Colocado por: Sergio Rodriguessó se o seu esquentador for modelante, ou seja consoante a temperatura selecionada no esquentador ele repõe automaticamente o resto, não tenho a certeza que o seu seja assim!
Colocado por: nandogoncaVocê escolhe a temperatura que quer a água e o esquentador detecta a que temperatura está a água e ele só gasta o gás restante para obter a temperatura desejada.
Colocado por: Sergio Rodriguesmete uma termostatica
Colocado por: nandogoncajá lá tenho.
Colocado por: nandogoncajá lá tenho.então se o esquentador é modelante e tem termostactica basta ir directo ao esquentador, e como disse e bem ai á uns post atras pode atrasar o arranque do esquentador, acho escusado ter passador e ir la á mao fechar um abrir outro!!!
Colocado por: Sergio Rodriguesqual é o modelo de esquentador em casa nandogonca?
Colocado por: nandogoncavulcano sensor ventilado 17litros
453€
http://vulcano-pt.resource.bosch.com/media/vulcano/documenta__o/cat_logo_de_produtos/esquentadores/25_cat_sensor_ventilado.pdf
Colocado por: Costa53Aonde há saida do acumulador!
Colocado por: bcoolsiga então directo ao esquentador com a termostactica ele sozinho faz o resto!!!Estas pessoas agradeceram este comentário:Sergio Rodrigues
Colocado por: nandogoncatem uma valvula desviadora, em que desvia a água quando esta está a mais de 48º, encaminhando-a directamente para abastecer o circuito de AQ. Se a água tiver a menos de 48º vai em direção ao esquentador.então para isso não punha a valvula desviadora!!! esta a ter trabalho desnecessariamente!! a valvula fazia isso sozinha!!!
Antes de chegar ao esquentador é onde coloquei dois passadores, para evitar a água circular no esquentador, quando a água está a mais de 43 (temp escolhida no esquentador) e a menos de 48.Assim evito a água passar no esquentador desnecessáriamente.
Colocado por: mike22Mas agora não é obrigatorio? Independentemente da data de aprovaçao do projecto?Concordam com este comentário:tiago_cbr
Colocado por: RibeiroSantosBoa tarde,sinceramente não compreendo não optar por uma solução solar e optar por uma bomba de calor mediocre e deixar de fora o arrefecimento,
Estamos para começar a remodelar uma moradia, em Lisboa (fase de elaboração da especialidades) e até agora tem-nos dito que é obrigatória a instalação de paineis solares.
Até agora decidimos: capoto; instalar um recuperador de calor para aquecer a sala e os quartos no piso superior, painel solar e uma bomba de calor.
Pelas pesquisas na net e numa discussão aqui no forum, parece que uma bomba de calor (acho que a NUOS EVO 110) pode consumir, para 4 pessoas, +/- 10€/mês.
A minha pergunta é: como vamos instalar o recuperador de calor e a bomba de calor, e parece que se enquadram na novo despacho, será que podemos não instalar o painel solar? É que com um consumo destes o retorno do investimento no painel é mesmo a longo prazo.
Obrigado e bom ano.