Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola bom dia sou o Paulo e sou de Sesimbra.

O que me trouxe aqui foi procurar aconselhamento ao meu problema, bem tenho uma casa tipo moradia de 2 andares que é fria ou muito fria no inverno e quente muito quente no verão , a minha ideia é mudar todas as portas e janelas de casa passando tudo para vidro duplo com corte termico sei que sera uma pipa de massa mas julgo que tem mesmo que ser feito, pois tem dias que se está melhor na rua que em casa.

tenho tambem a ideia de fazer um islomamento a casa nao sei se sera boa ideia mas como a caixa me parece nao ter qualquer tipo de revestimento no interior da mesma, julgo que preciso mesmo de isolar o frio a humidade o bolor entre outras são infelizmente coisas comuns na minha casa na altura do inverno.

Sinceramente estou um pouco renitente mas julgo que ser a melhor opção, alguem me pode indicar alternativas possiveis ou ate mesmo quem me possa resolver o problema.

desde ja o meu muito obrigao
  2.  # 2

mais do mesmo, use a pesquisa que vai encontrar muitos resultados de pessoas com as mesmas duvidas

entretanto pode começar a ler por aqui
    https://forumdacasa.com/discussion/32070/1/melhorar-conforto-em-casa-com-20-anos-logbook-ar-condicionado-isolamento-dicas-feedback/

há aqui muita gente que isolou a laje com manta de lã mineral ou com XPS e teve bons resultados
    •  
      Mk Pt
    • 7 abril 2014 editado

# 3

Faz bem em isolar a casa.
    Como já foi referido existem alguns tópicos sobre o assunto por aqui.

Apenas uma palavra sobre os bolores. O motivo do mesmo é a condensação, em particular nas zonas com graves pontes térmicas, pelo que as pontes térmicas ou ficam bem resolvidas ou a colocação de melhor caixilharia até irá agravar o problema com bolores.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  3.  # 4

Colocado por: Paulo Pinheiropois tem dias que se está melhor na rua que em casa.

Colocado por: Paulo Pinheirojulgo que preciso mesmo de isolar o frio a humidade o bolor entre outras são infelizmente coisas comuns na minha casa na altura do inverno.

Colocado por: Mk PtApenas uma palavra sobre os bolores. O motivo do mesmo é a condensação, em particular nas zonas com graves pontes térmicas, pelo que as pontes térmicas ou ficam bem resolvidas ou a colocação de melhor caixilharia até irá agravar o problema com bolores.

Concordando com o Mk Pt, penso que obtera melhores resultados com o isolamento primeiro. De qualquer forma, uma vez que a casa esta acabada, pode ir avancando por fases, ou seja, em vez de gastar de uma vez so em caixilharia e depois eventualmente em isolamento, porque nao faze-lo por divisoes? Definir prioridades e fazer duas divisoes agora, mais duas depois...e por ai for a, onde isolaria e trocaria a caixilharia. Desta forma mantem o orcamento e o rebolico das obras na casa nao e tao grande.
    Concordam com este comentário: alv
    • eu
    • 7 abril 2014

# 5

Caro Paulo,

Na minha opinião, não vale a pena trocar de janelas se não isolar também as paredes e tecto. O isolamento é como reparar furos em pneus: não vale a pena tapar apenas alguns dos furos, é preciso tapá-los todos, pois caso contrário o ar sai pelos outros furos.
    Concordam com este comentário: treker666
  4.  # 6

Colocado por: Mk PtFaz bem em isolar a casa.
    Como já foi referido existem alguns tópicos sobre o assunto por aqui.

Apenas uma palavra sobre os bolores. O motivo do mesmo é a condensação, em particular nas zonas com graves pontes térmicas, pelo que as pontes térmicas ou ficam bem resolvidas ou a colocação de melhor caixilharia até irá agravar o problema com bolores.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Completamente de acordo.

Eu tenho o mesmo problema e tenho janelas e portas em PVC com vidro duplo. E creio que é mesmo por isso que tenho o problema, as divisões respiram pouco e cria pontes térmicas aos cantos.
    •  
      Mk Pt
    • 7 abril 2014 editado

# 7

Não deixando de concordar que melhorar o isolamento nas varias vertentes é semelhante a remendar furos, não posso deixar de recordar que há furos por onde passa mais ar e outros menos graves que passa algo mas muito menos e até permite deixar o pneu a 'rolar' mais algum tempo.

Neste caso, tendo paredes duplas sem isolamento e caixilharia simples com vidro simples [ou '''duplo''' manhoso], a caixilharia/vidro é o elo mais fraco do isolamento.
    Tendencialmente os vidros/caixilharia é sempre o elo mais fraco a nível de isolamento térmico.

