Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho estado a pesquisar neste fórum por tintas a fim de me elucidar das várias características ou tipos diferentes que existem, disponíveis para associar a um determinado trabalho a fazer, com sucesso.
    Já li muitas dúvidas de comparação de marcas e até quem puxe bastante a brasa a sua sardinha o que é de lamentar, pois acho que acima de tudo os participantes querem aconselhamentos isentos e claros e não saber se o amigo X ou Y trabalha ou vende com esta ou aquela marca e por isso recomenda-a mais que as outras.
    No entanto classifico este fórum como muito proveitoso e com membros muito experientes em tudo o que tenha ver com casas e reparações ou obras nas mesmas, basta ter algum trabalho a pesquisar e alguma sorte a ler os comentários certos.
    Sei que já muito de falou aqui sobre tintas, mas venho pedir ajuda no que respeita aos "nomes" que chamam às tintas pelas próprias marcas, coisa que ainda não consegui entender muito bem.
    Há empresas que chamam às suas tintas aquosas (quase todas), acrílicas ou 100% acrílicas, plásticas ou esmaltes. Estes últimos só os conhecia para madeira e metal, mas já estou a par.
    Gostaria que alguém entendido me explicasse a diferença entre elas e se são mesmo diferentes ou podem ser em simultâneo uma coisa e outra!
    Isto do marketing é tudo muito bonito mas em todos os ramos há maneiras de "enganar" ou dar a volta ao cliente de forma legal mas pouco ortodoxa, e pelo facto de saber isso noutros ramos, suponho que nas tintas não seja muito diferente!
    O meu objectivo é repintar os interiores da minha moradia.
    Porquê?
    Porque embora só tenha 6 anos de existência, tenho que lavar as paredes com lixívia 2x por ano e mesmo assim aguentam pouco tempo depois de lavadas sem aparecer os terríveis fungos, no meu caso não são manchas pretas, são centenas de bolinhas ou pontos de cor amarelada esverdeada, que aparecem sempre aos cantos e nos tectos quase todos.
    Desde já agradeço a quem responder...
    Concordam com este comentário: Ge@
    • Ge@
    • 27 março 2014

     # 2

    Boa tarde

    Efectivamente por vezes encontramos aqui no fórum opiniões acerca de tintas, principalmente marcas, que não correspondem totalmente a verdade.

    Recentemente vi uma opinião de um participante que referia que tintas têm que ser da marca CIN, pois as restantes só borram paredes. É totalmente errado. Todas as marcas têm vários patamares de qualidade de tinta, incluindo linhas de baixo poder de cobertura.

    Espero poder elucida-lo quanto as qualidades das tintas.

    Apesar de ainda existirem tintas a solvente (diluição/limpeza com diluente), elas têm vindo progressivamente a desaparecer sendo substuidas pelas tintas plásticas (aquosas).

    A nível de qualidade de tintas plásticas, as acrílicas são as de melhor qualidade (também mais caras) sendo por isso as mais recomendadas para uso no exterior principalmente para afinação de cores fortes que com o tempo tendem a "desbotar".

    A nível de interiores não é necessário tintas de tão boa qualidade, pois as paredes não estão sujeitas as condições climatéricas. Existem linhas económicas

    Para zonas que carecem de limpeza constante como as casas de banho ou cozinhas recomenda-se esmaltes aquosos, mais laváveis e mais resistentes.

    Para paredes com problemas aconselha-se o uso de um bom primário antes da tinta. Existem primários anti-manchas, anti-fungos, anti-salitre.

    Se precisar de recomendação de tintas, aconselhamento técnico, orçamento de tintas ou pinturas terei todo o gosto em ajudar.

    Continuação de um bom dia!
  2.  # 3

    Muito obrigado pelo seu esclarecimento, Ge@.

    Aproveitando a sua acessibilidade, vou expor mais 2 dúvidas ou problemas que tenho relacionadas/os com o que disse:

    Sei que todos os comentários que leio sobre tintas indicam sempre que cozinhas e wc's são mais susceptíveis a humidades, condensação, bolores e consequentes lavagens e por isso aconselham o esmalte... mas o que é facto é que na minha casa posso dizer que as únicas divisões onde não tenho nem 1 pingo de manchas nem bolores são precisamente nas wc's e na cozinha! Todas as outras divisões têm o problema das manchas nas paredes e tectos menos essas. São usadas diariamente para banhos e cozinhar, portanto sujeitas a vapores que os quartos e salas não têm, e estão impecáveis ao contrário das outras, cheias de bolores.
    Não sei se contrario a técnica, mas é a minha realidade, pelos vistos diferente das outras que tenho lido.

