Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

sim o deposito de inercia vai servir tipo um "segundo conjunto de paineis solares" sempre que o deposito esteja quente, vai bombar pra serpentina do acumulador da bomba de calor
  2.  # 62

Colocado por: bcool
    O solar está bem, mas em meses como tivemos este inverno, uma garrafa de gás não chega... e foi um longo inverno.

Onde mora?
    Eu tenho apoio por esquentadores e tenho ainda a mesma botija desde o dia 28fev2013... Botija das pequenas de 11kg...
    Casa em Tondela...
  3.  # 63

Garrafa fica pelos 26€
  4.  # 64

assim jorge é capaz de ja dar para potencias maiores não?
    Concordam com este comentário: jorgealves
      daikin.jpg
    •  
      bcool
    • 7 abril 2014 editado

# 65

Colocado por: nandogoncaEu tenho apoio por esquentadores

Eu também.
    Os painéis são da Vulcano e têm tido a manutenção periódica. O esquentador, acredito que não seja dos mais eficientes do mundo, já que é um velhinho Junkers e em meses sem sol, vai uma garrafa inteira, em menos de 1 mês... Acho Tenho a certeza que ele não faz a gestão em função da temperatura da água que recebe, e gasta sempre a mesma quantidade de gás... Esta deve ser a principal razão das pelo menos 5 garrafas de gás anuais..
    Também se gasta no fogão para cozinhar, mas deve ser residual.
    Bc
  5.  # 66

Colocado por: bcoolpelo menos 5 garrafas de gás anuais.

Isso é muito... Troque mas é esse esquentador e verá o que ganha...
    Concordam com este comentário: bcool
  6.  # 67

Colocado por: nandogoncaTroque mas é esse esquentador

É bem provável! Alguma recomendação em particular de um modelo com essas funções?
    Bc
  7.  # 68

Colocado por: bcoolÉ bem provável! Alguma recomendação em particular de um modelo com essas funções?

O que tenho. É ventilado (tem um ventilador a empurrar os gases da queima para a exaustão), comprei para prevenção, mas se tiver bem dimensionado (a tubagem de exautão), não será necessário ser ventilado. Já lhe digo que modelo tenho... e o preço que paguei.
  8.  # 69

9.  # 70

453€ foi quanto dei pelo meu à mais de um ano. Agora estive a ver e está a 408€.
    Pode colocar um com menor débito de 14L, ou de 11L que fica mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
  10.  # 71

Colocado por: bcoolOs painéis são da Vulcano e têm tido a manutenção periódica

estão bem orientados e com boa exposição solar?
    •  
      bcool
    • 7 abril 2014 editado

# 72

Colocado por: jorgealvesestão bem orientados e com boa exposição solar?

Sim, levaram uma estrutura para ficar com a inclinação correcta e estão a sul. Mas agora lembrei-me que na última manutenção teve de ser substituída a válvula termostática (acho que é assim que se chama) no módulo solar que não estava a deixar passar convenientemente a água quente para o esquentador... Também devo ter sido penalizado por isso!

Colocado por: nandogoncavulcano sensor ventilado

Este modelo aquece só o diferencial entre a temperatura de entrada e a desejada, é isso?
    Obrigado pela informação.
    Bc
  11.  # 73

Sim, levaram uma estrutura para ficar com a inclinação correcta e estão a sul. Mas agora lembrei-me que na última manutenção teve de ser substituída a válvula termostática (acho que é assim que se chama) no módulo solar que não estava a deixar passar convenientemente a água quente para o esquentador... Também devo ter sido penalizado por isso!
    Sim! Ele detecta a que temperatura está a água e só gasta o GAZ para obter a temperatura

Este modelo aquece só o diferencial entre a temperatura de entrada e a desejada, é isso?
    Obrigado pela informação.
    Bc
  12.  # 74

Citar é complicado no telemóvel.
    Você escolhe a temperatura que quer a água e o esquentador detecta a que temperatura está a água e ele só gasta o gás restante para obter a temperatura desejada. Se a água estiver a temperatura igual à desejada ou superior, a água vai direto para os banhos sem gastar gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool, VMV
  13.  # 75

Colocado por: nandogoncaSe a água estiver a temperatura igual à desejada ou superior, a água vai direto para os banhos sem gastar gás.

Se percebi bem, isso quer dizer que deixava de precisar do módulo solar que tenho agora... Obrigado.
    Bc
  14.  # 76

Se percebi bem, isso quer dizer que deixava de precisar do módulo solar que tenho agora... Obrigado.
    Bc

Eu no meu caso tenho assim.

Se a temp passar dos 48º, tenho uma válvula desviadora que desvia a água quente directamente para a rede de água quente. Se tiver abaixo disso vai por outro lado que irá ter ao esquentador que ele mediante a temp que você escolheu e a temp de entrada, vinda do acumulador, ele liga só se for necessário, porque senão ele nem liga. Mas eu antes do esquentador, fiz um bypass para a água nem passar no esquentador. Serve para os casos em que a água está menos de 48º,para ser desviada e a mais de 43º (temp que tenho selecionada para banhos no esquentador). O esquentador ainda permite atrasar o arranque, para dar tempo à água quente de chegar ao esquentador, para evitar ele arrancar por 3 a 4 segundos e só depois de detetar que a água está a mais de 43º (por exemplo quando o acumulador está longe do esquentador e a água que está na tabagem ainda seja alguma...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool, VMV
  15.  # 77

Colocado por: nandogoncairá ter ao esquentador que ele mediante a temp que você escolheu

Esse esquentador tem que ser termostático!

Colocado por: nandogoncaesquentador. Serve para os casos em que a água está menos de 48º,para ser desviada e a mais de 43º (temp que tenho selecionada para banhos no esquentador).

Esse by pass foi feito com válvulas termostáricas no fundo o modulo solar são duas válvulas termostaticas invertidas mais nada, tão simples quanto isto!
  16.  # 78

Colocado por: Costa53Esse esquentador tem que ser termostático!

Não sei se é ou não. é o Vulcano sensor ventilado de 17L.

Colocado por: Costa53Esse by pass foi feito com válvulas termostáricas

Nada disso são dois passadores normalissimos. Requer a minha intervenção. Claro que no verão desligo o esquentador e coloco esse bypass a seguir directamente para a rede sem passar pelo esquentador.
  17.  # 79

mete uma termostatica e ja n tens k andar a abrir e fechar passadores!
    Concordam com este comentário: Costa53, VMV
  18.  # 80

Colocado por: Sergio Rodriguesmete uma termostatica e ja n tens k andar a abrir e fechar passadores!
    Concordam com este comentário:Costa53
    atenção isto apenas e so se o seu esquentador for modelante, ou seja consoante a temperatura selecionada no esquentador ele repõe automaticamente o resto, não tenho a certeza que o seu seja assim!!!

0.0297 seg. NEW