Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Sou novo por estas andanças e agradeço desde já a vossa colaboração pois já li muitas "discussões" que me ajudara bastante. No entanto tenho muitas outras e espero que me possam ajudar.
    Á partida irei comprar uma Moradia Rústica junto ao rio (+/- 2 ou 3 metros) para restaurar, mas antes de fechar o negócio preciso de esclarecer muita coisa:

    - Existe alguma distância de lei para reconstruir uma casa já existente perto do rio?
    - Poderei ter problemas no que diz respeito ás ligações de água, esgotos, etc, uma vez que onde as ligações podem ser feitas é do outro lado de uma pequena ponte onde já existem casas? (cerca de 50 metros +/-);
    - A maioria do terreno já tem um muro em pedra relativamente alto para proteger de possíveis cheias, mas junto á casa não tem pois tratava-se de um moinho, logo terei que fazer um muro em betão com cerca de 1.5 metro de altura e cerca de 25 metros de comprido, alguém me sabe dar uma ideia dos custos de construir um muro destes na margem do rio que é mais complicado?
    - A casa é anterior a 1951, e li por aqui que poderá ter algumas regalias de licenças, etc, alguém me sabe dizer quais são?
    - Também li em algum lado que numa reconstrução de uma casa Rústica só pagamos 6% IVA na mão-de-obra, é verdade?
    - Que tipo de burocracia/leis existem numa restauro de uma habitação em pedra?
    - Resumindo, tendo em conta o local, a casa e as condições referidas que problemas poderei ter e quais os caminhos a seguir para após a compra dar andamento a obras e tudo que é necessário?
    - E na compra deste tipo de propriedades, quais os cuidados a ter?
    - Como posso saber se a casa tem algum tipo de encargo atrasado, penhoras, hipotecas, etc?

    O meu medo é comprar a casa e depois ter muitos problemas nas licenças para obras, projecto aprovado, ligações de águas/esgotos, etc...

    São muitas as dúvidas e misturei aqui muita coisa, espero que me consigam ajudar, pois estou quase a fechar negócio mas antes queria tirar todas estas dúvidas.

    Agradeço desde já a vossa ajuda.
  2.  # 2

    Sr. Costa
    Quer comprar um moinho em reserva ecológica e precisa de uma consulta?
    Os orçamentos são gratuitos!
    Cumprimentos
  3.  # 3

    Bom dia,
    Penso que a casa em causa não está em reserva ecológica.
    Como posso obter então uma resposta estas questões?
    Cumprimentos
  4.  # 4

    Caro Jorge,

    Com compreende maior parte das suas questões tem de ser respondidas com uma reunião com o técnico da câmara, isto porque nem sabemos o PDM, o leito de cheia protegido etc.

    Adianto-lhe que o facto da casa ser anterior a 1951 vai provavelmente permitir que dispense licenciamento apenas se não alterar a estrutura, os alçados e materiais exteriores da casa. para esse muro por exemplo terá de fazer licenciamento.

    Tendo em conta o tipo de obra provavelmente consegue entregar IVA 6 por cento não só na não obra mas também nos materiais.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: adarq
  5.  # 5

    Dado que se trata de um terreno junto ao rio, é importante que se informe da lei nº54 de 2005: http://www.dre.pt/pdf1s/2005/11/219A00/65206525.pdf

    Muito resumidamente, é considerado que os 50m contiguos a um rio são pertença do Estado. Para que fique com a posse do terreno, o proprietário terá que provar po rvia judicial que este já era privado em 1864, e sempre o foi desde então.
  6.  # 6

    Boa Noite,

    Amanha tenho mesmo de ir á câmara esclarecer todas estas questões, em todo caso já me ajudaram bastante em alguns pontos.

    Em relação ao que o Sr. Miguel_J me diz, acho muito estranho tudo o que tiver a 50 metros do rio pertencer ao estado, existem tantas casa e edifícios novos e antigo nessas condições e penso não existir esse problema, em todo caso vou esclarecer também o mesmo.

    Em relação aos custos que poderei ter com o muro de betão que mencionei anteriormente, alguém me consegue ajuda?

    Obrigado
  7.  # 7

    A cota de cheia inunda o imóvel?
    A descrição da conservatória refere expressamente que o edifício se destinou a habitação?

    Muro de betão no leito de curso de água?

    Fuja disso como o diabo foge da cruz.
  8.  # 8

    Poderá eventualmente inundar os fundos, aos quais não vai ser dada qualquer utilização. De qualquer das formas depois de fazer o muro de betão será impossível inundar, pois a água só sobe até certo ponto, é que logo a seguir á uma pequena ponte com uma queda de água praí com uns 4 metros, por isso a água nunca chegara acima do muro, pois irei já dar uma boa margem.

    Sim, o muro de betão mas medidas que indiquei atrás é no leito do riacho, que como referi nesta altura dá praí pelos joelhos, logo de verão e estando muito tempo sem chover ainda deve baixar, e ao se fazer o muro vai ser nessa altura. Além do mais agora com as cofrangens não á grandes dificuldades para as empresas que os fazem, mas acredito que não deverá ficar muito barato. Gostaria de ter uma ideias dos valores, se me poder ajudar neste aspecto...
  9.  # 9

    Em relação ao caso de o edifício ser de habitação, durante muitos anos era local de moagem, logo comercio. No entanto já vi uma cópia da caderneta predial e consta lá como sendo habitação. Em relação ao PDM, não devo ter problemas, a casa existe, vou só reconstruila e alterar algumas divisões e acrescentar um pouco de um lado e fazer uma garagem á parte, este último não deverá ser para já.
  10.  # 10

    Até fiquei curioso com imóvel... Não tem fotos para partilhar?

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    • zeto
    • 20 março 2014

     # 11

    Procuro tb uma casa rustica junto ao rio para recuperar, será que alguém conhece,mas se for a 10 metros do rio tb não faz mal faço negocio igual
  11.  # 12

    Se nunca foi habitação desista da ideia.
    Se era habitação não poderá reconstruir com ocupação permanente em zonas inundáveis.
    Quanto ao muro nem pense.
    Por curiosidade, qual é a ARH/APA da sua zona?
  12.  # 13

    Sr. Alter Ego,
    Se na caderneta predial está como habitação não vou ter problemas quanto a isso, pois caso contrário não diria habitação e sim comercio ou outra coisa qualquer.
    A zona como disse nunca se vai inundar com o muro feito, e mesmo colocando a hipótese de acontecer não seria permanente como disse.
    Em relação ao muro porque diz nem pense? O que não faltam são muros á beira do rio...
  13.  # 14

    Qual é a apa arh da sua zona?
 
0.0115 seg. NEW