Mas com isto não quero influenciar o que deve ser feito primeiro, para isso é necessário conhecer o caso na realidade, e a relação entre os vários custos vs orçamentos disponivel no imediato e a curto ou médio prazo, etc e tal.
    Mas apontava para que em termos térmicos ganhava mais em mudar a caixilharia para uma com ruptura térmica e vidro decente, com o colateral de as questões de condensação se puderem agravar.
    •  
      alv
    • 7 abril 2014 editado

# 8

Vivam!
    Já agora, mais uma colherada.
    Ultimamente tenho andado arredado, por um lado, por não me agradar o tipo de discussão que anda por aí, tipo, a minha é melhor que a tua, sei mais que tu, és burro e eu sou o melhor, e coisas assim do gémero, tipo coisa de putos de bairro ou virgens ofendidas, por outro, felizmente, algum aperto de trabalho, que conjugado com alguma mingua de mão de obra, dificulta algum tempo disponível.
    Mas não tenho deixado de vir por aqui, feito alguns cortes a direito e estar intreressado em colaborar no que puder;
    A este propósito, também estive fora onde observei, defeito de profissão, alguns sistemas construtivos e sinceramente, em climas frios, com aquecimentos sempre ligados, a coisa é fácil. Mas houve um pormenor que me desperta sempre alguma curiosidade, sobretudo em ex países de leste em que a dupla caixilharia é uma constante. Por cá, sempre que posso, recomendo a quem me pede opinião que não retirem a caixilharia existente, caso esta se encontre em bom estado, apenas por se pratar de uma caixilharia simples, sem vidro duplo nem corte térmico, dizia, recomendo que aplique uma segunda caixilharia, igualmente simples, ficando o estore, caso exista, no meio das duas. Tenho algumas casas com este sistema e o feed back é excelente. Claro que não resulta em todos os casos, mas se é possível no seu, é uma solução a ponderar, mais económica, mais eficiente, e sim, como o treker lhe aconselhou, no caso de não dispôr de condições para fazer tudo de uma vez, não opte por completar, por exemplo, as caixilharias e depois os isolamentos todos de uma vez, mas por fazer divisão a divisão pois assim, vai conseguindo avaliar e sobretudo isolar as zonas em que sente mais necessidade.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, Luis K. W., MDA, treker666, Mk Pt, Jorge Santos - Faro
    •  
      Mk Pt
    • 7 abril 2014 editado

# 9

Boa sugestão do alv, por falha minha não recordei da possibilidade de colocar uma segunda caixilharia simples mantendo a que já tem.
    Em termos de custos será bem mais barato e melhorando bastante a performance em termos de corte térmico.
  5.  # 10

Agradeço desde já a todos aqueles que se disponibilizaram para me tentar esclarecer assim ajudando a tirar algumas duvidas e a por outras...

Sem duvida que o ideal e em termos de custos seria fazer tudo gradualmente mas a minha ideia e "tentar" resolver os problemas de uma vez ,mas como tenho dois muidos pequenos e o ideal é que tantos eles como eu nos sintamos bem em casa e nao o contrario por isso mesmo vou avançar com tudo de uma vez.

fiquei com uma duvida em Apenas uma palavra sobre os bolores. O motivo do mesmo é a condensação, em particular nas zonas com graves pontes térmicas, pelo que as pontes térmicas ou ficam bem resolvidas ou a colocação de melhor caixilharia até irá agravar o problema com bolores. qual entao a melhor alternativa a evitar esses bolores "condensação" ???!! tenho certas zonas da casa completamente pretas...

Outra duvida consiste em segunda caixilharia peço desculpa mas nunca tinha ouvido falar nisso ja agora como funciona ja pesquisei e nao conegui ainda perceber como funciona. já agora eu tenho portadas tambem em aluminio.

Mais uma coisinha a quem mude as pedras marmores dos peitoris sera necessario? ja agora qual a alternativa?

outra coisa como ponho fotos de certeza que ficavam mais ilucidados.

Obg
  6.  # 11

Colocado por: Paulo Pinheirooutra coisa como ponho fotos de certeza que ficavam mais ilucidados.

Quando estamos a responder ao topico aqui por baixo está um botão que diz "Procurar..."
    basta clicar ai e seleccionar o ficheiro no seu computador (não se esqueça de redimensionar a foto para um tamanho pequeno (800x600) por exemplo)
  7.  # 12

pode minimizar os bolores arejando a divisão (abrindo as janelas) ou usando um desumidificador
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  8.  # 13

Colocado por: Paulo PinheiroMais uma coisinha a quem mude as pedras marmores dos peitoris sera necessario? ja agora qual a alternativa?

