Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Considerando por exemplo uma moradia térrea de cobertura plana, tipologia t3 de aproximadamente 170/180m2 utilizando bloco termico e Etics e gesso projectado o interior ate que ponto será o custo da estrutura significativo?
    Ultrapassadas as questoes da legalidade (isto é só um exemplo) com alvaras e tudo mais imaginemos um DO de obra capaz de fazer desde fundaçoes , e todas a estrutura de pilares, vigas, placa , todo o ferro que isso implica, acentamento de todo o bloco em paredes exteriores e bloco ou tijolo em paredes interiores, abertura de roços para canalizaçoes e electrecista , deixando assim apenas a passagem de tubos e colocaçao de loiças de wc e afins a carga de um canalizador profissional, do mesmo modo para a parte da electricidade, serralharia , carpintaria, colocaçao de etics, revestimento interior por gesso projectados tudo isso sendo realizado por empresas/profissionais competentes!
    seria significativa a poupança que este DO teria?
    estariamos a falar em que ordens de valores poupados face a entrega de obra em conceito de chave na mao?
  2.  # 2

    Colocado por: DR1982estariamos a falar em que ordens de valores poupados face a entrega de obra em conceito de chave na mao?

    Poupa algum, mas está a comparar uma situação legal com uma ilegalidade.
  3.  # 3

    Colocado por: PicaretaPoupa algum

    se souber gerir e se tiver tempo e conhecimentos para isso,

    senão até pode pagar muito mais por um trabalho de muito má qualidade que pode nunca ser concluido,
  4.  # 4

    sim tenho consciencia que constitui uma ilegalidade tal como referi, embora exista quem assim faça, utilizando artimanhas que "penso" que toda a gente conhece!
    A grande questao é mesmo por aí, até que ponto essa poupança conseguinda justificaria o risco dessa "ilegalidade" e a perca dos 5 anos de garantia dados pelo empreiteiro geral aquando da opçao pelo conceito chave na mao!
    Estamos a falar em que ordens de valores aproximadamente claro? 5/10.000€?
    Uma vantagem esta ilegalidade teria que era que a construçao respeitaria todas as indicaçoes projectadas e nao havia aqueles truques da poupança em ferro nas armmaçoes, mistura de pedra com betao nas fundaçoes, entre outros...
  5.  # 5

    Colocado por: DR1982nao havia aqueles truques da poupança em ferro nas armmaçoes, mistura de pedra com betao nas fundaçoes, entre outros...

    Então está a partir do principio que só os trolhas é que sabem fazer truques....

    Colocado por: DR1982um canalizador profissional, do mesmo modo para a parte da electricidade, serralharia , carpintaria, colocaçao de etics, revestimento interior por gesso projectados tudo isso sendo realizado por empresas/profissionais competentes!


    E estes não fazem truques?
    Concordam com este comentário: DR1982
  6.  # 6

    Nao foi de todo minha intençao querer dizer isso, alias na maior parte das vezes esses mesmos truques que referi embora sejam feitos pelos trolhas como referiu a ordem vem de cima!
    Claro que nesses trabalhos os profissionais dessas areas tambem fazem truques mas por essa ordem de ideias penso que seja preferivel ter uma construçao com "truques" nessas especialidades sem os ditos na parte da estrutura do que uma construçao com truques em estrutura + especialidades!
    Quanto a esses mesmos truques penso que seria muito pretensioso de alguem dizer que nao os queria ter ou que nao os iria ter, infelizmente ha sempre forma de os fazer a menos que seja na construçao de alguem que percebe de todas as etapas da construçao e mesmo assim... o que nao quer dizer que um DO nao possa por exemplo informar se de um modo geral no que a essas especialidades diz respeito por forma a reduzir as hipotses de pagar gato por lebre ou pelo menos dificultar a tarefa de quem queira fazer essas espertezas...
  7.  # 7

    o que nao quer dizer que um DO nao possa por exemplo informar se de um modo geral no que a essas especialidades diz respeito por forma a reduzir as hipotses de pagar gato por lebre ou pelo menos dificultar a tarefa de quem queira fazer essas espertezas...

