Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estão lançados os dados. Discuta-se.
  2.  # 2

    agora não se chama RCCTE. Chama-se REH (D.L. 118/2013)
    é verdade, a contribuição de um sistema solar Térmico pode ser substituída por outra equivalente, que use igualmente energia Renovável. (e pode ser para aquecimento; arrefecimento; ou AQS)
  3.  # 3

    qual é outra equivalente aos paineis? Eólicos? Alguém põe isso?
  4.  # 4

    RCCTE - Paineis solares deixaram de ser obrigatórios.

    Boa noite!
    Caro danobrega, que dados? Pode dizer-nos onde leu essa informação? Por mim fico aliviada: antipatizo com os painéis solares, nos telhados das habitações, especialmente nas moradias com arquitectura tradicional! Também não sou fã da sua instalação em terrenos de boa exposição solar! Até se recuperar o investimento, calculo que, até prova em contrário, tenhamos de esperar »sentados«. Apreciaria ver discutidas alternativas menos dispendiosas e mais eficientes. Fica o desafio!
  5.  # 5

    pode ser eolico, pode ser uma caldeira a lenha ou ate uma bomba de calor geotermica,

    Pela Europa fora até as bombas de calor aerotermicas são consideradas como energia renovavel.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, maria rodrigues
  6.  # 6

    pode ser um simples recuperador de calor de Lareira.
  7.  # 7

    Colocado por: fernandoFerreirapode ser um simples recuperador de calor de Lareira.


    e é prático ter que ligar a lareira sempre que precisamos de agua quente para tomar banho?
  8.  # 8

    a lareira seria a contribuição Renovável (para aquecimento) equivalente ao Solar Térmico (para AQS).
  9.  # 9

    independentemente da anterior obrigação legal, acho que é um dos mais rentaveis investimentos que se podem fazer numa habitação.
    Concordam com este comentário: sassa, 21papaleguas, valtores, VMV
    • eu
    • 23 março 2014

     # 10

    Colocado por: valtorese é prático ter que ligar a lareira sempre que precisamos de agua quente para tomar banho?

    A ideia é usar a lareira à noite para aquecer a casa e simultaneamente aquecer um depósito de água que dê para os banhos do dia seguinte (ou dias, dependendo do tamanho do depósito).
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • eu
    • 23 março 2014

     # 11

    Colocado por: jorgealvesindependentemente da anterior obrigação legal, acho que é um dos mais rentaveis investimentos que se podem fazer numa habitação.

    Depende da quantidade de água quente que é gasta. Numa família de duas pessoas, que gastem pouca água, duvido que um painel solar seja amortizável...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, mm85
  10.  # 12

    Colocado por: eu
    Depende da quantidade de água quente que é gasta. Numa família de duas pessoas, que gastem pouca água, duvido que um painel solar seja amortizável...

    Amortizavel talvez não o seja nunca, mas é uma solução limpa e sem qualquer impacto ambiental negativo, isto se não considerar o impacto ambiental da produção do equipamento.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, VMV
    •  
      bcool
    • 23 março 2014

     # 13

    Colocado por: jorgealvesaté as bombas de calor aerotermicas

    Mas não faltava um despacho da DGE para isto se tornar efectivo?
    Bc
  11.  # 14

    Colocado por: bcool
    Mas não faltava um despacho da DGE para isto se tornar efectivo?
    Bc
    falta um despacho a definir a formula e os coeficientes de calculo da produção energetica,

    No resto da Europa já é aceite como renovavel e objecto de incenivos fiscais,

    Por exemplo em França o IVA aplicado é de 7%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
  12.  # 15

    Colocado por: eu
    A ideia é usar a lareira à noite para aquecer a casa e simultaneamente aquecer um depósito de água que dê para os banhos do dia seguinte (ou dias, dependendo do tamanho do depósito).


    Excelente ideia... Para o inverno. Ainda bem que vem aí o verão e tomamos banho de água fria ou de lareira acesa!!!

    Ironia pura...
    Concordam com este comentário: eu, valtores
  13.  # 16

    Colocado por: maria rodriguesAté se recuperar o investimento, calculo que, até prova em contrário, tenhamos de esperar »sentados«.


    Bom, pelo menos um sistema termossifão deve ser rápido a amortizar... Eu gasto imenso dinheiro a aquecer água todos os meses. :|
  14.  # 17

    Colocado por: danobregaBom, pelo menos um sistema termossifão deve ser rápido a amortizar... Eu gasto imenso dinheiro a aquecer água todos os meses. :|
    o jorge tem um rafeiro e aquilo da-lhe agua quente com fartura!!
  15.  # 18

    É, OS ARQUITETOS NÃO GOSTAM DOS PAINEIS, MAS É criminoso, com o clima que temos não sermos obrigados a ter uns!!

    Independentemente de outros sistemas de energias renováveis, e salvo algumas raras excepções ( como muito pequenas necessidades de AQS) os painéis são de longe a melhor forma de aquecer agua. Sim não se pagam em dois anos, mas um sistema solar é para a vida ( claro com manutenções e trocas de componentes periódicas)!

    Falam em Geotermia, vão lá ver os preços que se praticam por cá e depois vejam a diferença de rendimento para os BC a ar! Em climas muito frios , vale a pena o investimento, mas na esmagadora maioria do território nacional NÃO!!
    Recuperadores de calor?? Só mesmo no campo, com lenha propria!!




    Colocado por: maria rodrigues
    Boa noite!
    Caro danobrega, que dados? Pode dizer-nos onde leu essa informação? Por mim fico aliviada: antipatizo com os painéis solares, nos telhados das habitações, especialmente nas moradias com arquitectura tradicional! Também não sou fã da sua instalação em terrenos de boa exposição solar! Até se recuperar o investimento, calculo que, até prova em contrário, tenhamos de esperar »sentados«. Apreciaria ver discutidas alternativas menos dispendiosas e mais eficientes. Fica o desafio!
    Concordam com este comentário: VMV
    •  
      bcool
    • 24 março 2014

     # 19

    Colocado por: system32com lenha propria!!

    Creio que quem está nesta situação agradece esta legislação. Qualquer sistema que consiga o mesmo ou melhor que o solar deve poder ser utilizado, do meu ponto de vista. Por "melhor" entendo o custo do investimento inicial necessário e o custo de manutenção do sistema.
    Bc
    Concordam com este comentário: eu, mm85
  16.  # 20

    Colocado por: bcoolCreio que quem está nesta situação agradece esta legislação. Qualquer sistema que consiga o mesmo ou melhor que o solar deve poder ser utilizado, do meu ponto de vista. Por "melhor" entendo o custo do investimento inicial necessário e o custo de manutenção do sistema.
    Bc


    Não podia estar mais de acordo. Com esta lei, significa que posso substituir os painéis solares por um sistema de aquecimento de águas sanitárias, a lenha?
    Quem é que atesta que a moradia está de acordo com o que exige a lei? São as empresas de certificação energética?
 
0.0204 seg. NEW