Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde Pessoal!

Não sei se alguem aqui terá conhecimento sobre o assunto, mas não custa tentar.

Estou a considerar importar uma certa quantidade de tinta (a base de solventes). Inicialmente será para um teste e futuramente não sei se irei comercializar ou não.

No entanto gosto de ser muito certos nas coisas, e pelo que vi devo efectuar um registo do produto , de acordo com o Regulamento Reach (http://www.reachhelpdesk.pt/). Obviamente já contactei as autoridades com o intuito de obter informações. No entanto como isso pode demorar, lembrei de fazer a questão aqui.

Alguém já lidou com essa questão? No regulamento, falam que o registo deve ser feito para quantidades superiores a 1 tonelada/ano. Será que inicialmente, caso não ultrapasse esta quantidade, terei que efetuar algum registo (este ou outro) ? Mais....como será feito o controlo da quantidade que entra deste mesmo produto?

Caso não seja obrigado a fazer registo antes de importar, será que na alfandega devo ter alguma outra exigência?

Obs: A importação seria direto do fabricante (América do Sul)

Sei que são questões muito específicas, mas por vezes o mundo é pequeno e alguém pode ajudar.

Obrigado
    •  
      FD
    • 2 abril 2014 editado

# 2

Colocado por: envi89será que na alfandega devo ter alguma outra exigência?

Já consultou o site da autoridade aduaneira? Já viu as restrições e taxas alfandegárias?

E o que é que essas tintas oferecem a mais que as nacionais? É um mercado difícil, competitivo e que, a julgar pela quantidade de promoções que por aí andam, está em baixa... não se vai meter num poço sem fundo?
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: envi89
  2.  # 3

Já mandei email para a autoridade aduaneira também. Assim que tiver tempo vou me deslocar a um despachante com o qual já trabalhei também.

Esta classificado como tinta, mas é um produto diferente. Depois de seco pode ser removido , e mantém a cor original antes da aplicação. Mas para isso pretendo antes testa-lo aqui.

Obrigado!
    •  
      FD
    • 2 abril 2014

# 4

Colocado por: envi89Depois de seco pode ser removido , e mantém a cor original antes da aplicação. Mas para isso pretendo antes testa-lo aqui.

Para construção? É uma espécie de "dip"?

Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 5

Sim , é o conceito.

O produto em causa não é para andar a pintar casas/edificios. Seria voltado para questões temporárias ou locais em que a remodelação interior é relativamente constante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  4.  # 6

poh ... isso deve ser latex puro lol não é sequer parecido com o Dip FD o Dip não sai , mas existe um produto gama industria da marca Sigma que embora transparente e menos elastico fazia tipo de uma forra plastica totalmente removivel , serve para proteger peças ou areas de todo o tipo .

mas esse produto é para que fim , Roubar carros ou fazer assaltos de rua lol mas tem a sua pinta , vai usar isto como ?
    •  
      FD
    • 2 abril 2014

# 7

Colocado por: rafaelisidoronão é sequer parecido com o Dip FD o Dip não sai

Eu não falei em DIP Dyrup, falei em "dip", que é o nome informal desse material que se vê no vídeo.
  5.  # 8

Não é para carros. Nesta fase gostaria de não falar tanto sobre o produto pois a internet é para todos :p . Se quiseres, daqui uns dias posso dar mais infos por PM!
  6.  # 9

Colocado por: FD
    Eu não falei em DIP Dyrup, falei em "dip", que é o nome informal desse material que se vê no vídeo.
    é o que faz eu ser muito conservador ahahahhah
    •  
      FD
    • 2 abril 2014 editado

# 10

Pesquise aqui por tintas e veja qual a descrição que melhor corresponde: http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/nomenclaturas/Importacao/
    Terá aí as taxas a pagar e as restrições em vigor, nomeadamente países de onde é proibido importar, entre outras coisas.

Quanto ao regulamento REACH, não consigo lá chegar.
  7.  # 11

Agradeço o trabalho!lol...realmente falhei em não fazer esta pesquisa no site!

Vou dar uma olhadela e depois meto novidades.
  8.  # 12

Penso que regulamento reach é obrigatório para produtos químicos em geral. Penso. Tem que ver com a rastreabilidade dos produtos.
    Consulte uma boa empresa de produtos químicos
  9.  # 13

Eu posso ajudar. Com mais tempo digo algo pois tou no tlm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: envi89
  10.  # 14

Colocado por: mecoPenso que regulamento reach é obrigatório para produtos químicos em geral. Penso. Tem que ver com a rastreabilidade dos produtos.
    Consulte uma boa empresa de produtos químicos

Sim, penso que para quase todos (há umas excepções e outros que são abrangidos por legislação própria acho eu). A minha maior dúvida é mesmo em relação as quantidades inferiores a 1 tonelada/ano.
  11.  # 15

Colocado por: DIYouselfEu posso ajudar. Com mais tempo digo algo pois tou no tlm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:envi89

Ok! Obrigado :)
  12.  # 16

Caro Envi89,

O Reach é um regulamento europeu sobre a importação de substancia e preparações de produtos químicos, de que país vem o material? Normalmente aplica-se as substancias contidas nos produtos e que podem carecer de autorização para comercializar, normalmente numa tinta e como compra um produto acabado a % ponderal de uma substancia é parte da formulação, possivelmente a tinta que quer comercializar como preparação ou a suas substancias ja foram registadas no periodo de registo gratuito que decorreu até 2012. Deverá entrar em contacto com a associação local de produtos quimicos, tipo Norquifar para que lhe encaminhem o assunto, existem actualmente algumas empresas a tratar do processo de autorização, registo etc relativamente ao REACH. Mas penso que deverá ir por fases, de que país vai importar?

0.0211 seg. NEW