Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: |RiC|

Pergunta de newbie:
    Fazer corte em pedra aplicada nas janelas e portadas, é coisa fácil? Como é que se arrefece a serra de corte?

esse corte na pedra é assim tão importante???
  2.  # 2

ha por aqui pessoas no forum com pedras contínuas que por dentro chove debaixo delas. por isso sim é.
  3.  # 3

Talvez consiga agora...
      IMG_2400.JPG
  4.  # 4

pois parece que sim...
      IMG_2402.JPG
  5.  # 5

mais uma...
      IMG_2401.JPG
  6.  # 6

...
      IMG_2397.JPG
  7.  # 7

Julgo que dá para ter ideia quando falo em fungos e bolores...
  8.  # 8

Chiça! Nunca vi nada semelhante em todas as casas que vivi!
  9.  # 9

Colocado por: fsilva106

esse corte na pedra é assim tão importante???

Diz que se a pedra for una, constitui-se como ponte térmica, correcto?

Cortá-la na zona que fica por debaixo dos aros em alumínio, criando uma forma de isolamento, acabará por ser mais uma maneira de combater o desperdício de energia. A questão é que se a pedra já está aplicada, não é prático retirá-la, cortá-la em oficina e repor. A minha dúvida é se é possível fazer esses cortes no local onde estão aplicadas.
  10.  # 10

Colocado por: Anonimo18072022A
    Nas fotos todos os locais que mostra são paredes exteriores?
    Parece que vejo numa das fotos uma cortina de Wc.....terá problemas apenas nos wc?

Bem se esta referir as "4 paredes" que formam a parte de fora da casa sim a grande parte são, mas não todas infelizmente.

O wc é por acaso o sitio onde menos se nota os bolores, tenho sitios na casa bem piores nenhuma das fotos e do wc.

Na continuação da busca de soluções para o isolamento da casa , apareceu me uma solução chamada ICYNENE para o isolamento do telhado, disse me o sr que esteve ca em casa que tem melhor desempenho em termos de isolamento que o politerano projectado lã de rocha etc , mas isto e a opinião dele claro segundo ele o produto relativamente novo ou pelo menos algo desconhecido por cá.

Alguem que conheça o produto que me possa deixar um feedback eu agradeço claro.

Para o revestimento exterior julgo que irei optar mesmo pela aplicação do ETICS o grande problema tem sido encontar o meio termo no que consta a opinioes.

Das 5 ou 6 pessoas que ca vieram so uma e que me inspirou confiança, o resto muitas reticencias podem ser bons trabalhadores isso nao ponho em causa mas de isolamento termico "parecem" na estar mto a vontade, uns falam 4cm outro 5cm julgo que a nova legislação já indica que de 7 para cima sera o ideal.

Mais dicas eu agradeço.

Outra questão é a das pedras, sei que a malta que faz isolamentos tem varias opções, mas gostaria a que mais se aconselha talvez alguem que ja tenha passado pelo mesmo processo que eu.
    Julgo que remover a pedra e por outra, será muito dispendioso e trabalhoso tambem, mas sinceramente ainda nao sei porque optar.

Em relação a caixilharia para ja tenho 3 OPÇÕES:

1ªserie alumínio N14200 da Navarra, com tratamento Lacado, na cor Branco,com rotura térmica, VidroDuplo Neutralux “S” 6mm/16mm/5mm Incolor

2ªserie aluminio Thermstop 24 lacado branco com rotura térmica,Vidro Guardian sun 6mm/12mm/4mm

3ªPVC,FINSTRAL Sistema Top 72, vidro duplo Plus-Valor 30 mm, 6F-20-4v

IstoSinceramente tal como de isolamento isto são coisas de que eu nada percebo por isso peço desculpa, sei que este tipo de discussões ja tiveram lugar mas lá esta como eu sempre ouvi dizer quem não sabe pergunta aqui estou a pedir opinioes/soluções mais uma vez.

