Iniciar sessão ou registar-se
    • ceac
    • 16 junho 2014

# 21

Qual o diferencial do seu amigo?

Onde comprou o aparelho?

Ha que ter um pouco de cuidado com o que se compra... por vezes algumas coisas escapam e se nao temos cuidado lixamo-nos.
    Este caso passou-se com os meus pais... para aquecer agua, da um certo jeito uma chaleira electrica... principalmente de comecarem a mostrarem os chefes da TV fazerem isso quando querem ferver agua.
    Vai dai, la vao eles a Media Markt e compram a mais "economica" (na realidade era a mais barata)...

Chegam a casa e vai de fazer um cha para experimentar a chaleira... metem agua, ligam e nao e que aquilo nao desligava???
    No dia seguinte vai de voltar a Media Markt. O monte de chaleiras aparentemente ja la nao estava para trocar a que eles tinham e ja nao me lembro se deram logo o dinheiro ou trocaram por uma chaleira melhor sem pagar mais...
    O meu pai la puxou um pouco mais para saber o que havia de mal com as chaleiras e como e que em poucas horas elas desapareceram da loja...
    Resposta do homem da loja: "Percebemos que elas vem sem termostato."

Nao estou de modo algum a dizer que e esse o seu caso, mas pode acontecer. Tente descobrir qual e o diferencial do seu vizinho. Eu nao estou por dentro das gamas de diferenciais... mas nao ia meter um de 300 a nao ser que pudesse regular muito para baixo.
  1.  # 22

Colocado por: MikeMelgaeu tenho um diferencial de 30ma na cozinha. Acho que é o mais sensível que há

existem outros ainda mais sensíveis com 10mA, mas não se usam em residencial,
    com diferenciais de 30mA é normal isso acontecer, as resistências não blindadas têm sempre uma ligeira passagem,
    • jd_
    • 16 junho 2014

# 23

Substituir o diferencial não é solução, só irá camuflar o defeito. Tem que ver o que provoca o defeito e corrigi-lo.
    Concordam com este comentário: leomarti
  2.  # 24

Tenho a casa toda protegida a 30mA, com maquinas e motores de estore com força e nunca disparou o diferencial, nem lá perto... se as coisas estiverem bem feitas não tem problema algum... as resistências têm por obrigação de nunca disparar um diferencial, agora os motores quando começam a estragar-se sim, mas isso ia notar sempre que tivesse esse equipamento ligado mais minuto menos minuto, ia disparar... possivelmente pode ser algum fio mal apertado, se houver um arco electrico algures pode fazer o diferencial arrear, não sei, é desligar circuitos e ir vendo se consegue detetar onde anda o problema...
  3.  # 25

Então, fazendo a pergunta ao contrário, qual é o inconveniente de baixar a protecção para 300ma?
    • ceac
    • 18 junho 2014

# 26

A resposta a essa pergunta pode ser dada na forma de outra pergunta...

Qual e o inconveniente para o seu corpo se 300mA passarem por ele em vez de 30?
  4.  # 27

Colocado por: ceacQual e o inconveniente para o seu corpo se 300mA passarem por ele em vez de 30?

Sim. Qual é?
    • ceac
    • 18 junho 2014

# 28

Tudo o que tenha a ver com corrente electrica pode causar morte no pior dos casos. Dependendo de por onde a fuga esta a ocorrer, pode tambem causar outros problemas como fogos, etc...

E claro que estamos a falar no pior e mais improvavel dos casos... mas tendo em conta que isso acontece por causa dum grelhador... ja pensou em arranjar outro talvez? Ou, porque nao testa-lo numa tomada noutro circuito (se a sua instalacao permitir)?
  5.  # 29

Colocado por: ceacE claro que estamos a falar no pior e mais improvavel dos casos... mas tendo em conta que isso acontece por causa dum grelhador... ja pensou em arranjar outro talvez? Ou, porque nao testa-lo numa tomada noutro circuito (se a sua instalacao permitir)?

Todos os meus circuitos estão protegidos a 30ma, o que é mais do que é obrigatório (tanto quanto sei).
    Julgo que se diminuir o circuito da cozinha para 300ma continuo dentro da legalidade.
  6.  # 30

Continua, as wcs (tomadas e iluminação) e algumas tomadas que possam ficar nas imediações de duches e banheiras mesmo que viradas para a outra divisão, é que têm de estar protegidas a 30mA... no resto da casa 300mA é legal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  7.  # 31

Ok. Vou diminuir o diferencial SÓ das tomadas da cozinha para 300ma.
  8.  # 32

Colocado por: jd_Substituir o diferencial não é solução, só irá camuflar o defeito. Tem que ver o que provoca o defeito e corrigi-lo.
    Completamente de acordo!
  9.  # 33

Quando não se fazem inspecções periódicas, para comprovar o valor da resistência de terra, como é o caso das instalações residenciais. O mais seguro é optar por diferenciais de alta sensibilidade. Deveremos evitar que a tensão de contacto não supere os 50V em ambientes secos e os 24V em ambientes húmidos.
    Concordam com este comentário: jd_

0.0198 seg. NEW