura em madeira? (note-se que eu coloco a palavra melhor entre " " porque de certeza que ambas tem vantagens e desvantagens)

E isto:
    "contudo uma laje assim de vigotas e abobadilhas deve ser mais "alta" isto é, ter mais espessura que uma onde a estrutura e é ferro ou madeira não?" ?
  8.  # 8

é "melhor"

Não é melhor nem pior, é diferente. Como diz, tem vantagens e desvantagens, precisamente por isso é que será a mais indicada nuns casos e menos noutros.

"contudo uma laje assim de vigotas e abobadilhas deve ser mais "alta" isto é, ter mais espessura que uma onde a estrutura e é ferro ou madeira não?"

Se por estrutura de ferro e madeira se refere a estrutura de ferro e pavimento em madeira, sim, poderá ser mais alta. Mas parece-me que está a olhar para a árvore e a não ver a floresta.
  9.  # 9

Eu se calhar é que não me estou a exprimir correctamente, porque não sei os termos para tal, mas vou colocar umas fotos aqui do google para ver se é isso que estou a dizer.

Quando falo em laje com estrutura de ferro refiro-me a isto:
      Northboro El_090521 004 First floor steel columns and beams.jpg
  10.  # 10

Quando falo em estrutura de madeira refiro-me a isto
      floor-framing-with-TJI-joists-connected-to-an-LVL-ledger-at-concrete-wall.jpg
  11.  # 11

Ambos, seja estrutura em ferro, ou estrutura em madeira, em cima leva então as placas OSB.
    E o que eu digo é que estas duas que apresentei em foto, consegue-se preencher a "alma" (o espaço entre as vigas) colocar ali uma boa quantidade de isolamento...
  12.  # 12

Mantenho o que disse:

sim, poderá ser mais alta. Mas parece-me que está a olhar para a árvore e a não ver a floresta.

Qual é o seu problema com a altura da laje?

colocar ali uma boa quantidade de isolamento...

Esta a referir-se à laje de cobertura?
  13.  # 13

Caro Magalhães, não complique, as lajes são elementos estruturais, e qualquer solução serve, só tem que ser dimensionada pelo projectista de estruturas. Se o seu problema são os isolamentos térmicos ou acústicos, existem materiais para esse efeito, que você bem conhece.
  14.  # 14

O meu problema dito assim não sei.

Agora por exemplo tenho é várias coisas que irei querer, como por exemplo tubos de água e esgoto não os quero no chão mas sim no tecto (se é que dá para entender?), e então ainda teria mais espessura, depois de forrado a placas de gesso (tecto falso)?
    Com estas coisas que eu pretendo num local onde se vê a "espessura" da laje como por exemplo um vão de escadas, aquilo que se iria ver era uma espessura "enorme".

Mas como disse no inicio apenas estou a tentar saber mais sobre as possibilidades :).
  15.  # 15

Pretende isolar as lajes "internas"? Isolamento acústico?
  16.  # 16

Como assim caro Picareta?

Materiais isolantes sei que existem bastantes.
    Porém as lajes que vejo por aqui pelo fórum, são praticamente sempre as mesmas, isto é, laje aligeiradas, com algumas partes laje maciça, ou então um exemplo diferente que é o caso do PMMA que usou um produto diferente que acho ser bastante bom. Contudo lajes não conheço mais nada.... Por isso o tópico
  17.  # 17

Colocado por: j cardosoPretende isolar as lajes "internas"? Isolamento acústico?

Quase isso :)

0.0165 seg. NEW