Iniciar sessão ou registar-se
    • JJP
    • 4 abril 2014

# 1

Boa noite, tenho uma moradia com certa de 15 anos que vou recuperar numa zona onde não existe gás natural. Com o preço das botijas de propano a rondarem 98€ (info site deco gás) procurei outras soluções e encontrei o BP inOne e um site que falava em mini depósitos de gás propano em granel, mas por muito que busque informações não consigo encontrar quanto custaria efectivamente colocar uma solução destas numa moradia...

Gostaria de saber se alguém já colocou alguma destas soluções e o quais as impressões de uso no dia-a-dia... e já agora se não for abusar, o preço de uma instalação destas...

Muito obrigado
  1.  # 2

E que tipo de aparelhos de consumo tem/ terá?
    Dúvido que compense, excepto se tiver grandes consumos ao longo de todo o ano..
    Faz-me lembras as casas dos "bifes" no algarve... aquecimentos centrais, etc e tal, depósitos de gás enterrados nas moradias.... depois têm aquilo ligado, 2/ 3 meses no ano. de cada vez que enchem aquilo é uma pipa de massa, mais o seguro e as obras de construção civil, a manutenção de extintores...
    Em principio devem oferecer a instalação, se fizer um contrato para determinado consumo mínimo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJP
    • JJP
    • 4 abril 2014

# 3

Boa tarde, obg pela resposta.
    Os equipamentos são os habituais para um funcionário pobrezinho abrangido pelos cortes do Coelho/FMI..., fogão, aquecimento águas misto solar/gás, (esquentador/caldeira para 2 wcs).
    Queria era algum do conforto que tenho com o gás natural que tenho no apartamento...
    O meu objectivo era mudar-me mesmo para essa moradia.
    Mas confesso que 99€ de gás propano 45kg, assusta-me...
    E sei que as pequenas de butano têm imensos problemas no inverno e verão... e não queria voltar aos tempos de tomar banho e acabar o gás...
    Confesso que gostava de algo mais elaborado, como aquecimento central, piso radiante hidráulico, mas tenho de ter os pés na terra e contentar-me com um recuperador de calor na sala e aquecedores nos quartos...

Obg
  2.  # 4

Então esqueça o mini depósito... vai sair-lhe ainda mais caro.
    Meta um posto de garrafas com 2 garrafas de 45kg e um comutador automático.
    Quando passar para 2ª garrafa, peça para virem trocar. tenha em atenção que não vai conseguir espremer o gás todo da garrafa.. Vai haver desperdício.

Outr asolução é tirar o apoio a gas e qualquer tipo de equipamento a gas e arranjar solução eléctrica...
    •  
      damned
    • 4 abril 2014 editado

# 5

Se realmente só vai utilizar o gás para AQS (Águas quentes sanitárias) e cozinhar, não tendo gás natural esqueça as cadeiras a gás. Invista antes numa boa solução solar que lhe garanta uns 7-9 meses ano de AQS pela via solar, podendo ter apoio a gas via garrafa para os restantes meses para os dias sem boa exposição solar.

Para cozinhar, coloque uma placa de indução que não se vai arrepender. E no caso de ter medo de ficar sem electricidade para cozinhar por falha da EDP, compre uma daquelas mini botijas como no campismo que para desenrascar uma refeição serve perfeitamente.

Para o aquecimento um bom recuperador a lenha para a sala. Nos quartos esqueça lá os aquecedores que isso derrete a conta via EDP, compra um bom ar condicionado para as divisões mais críticas, são muito eficientes e rápidos os recentes inverter (Panasonic Mitsubishi, Daikin). E permitem arrefecer também, para o verão, caso necessário.

Assim só teria gás para o apoio à AQS onde as garrafas servem perfeitamente para uso pontual. Mas mesmo aqui pode ser eliminado com outra solução caso não queira mesmo gás.

Eu na casa que vou construir não vou ter gás para nada a não ser a mini botija caso falte a luz um ou outro dia. Também não tenho gás natural na zona, e não gosto das soluções de gás em geral por questões de segurança.
    Concordam com este comentário: disaacjm
    • JJP
    • 7 abril 2014

# 6

Obg pelas dicas.
    E o consumo de gás 45kg em média uma botija dá para um mês ou mais?
  3.  # 7

Depende dos seus consumos e se em condição de inverno/ verão...
    •  
      damned
    • 7 abril 2014 editado

# 8

Dependendo das opções que faz até pode durar bem mais.

Convém dar mais dados para que o possam ajudar melhor, tipo em que zona do país se situa a habitação, o tipo de isolamento que dispõe a habitação. .. Quantas pessoas vão habitar a casa, quantos banhos diários.. Etc. Só assim poderá ser calculado o que quer que seja.

Como já lhe disseram até pode abolir por completo o uso de gás e optar por soluções eléctricas e biomassa.
  4.  # 9

Colocado por: JJPObg pelas dicas.
    E o consumo de gás 45kg em média uma botija dá para um mês ou mais?

Moradia 3 pessoas, fogão a gás, águas quentes sanitárias de caldeira a gás: garafa de 45 kg em média 2 meses.

Aquecimento é ar condicionado a lareira
  5.  # 10

Honestamente fiquei na mesma, sem dados concretos sobre os custos do mini deposito instalação e o gás em si

o único aqui debatido é pura especulação.
  6.  # 11

Colocado por: BrunoBGarcia79Honestamente fiquei na mesma, sem dados concretos sobre os custos do mini deposito instalação e o gás em si
    o único aqui debatido é pura especulação.

Claro que é especulação. Cada caso é um caso.
    Para se ter uma percepção da realidade é necessário um orçamento e a partir daí comparar todas as outras opções.
  7.  # 12

Quer o gás para quê?

AQS por painel solar ou por bomba de calor
    Aquecimento Central por Caldeira a lenha ou pellets
    Placa de indução para cozinhar
  8.  # 13

Gás ou é natural ou pouco interessa.
    Do que conheço, o reservatório é colocado por quem fornece o gás e não por si.

0.0175 seg. NEW