    Outra dúvida ou problema é: será mesmo necessário utilizar primário por cima de tinta que já foi lavada inúmeras vezes e mesmo assim tem resistido muito bem às lavagens sem se apresentar gasta?
    Só os tectos são excepção onde a tinta é branca e está já gasta de tanto esfregar para remover as manchas ou bolores.
    Esqueci-me de mencionar que a minha moradia foi comprada em acabamentos ainda e eu escolhi as cores, tendo optado por beje (ou creme) em todas as paredes, excepto uma em cada divisão que estão pintadas de cores diferentes (vermelho, laranja, castanho, verde e azul - sala, hall e quartos) e os tectos são todos brancos.

    Não sei a que se deve essas manchas mas creio que a humidades. A casa é geminada só pela garagem e está num sítio algo ventoso que apanha os ventos de norte em primeira linha e tem portas e janelas de PVC, que são muito boas em termos de isolamento mas penso que seja também por isso que crie mais bolores nas paredes, pois respira pouco por causa dessas janelas, só permitem ficar abertas com um trinco em que apenas abrem 1 cm +/-. De verão e com bom tempo deixo sempre abertas nesse trinco, de inverno e com mau tempo ficam fechadas (que remédio) e uso desumidificador. As paredes são duplas com caixa de ar e grelhas exteriores de respiração e isoladas com aquelas placas azuis no meio.

    O que quero é acertar nas tintas sem me arrepender... mas visto que tenho 1 parede interior de cada divisão de uma uma cores diferentes, será mesmo necessário dar primário?

    Obrigado
  3.  # 4

    Acrescento que a moradia está situada a 3 kms do mar e as tintas que o construtor usou foram da marca Sollac. No interior é estuque liso e no exterior é tinta enrugada, presumo que tinta de areia ou texturada.
    • Ge@
    • 27 março 2014

     # 5

    Boa tarde

    Honestamente não conheço a marca Sollac.

    Se as casas de banhos e a cozinha não têm fungos, provavelmente o produto aplicado foi o adequado.

    Por aquilo que descreveu, o senhor tem problemas de fungos na sua parede. O que obviamente sai com a lavagem, mas como se trata de um microorganismo, além de se estender pelas paredes, ele volta a aparecer.

    O primário não lhe resolve problemas de fungos, resolve manchas principalmente de fumos.

    O processo de tratamento de paredes com fungos, passa por lavagem mistura agua+lixívia. Passa-se um pano humedecido com água, e aplica-se um tinta anti-fungos lavável mate. É importante que seja mate.

    Por exemplo, a Barbot tem a tinta anti-condensação, e na ficha técnica do produto pode ler-se a descrição "tinta aquosa, cozinhas e casas de banho, 100% acrilica. Pelicula protegida contra fungos, bom poder de cobertura, excelente lavalidade".


    Nós estamos localizados em Vila Nova de Gaia. O sr. é de que zona? Caso seja da nossa zona, nós poderemos agendar visita dos nossos comerciais a sua casa, verificar o problema, e aconselha-lo mais eficazmente.

    Estamos ao seu dispor.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  4.  # 6

    Muito obrigado uma vez mais senhor Ge@, está a dar-me uma grande ajuda em matérias que desconhecia...

    Vou ter em conta as suas recomendações e essa tinta que refere da barbot que também desconhecia e me parece adequada ao que realmente preciso.
    Tenho andado a pesquisar fichas técnicas e opiniões de tintas boas nomeadamente destas marcas: CIN, Robbialac, Barbot, Dyrup e Sotinco.

    Se fosse do Norte ia solicitar o seu serviço mas estou longe, litoral entre os distritos de Lisboa e Leiria.

    Esta sua explicação: "O primário não lhe resolve problemas de fungos" e "aplica-se um tinta anti-fungos lavável mate. É importante que seja mate" já me ajudou muito. Obrigado!

