Iniciar sessão ou registar-se
    • 1255
    • 10 abril 2014

     # 21

    •  
      jccp
    • 10 abril 2014

     # 22

    Colocado por: 1255Afinal não é assim tão difícil analizar uma caderneta.


    mas por vezes também não é fácil.
    é preciso saber o coeficiente de vetustez que por vezes não é a idade do prédio mas sim quando houve transmissão,é preciso saber a área correta do imóvel,o coeficiente de localização atribuido pela autarquia à zona do imóvel,o coeficiente de qualidade etc...mas o mais difícil (pelo menos para mim) é fazer as contas para achar o vp.Tudo isto senão tiver ou não encontrar os documentos do imóvel ainda se torna mais dificil com idas à conservatória pedir 2ºvias etc,ou pedi-las online se souber como e se tiver o cartão unico (há muita gente que não tem)

    Colocado por: 1255Mesmo no interior e os residentes mais idosos e solitários têm um sobrinho, neto, afilhado, genro, amigo, conhecido, etc... que é capaz de dar uma olhadela à caderneta e ver se está mais ou menos bem.



    o que não faltam por aí são curiosos que têm a mania que sabem tudo e induzem as pessoas em erro,amigos,amigos de amigos ,curiosos,"entendidos" etc e para verem "se está mais ou menos bem"mais vale não verem nada.
    Pra quem tem acesso à internet é relativamente fácil ter uma ideia se caderneta está correta ou não,mas há muita gente que nunca mexeu num computador


    declaração de interesse ,não trabalho para a deco não sou sócio da deco nem nunca me dirigi à deco para o que quer que fosse excepto desta vez.Mesmo quando me mandaram um email a oferecer uma camara de video e umas revistas me fiz sócio
    Só tenho a dizer que a funcionária que me ligou foi extremamente prestável e simpática mesmo quando me tentou vender a "banha da cobra" da deco.
  1.  # 23

    Obrigado a todos pelos comentários.

    Continuando o meu hercúleo exercício de tentar destrinçar a lei do IMI e ver as minhas notas de cobrança, noutro apartamento que tenho constatei uma situação muito curiosa:

    O valor patrimonial constante na caderneta predial que imprimi do portal das finanças é de 47,130.00Euros.
    No entanto, desde 2010 até 2012 que me é cobrado um IMI com uma base de 47,836.95Euros e para 2013 o valor patrimonial subiu para 50,348.39.

    Isto é normal?
    Algum dos foristas também já teve uma situação destas?

    Anexo parte da caderneta predial em que é claramente indicado o calor patrimonial de 47,130.00...

    Obrigado pela ajuda
  2.  # 24

    Bem, só para fazer um follow up. Mandei um email para o DSIMI a relatar estes dois casos, o qual foi respondido no mesmo dia. Muito profissional e bem escrito. Fiquei com muito boa impressão.

    No entanto, reencaminharam o processo para a repartição de finanças da área das propriedades, pelo que vou continuar à espera para saber qual a resolução destes casos.

    Se forem tão céleres como o DSIMI (o que duvido), lá para o final da semana devo ter novidades...
    •  
      FD
    • 15 abril 2014

     # 25

    Colocado por: medicineengOutra coisa que me saltou à vista foi o coeficiente de qualidade e conforto, o qual foi atribuido um valor de 1.030. Não encontrei nada na lei que indicasse como calcular este coeficiente no caso de um terreno

    Vista?

    i) Considera-se haver localização excepcional quando o prédio ou parte do prédio possua vistas panorâmicas sobre o mar, rios, montanhas ou outros elementos visuais que influenciem o respectivo valor de mercado;

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/cimi43.htm

    E o facto de lá poder construir uma moradia unifamiliar... não sei se estou totalmente correcto mas, já por aqui li que a mera afectação já dá para cobrar.
    Ou seja, se lá pode construir uma moradia unifamiliar, paga por esse mesmo facto.
    •  
      FD
    • 15 abril 2014

     # 26

    Colocado por: medicineengNo entanto, desde 2010 até 2012 que me é cobrado um IMI com uma base de 47,836.95Euros e para 2013 o valor patrimonial subiu para 50,348.39.

    Estes são os valores que estão nas notas de liquidação?

    E quais foram as taxas nesses anos?
  3.  # 27

    FD:
    Obrigado pelo feedback.
    Em relação às suas dúvidas:

    a) A menos que nas últimas chuvas de Inverno o Tejo tenha galgado as margens e subido por aí acima, a única vista que o terreno tem é para a vivenda do lado e a da frente e nenhuma delas é propriamente panorâmica...

    b) Sim, esses são os valores que estão nas notas de liquidação ( a casa foi avaliada em 2008) . A taxa de IMI foi de 0.4% até 2011 e a partir daí de 0.5%...
  4.  # 28

    Só para fazer um follow up da situação:

    Hoje recebi um email resposta do DSIMI. Demorou menos de um mês, o que até me surpreendeu.
    As respostas:

    Para o terreno-dizem que fui notificado da reavaliação do terreno em Janeiro de 2013 (Ainda tenho que confirmar esta informação com o meu representante fiscal). De qualquer maneira acho estranho que supostamente uma reavaliação que foi feita em Dezembro de 2012 tenha sido levada em conta numa nota de cobrança que me foi enviada em Outubro de 2012. A essa pergunta os serviços do IMI não me responderam.

    Em relação ao andar- Apesar do valor patrimonial ainda ser o original de 2007, de 3 em 3 anos o valor tem sido actualizado de acordo com o o artigo 138 do CIMI (75% do coeficiente do valor da moeda aprovado em DR).

    Assim sendo, do andar acho que estão a calcular bem o IMI (a única dúvida será porque é que este novo valor patrimonial não está a ser reflectido na caderneta o que acho que claramente me prejudica em caso de venda do imóvel e para o cálculo de mais/menores valias).

    Do terreno, ainda tenho as minhas dúvidas acerca do processo todo e de notas de cobrança Outubro que reflectem valores que oficialmente só foram avaliados em Dezembro e a questão da " notificação"...
 
0.0160 seg. NEW