Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Esta é a primeira vez que aqui escrevo alguma coisa, apesar de já ter cá vindo espreitar muitas vezes as conversas e discossões!
    Estou a pensar construir uma moradia de cerca de 120m2, a questão é a seguinte, o que é que preciso?
    Alguém me pode dar ideias de sitios onde pedir orçamentos da construção e etc na zona da expo e até vila franca de xira?
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: anajesus80Estou a pensar construir uma moradia de cerca de 120m2, a questão é a seguinte, o que é que preciso?

    1. Comprar um terreno.
    2. Escolher um Arquitecto (ver neste forum como)
    Se o arquitecto der previamente o seu parecer sobre o terreno a adquirir, MELHOR.
  3.  # 3

    Qt ao terreno nós já tratamos dele, mas temos algumas duvidas, qual o espaço a deixar entre as moradias dos lados e atras, sei que um dos lados tera de ser germinada com a casa do lado, que por eqt nao passa de terreno ainda... Outra duvida é qual o preço que rondará a construção por m2, ja aqui li de tudo, desde 500 a 1000 euros por m2... A média dentro do razoavel, sem grandes "riquices" qual é?
  4.  # 4

    anajesus80,

    Antes de pedir qualquer orçamento, aconselho a começar pelo projecto, alertando o arquitecto desde início sobre o valor a que está disposta gastar na construção da sua casa, para que esse aspecto seja levado em conta na elaboração do projecto. Somente depois poderá pedir um orçamento, com base em algo concreto.
    O preço pelo m2 depende do nível dos materiais de acabamento que pretende aplicar na habitação. Esses valores que já leu por aqui, que vão dos 500 aos 1000€/m2 são reais. Se pretender um nível mediano, poderá contar com 650 - 750€/m2 (que já é bastante razoável se souber escolher os materiais).
    Relativamente aos afastamentos aos lotes vizinhos, quem terá de esclarecer será o arquitecto que escolher para realizar o seu projecto, que baseado na legislação em vigor aplicável no Concelho onde está localizado o terreno, como por exemplo o PDM, o RMEU (se existir)...., saberá os limites exactos da construção.

    Cumprimentos

    www.srpp-arq.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
  5.  # 5

    Já agora, o arquitecto que escolher terá de ser dentro do concelho onde vou fzr a habitação ou isso não tem nada a ver?
    Desde ja obrigada por todas as respostas!
  6.  # 6

    Colocado por: anajesus80Já agora, o arquitecto que escolher terá de ser dentro do concelho onde vou fzr a habitação ou isso não tem nada a ver?
    Desde ja obrigada por todas as respostas!

    Não têm nada a ver, pode escolher um arquitecto de onde quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
  7.  # 7

    Então como é q faço? Eu gostava de ter 2 ou 3 projectos p ver o que mais me agrada e etc, mas n posso estar a pagar a 3 arquitectos pelos 3 projectos, há alguma coisa q se possa pedir e não se pagar tanto? Tipo um desenho ou algo do genero? O que eu quero esta bastante delineado, uma moradia c 3 andares em que na cave seria garagem, wc e um salao, no res do chao seria cozinha, wc e sala, 1º andar 3 quartos em q 1 teria closet peq e wc privativa e um wc mutuo, no sotoa escritorio e um quartito! a area a ocupar seria entre 110/120 m2, qt acham que custara?
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2009

     # 8

  8.  # 9

    Agradeço as repostas, mas não é dificil conseguir q entrem nesse concurso?
  9.  # 10

    Se não tentar nunca irá saber.
    Entre em contacto com gabinetes e proponha-lhes a situação.
    Já agora tambem era interessante saber qual a reação dos profissionais a uma proposta dessas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
  10.  # 11

    Obrigado uma vez mais pelas informações, mas agora fiquei com outra dúvida. Refere que a casa que está a fazer são 3x66 m2 = 180 m2. Pensava que a área que contava para os cálculos não tinha em conta os andares, mas sim apenas os metros quadrados da casa em si. É que em principio a área em que poderei construir (e que desejo construir) tem cerca de 110 m2. Isto quer dizer que sendo 4 pisos, o que conta para preços são 4x110 = 440m2??? É que se assim for fica caríssimo, partindo dos 800 euros por m2 dá cerca de 350 mil euros. Têm sido feitas casas aqui na zona deste género e nenhuma por estes preços. E tinha ideia que me tinham dito que o que contava era realmente a área em si, e não o número de andares.

