Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Estou com uma grande dúvida. Não sei se hei-de comprar apartamento novo a estrear ou se compre um já com alguns anos e o remodele quase por completo.
    Tenho andado a visitar apartamentos a estrear, alguns ainda até em fase de acabamentos, e é incrível como se notam mtas inovações estéticas em apartamentos a estrear e apartamentos com apenas 4, 5, 6 anos.
    Por exemplo as casas de banho são super modernas. As cozinhas também. Claro que em apartamentos com 4 ou 5 anos tb é tudo moderno, mas não é com o mesmo tipo de sanitários nem móveis de casa de banho, já se nota a dfça.
    Portanto a minha escolha à priori, seria comprar apartamento a estrear.
    Mas mta gente me diz que mais vale comprar um apartamento com 15 ou 20 ou 30 anos e reformá-lo por completo pondo todos estes materiais que eu adoro que vejo nos aprtamentos a estrear. Dizem-me que poupo dinheiro.
    Ora, a minha grande dúvida é se será realmente assim. Pq eu pesquiso mto por preços de apartamentos na internet e vejo que os apartamentos com 15 ou 20 anos são sem duvida mais baratos que os a estrear, mas para apartamentos com áreas semelhantes, não me parece que a dfça de preços seja assim tão grande que me compensasse comprar um usado com por exemplo uns 20 anos e estar a reformá-lo.
    Os a estrear que ando a ver custam por volta de 150 mil, 160 mil, isto para T2. E são lindos de morrer. Os usados de 5, 6, 7 anos com áreas semelhantes custam menos 5 mil, 10 mil euros no máximo, e já os acho mto dftes. Os usados de 20 anos custam talvez menos uns 20 mil, 25 mil euros. Mas eu duvido que para os reformar completamente para ficarem iguais a um a estrear que não gastaria essa dfça de 20 ou 25 mil. Já para não falar na fachada do prédio. Eu nem ligo mto À fachada, interessa-me é o que está lá dentro, mas é óbvio que toda a gente preferia levar amigos a um prédio novo por dentro E POR FORA do que a um apenas novo por dentro.

    Quem ande dentro destes assuntos poderia-me dar umas luzes sobre se compensa ou não?
    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Remodelar completamente um T2 poderá, realmente, custar-lhe uns 25.000,00 (incluindo canalizações, instalação electrica, azulejos, mosaicos, pavimentos, armários de cozinha e casa de banho).

    Curioso que você parece ter-se informado bem, e teve em atenção alguns dos principais critérios de comparação:
    preço/m2
    idade
    qualidade dos acabamentos.

    Mas não falou no PRIMEIRO critério para definir o preço de uma casa, que é a LOCALIZAÇÃO (não esqueça que, durante muito tempo, a Av. Roma em Lisboa distava a menos de 1000m de um bairro de lata, e até a Av. dos Estados Unidos da América começava noutro bairro de lata).

    O que eu faria era definir primeiro exactamente ONDE quero comprar o apartamento (perto do emprego, da casa dos pais, da escola dos miúdos, dos amigos, etc.) e depois batia a zona toda, prédio a prédio, a bater à porta dos porteiro a perguntar se havia apartamentos vagos ou para venda nos prédios que lhe interessarem (deixe um cartão e explique bem que não é um intermediário).
    DEPOIS de visitar esses prédios é que compararia os preços dos novos, menos novos e velhos.

    A diferença de preços para T2 novos e com 20-25 anos, de áreas idênticas, com a mesma localização (em Lisboa), deve ser muito mais de 25.000,00.
    No resto do País até podem ser mais baratos (há 25 anos o custo do dinheiro - taxa de juro - era de 25% e bem recentemente era de apenas uns 5% e, por outro lado, há quem consiga comprar os terrenos já infraestruturados quase de borla e esteja aflitinho para vender).

    Boa sorte
  3.  # 3

    Luis K. W., mto obrigado pelo seu feedback.
    Realmente não mencionei a localidade pq já tive isso em conta nas minhas pesquisas. Só ando à procura aqui na zona entre São João da Talha e Póvoa de Santa Iria. E sim, é para ficar pertinho dos pais, hehe.
    Realmente posso estar enganado ao dizer que a dfça entre velho e novo, na mesma localidade e para áreas semelhantes, seja de apenas 25 mil €, é algo que vou procurar melhor agora aqui hoje nos sites de imobiliárias e etc.
    Qto à crise eu sei que o preço dos apartamentos usados caiu um pouco, mas penso que o mesmo se aplica em relação aos novos. Os construtores têma crise em conta e devido À dificuldade em vender tb diminuiram um pouco os preços? Ou no caso dos apartamentos novos não será bem assim?

