Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    sabe zé eu fico nervoso porque este assunto a meu ver passa ao lado da verdadeira questão, a qual é que deveria estar a ser combatida por todos os profissionais e donos de obra.
    essa questão é a treta da máquina burocrática e o serviço publico prestado pelos organismos públicos de região para região de camara para camara que assume dimensões de prepotência e perpetuam certas práticas. ( felizmente deve haver muitas exceções, penso).
    a sensação que se tem por vezes é que os donos de obra e os profissionais são como que um tipo de gente que está prestes a cometer um crime e teem de ser bem taxados e pouco ajudados por parte das administrações locais e seus técnicos.
    chega a ser mais doloroso instruir um processo do que propriamente fazer o projeto e construi-lo.
  2.  # 142

    Colocado por: marco1chega a ser mais doloroso instruir um processo do que propriamente fazer o projeto e construi-lo.

    Aqui estamos em plena sintonia, porque é que acha que eu deixei os projetos? :)))
    Toda esta telenovela não deixa de ser uma bela palhaçada, há mercado para todos os profissionais , arq, eng, e atae`s
    Os organismo representativos de cada um, deveriam ter-se juntado todos à mesma mesa e perceberam onde efetivamente estavam os problemas.
    Como sabe não foi isso que aconteceu, cada um fechou-se no seu castelo e tentou aniquilar o vizinho.
    Erra mais que obvio que o mercado da reabilitação ia ser o futuro, era aqui que se deveria ter centrado esforços.
    Quem faz o quê? Como se licencia? Como se podem agilizar procedimentos?
    Havia espaço para todos e o DO sairia certamente muito mais bem servido, mas não, cada um procurou olhar apenas para o seu umbigo.
    Hoje o DO foge a sete pés de qualquer um deles e na maior partes das vezes cheio de razão
  3.  # 143

    não homem tiro ao lado, o que está mal repito é a máquina administrativa.
    o dono de obra deveria ter direito a chegar sozinho a uma camara e ter um serviço de consultadoria que quando saísse de lá saberia perfeitamente qual o tipo de técnico que deveria contatar e o que era preciso e o que de uma forma genérica poderia fazer no seu caso.. isto sim era trabalhar em prol de um bom ordenamento urbano.
  4.  # 144

    Colocado por: marco1essa questão é a treta da máquina burocrática e o serviço publico prestado pelos organismos públicos

    O último projeto que assinei (creio que em 1869) foi chumbado por um arquiteto de uma câmara com a seguinte justificação:
    Inadequada inserção urbanística.
    Pedi uma reunião com o dito senhor, no intuito de esclarecer quais as correções que pretendia que fossem feitas.
    Ainda não me tinha sentado e o senhor diz-me:
    Não sei o que é que veio cá fazer, o projeto é para chumbar, não lhe reconheço habilitação para fazer projetos, pode fazer as alterações que quiser que vou chumbar sempre. Eu não andei a estudar 5 anos para agora pessoas com o 9º ano fazerem projetos.
    Respondi-lhe:
    Sabe sr. arquiteto, o senhor até poderia ter andado a estudar 25 anos que continuaria a ser uma pessoa muito mal formada. Por acaso até conheço o seu percurso académico e se me permite, eu teria vergonha de ter um filho assim.
    Quanto ao 9º ano é verdade, orgulho-me muito do meu diploma, como me orgulho do diploma de licenciatura e as 3 prós graduações que tb tenho lá em casa.
    Quanto ao projeto, não lhe altero nem uma vírgula e acredite que o senhor o vai aprovar.
    Sai dali para uma reunião com o vereador das obras, ao fim do dia o projeto estava aprovado, só me chateou que não tivesse lá a assinatura dele para lha esfregar na fuça.
  5.  # 145

    Colocado por: marco1o dono de obra deveria ter direito a chegar sozinho a uma camara e ter um serviço de consultadoria que quando saísse de lá saberia perfeitamente qual o tipo de técnico que deveria contatar e o que era preciso e o que de uma forma genérica poderia fazer no seu caso..

    Não concordo, chama-se concorrência desleal, sabe perfeitamente que os técnicos das câmara recomendam o técnico x ou o técnico y de harmonia com o valor das comissões.
    Os regulamentos é que deveriam não ser ambíguos, ao ponto de para fazer um muro os procedimentos serem diferentes de camara para câmara e pior ainda dentro da mesma câmara de técnico para técnico
  6.  # 146

    zé leia bem, eu disse TIPO de técnico, não sugeri que fosse indicado o a ou b
  7.  # 147

