Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, vou colocar um recuperador ou uma salamandra em minha casa com o objetivo de aquecer a sala e os 2 quartos.

    O equipamento vai ser colocado na sala, na parede que a divide com um dos quartos, sendo que o outro quarto está imediatamente a seguir a este primeiro quarto.
    A sala tem 36m2 e cerca de 1/3 dela (junto à parede oposta à do recuperador/salamandra) estará aberta para o sotão (tipo mezzanine).
    Os quartos têm cerca de 13m2 cada, sendo a distãncia entre o recuperador e a porta do último quarto cerca de 4m.

    Tenho duas opções:
    1) recuperador a lenha com distribuição de calor através de condutas até aos 2 quartos, saindo nestes em grelhas junto ao chão;
    2) salamandra a pellets, programável, sem distribuição de calor para os quartos;

    Não sei qual a melhor solução! A 1ª parece-me que aquecerá melhor os quartos, mas tem a desvantagem de aquecer menos a sala e de ter de estar sempre a "recarregá-la" manualmente com lenha. A 2ª, apesar dar menos trabalho e de ser programável, levanta-me dúvidas sobre a capacidade de efetivamente aquecer os quartos, uma vez que o pé direito da sala é significativo (2,80m) e uma parte desta está aberta para o sotão. Ora atendendo a que o ar quente sobe, será que me vai aquecer mesmo os quartos? Ou preciso de umas 5 horas seguidas para que o calor chegue aos quartos?

    Alguém me consegue dar uma ajuda?
    Desde já agradeço!!
 
0.0072 seg. NEW