    Uma vez que tem de apresentar um director de fiscalização da obra, porque não pô-lo a trabalhar?
    Concordam com este comentário: zedasilva, DR1982
  8.  # 8

    Tem razao, mas a ideia que tenho é que por vezes é dificil arranjar alguem competente para esse efeito, nao quero ofender de modo algum os profissionais dessa area ate porque em todo o lado ha bons e maus profissionais mas os que se compram por uma imperial e uns tremoços sao mais do que deveriam ser!
    E mesmo com um bom fiscal esse nao esta permanentemente em obra logo que os truques sao feitos quendo ele vira costas, posso estar errado e gostaria mesmo de estar mas pelos exemplos que vejo é a ideia que tenho!
  9.  # 9

    acrescento ainda o facto de nao pensar em optar por essa "forma" de construçao pelo facto de nao possuir materiais nem disponibilidade para tal! mas por vezes oiço comentarios de poupanças na ordem de 20/25/30.000 e por ai fora, por parte de quem optou por construir dessa forma de construçao de estrutura e contrataçao direta de empresas para essas mesmas especialidades sem a "mao" de empreiteiro geral! do genero de contratar carpinteiro serralheiro etc diretamente com a comparaçao de orçamentos assim como compra de todos os materiais diretamente recorrendo da mesma forma a comparaçao de varios preços...
    A minha duvida é se é realmente possivel tal poupança usando este "método " que enuncio?
  10.  # 10

    Tem um bom tópico de um utilizador que quase fez isso e acabou-se por dar mal...

    Procure sobre o utilizador Layman, e veja os tópicos dele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  11.  # 11

    Sem me querer alongar muito sobre esse caso em especial, apenas tenho a dizer que ha casos e casos, situaçoes e situaçoes, mas penso que neste caso em particular embora possa ter havido algum azar em parte esse "azar" foi "procurado" por assim dizer!
    Nao quero comentar muito acerca disso até porque quem tem telhados de vidro nao atira pedras, logo nao estou livre de me acontecer algo semelhante!
    Realmente tenho pesquisado alguma coisa acerca de como poupar em construçao é algo que me interessa, e este forum em muito me tem ajudado para tirar algumas conclusoes e dissipar algumas duvidas, tenho permanecido como espectador até porque infelizmente penso nao ser de grande utilidade nas minhas intervençoes tendo em conta os meus limitados conhecimentos!

    Bom quanto a questao de poupar em construçao tenho a dizer o seguinte, refiro que é a minha opiniao como tal vale o que vale...
    Penso que a poupança deve começar logo aquando da escolha da equipa projectista, uma equipa competente podera fazer com que se reduza significativamente os custos no decorrer da construçao, uma equipe que seja capaz de tornar a construçao simples evitando estruturas muito complicadas como grandes vaos suspensos, tentar aproveitar o cumprimento maximo das vigotas 6m fazendo com que estas apoiem em paredes por exemplo, caso seja esse tipo de laje a escolhida, no fundo evitar tudo o que possa encarecer o custo de construçao isso quando pensado da forma certa pode dar muitos frutos na minha opiniao, depois solicitar da equipa projectista um bom projecto de execuçao escolhendo logo ai se possivel a totalidade dos materiais descriminando religiosamente todos os detalhes como marca x do tipo y com as propriedades tal tal tal modo de aplicaçao de alguns materiais etc etc nessa fase recolher o maximo de orçamentos possiveis por empreiteiros minimamente crediveis e escolher fiscalizaçao alheia ao construtor da nossa confiança ou recomendado por alguem em que se possa crer. Com projecto de execuçao em maos recolher orçamentos de todas as especialidades em separado mas por exemplo pedir tudo o que é inerente a serralharia a mesma pessoa e nao comprar vidros no quim e aluminio no ze para o manel fazer por exemplo depois la surge o "jogo da empurra" fazer o mesmo em serviços de carpinteiro, electricidade etc etc etc com todos esses orçamentos em maos fazer uma comparaçao de valores, por pouca diferença talvez seja melhor entregar chave na mao mesmo por garantias e ate para evitar derrapagens orçamentais sera melhor desde que seja um contrato com maximo rigor e clausulas possiveis especificando tudo, associado a um bom fiscal e o maximo de presença do DO em obra confirmando o maximo possivel, modo de execuçao marcas dos materias etc etc...
    Caso a diferença seja consideravel isso ai ja depende da carteira de cada um penso que havendo possibilidade e conhecimentos para tal construir por administraçao direta pode funcionar! nao quero dizer que com estes cuidados nao se seja enganado mas pelo menos é mais dificil!

    O que referi nao sei se errado se certo foi as conslusoes que tirei aqui pelo forum e penso por em pratica caso venha a construir (espero que sim) e por tal agradeço a ajuda que muitos membros por aqui dao ao partilhar experiencias e conhecimentos!

    Relativamente a questao que me levou a abrir esta discussao acham possivel segundo as condiçoes que enunciei haver poupanças de tamanhas quantidades de dinheiro como as que ouço falar?

    cumprimentos a todos!
  12.  # 12

    Se alguem me pudesse esclarecer acerca de se é possivel ou nao tal poupança, de tanto dinheiro agradecia pois é uma questao que a uns tempos me tem vindo a intrigar!
 
0.0155 seg. NEW