Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Estou para comprar um imóvel que está como hipoteca num empréstimo bancário e o dono do imóvel disse que o valor da venda era para acabar com a divida ao banco, ou seja para ele ficar sem dividas ao banco e para o imóvel ficar livre da hipoteca.
    Agora pergunto quais os cuidados que devo ter antes de assinar qualquer documento?
    É que não quero comprar e depois o imóvel ainda ter a hipoteca.
    •  
      FD
    • 4 abril 2014

# 2

Isso é o caso mais comum, venda de imóveis com hipotecas.
    Para comprar, vai recorrer ao banco, isto é, vai precisar de um crédito à habitação ou vai comprar sem empréstimo bancário?
  2.  # 3

Colocado por: FDIsso é o caso mais comum, venda de imóveis com hipotecas.
    Para comprar, vai recorrer ao banco, isto é, vai precisar de um crédito à habitação ou vai comprar sem empréstimo bancário?

Sem empréstimo bancário.
    Não duvido que até seja comum, mas não quero agir de forma errada e ter problemas, por isso é que perguntei.
  3.  # 4

Se comprar, no dia da escritura um representante do banco q fez a hipoteca estará lá para receber a massa, pelo menos dantes era assim, depois tem tratar do distrate e novo registo na Conservatória
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCosta010
  4.  # 5

Obrigado pelas informações, e então uma pessoa do banco estar na altura da escritura pelo que vejo tem de ser um ponto essencial.
  5.  # 6

A pessoa a quem vai comprar a casa terá que informar o banco com um periodo definido de antecedência, informando da data da escritura. No acto da escritura deverá o banco dele entregar-lhe o distrate da hipoteca (documento que comprova o levantamento da hipoteca) contra a entrega do seu pagamento.

Confirme com base na descrição predial, os registos de hipotecas e outros tipos de onús que o imóvel possa ter, tais como penhoras.
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem
  6.  # 7

comprei uma casa o ano passed nas mesmas condições e a situação foi a seguinte:

-O vendedor disse-me quanto devia ao banco e eu mandei emitir dois cheques bancários (um a favor do banco com o valor em dívida e outro com o restante para o vendedor
    -No dia da escritura estava lá o vendedor, o advogado e o representante do banco
    -A escritura fez-se e ficou tudo resolvido ali

Fiz a escritura na Casa Pronta e foi muito fácil

Atenção: o vendedor tem que o informar qual o valor em dívida ao dia da escritura. A mim aconteceu-me uma situação prontamente resolvida ali que foi o banco informar o vendedor do valor em dívida no dia em que ele telefonou para lá. Como entre esse dia e o dia da escritura caiu mais uma prestação, os valores dos cheques não estavam certos, mas depois o vendedor fez o acerto ali através do telefone, senão o representante do banco não iria deixar andar a escritura para a frente (apesar do erro ter sido do banco).

Boa sorte
  7.  # 8

Muito obrigado pelos esclarecimentos, e o negócio ainda não é certo mas se tudo correr bem e avançar para a compra já sei onde devo ter cuidado.
    E se a venda sempre for para a frente, colocarei aqui como se passou, e mais uma vez obrigado.
  8.  # 9

Portanto no dia da escritura tem de estar presente um representante do banco. Mas então quando o cheque é entregue ao banco o distrate é passado na hora e o registo do imóvel fica logo limpo(sem a hipoteca)?
  9.  # 10

O distrate é emitido previamente pelo banco, o representante do banco no acto da escritura troca o distrate por um cheque visado ou bancário. O Notário ou o conservador faz de imediato o registo do cancelamento da hipoteca.
  10.  # 11

Colocado por: MyzerA pessoa a quem vai comprar a casa terá que informar o banco com um periodo definido de antecedência, informando da data da escritura. No acto da escritura deverá o banco dele entregar-lhe o distrate da hipoteca (documento que comprova o levantamento da hipoteca) contra a entrega do seu pagamento.

Confirme com base na descrição predial, os registos de hipotecas e outros tipos de onús que o imóvel possa ter, tais como penhoras.
    Concordam com este comentário:lmcscarpediem

Já agora no caso de penhoras como funciona? A penhora é levantada antes da escritura ou na altura da escritura como no caso das hipotecas?
  11.  # 12

Sim, é tudo em simultâneo, estando os credores satisfeitos e cumpridas as formalidades e exigências.

Sendo penhoras para além da hipoteca, o "penhador" tem de ficar pago também, envolvendo assim mais uma entidade do processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gytstdua
  12.  # 13

Colocado por: El_58Sim, é tudo em simultâneo, estando os credores satisfeitos e cumpridas as formalidades e exigências.

Sendo penhoras para além da hipoteca, o "penhador" tem de ficar pago também, envolvendo assim mais uma entidade do processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Gytstdua

Engraçado, hoje em conversa com uma pessoa das finanças, disse-me que o proprietário deveria sempre levantar a penhora antes da escritura(quero dizer uns dias antes).
  13.  # 14

Obrigado e mais uma vez as minhas duvidas foram esclarecidas.
  14.  # 15

Colocado por: Gytstduahoje em conversa com uma pessoa das finanças, disse-me que o proprietário deveria sempre levantar a penhora antes da escritura(quero dizer uns dias antes).

E depois corre o risco da casa ser penhorada novamente, antes da escritura, por outra dívida qualquer...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gytstdua
  15.  # 16

Colocado por: Erga Omnes
    E depois corre o risco da casa ser penhorada novamente, antes da escritura, por outra dívida qualquer...

Pois realmente o melhor será fazer como o El_58 disse e no dia da escritura efectuar tudo de uma vez e actualizar logo o registo do imóvel sem onus nem encargos.
    No entanto acham que é melhor fazer isto num notário ou numa conservatoria. É que se a escritura for efectuada num notário, durante a tarde (perto das 16h) existe o perigo de, como a conservatoria já fechou, no dia seguinte quando chegar a actualização do registo, existir nova penhora sobre o imóvel.... ou não??
    •  
      FD
    • 3 junho 2014

# 17

Colocado por: GytstduaÉ que se a escritura for efectuada num notário, durante a tarde (perto das 16h) existe o perigo de, como a conservatoria já fechou, no dia seguinte quando chegar a actualização do registo, existir nova penhora sobre o imóvel.... ou não??

O pedido de registo é sempre feito online em tempo real e é respeitada a ordem de chegada, penso eu.
  16.  # 18

Boa tarde.
    Venho aqui dizer que a escritura e o registo foram logo feitos pela casa pronta e estava presente um funcionário do banco que recebeu o cheque e a funcionária do registo fez logo a anulação e um novo registo, sem mais nenhum ónus ou encargo estando isso também escrito na escritura.
    Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.
    Já agora alguém me sabe dizer qual a forma mais rápida de alterar o titular dos contratos da água, luz e assim?
  17.  # 19

Uma questão: como fez com o pagamento? Passou o cheque da compra da casa directamente ao banco? obg
  18.  # 20

Já agora alguém me sabe dizer qual a forma mais rápida de alterar o titular dos contratos da água, luz e assim?

É contactar telefonicamente os serviços em causa, expondo o assunto, e indicam-lhe que documentos tem de entregar para formalizar a coisa.

Alguns bastará correio com os documentos, outros terá de ir presencialmente.

Sei que da EDP telefonicamente resolve. Nas câmaras às vezes é mais "complicado"...

0.0204 seg. NEW