Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Terminei a construção da minha moradia em Agosto passado, onde estava incluída a instalação de um recuperador de calor. Durante a construção indicou-nos para escolhermos um modelo da marca Solzaima pois era a marca que instalavam. Escolhemos um Siena com ventilação no entanto durante este inverno detectei que já estava a ganhar ferrugem na parte superior onde a porta encosta, a ventilação era demasiado ruidosa e o maior problema é que gastou 1 tonelada de lenha em 3 meses. Claro que a quantidade é subjectiva, mas comparando com o que gastava na casa antiga achei demasiado. Foi aí que descobri que afinal o recuperador que me instalaram foi da Solrak - modelo Onix 600. Quando nos queixámos ao construtor o fornecedor do construtor ligou-me a referir que efectivamente a culpa tinha sido dele pois não tinham o modelo Siena em stock e tinham enviado aquele mas que até seria de qualidade superior.

Ontem foi então um comercial da própria Solrak lá a casa, muito prestável, para me mostrar as vantagens daquele recuperador, nomeadamente que tem uma "borboleta" que se pode fechar para aumentar o rendimento, coisa que o da Solzaima não tem. Quando ao ruído, referiu que ultimamente têm instalado uns motores de ventilação alemães que talvez tenham menos potência mas serão mais silenciosos e que se disponibilizava a substituir. Referi que mesmo com a entrada de ar e a "borboleta" fechadas o lume arde como se estivesse a passar sempre ar, ele justificou que aquele recuperador tem uma cortina de ar que corre ao longo do vidro para não se sujar e daí que consuma mais lenha. Disponibilizou-se para levar a porta e tentar fechar mais as entradas de ar que tem. Quanto à ferrugem referiu que perto do mar há sempre problemas de oxidação do material pois só se fosse aço refractário, material só de recuperadores de topo, é que não enferrujava e que aquela parte é a que aquece mais e fica mais sujeita. Disponibilizou-se também para rasparem e darem uma pintadela nessa zona.

A minha questão é, estes produtos são equiparáveis ou devo mesmo exigir que me substituam pelo modelo da Solzaima?
    Será que o Solzaima Siena em menos de 1 ano também ganharia ferrugem estando perto (1 Km) do mar? Será que o da Solzaima será mais silencioso e eficiente em termos de lenha gasta?
    E será que com estas alterações que eles se disponibilizaram a efectuar, o recuperador ficará efectivamente melhor?

Não queria andar com mais obras por isso estava receptivo às alterações que sugeriram para ver o resultado mas gostaria de obter uma opinião mais imparcial.

Obrigado.
    Nuno
  2.  # 2

Boas, por acaso andava a fazer uma pesquisa devido a uma situação parecida. Também vivo perto do mar mas nao tive problemas de ferrugem. Penso que agora eles têm um tratamento qq que protege disso.

Não sei em 2014 mas agora a Solrak é marca certificada tem inclusive as declaracoes no site deles.
    Eu comprei este (https://www.solrak.pt/pt/portfolio/items/jade-910-style-led-3/) e tanto o técnico como o comercial foram impecáveis.

Já foi instalado o ano passado.
    Gastam um pouco mais de lenha sim, mas gosto muito das caracteristicas..do visor da temperatura e do controlo que temos no consumo de lenha.
    O barulho..nao posso dizer nada. Penso que seja identico aos outors. Tanto que se for de noite em pleno silencio, claro nota-se sempre.
    • MRK
    • 14 fevereiro 2018

# 3

Colocado por: citricBoas, por acaso andava a fazer uma pesquisa devido a uma situação parecida. Também vivo perto do mar mas nao tive problemas de ferrugem. Penso que agora eles têm um tratamento qq que protege disso.

Não sei em 2014 mas agora a Solrak é marca certificada tem inclusive as declaracoes no site deles.
    Eu comprei este (https://www.solrak.pt/pt/portfolio/items/jade-910-style-led-3/) e tanto o técnico como o comercial foram impecáveis.

Já foi instalado o ano passado.
    Gastam um pouco mais de lenha sim, mas gosto muito das caracteristicas..do visor da temperatura e do controlo que temos no consumo de lenha.
    O barulho..nao posso dizer nada. Penso que seja identico aos outors. Tanto que se for de noite em pleno silencio, claro nota-se sempre.

Tem ideia o preço do recuperador sem considerar a instalação.

obrigado

0.0112 seg. NEW