    Luis K. W., então na sua opinião é preferível comprar um velho e reformar por completo? Não acha que a fachada do prédio seja importante tb? As escadas, elevadores novos, tudo que seja inerente ao prédio novo em comparação com o velho. Não são coisas que interessem mto na sua opinião?.
    É que um dos factores que me faz querer novo é por exemplo o problema de canalizações. Eu sei o que passei qdo tive que mudar as canalizações todas da cozinha e casa de banho no apartamento onde vivo. Foi meia casa deitada a baixo, parecia que estava na guerra do Iraque. E qdo fui visitar os apartamentos novos disseram-me que hoje em dia nos prédios novos não é precis osequer abrir buracos nas paredes para mudar canos. É só puxá-los a partir de uma entrada qql que o sr. lá me explicou.
    Enfim, mais opiniões são bem vindas. Especialmente de quem perceber bem destas coisas de valores monetários de novos e usados na mesma localização.
    Muito obrigado.
  4.  # 4

    Caro thisempty,
    Sim. Eu penso que os preços que se praticam para os apartamentos novos deve ter caído (desinflacionado) ainda mais que os dos apartamentos usados - o valor destes anda geralmente colado ao daqueles.

    Entre comprar novo ou velho-para-remodelar, não tenho opinião a priori. Só com dados concretos.

    Há uns anos um primo meu comprou um apartamento completamente deteriorado mesmo ao lado da Igreja da Praça de Londres, em Lisboa, que lhe ficou mais barato que o valor... DO TERRENO. E nesse local, há muitos anos que não há apartamentos novos à venda.

    Quanto ao estado de conservação dos equipamentos do prédio (elevadores, grupo hidropneumático, etc.), muitas vezes vê-se logo mal se entra num edifício. No caso de prédios usados deveria informar-se junto do Administrador do Condomínio como está o prédio de "contas" (houve uma altura em que o meu prédio, de 1983, tinha mais de 5mil contos - 25.000,00euros - a prazo).

    NÃO ACREDITE nessa história dos tubos PEX removíveis. A ideia era boa, mas basta uma curva e uma contra-curva para ser quase impossível remover e reenfiar um tubo. Além disso, as caixas com aquelas torneirinhas todas é uma fonte de problemas. Há já alguns anos que deixei de usar isso.
    Nos preços em cima incluí a substituição das tubagens de águas (partindo do princípio que as antigas são em ferro).

    Não se limite a ver sites de imobiliárias. Se tem uma "zona de busca" restrita, faça como lhe disse: Vá bater à porta dos prédios que lhe interessarem, munido de cartões de visita pessoais.
    •  
      FD
    • 24 fevereiro 2009

     # 5

    Com essas diferenças de preço, na sua zona, e desde que localizados na mesma área (os apartamentos novos a estrear estão muitas vezes longe dos centros), compre sempre novo, nem que seja pela garantia.

    A comprar usado, tem que existir sempre uma significativa diferença de preço para um novo. 20 mil euros não é quase nada e o dinheiro que gastaria numa remodelação para o deixar com aspecto de um novo (não é novo), ultrapassaria em muito essa quantia.

    Claro que depende muito das áreas e do que existe, mas conte sempre com 20.000~30.000€ para remodelar um apartamento de forma a ficar como um desses a estrear. Depois é importante não esquecer as intervenções no prédio, necessárias a partir de uma certa idade, e que constituem muitas vezes despesas consideráveis.

    Aliás, uma das razões para que as casas usadas não se vendam é essa mesma: os valores pedidos são muitas vezes irrealistas em comparação com casas novas.

    Eu, pessoalmente, só compraria uma casa usada em três cenários:
    -> muito mais barata que uma nova, em que o valor da remodelação teria que ser no máximo 50%~75% da diferença para uma nova
    -> localizada numa zona excelente onde não se encontram novas ou as que se encontram são muito mais caras (+25%)
    -> se não tivesse dinheiro para uma nova :)
  5.  # 6

    Pois, infelizmente eu situo-me num desses 3 cenários... o último, eheh.
    Há outra questão, é que eu apesar de não ser profissional da área, sei remodelar cozinhas, pôr pisos flutuantes, mosaicos, etc. Penso que esses 20 a 30 mil € descessem para valores perto da metade sendo eu próprio a fazer. Já a nível de canalizações teria forçosamente de ser um profissional. Mas mesmo assim, e para o trabalho que dá, para poupar entre 15 a 20 mil€, e mesmo supondo que a casa por dentro ficasse igualzinha a um apartamento dos mais modernos a estrear, não penso que compense o trabalho nem a perca de uma fachada de prédio bonita e de elevadores e etc etc etc novinhos em folha.
    Mas agradeço as várias sugestões e conselhos que me possam continuar a dar.

    Muito obrigado.
 
0.0143 seg. NEW