Obg e boa noite
  11.  # 11

Colocado por: Paulo PinheiroMais uma coisinha a quem mude as pedras marmores dos peitoris sera necessario? ja agora qual a alternativa?

Colocado por: |RiC|Pergunta de newbie:
    Fazer corte em pedra aplicada nas janelas e portadas, é coisa fácil? Como é que se arrefece a serra de corte?

Vejam lá no que se metem...

Tenham cuidado com os conselhos ... Muitas pessoas falam mas nunca fizeram e não têm experiência a obra
    A pedra do peitoril quase sempre está e impedir a entrada de agua . NUNCA cortem a pedra !
    Façam o que quiseram por dentro ou por fora, e depois se acharem que têm bolor por causa das pedras não as arranquem podem apenas forra-las com madeira e isolamento no meio...

Agora sinceramente alguém que percebe de obras acha que é por causa de umas soleiras que a casa fica fria ? Nem pensar ...

E já agora ... Se a humidade condensa é porque a humidade está na sua casa e o isolamento não vai acabar com a humidade ... A arejamento sim , reduz a humidade , mas já vi aí pessoal a tapar os buracos todos, quando o regulamento actual obriga a ventilar ...

Se tampa, tudo como é que respiram ? Nos necessitamos de oxigénio para viver ! Menos oxigénio = menos saúde .

Colocado por: fsilva106esse corte na pedra é assim tão importante???

É ! para dar cabo da casa !

Para cortar a pedra têm que retirar a caixilharia e fazer uma impermeabilização por baixo da pedra antes de a voltar a colocar de novo já cortada !

Mas tudo isso para quêm para ao fim de um ano poupar 1 centimo ? Mais vale isolar a laje por dentro com mais 1 mm

Muitas pessoas não têm a noção das perdas mínimas pela caixilharia , já o mesmo não que passa com os vidros, que por aí sim se perde muito !
  12.  # 12

Colocado por: branco.valterChiça! Nunca vi nada semelhante em todas as casas que vivi!

Não viu ? Eu logo lhe mostro .

Por acaso no meu quarto tinha pior que isso . Bem pior !

Resolvi isolando pelo interior com XPS e pladur, tecto e paredes exteriores !
    Depois coloquei ventilação mecânica na WC pois tinha uma janela que para nada serve.

Colocado por: Anonimo18072022AAssim à distância parece mesmo problemas derivados de condensações.
    Existindo condensação e uma superfície fria....condensa.

Eu diria melhor... Se exite humidade ela condensa nas zonas frias ... Pode ser numa parede . num vidro ou numa desumidificador !

A 1ª coisa a fazer e acabar com a humidade ou não ? Depois sim pode isolar-se

Colocado por: Anonimo18072022AParece que vejo numa das fotos uma cortina de Wc.....terá problemas apenas nos wc?

Claro que tem um problema com as WC ... Aposto que aquela humidade toda é por causa da humidade dos banhos pois antes a casas com janela não precisavam de ventilação !

Mas uma janela numa WC não serve para nada ... Um exautor a ligar sempre durante e depois dos banhos sim acaba com a humidade quase toda !

No meu caso só tinha esse problema no quarto que tem wc interna... Nos outros nem uma ponte tinha de humidade !

E já agora ... Quando a humidade vem de fora a tinta "descasca" esse bolor não tem nada a ver com infiltrações
  13.  # 13

Colocado por: Paulo Pinheiroapareceu me uma solução chamada ICYNENE

interessante: http://www.icynene.pt/1/h2foam_forte_espuma_projectada_1382548.html

