Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Sergio Rodriguessó se o seu esquentador for modelante, ou seja consoante a temperatura selecionada no esquentador ele repõe automaticamente o resto, não tenho a certeza que o seu seja assim!

Colocado por: nandogoncaVocê escolhe a temperatura que quer a água e o esquentador detecta a que temperatura está a água e ele só gasta o gás restante para obter a temperatura desejada.

Não estão a dizer a mesma coisa?
    bc
    Concordam com este comentário: nandogonca
  2.  # 2

Colocado por: Sergio Rodriguesmete uma termostatica

já lá tenho.
  3.  # 3

Colocado por: nandogoncajá lá tenho.

Aonde há saida do acumulador!
  4.  # 4

qual é o modelo de esquentador em casa nandogonca?
  5.  # 5

Colocado por: nandogoncajá lá tenho.
    então se o esquentador é modelante e tem termostactica basta ir directo ao esquentador, e como disse e bem ai á uns post atras pode atrasar o arranque do esquentador, acho escusado ter passador e ir la á mao fechar um abrir outro!!!
  6.  # 6

Colocado por: Sergio Rodriguesqual é o modelo de esquentador em casa nandogonca?

Colocado por: nandogoncavulcano sensor ventilado 17litros
    453€
    http://vulcano-pt.resource.bosch.com/media/vulcano/documenta__o/cat_logo_de_produtos/esquentadores/25_cat_sensor_ventilado.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca, Sergio Rodrigues, santosvieira
  7.  # 7

Colocado por: Costa53Aonde há saida do acumulador!

A ligação está assim.

Uma derivação à saída do acumulador, onde uma vai para as MLL e MLR, tendo antes de chegar às máquinas uma termostática, regulada nos 45º.
    A outra derivação vai direito à termostática que vai abastecer a rede de água quente.
    depois desta termostática tem uma valvula desviadora, em que desvia a água quando esta está a mais de 48º, encaminhando-a directamente para abastecer o circuito de AQ. Se a água tiver a menos de 48º vai em direção ao esquentador.
    Antes de chegar ao esquentador é onde coloquei dois passadores, para evitar a água circular no esquentador, quando a água está a mais de 43 (temp escolhida no esquentador) e a menos de 48.Assim evito a água passar no esquentador desnecessáriamente.
  8.  # 8

Colocado por: bcool
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sergio Rodrigues
    siga então directo ao esquentador com a termostactica ele sozinho faz o resto!!!
  9.  # 9

Colocado por: nandogoncatem uma valvula desviadora, em que desvia a água quando esta está a mais de 48º, encaminhando-a directamente para abastecer o circuito de AQ. Se a água tiver a menos de 48º vai em direção ao esquentador.
    Antes de chegar ao esquentador é onde coloquei dois passadores, para evitar a água circular no esquentador, quando a água está a mais de 43 (temp escolhida no esquentador) e a menos de 48.Assim evito a água passar no esquentador desnecessáriamente.
    então para isso não punha a valvula desviadora!!! esta a ter trabalho desnecessariamente!! a valvula fazia isso sozinha!!!
    •  
      bcool
    • 24 dezembro 2015

# 10

Após quase 2 anos saiu o despacho que torna o tema deste tópico uma realidade.

Uma boa notícia sem dúvida: https://dre.pt/application/file/72911850
  10.  # 11

Mas agora não é obrigatorio? Independentemente da data de aprovaçao do projecto?
    Concordam com este comentário: tiago_cbr
    •  
      bcool
    • 31 dezembro 2015

# 12

Colocado por: mike22Mas agora não é obrigatorio? Independentemente da data de aprovaçao do projecto?
    Concordam com este comentário:tiago_cbr

Diria que sim. Quem lhe fizer a certificação energética é que terá de ter isso em consideração.
    Bcool
  11.  # 13

Boa tarde,

Estamos para começar a remodelar uma moradia, em Lisboa (fase de elaboração da especialidades) e até agora tem-nos dito que é obrigatória a instalação de paineis solares.

Até agora decidimos: capoto; instalar um recuperador de calor para aquecer a sala e os quartos no piso superior, painel solar e uma bomba de calor.
    Pelas pesquisas na net e numa discussão aqui no forum, parece que uma bomba de calor (acho que a NUOS EVO 110) pode consumir, para 4 pessoas, +/- 10€/mês.

