Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

estou a reconstruir uma moradia em pedra , após colocação da lage superior o empreiteiro vai colocar as telhas sobre vigas e ripados de cimento até aqui tudo bem , só que ele diz que não precisa de nenhum isolamento debaixo da telha nem em cima da lage e tenciona apenas colocar a telha , é um procedimento normal ? se for recomendado um isolamento qual o melhor? e o isolamento é colocado debaixo da telha ou em cima da lage? agradeço comentários.
  2.  # 2

Se for habitação deve aplicar isolamento sem dúvida.
    Esse empreiteiro das duas uma, ou não sabe o que diz ou tensiona aplicar o isolamento por dentro.
    O isolamento pode ficar por cima da laje e por baixo da telha.
    Um XPS em placas de 50 ou 60 mm no mínimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.Leal
    •  
      FD
    • 4 abril 2014

# 3

O isolamento no telhado é como se fosse um chapéu nas pessoas: de verão é bom por causa do sol, para não queimarmos a moleirinha, e de inverno é bom porque não perdemos calor pela cabeça.
    Num telhado, de verão impede que a casa aqueça em demasia e de inverno impede que o calor gerado dentro da mesma "fuja" rapidamente (foge sempre mas, demora muito mais tempo).

Colocado por: A.Leale o isolamento é colocado debaixo da telha ou em cima da lage?

Normalmente, a regra geral é: se vai usar o sótão, debaixo da telha, se não vai usar o sótão, na laje.

Colocado por: 1255Um XPS em placas de 50 ou 60 mm no mínimo.

Em alternativa, manta de lã de rocha ou vidro.
    Concordam com este comentário: SDinis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.Leal
  3.  # 4

Aconselho o XPS (Poliestireno extrudido) tal como 1255...60mm no mínimo! se o desvão tem utilização seja de que natureza for não aconselho as lãs, o XPS é mais limpo e mais eficaz!
  4.  # 5

Por cima da laje, se esta for de esteira(horizontal)
    SEMPRE isolamento, sempre...
    • S&I
    • 10 abril 2014

# 6

E alguém sabe dizer preços m2 desse material?
  5.  # 7

À atenção de A. Leal
    Vou tentar contar-lhe o que me aconteceu, em relação ao isolamento que está a pensar colocar por cima da laje, na habitação de que fala. A minha habitação é em granito e com cobertura de telha. Da parte de cima da laje, mandei colocar o tal roofmate ou wallmate, enfim tais placas poliestireno extrudido, aparafusadas na laje, encaixadas umas nas outras, no intuito de isolar ao máximo, até aí tudo bem.
    No 1º ano tudo funcionava bem...mas nos anos seguintes, no inverno e claro está, com o aquecimento ligado (piso radiante hidráulico), começaram a aparecer umas gotas de humidade (que não chegava a pingar), mas pensei que até fosse normal. No final do inverno tinha o teto todo manchado, não com bolor mas horrível. Após verificação de qualquer infiltração pelas telhas, e em conversa com um engº amigo, cheguei à triste conclusão que essa situação se devia ao isolamento, pois provocava condensação. Solução fácil, mandei retirar todas as placas e daí em diante nunca mais voltei a ter problemas. Já lá vão 6 anos.
    Por tudo isso que descrevi, pense bem antes de agir, e tome o meu conselho, se quiser, claro.
    Peço desculpa pelo extenso depoimento
    Cumps.
  6.  # 8

6cm de XPS, deve andar nos 10€/m2
  7.  # 9

Colocado por: Freitas CostaÀ atenção de A. Leal
    Vou tentar contar-lhe o que me aconteceu, em relação ao isolamento que está a pensar colocar por cima da laje, na habitação de que fala. A minha habitação é em granito e com cobertura de telha. Da parte de cima da laje, mandei colocar o tal roofmate ou wallmate, enfim tais placas poliestireno extrudido, aparafusadas na laje, encaixadas umas nas outras, no intuito de isolar ao máximo, até aí tudo bem.
    No 1º ano tudo funcionava bem...mas nos anos seguintes, no inverno e claro está, com o aquecimento ligado (piso radiante hidráulico), começaram a aparecer umas gotas de humidade (que não chegava a pingar), mas pensei que até fosse normal. No final do inverno tinha o teto todo manchado, não com bolor mas horrível. Após verificação de qualquer infiltração pelas telhas, e em conversa com um engº amigo, cheguei à triste conclusão que essa situação se devia ao isolamento, pois provocava condensação. Solução fácil, mandei retirar todas as placas e daí em diante nunca mais voltei a ter problemas. Já lá vão 6 anos.
    Por tudo isso que descrevi, pense bem antes de agir, e tome o meu conselho, se quiser, claro.
    Peço desculpa pelo extenso depoimento
    Cumps.

Pois antes do almeida, haver-se-ia de ter aplicado uma barreira difusora do vapor de água.
  8.  # 10

Isolamento sempre...mantenho! assim como a ventilação...

0.0162 seg. NEW