Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Tenho de avançar com a reparação do primeiro lance de escadas cá da casa, que se encontra um tanto deteriorado pelos anos e pela maior exposição à humidade. A parte mais danificada dos degraus é nos chamados "focinhos", ou seja, a parte da frente dos degraus.

    O carpinteiro, após análise da situação falou-me em três hipóteses:

    1 - REmoção integral dos degraus e espelhos e aplicação de novos (solução mais dispendiosa mas a que garantiria maior durabilidade);
    2 - Corte dos "focinhos" dos degraus e pregagem e colagem de novos (solução mais económica mas talvez a mais frágil);
    3 - Capeamento integral de degraus e espelhos (solução intermédia em termos de custo e durabilidade);

    Posto isto, gostava de saber opiniões. A substituição apenas dos "focinhos" garante uma boa durabilidade? O que me aconselham?

    Obrigado
  2.  # 2

    fotos?!
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasfotos?!


    Ontem passei na obra e aproveitei para fazer umas passagens com lixa 50 numa pequena vibratória em alguns degraus. O que verifiquei in-loco é que alguns dos espelhos têm ataques pronunciados de caruncho e que os degraus estão bem sólidos (têm 4 cm de espessura) excepto os "focinhos" de alguns, embora também tenham uns furinhos.

    Eis umas fotos.
      P1020971a.jpg
  4.  # 4

    Arranque tudo e ponha tudo novo.
  5.  # 5

    E outra
      P1020969a.jpg
  6.  # 6

    E uma um pouco mais de frente com os espelhos visíveis:
    O negro presente nos degraus tem a ver com algum produto (cera) aplicado pelos antigos.
      P1020973a.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: DamataArranque tudo e ponha tudo novo.


    Isso é "irrevogável"? Ou o capeamento seria uma melhor solução (pelo preço)?

    O orçamento que tenho para a remoção e aplicação de novos degraus+espelhos e rodapés para um lance de escadas (16 pares de degraus-espelhos) é de 1100 euros+IVA para pinho.
  8.  # 8

    Ninguém mais opina?
  9.  # 9

    Ressuscito este tópico porque tenho de decidir a intervenção até segunda-feira.

    A maior parte dos degraus apenas está afectada na sua frente, creio que denominada de "focinho". Como os degraus e espelhos têm 4 cm de espessura, devem ter resistência mais do que suficiente para muitos anos, digo eu.

    O carpinteiro tem algum receio de arrancar para substituir por novos os degraus e espelhos em pior estado visual porque não sabe se depois vai conseguir introduzir os novos elementos sem afectar o corrimão. Tem preferência por capear toda a escada com tábuas inteiras de 15 mm de espessura.

    O que acham desta solução?
  10.  # 10

    se quer algo para remediar uns anos capear pode ser a solução desde que a madeira velha seja tratada antes da aplicação... mas se fosse para mim eu retirava e substituía tudo por novo e o próprio corrimão seria verificado e se necessário tudo novo mesmo.... ou seja escadaria nova...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  11.  # 11

    Colocado por: lc1978se quer algo para remediar uns anos capear pode ser a solução desde que a madeira velha seja tratada antes da aplicação... mas se fosse para mim eu retirava e substituía tudo por novo e o próprio corrimão seria verificado e se necessário tudo novo mesmo.... ou seja escadaria nova...


    A estrutura das escadas, nomeadamente as vigas, já foram revistas, tratadas e algumas substituídas por vigas tratadas em auto-clave.

    DOs 16 degraus e espelhos, dois espelhos estão em não muito bom estado e 7 degraus apresentam a parte da frente (o "focinho") com alguma degradação por caruncho derivado do tapete que antigamente os cobriam. De resto, como têm 4 cm, estão bastante sólidos.

    Relativamente ao corrimão em cedro, é este aqui:
      P1000042.jpg
  12.  # 12

    já vi escadas novas por 2000 e tal euros em madeira e muito bem feitas, acho esse preço um pouco caro apenas para consertar a escada velha.
  13.  # 13

    bem não tinha visto esta foto, se já está alguma coisa feita então continue mas não sou muito adepto disso do capeamento dos degraus, serão madeiras muito diferentes em idade e género com diferentes comportamentos
  14.  # 14

    Colocado por: marco1já vi escadas novas por 2000 e tal euros em madeira e muito bem feitas, acho esse preço um pouco caro apenas para consertar a escada velha.


    O valor que me deram foi de cerca de 35 euros + IVa por degrau e espelho (são 16 de cada). Com o preço da aplicação ficava em 1100 euros. Mas esse foi um orçamento que recebi e que acabei por não adjudicar.

    ACtualmente conto com os serviços de um carpinteiro da velha escola que por sorte arranjei. TRabalha para mim à hora. Não faço ideia de quanto é que a coisa ficaria neste regime.


    Colocado por: marco1bem não tinha visto esta foto, se já está alguma coisa feita então continue mas não sou muito adepto disso do capeamento dos degraus, serão madeiras muito diferentes em idade e género com diferentes comportamentos


    Ainda é possível substituir apenas os degraus e espelhos danificados esteticamente. O carpinteiro tem é receio de durante o processo se danificar o corrimão.
  15.  # 15

    Mais nenhum comentário?
  16.  # 16

    a primeira vista esse corrimão esta novo... quanto ao carpinteiro se realmente é da velha guarda deveria saber que o capeamento não é uma solução mas sim um desenrasque... ele que troque os degraus e espelhos... quanto ao preço a verdade é que a maioria das vezes pode ficar mais caro reparar que fazer de novo... mas pelo que vejo eu apostava no restauro dessa mesma escadaria...
    fica ao seu critério e cart€€€ira claro...
    Concordam com este comentário: marco1
 
0.0191 seg. NEW