Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    tenho no predio uma casa alugada, em que o resto dos moradores se queixa de bastante barulho do meu inquilino
    (muitas discusoes, arremesso de objectos ao chão) isto tudo a partir das 23h.

O que eu queria perguntar é se eu posso expulsar os meu inquilinos por desrespeito aos outros moradores e por incomoda los a estas Horas (a partir 23h) isto arrasta-se a 1 ano.

desde Já obrigado
  2.  # 2

Você, acho que não.

Se os seus inquilinos cumprem com o contrato que estabeleceram consigo, acho que não tem onde "pegar". Os vizinhos têm ao seus dispor outros meios para resolver a questão (polícia!)...

É claro que, uma conversinha informal pode ajudar. Uma coisa tipo: É pá, vejam lá os baruhos que a vizinhança anda a "falar"... Agora por esse motivo acho que não tem o direito de expulsar ninguém!
    • size
    • 4 abril 2014 editado

# 3

Colocado por: filipeasdBoa noite,
    tenho no predio uma casa alugada, em que o resto dos moradores se queixa de bastante barulho do meu inquilino
    (muitas discusoes, arremesso de objectos ao chão) isto tudo a partir das 23h.

O que eu queria perguntar é se eu posso expulsar os meu inquilinos por desrespeito aos outros moradores e por incomoda los a estas Horas (a partir 23h) isto arrasta-se a 1 ano.

desde Já obrigado

Querendo, pode resolver o contrato, uma vez que ele está a violar de forma reiterada o sossego, a boa vizinhança ou normas do regulamento do condomínio.

Tal preceito está previsto na lei do arrendamento.

Experimente mostrar-lhe este cartão amarelo...
    Concordam com este comentário: JPN761
    •  
      FD
    • 4 abril 2014

# 4

Pode resolver o contrato ("expulsar"):

Artigo 1083.º
    Fundamento da resolução
    1 — Qualquer das partes pode resolver o contrato, nos termos gerais de direito, com base em incumprimento pela outra parte.
    2 — É fundamento de resolução o incumprimento que, pela sua gravidade ou consequências, torne inexigível à outra parte a manutenção do arrendamento, designadamente quanto à resolução pelo senhorio:
    a) A violação de regras de higiene, de sossego, de boa vizinhança ou de normas constantes do regulamento do condomínio;

http://dre.pt/pdf1s/2012/08/15700/0441104452.pdf

Sugestão: se não têm regulamento do condomínio, faça com que a assembleia de condóminos aprove um, onde esteja explícito que não é permitido fazer ruídos depois das X horas, entregue-o aos seus arrendatários e esperem pela primeira infracção.
    Peça aos vizinhos para chamarem a polícia sempre que houver infracções, anotem o nome dos agentes, a hora de chamada, ou seja, todos os factos.
    Sempre que tal acontecer, os vizinhos devem-se queixar a si, que por sua vez vai avisar os arrendatários por escrito (ligue antes só a avisar que vai enviar a carta). Permita 3 avisos.
    Ao 4.º aviso, não avise, comece a preparar a resolução do contrato. Envie uma cartinha a dizer que ao abrigo da Lei n.º 31/2012 resolve o contrato por incumprimento da alínea a) do n.º 2 do Artigo 1083.º - transcreva o que eu coloquei acima mas, telefone sempre antes.
    Não seja brusco nem intimidatório, seja diplomático e compreensivo mas, firme.

Antes de tudo isto acontecer, tente levar as coisas a bem de forma a que eles consigam corrigir as atitudes.
    Se tal não for possível... paciência.

Para mais segurança, convém que antes da carta de resolução contrate um advogado para ter certeza de que está a fazer tudo bem.
    Se não quiser gastar dinheiro, proponha aos condóminos solicitar ajuda ao advogado do condomínio (se tiverem um).
    Mas, também depende muito do tipo de arrendatário de que estamos a falar...
  3.  # 5

No meu predio lidamos com uma situação destas á um ano.
    Ignoram e gozam com o senhorio, a policia nao aparece, só quando a chamada é feita via 112.... e chamamos por possivel violência doméstica pois ouvem-se os gritos dele ou dela a pedir para parar ou dizer que ja chega... portas a bater etc...

da ultima vez tentaram intimidar o senhorio que veio á reuniao de condomnio dizer que tinha filhos e que o casal de arrendatários os tinha ido esperar á escola...

2 dias depois nova "tourada" ás 3 da manha.... a falta de paciencia e o sono acumulado obrigou a uma intervençao de força e curioso foram os visados a chamar a policia que lhes estavam a forçar a porta... 2 vizinhos impediram que a policia entrasse no predio sob o pretexto que se eles não faziam nada após 32 chamadas no ultimo ano que agora não entrariam para resolver nada!