0,028 W/mK
    •  
      alv
    • 16 abril 2014

# 14

Vivam!
    Mais do mesmo.
    Este tipo de fotos é mesmo o meu dia a dia.
    As soluções são também mais do mesmo, isolamento caixilharias e promoção da ventilação.
    Os meios são também mais do mesmos, tendo de se resolver uma equação que é composta por uma série de variáveis, como localização dos isolamentos, se dentro se fora, o máximo de espessura possível até um limite razoável, que tipo de caixilharias, se uma nova, se duplicar, atenção aos pormenores como o tratamento das pontes térmicas sobretudo nas zonas sensíveis de peitoris, caixas de estore, ombreiras e padieiras, prioridades, se pudemos fazer "tudo à uma" se podemos fazer por partes, e por fim, claro, tudo muito bem feito, muito bom a custo minimo.
    Como vêm tanta variável, tanta condicionante que é natural que encontre outras tantas opiniões e outros tantos disparates, pelo que, claramente tem de se apoiar em alguém que realmente saiba da coisa, lhe equacione tudo isto, lhe apresente propostas com diferentes cenários e a ajude. Comece por aí e "fassa" parte.
    Concordam com este comentário: riscas
  14.  # 15

Colocado por: Anonimo18072022ARepare que ventilar uma casa irá introduzir mais humidade já que normalmente a humidade relativa do ar no exterior é maior do que no interior

Desculpe mas está engando ! A 30 anos que faço renovações de ar nas casas e sei muito bem a a interior é muito superior à exterior e digo mais com uma boa renovação de ar não iria ter bolor dentro de casa !

Aliás ainda a uns meses um membro do forum disse como acabou com a humidade em casa não se recorda ? Ar novo !

Quer ver uma fotos cm bolor igual e esse dentro de casa ? num isolamento interior com 4 cm de xps + Pladur ? Só porque o ar deixou de ser renovado por uns meses ?

Posso mostrar !

Isolaraé bom, renovar o ar melhor ainda e evitar que o vapor dos banhos fique dentro de casa é imprescindível !

Quanto a arrancar as soleiras e peitoris sem duvida que o melhor é mudar mesmo tudo .... Mas sabe o que isso custa ?

Não é façil rematar bem o ETICS nos peitoris sem os arrancar isso eu sei , por isso nunca se deve colocar Lã mineral se não arrancar tudo, porque se houver uma infiltração trama a lã mineral.

Se for EPS pelo menos não absorve agua...

Mas há maneiras de colocar bem o ETICS sem arrancar os peitoris , posso ensinar como :-)

Quanto ao peitoril em pedra emendado ... Se foi colado apenas com cola de pedra vai cair ... Mas se levou furos e uns varões de inox entes de colar, ai sim é garantido !

Gosto mais da opção que mostrou com o alumínio ! Está um bom trabalho !

Colocado por: alexpinteressante:http://www.icynene.pt/1/h2foam_forte_espuma_projectada_1382548.html

Isso não será poliuretano ? Na maioria dos países evoluídos É proibido aplicar em casas de madeira pois em caso de incêndio liberta cianeto .

Ou será algum material novo ?
  15.  # 16

Colocado por: Anonimo18072022Apelo menos tente que se consiga usar 1-2cm. Corrigirá assim minimamente as pontes térmicas juntos aos vãos.

Se não estou em erro uma espessura de1cm de EPS não chega para eliminar as pontes térmicas,pelo que sei no minimo teria que levar uns 3cm de EPS ,a não ser que opte por outro tipo de material,tipo PIR com uma espessura minima de 2cm
  16.  # 17

Colocado por: Anonimo18072022A

"Corrigirá minimamente" DIFERENTE "Eliminar pontes térmicas"

De pouco ou nada serve.
  17.  # 18

Colocado por: Anonimo18072022AAdicionando 2cm de EPS em zonas de pontes térmicas: U=0,80W/m2.K

Colocado por: Anonimo18072022ANão concordo dizer que 2cm de isolamento "pouco ou nada serve".

E se na vez de 2cm for só 1cm?
    As contas já são outras não e?
  18.  # 19

Colocado por: Anonimo18072022Apelo menos tente que se consiga usar 1-2cm
  19.  # 20

Colocado por: J FilipeSe não estou em erro uma espessura de1cm de EPS não chega

0.0265 seg. NEW