    Obrigado uma vez mais.
  11.  # 12

    Obrigado,

    Basicamente estou a tentar obter estas primeiras informações, para depois poder avançar. Qualquer ajuda que possa dar em relação às várias coisas que tenho perguntado fico agradecida.
  12.  # 13

    Ora então, corrijam-me se estou enganada, quanto menor a area de ocupação da casa no terreno e mais andares tiver mais barata ficara?
  13.  # 14

    ah, ainda 1 wc de serviço e outro completo!
  14.  # 15

    Colocado por: anajesus80Ora então, corrijam-me se estou enganada, quanto menor a area de ocupação da casa no terreno e mais andares tiver mais barata ficara?
    Teoricamente sim, porque as áreas de coberturas, qte de sapatas é menor-

    Mas. há uma conta muito complicada que é a seguinte: Imagine que tem uma moradia com 2 pisos de 100m2 cada um. precisa de ter uma escada de acesso ao piso superior. Mesmo que use uma escada de apenas um lance, são sempre 6x1,5m que ocupa no piso térreo e outro tanto no piso superior. perde portanto, 18m2 ou 10% da área.

    portanto, embora saia mais barata em termos de área de construção, pode sair mais cara em termos de área útil, a área que você efectivamente utiliza.

    200m2 + 750= 150.000€ Para um piso único
    200m2*700€=140.000€, Dividindo pelos 180m2 (200-20) = 778€/m2

    è complicado, mas espero que perceba
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
  15.  # 16

    Desculpe mas neste aspecto sou um pouco "loira" e não entendi as contas que fez!!
  16.  # 17

    Vamos explicar doutra forma

    Se fizer uma moradia com 2 pisos, terá de ocupar, pelo menos, uma área de 20m2 com as escadas. Essa área na prática é perdida em termos de habitação e apesar de construir 200m2, só vai usufruir de 180m2.

    Embora o preço de uma moradia de 2 pisos, seja mais barata que uma moradia térrea, você fica com menos área para habitação. Em ambos os casos, você constrói 200m2, num usufrui de 200m2 e no outro de 180m2.

    Ficou melhor assim? (istotambém não é muito fácil de explicar ou aqui o escriba também é algo loiro)
  17.  # 18

    Já entendi agora! Obrigado.
    Isto é tudo o que eu sei por enqt:
    - o lote tem 266 m2

    - a área de implantação máxima é de 103 m2

    - a área de construção máxima é de 197 m2

    - pode ter cave, se a topografia o permitir, ou um anexo de 25 m2

    - os afastamentos são de 3 metros na frente e de 3 metros atrás

    - a casa tem de ser geminada com o lote a norte

    - o sótão não pode constituir área habitável, pelo que não pode ter instalações sanitárias completas com sanita , nem acesso através da mesma escada do fogo que liga o piso térreo ao primeiro andar

    - o arranque da laje nas extremas do sótão não pode ser superior a 0,50m e o pé direito na cumeeira não poderá elevar-se acima dos 2,40m
    Mas vou-lhe ser sincera, não sei interpretar o que aqui está escrito!
  18.  # 19

    Quer poupar dinheiro a sério? tire a cave dai para fora, o carro dorme bem na Pensão Estrela
  19.  # 20

    Mas se por exemplo tirara a cave poderia fzr tipo um telheiro p o carro, não iria ficar ela por ela?
 
0.0176 seg. NEW