Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 31 março 2014 editado

     # 1

    É possivel por exemplo fazer um projecto de uma moradia de 2 pisos em que por exemplo no piso inferior tenha um quarto, sala, cozinha, e no piso superior ter 2 quartos + escritorio(3 quartos)? terminar todo o primeiro piso e ir para la habitar e posteriormente com mais tempo € terminar o segundo piso?
    acham possivel esta hipotse do ponto de vista legal? era uma boa hipotse para nao pagar aluguer mensal e nao recorrer a credito em alguns casos!
    Quais os pros e contras desta hipotse?
  1.  # 2

    boas
    desde que acabe o exterior e o seu tecnico se atravesse pode.
    abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  2.  # 3

    possível é, agora legal é que já não,

    pois para ter licença de habitabilidade tem que ter todos os trabalhos concluídos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 4

  4.  # 5

    Colocado por: DR1982era uma boa hipotse para nao pagar aluguer mensal e nao recorrer a credito em alguns casos!


    Como ?
  5.  # 6

    È possivel e legal!
    Chama-se construção faseada.
    Concordam com este comentário: Picareta, Rafael Fortes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • Ge@
    • 31 março 2014

     # 7

    além de licença de habitabilidade que necessita dos requisitos tem que ter também atenção à licença de obras que pode caducar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  6.  # 8

    Faz um projecto para uma moradia de 1 piso ( pensado e preparado a nível estrutural e de compartimentação para construir mais tarde um segundo piso vendo onde depois vai colocar as escadas ), constroi a moradia, pede a licença de utilização, vai para lá habitar e quando tiver possibilidades submete um projecto de alterações para construir mais um piso, quer seja em betão ou estrutura metálica. Não é muito complicado. Isto assumindo que respeita todos os parâmetros urbanísticos é claro como alturas, áreas, afastamentos, etc.

    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  7.  # 9

    Colocado por: zedasilvaÈ possivel e legal!
    Chama-se construção faseada.

    okay, retiro o que disse anteriormente.
  8.  # 10

    Como alternativa a arrendamento e créditos é que não vejo como tal. Para não pagar "aluguer " mensal não estou a perceber o sentido. Pode explicar ? =)
  9.  # 11

    Colocado por: Gabinete OPFaz um projecto para uma moradia de 1 piso ( pensado e preparado a nível estrutural e de compartimentação para construir mais tarde um segundo piso vendo onde depois vai colocar as escadas ), constroi a moradia, pede a licença de utilização, vai para lá habitar e quando tiver possibilidades submete um projecto de alterações para construir mais um piso, quer seja em betão ou estrutura metálica. Não é muito complicado. Isto assumindo que respeita todos os parâmetros urbanísticos é claro como alturas, áreas, afastamentos, etc.

    www.gabineteop.com


    Eu também tinha essa ideia futuramente, construir sem recurso a crédito uma casa com espaço suficiente para um casal sem filhos , e num futuro e pensando em filhos, construir em um segundo piso em LSF. No entanto conseguimos de alguma forma garantir com a câmara o respeito a estes parâmetros que informou? Ou seja, hoje construo uma moradia r/c preparada para receber o segundo piso, mas já sabendo quais serão os condicionantes para o segundo piso (alturas,areas,etc)? Não se se me fiz perceber :/
    • envi89
    • 31 março 2014 editado

     # 12

    Colocado por: brunomrosaComo alternativa a arrendamento e créditos é que não vejo como tal. Para não pagar "aluguer " mensal não estou a perceber o sentido. Pode explicar ? =)


    No meu ponto de vista funciona da seguinte forma:

    -Possui um terreno, herdado ou comprado antecipadamente;
    -Possuí algum capital , mas não o suficiente para a construção de uma casa como deseja (sei la...disponibilidade de 60...70 mil euros);
    -Constrói-se com esse dinheiro;
    -Poupa-se mais alguns anos e constrói-se a segunda fase (mais 60 mil euros??)

