Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Venho pedir uma opinião aos entendidos :-)
    Estou a recuperar uma casa e no sotão (com "placa" em barrotes de madeira e soalho de 2cm) tenho um pé direito de 2 metros. Pretendo colocar paineis solares nesse mesmo telhado e uma caldeira a lenha por baixo. Foi-me aconcelhado 300L vertical mas dessa maneira não tenho altura suficiente para por os paineis a funcionar por termosifão se fosse horizontal já dava pois ficava com cerca de 1,3m de altura para os paineis. a duvida é se aquilo que vou gastar a mais (bomba, sistema de controlo e eletricidade no caso de optar pelo vertical) compensa...
    • MDA
    • 30 março 2014

     # 2

    Sim compensa!
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferra
  2.  # 3

    Obrigado pela opinião!
    Então o consumo da bomba não é por aí alem...
    Falaram-me num separador o que é e para que serve? Os paineis vão dar apoio ao piso radiante em metade da casa(56m2 +-). A outra será por radiadores e/ou ar quente.
    Como a ultima casa de banho está a 18m da caldeira será preciso recirculação? É que ter bomba para a caldeira, outra para os paineis, outra para a recirculação e se calhar outra para o piso radiante é muita bomba junta! Ou anda aqui muita confusão?
  3.  # 4

    O meu sistema de aqs de CF por painel solar por questão de espaço também ira ter ter acumulador horizontal.
  4.  # 5

    Pois aí é que está. Se fosse horizontal pode avançar 12m na casa e fica por cima de 2 casas de banho e a 6 da outra! O problema maior era fica em cima de um tecto de pladur isolado com lã de rocha! Fico com muito medo duma ruptura. Irra, isto tá dificil de decidir :-)
    • jpvng
    • 30 março 2014 editado

     # 6

    pelo que li e me têm dito aqui o horizontal terá menor eficácia de rendimento pois a agua fria mais depressa se mistura com a quente dado que o vertical permite uma melhor separação ou estratificação da agua fria com a quente no deposito..
    Contudo os termosifão são todos horizontais...Não sei se serão feitos para atenuar este problema ( a serpentina ou la o que é)..os horizontais para CF também são feitos de propósito para esse efeito ..claro que se tivesse espaço teria optado pelo vertical.
  5.  # 7

    Eu tenho espaço na vertical, na garagem mas fica a 18m e é preciso uma bomba para os paineis. Com o horizontal não preciso da bomba e fica perto das casas de banho, embora em cima de tectos em pladur e naõ sei se o risco compensa..
  6.  # 8

    Colocado por: ferraEu tenho espaço na vertical, na garagem mas fica a 18m e é preciso uma bomba para os paineis. Com o horizontal não preciso da bomba e fica perto das casas de banho, embora em cima de tectos em pladur e naõ sei se o risco compensa..


    eu optava pelo vertical no seu caso, não sei se existe algum limite regulamentado para a distancia do termo acumulador e se esta dentro desse limite...também não estou a ver um peso de 300L em cima de pladur..mas eu percebo pouco disto.
    Espere por conselhos de pessoal da área.
  7.  # 9

    Os 18m seria da casa de banho, dos paineis ficaria a 5m. Em cima do tecto não, por cima do tecto! Teria de ser fixado nas vigas principais do telhado!
  8.  # 10

    Colocado por: ferraObrigado pela opinião!
    Então o consumo da bomba não é por aí alem...
    Falaram-me num separador o que é e para que serve? Os paineis vão dar apoio ao piso radiante em metade da casa(56m2 +-). A outra será por radiadores e/ou ar quente.
    Como a ultima casa de banho está a 18m da caldeira será preciso recirculação? É que ter bomba para a caldeira, outra para os paineis, outra para a recirculação e se calhar outra para o piso radiante é muita bomba junta! Ou anda aqui muita confusão?
    mas que grande salganhada, um sistema termosifão a dar apoio a aquecimento!

    Para isso tem que usar obrigatoriamente sistemas forçados com muitos paneis e com depositos de grandes dimensões.
  9.  # 11

    Se esses grandes depositos estiverem acima dos paineis e a circulação da água se fizer apenas por diferenças de temperaturas a coisa deixa de funcionar? Claro que dos depositos para o piso terá de ser com bomba! Como a ideia é por logo a circular com sol para o piso e deixar de circular quando não há sol se calhar o deposito deixa de ser tão grande...
    Pelo que tenho pesquisado 6m2 de paineis chegam para os 56m2 de piso. Estou errado? Casa isolada com 3cm de roofmate por baixo das telhas, 6cm de lã de rocha por cima do tecto de pladur, capoto de 4cm (não pode ser mais) e aluminio de ruptura termica com vidro tratado termicamente...
  10.  # 12

    Colocado por: ferraSe esses grandes depositos estiverem acima dos paineis e a circulação da água se fizer apenas por diferenças de temperaturas a coisa deixa de funcionar?

    quer uma coisa certificada e garantida por algum fabricante ou organismo, ou quer inventar?
    resumindo quer experimentar por si, ou quer um sistema funcional?
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  11.  # 13

    quero um sistema funcional mas gosto de saber se tenho outras opções, como funciona, etc. sou muito curioso (no bom sentido da palavra)
  12.  # 14

    Pois há, encontrar a melhor é o que pretendo!
  13.  # 15

    Colocado por: DOGMA
    então vai ter de procurar muito,isso vai demorar!

    Até pode demorar mas alguém a vai dar e receber por isso!
 
0.0172 seg. NEW