A minha pergunta é: como vamos instalar o recuperador de calor e a bomba de calor, e parece que se enquadram na novo despacho, será que podemos não instalar o painel solar? É que com um consumo destes o retorno do investimento no painel é mesmo a longo prazo.

Obrigado e bom ano.
  12.  # 14

Colocado por: RibeiroSantosBoa tarde,

Estamos para começar a remodelar uma moradia, em Lisboa (fase de elaboração da especialidades) e até agora tem-nos dito que é obrigatória a instalação de paineis solares.

Até agora decidimos: capoto; instalar um recuperador de calor para aquecer a sala e os quartos no piso superior, painel solar e uma bomba de calor.
    Pelas pesquisas na net e numa discussão aqui no forum, parece que uma bomba de calor (acho que a NUOS EVO 110) pode consumir, para 4 pessoas, +/- 10€/mês.

A minha pergunta é: como vamos instalar o recuperador de calor e a bomba de calor, e parece que se enquadram na novo despacho, será que podemos não instalar o painel solar? É que com um consumo destes o retorno do investimento no painel é mesmo a longo prazo.

Obrigado e bom ano.
    sinceramente não compreendo não optar por uma solução solar e optar por uma bomba de calor mediocre e deixar de fora o arrefecimento,

Mas respondendo a sua questão, legalmente já não é obrigado a instalar paineis solares desde que produza o equivalente com outra fonte renovavél.
  13.  # 15

Quais são os problemas dessa Bomba de calor para AQS? Pergunto pois tenho uma e gostava de estar informado dos possíveis problemas da bomba, sabe algo sobre isso user Jorgealves?

Relativamente ao tópico, o que o o user Jorgealves informa é corretíssimo.
  14.  # 16

e uma solucao que consome energia mesmo sem uso e tem os problemas comuns a todos os depositos de acumulacao.
  15.  # 17

Mas depósitos de acumulação a maior parte dos sistemas tem (solar, termocumulador, Aq. por recuperador de calor etc) e pelo que vejo como não possui bomba de circulação de fluido para onde vai esse consumo de energia que indica?

Pensei que se referia a baixa durabilidade do equipamento pela utilização de materiais piores... já teve alguma má experiencia com este tipo de equipamento em algum cliente?

Relativamente a consumo, estou a consumir 10€ com Iva para AQS de uma familia com 4+1bébé o que comparando com as outras hipoteses de mercado não me parece mau.
    • EOF
    • 1 janeiro 2016 editado

# 18

Creio que o consumo referido é para compensar as perdas térmicas do depósito, que ocorrem mesmo que não se gaste a água. Agora uma coisa é verdade, o custo de um sistema solar paga essas perdas (e o consumo) da bomba por décadas...
    Eof
  16.  # 19

Um sistema solar dos mais baratos custa 1500€ (termosifão) e obriga durante os meses mais frios que sejam 4 meses a utilizar resistência elétrica como apoio...ou então apoio com esquentador (o que aumenta ainda mais o investimento inicial). O custo desses 4 meses equivalem a 4*3=12 meses com BC com COP 3.

Vantagens da BC
    Facilidade e menor custo de instalação e local de instalação sem influencia direta da degradação exterior (sujidades, corrosão, manutenções)
    Menor custo do equipamento, retorno do investimento mais rápido. (no meu caso terei o retorno estimado em 2.8 a 3.2 anos)
    Como o retorno de investimeno é mais rapido, se daqui a 5 anos sair uma inovação técnologica no setor ou melhorarem a oferta comercial posso mudar de sistema sem perda, tendo ainda um equipamento que pode ser vendido com algum valor comercial pois é de fácil comercialização (monobloco).

Tenho alguns amigos com soluções solares, sim, são muito boas, mais a maior parte deles tem historias para contar..bombas que avariam (sistema forçados), fugas, preços de instalação...equipas de instalação sem formação e um mercado onde se vê muitos chicos espertos a dizer que sabe fazer e depois os problemas aparecem...

Eu sou um dos que ainda não aceito que o Solar é que é bom e barato...sim a energia solar é de borla, mas o custo dos equipamento, manutenções e complexidade do sistema podem fazer com que o sistema fique mais caro e obsoleto em alguns anos.
    Concordam com este comentário: EOF
    • argo
    • 3 janeiro 2016 editado

# 20

E um termosifão pequeno sem resistência em série com essa bomba nuos evo? Acaba por ser um sistema barato e de baixo consumo.

Já agora, há algum user com termosifão de tubos de vácuo que possa relatar a sua experiência?

0.0290 seg. NEW