    Claro que estamos a falar de casos onde existe capacidade e possibilidade de poupanças. Os valores que referi para construção são meros exemplos.
  10.  # 13

    @ envi89
    As condicionantes que hoje existem podem não ser as de amanhã.
    Nada lhe garante que daqui a um ano possa construir mais um andar.
  11.  # 14

    Um segundo piso não irá custar o dobro do primeiro só porque aparentemente parece ser uma soma de construção. Vai ser mais económico construir logo tudo. Mas ta claro que será sempre mais barato 1 piso que 2.
    Concordam com este comentário: DR1982
  12.  # 15

    Colocado por: zedasilva@ envi89
    As condicionantes que hoje existem podem não ser as de amanhã.
    Nada lhe garante que daqui a um ano possa construir mais um andar.


    Pois, esta passa por ser a minha maior preocupação neste tipo de processo.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  13.  # 16

    Queria naturalmente dizer " o mesmo " em vez de "o dobro "
  14.  # 17

    Colocado por: brunomrosaUm segundo piso não irá custar o dobro do primeiro só porque aparentemente parece ser uma soma de construção. Vai ser mais económico construir logo tudo. Mas ta claro que será sempre mais barato 1 piso que 2.


    Vou mandar mais uma posta de pescada sem refletir e sem analisar direito :

    Mas no final, pode sair mais barato se contabilizarmos os juros que seriam pagos num crédito a vários anos. Pois para mim este tipo de construção só faria sentido se o recurso a créditos fosse nulo ou muito pequeno.
  15.  # 18

    Os parâmetros são os que terá de cumprir em projecto caso fizesse já um projecto de 2 pisos. Esses estão no regulamento do PDM e planta síntese no caso de loteamentos.

    Simplificando: Imagine que o terreno lhe permite construir uma moradia com área bruta de construção máxima de 200 m2 em 2 pisos e com altura de 6,5 m entre outros parâmetros, no projecto da moradia de 1 piso terá de ter em conta que no futuro só poderá aumentar até ter no total do piso 1 e piso 2 uma área máxima de 200 m2 ( agora poderá ter 120 m2 no piso 0 e futuramente 80 m no piso 2 ) e que a altura que agora poderia ser de, imaginemos 3 m, no projecto de alterações poderia ir até aos 6,5 m.

    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  16.  # 19

    Colocado por: envi89

    Vou mandar mais uma posta de pescada sem refletir e sem analisar direito :

    Mas no final, pode sair mais barato se contabilizarmos os juros que seriam pagos num crédito a vários anos. Pois para mim este tipo de construção só faria sentido se o recurso a créditos fosse nulo ou muito pequeno.


    É encomendar uma avaliação do custo da obra nos dois cenários. Com financiamento e sem financiamento.
    Concordam com este comentário: DR1982, envi89
  17.  # 20

    Colocado por: brunomrosa

    Como ?



    Colocado por: envi89

    No meu ponto de vista funciona da seguinte forma:

    -Possui um terreno, herdado ou comprado antecipadamente;
    -Possuí algum capital , mas não o suficiente para a construção de uma casa como deseja (sei la...disponibilidade de 60...70 mil euros);
    -Constrói-se com esse dinheiro;
    -Poupa-se mais alguns anos e constrói-se a segunda fase (mais 60 mil euros??)

    Claro que estamos a falar de casos onde existe capacidade e possibilidade de poupanças. Os valores que referi para construção são meros exemplos.


    Colocado por: envi89

    No meu ponto de vista funciona da seguinte forma:

    -Possui um terreno, herdado ou comprado antecipadamente;
    -Possuí algum capital , mas não o suficiente para a construção de uma casa como deseja (sei la...disponibilidade de 60...70 mil euros);
    -Constrói-se com esse dinheiro;
    -Poupa-se mais alguns anos e constrói-se a segunda fase (mais 60 mil euros??)

    Claro que estamos a falar de casos onde existe capacidade e possibilidade de poupanças. Os valores que referi para construção são meros exemplos.


    Colocado por: envi89

    Vou mandar mais uma posta de pescada sem refletir e sem analisar direito :

    Mas no final, pode sair mais barato se contabilizarmos os juros que seriam pagos num crédito a vários anos. Pois para mim este tipo de construção só faria sentido se o recurso a créditos fosse nulo ou muito pequeno.
 
0.0247 seg. NEW