Se apostar num bo isolamento das paredes...caixilharia com corte...entao nessa altura convem, pelo menos, fazer o corte na pedra que la tiver.

Antes de decidir, peça orçamentos das varias soluçoes aqui faladas. Vai ajudar a decidir/planear a execuçao do que pretende.
  9.  # 14

Colocado por: treker666

Se apostar num bo isolamento das paredes...caixilharia com corte...entao nessa altura convem, pelo menos, fazer o corte na pedra que la tiver.

Antes de decidir, peça orçamentos das varias soluçoes aqui faladas. Vai ajudar a decidir/planear a execuçao do que pretende.

Pergunta de newbie:
    Fazer corte em pedra aplicada nas janelas e portadas, é coisa fácil? Como é que se arrefece a serra de corte?
  10.  # 15

Colocado por: fsilva106
    Quando estamos a responder ao topico aqui por baixo está um botão que diz "Procurar..."
    basta clicar ai e seleccionar o ficheiro no seu computador (não se esqueça de redimensionar a foto para um tamanho pequeno (800x600) por exemplo)

peço desculpa mas nao encontro nenhum botão a dizer" procurar"!!!

Colocado por: Anonimo18072022A

EDIT: os bolores surgem devido à existência de água. Essa água tanto pode ser proveniente de condensações como de infiltrações.
    Assim sendo analise o exterior da moradia antes de avançar para uma ou outra solução.

Analizar em que sentido?

Hoje veio ca a casa um senhor empreiteiro que me aconselhou a nâo por isolamento termico visto ser muito dispendioso e na opinião dele nao vai resolver o problema talvez faça aumentar a temperatura interior mas nada de significativo.!!!
    Na opinião dele isolar as janelas sim e aplicar uma boa tinta sera o suficiente, mas sinceramente deu-me a ideia que ele nao é grande conhecedor do Etics certo é que o preço da pintura tambem não e barato segundo ele.

falou me sim de um produto para se aplicar no peitoris e no telhado afim de "evitar" a passagem de humidades em ultimo caso o isolamento do telhado tambem pode ser hipotese.
  11.  # 16

Ele disse que não valia a pena? Eu tenho apenas 3 cm de XPS e há sempre uma diferença brutal de temperatura entre a casa dos meus pais e a minha (a deles só tem caixa de ar sem qualquer tipo de isolamento).

Em relação ao vários tipos de isolamento há neste fórum carradas de tópicos acerca disso. Há quem defenda o isolamento por fora (ETICS), outros por dentro (Gesso cartonado, Heraklith, Ytong Multipor, Kerdi-Board, etc).
  12.  # 17

para complementar o que o ALV (bons olhos o leiam) mencionou...
    eu tenho caixilharia dupla e estou muito satisfeito.
    mantive a caixilharia antiga e pelo exterior coloquei uma nova, de vidro duplo. isola muito bem o ruído e atenua muito as temperaturas exteriores. tem a grande vantagem e isolar a caixa de estore, que é sempre uma encrenca para correntes de ar e pontes térmicas.
    a caixilharia dupla é, no norte do país, nomeadamente no porto, é uma solução muito frequente. diria mesmo mais frequente que substituir a caixilharia existente por outra de vidro duplo.
  13.  # 18

Ola muito bom dia, mais um dia mais uma opinião,,, placas de EPS de 7cm segundo o tecnico que cá esteve saiu uma nova actualização na lesligislação que aconselha/obriga não percebi bem o uso de placas de 7cm, segundo ele diz que a temperatura ideal de uma casa será nos 25º deixando para tras os 5/6cm que manteriam a temperatura de uma casa nos 20º.

Alguem tem conhecimento disto?

Ja agora alguem me sabe dizer explicar se existe algum tipo de dedução fiscal , ajuda ou algo do genero para este tipo de obras ?

Obg e bom dia.
  14.  # 19

ai vida a nossa.. o que vale é que hoje em dia as pessoas duvidam do que lhes dizem e vem ca perguntar.

o isolamento é que aquece a casa agora? mas sim devia aplicar os 7 ou 8cm em vez dos 5 porque assim diminui as perdas de energia.
  15.  # 20

"aqui escreve a resposta ao topico"

Colocado por: Paulo Pinheiro

peço desculpa mas nao encontro nenhum botão a dizer" procurar"!!!

veja a imagem anexo a ver se ajuda...
      Sem título.JPG

0.0250 seg. NEW