Iniciar sessão ou registar-se
    • tnjp
    • 28 março 2014

     # 1

    Senhores,
    Aproveito a vossa experiência para deixar aqui uma dúvida em relação ao trabalho como agente imobiliário, mais propriamente no mercado de arrendamento.

    Eu sou cliente do mercado de arrendamento, em três anos já procurei por apartamento duas vezes, por isso já visitei algumas dúzias de imóveis. Na maioria das vezes a pessoa que colocava o anúncio e que me recebia no dia da visita não era o proprietário. Reparei que muitas vezes essa pessoa também não trabalhava para nenhuma agência e pelas conversas trocadas nas várias experiências, percebi que eram um tipo de "agente individual". Angariam os clientes com imóveis para arrendar, ficam responsáveis por toda a publicidade, tratavam das visitas com os possíveis inquilinos e agendam a assinatura do contrato entre as partes. No final até podem passar um recibo verde, cobrando o trabalho efectuado ao senhorio.

    Eu sei que todas as agências imobiliárias têm uma licença para trabalhar. Gostaria de saber se a actividade que descrevi é legal! Uma pessoa pode abrir actividade como trabalhador independente e sair procurando clientes com casas para arrendar?
  1.  # 2

    As imobiliárias têm uma licença tal como todas as empresas, registado o âmbito de negócio e afins nas finanças.
    A única diferença é ser um empresário em nome individual e não uma empresa, mas o mesmo também deve ter registado nas finanças a área em que trabalha.

    Pelo menos quando estive colectado como empresário em nome individual, estava registado como trabalhando em determinada área, para me ser permitido a venda do material, assim como a prestação de serviços relacionada com essa área.

    Penso que seja esse o caso e que não seja de todo fora do normal.

    Agora se existe alguma licença especifica para o funcionamento de uma agência imobiliária, desconheço...
  2.  # 3

    Colocado por: flipeyAgora se existe alguma licença especifica para o funcionamento de uma agência imobiliária, desconheço...

    Existe, tem que estar rgistada no INCI, mas se fizer apenas arrendamentos já não sei...

    http://www.inci.pt/Portugues/Mediacao/Paginas/Mediacao.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
  3.  # 4

    Eu recentemente tou a trabalhar numa agência imobiliária e eu tou a receber uma certa quantidade da segurança social por causa do meu filho de 3 meses como faço para não perder essa quantia?! Já que se trabalha com recibos verdes e disseram que poderia pedir a um colega de trabalho para assinar o recibo e que só tinha de pagar o iva
  4.  # 5

    Colocado por: Fabiana Moraissó tinha de pagar o iva

    Não sei se alguém vai nisso...
    E o IRS?
    Depois recai só sobre o indivíduo que emprestar o número.
    A não ser que uma pessoa muito próxima a ajude, nemhum colega irá fazer isso.

    Só há isenção de IVA até aos 10mil anuais.
    Ora com um negócio ou 2 atingirá logo esse patamar...

    Se trabalhar é natural que deixe de ter direito.
 
0.0105 seg. NEW