Curioso foram-se embora e nós pregamos um valente ****ço , ja passaram 6 meses sem uma unica discussão ou arremesso de moveis a horas noturnas.
    Deixaram de usar a garagem com medo, e nao se cruzam com nenhum vizinho e insistem com o senhorio agora que por morarem num predio com gente nao civilizada que deveriam ter renda mais baixa..... a sério há mesmo gentinha que só mesmo visto e vergonha é coisa que não existe
  4.  # 6

obrigado pelas respostas,

JPN761, segundo os meus vizinhos ( que tenho com todos uma boa relação) a situação é bastante parecida (em relação as discussões e arrastar moveis) os vizinhos de baixo e do lado já sao pessoas idosas e que realmente eles dizem que ouvem gritos estéricos por parte dela e ele manda a calar e ela faz pior , há situações em que um se tranca no quarto e o outro pontapeia e da murros na porta que até se houve no R/c ( é um predio de 3 andares e a casa é no ultimo). As senhoras coitadas levam com aquilo a um ano, mas só me avisaram esta semana.

FD, é isso que vou fazer obrigado, vou falar com o um advogado para ver se os tiro de lá no final do mês se possível .
  5.  # 7

Vem mesmo a calhar! Peço a vossa preciosa ajuda.
    aluguei um sótão a uma jovem que vive só. ela insistiu em pagar
    um ano adiantado de rendas. Ou seja, a totalidade do contrato.
    Achei estranho mas, já vi tanta coisa... Agora, faz um inferno
    de barulho. De propósito, bate com martelos nas paredes e no soalho.
    Os outros inquilinos já chamaram a polícia que já a identificou.Inclusivé só abriu a porta á PSP depois de ameaçada com o arrombamento da mesma.
    Penso que a rapariga tem um distúrbio mental. Só pode ser!
    Como resolver o problema? ponho-a na rua, isso é certo.
    Terei que lhe devolver as rendas adiantadas ou pagar mais uma indemnização?
    arrisco ficar com o prédio vazio por causa da sujeita...
  6.  # 8

Colocado por: parranaponho-a na rua, isso é certo.

Pode pô-la na rua, conforme os posts #3 e #4. Mas se o contrato é de 1 ano, com os tribunais que temos, duvido que em tempo útil consiga pô-la fora. Se vir que não consegue, resta-lhe enviar-lhe com a antecedência necessária, carta registada em que lhe diz não renovar o contrato.

Pelo sim pelo não, o melhor era convencê-la a portar-se "bem". Como, não sei.

Colocado por: parranaTerei que lhe devolver as rendas adiantadas ou pagar mais uma indemnização?

Se ela sair DEVE devolver-lhe as rendas correspondentes aos meses não vividos no apartamento, mas indemnizá-la, NÃO; ela é que está a prevaricar, não é o "parrana".
  7.  # 9

Vou dar uma sugestão "mazinha" mas ás vezes para grandes males grandes remédios: se por baixo do sotão mora o sr. Parrana ou se tem lá outro inquilino a sofrer as passas do algarve com o barulho, quando a inquilina do sotão estiver a dar marteladas e a fazer barulho grave isso durante 4 ou 5 minutos.
    Depois arranje uma aparelhagem sonora potente e coloque as colunas viradas para o sotão: de manhazinha e aos fins de semana ponha a aparelhagem a tocar meia hora/ 1 hora esse barulho, já que é para ela levar com o seu próprio barulho que é para ver se gosta.

Assim ou ela deixará de fazer barulho, ou vai-se embora e fica o problema resolvido.

Colocado por: parranaVem mesmo a calhar! Peço a vossa preciosa ajuda.
    aluguei um sótão a uma jovem que vive só. ela insistiu em pagar
    um ano adiantado de rendas. Ou seja, a totalidade do contrato.
    Achei estranho mas, já vi tanta coisa... Agora, faz um inferno
    de barulho. De propósito, bate com martelos nas paredes e no soalho.
    Os outros inquilinos já chamaram a polícia que já a identificou.Inclusivé só abriu a porta á PSP depois de ameaçada com o arrombamento da mesma.
    Penso que a rapariga tem um distúrbio mental. Só pode ser!
    Como resolver o problema? ponho-a na rua, isso é certo.
    Terei que lhe devolver as rendas adiantadas ou pagar mais uma indemnização?
    arrisco ficar com o prédio vazio por causa da sujeita...
  8.  # 10

Estou mesmo convencido que a inquilina 'è doente mental.
    Como proceder para internar um maluco? lol
    Vou à segurança social saber se tem algum subsídio pois não parece ter emprego.
    Lamentavelmente não deve haver médicos neste fórum. Lol...

0.0170 seg. NEW