Iniciar sessão ou registar-se
    • alx
    • 3 abril 2014

# 1

Antes de mais, tenho andado há algum tempo neste forum a nível de consulta, sem ter necessidade de me registar visto que a maioria das dúvidas que tinha acabavam sempre por ser respondidas a alguém que tinha a mesma dúvida/problema que eu. Obrigado desde já, uma vez que não tive oportunidade de agradecer a ajuda "roubada" ao usar respostas dadas a outros utilizadores. No entanto, após alguma pesquisa, não encontrei resposta a esta dúvida.

A história é simples: pretendo impermeabilizar o meu telhado, de uma arrecadação, composto apenas por vigas em betão e telha lusa. quando chove, mesmo sem vento, há zonas em que pinga lá dentro. Com vento é pior... As telhas não estão partidas nem mal encaixadas. Já não posso dizer o mesmo da bitola das vigas, que se calhar na altura da construção não ficaram à medida devida, pois as telhas bem que podiam ficar mais juntas, mas agora nada a fazer (a nao ser retirar as telhas e vigas e por tudo de novo?! o condominio não ia nessa conversa).

Do que li aqui no forum, sugerem quase sempre a colocação de subtelha (onduline?) e depois a telha. No entanto, obras a nivel do telhado é da responsabilidade do condomínio, e parece-me que não estão com muita vontade de o fazer já que "nas outras arrecadação não chove". A ser assim, preferia fazer as obras pelo interior, não implicando alterações à fachada do prédio.

A minha ideia seria colocar a subtelha por dentro, ou seja, deixava as telhas como estão, e segurava a subtelha à viga. No final, para onde a subtelha escorre, teria uma especia de caleira em pvc, que escorreria para um furo na parede para o exterior (nao sei o termo tecnico, mas tipo aqueles bicos em mármore que se costumam ver nas varandas).

Peço aos entendidos opiniões se esta opção é viável, se estaria a fazer uma grande asneira em colocar sub-telha por debaixo das vigas, se toda a ideia em si está mal, etc.

Além disso, ainda tenho lá montado nas vigas os suportes do pladur que entretanto tive de retirar, que estava cheio de humidade e bolor (como alguem disse neste forum, nunca tinha visto pladur com bolor, eu já vi), pelo que podia facilmente prender a subtelha a esses suportes.

O que acham?
    •  
      FD
    • 4 abril 2014

# 2

A entrada de água tem sítio certo ou é onde calha?
  1.  # 3

Boa tarde,

Tive um problema similar num telhado de telha lusa .

A minha solução passou por "cimentar" as juntas e os topos das telhas, e funcionou:

Contudo aprendemos com os erros, se seguir este caminho compre um corante telha para adicionar no cimento, eu coloquei directo e depois tive pintar o telhado com Sika plastic :)

Fiquem bem!
    • alx
    • 5 abril 2014 editado

# 4

Em resposta ao FD, as entradas de água, que eu visse têm sítios certos. São dois ou três locais, mais o "problemático" que é de uma tela asfáltica que isola uma das chaminés, mas que pelos vistos já não isola nada. Esta última teria de ser recolocada. No entanto, nada me garante que com muito vento não haja mais sitios de entrada. Com a onduline, entrasse em 2 ou 9, tudo escorria ao longo da sub-telha e iria para uma calha de pvc para o exterior.

rethink, obrigado. Se bem percebi, cimentar as juntas quer dizer meter cimento nas folgas das telhas?! Por dentro ou por fora? Ou tanto faz? Mas depois se uma telha se partir, é um cabo dos trabalhos para substituir! Preciso de um escopo e martelo... :)

Amanhã vai lá o homem que me pintou a casa, que também faz remodelações e, segundo me diz, especialmente telhados (quando lhe perguntei se fazia impermeabilizações). Veremos o que ele tem a dizer, depois partilho.

Assim, volto à carga: é mesmo descabido colocar a onduline como estou a sugerir? A água que entra não é muita (tirando a da chaminé, que se irá resolver substituindo a tela), mas se quero usar a arrecadação, não posso ter nenhuma água mesmo.
  2.  # 5

Colocado por: alxAssim, volto à carga: é mesmo descabido colocar a onduline como estou a sugerir? A água que entra não é muita (tirando a da chaminé, que se irá resolver substituindo a tela), mas se quero usar a arrecadação, não posso ter nenhuma água mesmo.

Não é descabido, mas vai dar trabalho a fixar / apoiar . Qualquer tele colada por baixo faz o mesmo efeito. Deve usar o que lhe for mais façil de colocar
  3.  # 6

Boa tarde alx, tenho um problema semelhante num telhado de uma garagem e tinha precisamente a mesma ideia para resolução, isto é colocar tela onduline presa às vigas do telhado e na parte mais baixa do telhado colocar uma caleira que retiraria a agua para o exterior. A minha pergunta é fez a obra desta maneira como resultou? Obrigado!

0.0081 seg. NEW