Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Basta abrir a caixa da unidade interior e verificar se tem tensão permanente entre o borne 3 e 4 sendo que o 5 é o comutador, posso não estar correcto nestes numeros porque depende das series de fabrico, mas é onde estam ligados os 3 fios da valvula,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
  2.  # 22

Colocado por: jorgealvesBasta abrir a caixa da unidade interior e verificar se tem tensão permanente entre o borne 3 e 4 sendo que o 5 é o comutador, posso não estar correcto nestes numeros porque depende das series de fabrico, mas é onde estam ligados os 3 fios da valvula,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Azevedo78
    Esta não deve ter bornes deve ser a pontas, por ter a marcação bu (Blue), bk (black) e br (brown) que são as cores dos fios, logo ela tem de de ter 230 VAC entre o azul e castanho e para a mandar actuar tem de colocar tensão também no preto, isto é a válvula só abre se tiver 230VAC no fio preto e castanho.
    Pelo menos pelo esquema deles é assim, e partindo do principio que as ligações estão feitas de acordo com o esquema...
    link do pdf da esbe Aqui página 8.
  3.  # 23

Ah e claro essa válvula dá para retirar bastando para isso puxar o manipulo redondo e desapertar o parafuso. Mas muito importante: é sempre necessário verificar qual a posição do actuador ao tirar e depois não mexer na válvula e no eixo de plástico para depois ao colocar o actuador novo estar tudo direitinho outra vez, senão vai dar m#$% ao colocar em funcionamento, pois essas válvulas desviadores têm MUITAS posições possiveis.
  4.  # 24

Eu estava a falar das llgacoes na bomba de calor,

Mas pode se fazerum teste rapido,

Sabe ler as temperaturas pelo comando da maquina?
  5.  # 25

Colocado por: jorgealvesEu estava a falar das llgacoes na bomba de calor,
    Ahh ok ... :) não tinha percebido isso.
  6.  # 26

Colocado por: jorgealvesMas pode se fazerum teste rapido,

Sabe ler as temperaturas pelo comando da maquina?

Acho que sim. Qd se consegue visualizar a temperatura a que está a produzir água, a temperatura do acumulador e a temperatura exterior?
    É isso?
  7.  # 27

Sim,
    Qual a temperatura do acumulador?
  8.  # 28

estas são as valvulas que normalmente uso, barulhentas mas fiaveis.
  9.  # 29

O importador da esbe é:

termotecnia lda
    zona industrial neiva lt 30
    pt-4935-250 viana do castelo
    tel. +351 258 825 206
    fax. +351258825192
    e-mail: [email protected]
    web: www.Termotecnia.Com
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  10.  # 30

as honeywell tambem sao boas!!!
  11.  # 31

Obrigado a todos pela ajuda.
    O assunto está resolvido (o problema identificado, numa sonda do acumulador), sendo que afinal a válvula não está nada avariada! Ou seja, nada de má publiciade para as valvulas ESBE! :)
    O meu agradecimento "público" ao jorgealves que por mensagens privadas conseguiu descobrir e resolver o que outros nem depois de horas a olhar e a tocar na máquina conseguiram. E mais uma vez quem se ia tramar era o "consumidor"/pagador.
    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, jorgealves
  12.  # 32

Colocado por: Pedro Azevedo78Obrigado a todos pela ajuda.
    O assunto está resolvido ( o problema identificado), sendo que afinal a válvula não está nada avariada! Ou seja, nada de má publiciadde para as valvulas ESBE! :)
    O meu agradecimento "público" aojorgealvesque por mensagens privadas conseguiu descobrir e resolver o que outros nem depois de horas a olhar e a tocar na máquina conseguiram. E mais uma vez quem se ia tramar era o "consumidor"/pagador.
    Obrigado.

Esse jorge não ajuda nada a economia...
    Concordam com este comentário: eu, Costa53
  13.  # 33

Colocado por: Pedro Azevedo78nada de má publiciade para as valvulas ESBE

nota: eu não disse que eram más,

afirmei que não gosto delas nesta aplicação (gosto pessoal) porque afinal é uma simples desviadora tudo ou nada.

0.0166 seg. NEW