    Colocado por: marco1zé leia bem, eu disse TIPO de técnico,

    Neste momento só há um tipo, arquitetos
    Atae`s foram aniquilados, engenheiros são técnicos secundários
  8.  # 148

    tipo de técnico que pode ajudar o dono de obra consoante o caso:

    topografo
    solicitador
    engenheiro para diagnosticar certos aspectos construtivos e intervir nessa área em equipa ou não com o arquiteto consoante as necessidades
    empreiteiro para simples reparação de elementos e construção de "coisas" não sujeitas a controle prévio
    arquitetos
    desenhadores ou tipo para levantamentos do existente

    e ZÉ obra nova não nasce sem o engenheiro, dai a chamar-lhe secundário é EXAGERAR
    ....
  9.  # 149

    Não concordo que sejam as câmaras e indicar o tipo de técnico a quem recorrer.
    Para isso existem no mercado profissionais que estudaram, que pagam impostos e que vivem desses serviços. as Câmaras e os seus técnicos são apenas organismos de fiscalização.
    Se bem se lembra ouve em tempos por ai uma ideia (não sei se disparatada ou não) de até criar gabinetes certificados, cujos os projetos não necessitavam de ser apreciados. Tinha aprovação direta.


    Colocado por: marco1ZÉ obra nova não nasce sem o engenheiro, dai a chamar-lhe secundário é EXAGERAR

    Marco, todos sabemos que em 80% dos projetos as artes de engenharia são tão secundárias ao ponto de nem serem compatibilizadas com a arquitetura
  10.  # 150



    quando falo em indicar digo em ajudar a definir e indicar consoante a intervenção qual o tipo de técnico que precisariam.
    e até falo mais no sentido de ajudarem mais o dono de obra em termos de abordagem ao terreno, não se limitarem a dizer para irem ter com um técnico e lerem os regulamentos., bolas trata-se de cuidar da paisagem urbana e ordenamento das regiões, devia haver mais empenho por parte das entidades.

    a engenharia não é secundária, sem eles não tem o projeto aprovado e não pode construir assim como vice versa com o arquiteto.
  11.  # 151

    Colocado por: marco1bolas trata-se de cuidar da paisagem urbana e ordenamento das regiões, devia haver mais empenho por parte das entidades.

    Concordo plenamente mas para isso existem os PDM o PU s PP era aqui que se deveriam concentrar e fazer coisas com pés e cabeça.
    Todos sabemos que estes plano são políticos e não técnicos, talvez seja este o mal.

    Colocado por: marco1e até falo mais no sentido de ajudarem mais o dono de obra em termos de abordagem ao terreno

    Não concordo, isso é continuar a passar atestados de ignorância a todos os técnicos que estão cá fora.

    Colocado por: marco1a engenharia não é secundária, sem eles não tem o projeto

    Não é verdade, o projeto que é aprovado é o projeto de arquitetura, todos os de engenharia são aceites desde que tenham lá o termo de responsabilidade
  12.  # 152

    zé você é teimoso:)

    consegue construir sem os projetos de engenharia???
  13.  # 153

    Colocado por: marco1zé você é teimoso:)

    Determinado! :)))

    Colocado por: marco1consegue construir sem os projetos de engenharia???

    Claro que sim, aliás a maioria das vezes nem servem para nada, já o de arquitetura, aquilo no fim tem que ficar mais ou menos parecido
    :)))
  14.  # 154

    teimoso:))

    sabe muito bem que só tem a licença de construção com a engenharia aprovada ( licenciada).
  15.  # 155

    Colocado por: marco1com a engenharia aprovada ( licenciada).

    Tá a ver porque é que eu digo que os arquitetos não percebem nada disto? :))))
    Os projetos de engenharia são apenas aceites, não são aprovados nem licenciados.
  16.  # 156

    bolas você é mesmo teimoso bolas

    arranje-me projetos então em que eu meto a arquitetura na camara e depois de aprovada posso requerer a licença de construção sem meter as engenharias.
    tá dificil
    Concordam com este comentário: Dos Santos
  17.  # 157

    Colocado por: marco1bolas você é mesmo teimoso bolas

    Determinado, faxavôr :)))


    Colocado por: marco1eu meto a arquitetura na camara e depois de aprovada posso requerer a licença de construção sem meter as engenharias

    Claro que não pode, tem que as meter, mas como eu disse atrás, não tem que ser aprovadas. Podem ser a maior bosta, podem até nem corresponder á casa (90% das vezes é isso que acontece) basta que sejam entregues e tem a licença na mão.
  18.  # 158

    mas o que é que o c tem a ver com as calças??

    ou precisa para ter a licença ou não precisa.
    portanto PRECISA necessariamente do engenheiro

    tudo o resto que fala acha que sou assim tão ignorante??
  19.  # 159

    Colocado por: marco1portanto PRECISA necessariamente do engenheiro

    Dois no mínimo.
    :)))
  20.  # 160

    Portugal já foi campeão da Europa pela mão dum engenheiro, mas nunca nenhum arquitecto conseguiu sequer apurar a equipa para a fase final da competição.

    Boa tarde e obrigado.
 
0.0371 seg. NEW