    Cumprimentos,

    C.Ferreira
    • Ge@
    • 28 março 2014

     # 7

    Já agora, aproveito para referir que neste nível de produtos apesar de todos os grandes fabricantes terem bons produtos, o melhor mesmo é o robbiotel da robbialac. É caro, mas de longe o melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  5.  # 8

    Nao sera Isolaca a marca?
  6.  # 9

    Colocado por: Ge@Já agora, aproveito para referir que neste nível de produtos apesar de todos os grandes fabricantes terem bons produtos, o melhor mesmo é o robbiotel da robbialac. É caro, mas de longe o melhor.


    Ok, Obrigado!
  7.  # 10

    Colocado por: DIYouselfNao sera Isolaca a marca?


    Não conheço essa marca...

    As tintas originais que tenho nas paredes são Sollac.
  8.  # 11

    Colocado por: Ge@Já agora, aproveito para referir que neste nível de produtos apesar de todos os grandes fabricantes terem bons produtos, o melhor mesmo é o robbiotel da robbialac. É caro, mas de longe o melhor.

    com que base afirma isso ?
  9.  # 12

    O processo de tratamento de paredes com fungos, passa por lavagem mistura agua+lixívia. Passa-se um pano humedecido com água, e aplica-se um tinta anti-fungos lavável mate. É importante que seja mate.
    pode-me explicar o porquê do mate ?
  10.  # 13

    O primário não lhe resolve problemas de fungos, resolve manchas principalmente de fumos.
    será que todos os primarios são assim ou existe primarios que dado á sua composição não sobrealimentam os ditos microorganismos ?
  11.  # 14

    Por exemplo, a Barbot tem a tinta anti-condensação, e na ficha técnica do produto pode ler-se a descrição "tinta aquosa, cozinhas e casas de banho, 100% acrilica. Pelicula protegida contra fungos, bom poder de cobertura, excelente lavalidade".
    tinta anti -condensação ????? tem a certeza ?
  12.  # 15

    Ge@
    Gostava de saber o que faz , não me interprete mal com as minhas perguntas mas eu penso e acredito que nem tudo se resume a faz-se assim ou aplica-se que é melhor ... e é bom sempre que aparece ideias e conceitos novos para que possamos informar da melhor maneira possivel quem precisa de ajuda ...
  13.  # 16

    Senhor rafaelisidoro,

    Gostava que fundamentasse as suas dúvidas em relação às observações do senhor Ge@, com essas suposições está a baralhar-me.
    Obrigado.
    • Ge@
    • 28 março 2014

     # 17

    Boa tarde Sr. Rafael Isidoro

    A minha descrição do procedimento a adoptar para resolução de problemas de fungos baseia-se em mais de 25 anos de experiência na comercialização de produtos das diferentes marcas, e de aplicação dos mesmos. Nós somos profissionais de pintura, prezámo-nos pela qualidade que praticamos, e damos garantia do nosso trabalho perante os nossos clientes.
  14.  # 18

    Colocado por: Ge@Boa tarde Sr. Rafael Isidoro

    A minha descrição do procedimento a adoptar para resolução de problemas de fungos baseia-se em mais de 25 anos de experiência na comercialização de produtos das diferentes marcas, e de aplicação dos mesmos. Nós somos profissionais de pintura, prezámo-nos pela qualidade que praticamos, e damos garantia do nosso trabalho perante os nossos clientes.
    não leve para este lado eu perguntei-lhe o que fazia não me queira malhar já ... se quiser discutir pacificamente e com fundamentos validos continuamos se é para ficar com má impressão minha paramos já aqui !!!!
  15.  # 19

    Colocado por: BricoleiroSenhor rafaelisidoro,

    Gostava que fundamentasse as suas dúvidas em relação às observações do senhor Ge@, com essas suposições está a baralhar-me.
    Obrigado.
    eu não supôs nada , apenas fiquei curioso e como tenho duvidas como as suas queria esclarecer mas pelos vistos fui mal interpretado creio eu ...
    • Ge@
    • 28 março 2014

     # 20

    Sr. Rafael Isidoro

    Estes fóruns existem exactamente para tirar duvidas, pedir esclarecimentos, conselhos técnicos e orçamentos que os dou com todo o gosto nos tópicos que me proponho responder.

    Não me vê claramente a opinar em áreas que não possuo conhecimentos, nem me vê a duvidar de opiniões dos utilizadores em áreas que desconheço.
 
0.0193 seg. NEW