Colocado por: maria rodriguesSofiamatos
Quase concordo consigo! Mesmo 200€ já é uma exorbitância, embora sejam seis pessoas em casa do membro tiago! Agora o que eu não esperaria era receber uma factura daedpcobrando-me €37,82, sem qualquer explicação acessória; trata-se de um débito,só de acertos, entre Novembro de 2013 e 17 de Março de 2014!! Quem faz a leitura somos nós, a qual não é considerada, porque aedp comercial, depois de a receber, tem de a comunicar ao fornecedor de energia,EDP universal, para que este »processe a factura«(???); como há um intervalo entre a recepção da leitura e a facturação, nunca consideram a leitura em tempo real,dizem-nos eles, quando levantamos a questão! E quem não souber »ler« a factura, fica em palpos-de-aranha para a conseguir descodificar. E tem mais: ainda facturam a contribuição audiovisual sem percebermos porquê! Na minha terra diz-se:Muda-se de moleiro, mas não se muda de ladrão...!E a prova está à vista: depois da privatização, com ERSE ou sem ERSE, os consumidores ainda ficaram a perder mais! Deram-lhes a »carne«, nós ficámos com os ossos. E ninguém espere por melhor! Acho uma prepotência, em tudo o que nos tem acontecido, desde que fomos entregues a estagente imberbe e incompetente, que mais cedo ou mais tarde hão de acabar com a nossa independência!
Colocado por: maria rodriguesE a prova está à vista: depois da privatização, com ERSE ou sem ERSE, os consumidores ainda ficaram a perder mais! Deram-lhes a »carne«, nós ficámos com os ossos. E ninguém espere por melhor! Acho uma prepotência, em tudo o que nos tem acontecido, desde que fomos entregues a estagente imberbe e incompetente, que mais cedo ou mais tarde hão de acabar com a nossa independência!
Colocado por: maria rodrigues...ainda facturam a contribuição audiovisual sem percebermos porquê!...
Colocado por: treladocao
Apesar de concordar consigo, aqui tenho de dizer que a EDP nada tem a ver com esta medida, sendo a mesma por culpa do Estado...
No fundo, as taxas CAV são um imposto encapotado cobrado pelo Estado, e apenas se servem da EDP para efectuarem a cobrança do mesmo.
Claro está que a EDP cobra-se, e bem, ao Estado pela execução desse "serviço", que é a de receber os montantes CAV e depois entregá-los ao Estado.
Portanto, o Estado paga á EDP a prestação desse "serviço" de cobrança, quando podia tão simplesmente fazer-se cobrar das taxas CAV aquando o pagamento dos IMI's ou outro imposto qualquer, que é cobrado pelos seus proprios meios (Estado) sem necessidade de recorrer a terceiros (EDP) e ter de pagar esse "serviço".
Sempre poupava uns milhões por ano.
.certamente já ouviu falar em Defice Tarifario, que desde 2009 já estava previsto vir a ser cobrado a todos os consumidores de electricidade...ora no ano em que a EDP (conforme previsto contractualmente e aprovado pelo estado) começa a incluir os custos do Defice tarifario nas facturas dos clientes, aumentando desta forma e inexplicavelmente, o valor final da factura, é quando o estado fecha o negocio a privatiza a EDP..
Portanto, o Estado paga á EDP a prestação desse "serviço" de cobrança, quando podia tão simplesmente fazer-se cobrar das taxas CAV aquando o pagamento dos IMI's ou outro imposto qualquer, que é cobrado pelos seus proprios meios (Estado) sem necessidade de recorrer a terceiros (EDP) e ter de pagar esse "serviço".
Sempre poupava uns milhões por ano.
(...) as taxas CAV são um imposto encapotado cobrado pelo Estado, e apenas se servem da EDP para efectuarem a cobrança do mesmo
Colocado por: maria rodrigues.... E, absurdo dos absurdos (sem muitas certezas), o consumo de energia agrícola, que ultrapasse o valor mínimo da isenção, também é taxado com a contribuição audiovisual!!
Não me fiz entender: o que pretendi explicar é que fomos taxados(?!) em duplicado, porque pagámos a contribuição audiovisual em todas as facturas, independentemente do consumo ser estimado (que foi o caso), ou real!
Eu fiz talvez umas 10 reclamações devido a essa situação, não adianta! Não conheço empresa mais incompetente que a EDP COMERCIAL...
Por este facto fomos facturados em €37,82 (valores de correcção) abrangendo ainda a contribuição audiovisual. Entendemos que esta última, está em cobrança duplicada porque, entre Novembro de 2013 e Março de 2014, em todas as facturas (de valor estimado) foi debitada a contribuição audiovisual; no seu cálculo entra um valor fixo (pré-determinado, penso eu...). Logo, o seu cálculo, não é baseado em percentagem, sobre os consumos, o que quer dizer que se a facturação sobre a energia estivesse correcta, não haveria lugar a uma factura rectificativa e, por conseguinte, não se facturaria a contribuição audiovisual!
Colocado por: luisvv
Pode fornecer mais detalhes sobre isto?
Colocado por: loverscoutO défice tarifário actual é de 3,2 mil milhões de euros, revelou hoje o Governo ao justificar o adiamento de mil milhões de euros que deveriam ter sido reflectidos na factura da electricidade em 2012.
O ministro da Economia, acompanhado pelo secretário de Estado da Energia, disse que esta é a face da moeda para que o aumento da electricidade fosse de 4 por cento para o próximo ano e não de 30 por cento "se nada fosse feito".
Que necessita mesmo? da informação que a EDP começou a cobrar o defice tarifario??
Colocado por: luisvvDisto:
Porque da última vez que me recordo, nada indicava que a EDP estivesse a cobrar:
https://www.publico.pt/economia/noticia/defice-tarifario-na-electricidade-acima-dos-800-milhoes-de-euros-em-2013-1567639
O défice tarifário no sistema eléctrico nacional, que se irá reflectir no aumento da dívida do sector a pagar por todos os consumidores nas facturas de energia, irá atingir “800 milhões de euros” só em 2013, avisou hoje o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.
Num encontro com empresários em Leiria, Artur Trindade sublinhou, citado pela Lusa, que “o problema é tão grave que ainda nem começámos [consumidores] a pagar” a dívida tarifária, que no próximo ano deverá chegar ao total de 3,7 mil milhões de euros.
O défice tarifário no sistema eléctrico nacional, que se irá reflectir no aumento da dívida do sector a pagar por todos os consumidores nas facturas de energia, irá atingir “800 milhões de euros” só em 2013, avisou hoje o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/defice_tarifario_do_sector_electrico_derrapa_200_milhoes.html
29 Julho 2013
Num encontro com empresários em Leiria, Artur Trindade sublinhou, citado pela Lusa, que “o problema é tão grave que ainda nem começámos [consumidores] a pagar” a dívida tarifária, que no próximo ano deverá chegar ao total de 3,7 mil milhões de euros.
Colocado por: eu
E continuamos a empurrar as dívidas para o futuro... com juros.
Raios partam estes políticos.