Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Anonimo18072022AAdicionando 1cm de EPS em zonas de pontes térmicas: U=1,002W/m2.K

Fica no limite.
    De qualquer forma o caso do tópico penso que nem sequer se enquadra na nova legislação pois não se trata de obra nova nem de grande remodelação.

O problema não e esse,os problemas são outros,tipo de um isolamento pouco eficiente,basta que chegue o inverno para se ver a quantidade de pessoas por aqui no forum a queixarem-se com problemas de umidades nas ombreiras,e nem só ,mas como deve de imaginar eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre esse assunto
  2.  # 2

Colocado por: Anonimo18072022AAssumindo Parede simples espessura 20cm, sem isolamento: U=1,337W/m2.K
    Adicionando 5cm de EPS ao exemplo anterior: U=0,50W/m2.K

U=0,57 W/m²K

Colocado por: Anonimo18072022AAdicionando 1cm de EPS em zonas de pontes térmicas: U=1,002W/m2.K

U=1,65 W/m²K
    Julgo que assim e que estão as contas certas.

Edit.estes cálculos foram feitos com EPS 0,035
  3.  # 3

Colocado por: Anonimo18072022AParede simples com 20cm: U=1,3W/m2.K

Certo.

Colocado por: Anonimo18072022AEPS com um λ=0,40W/m.K; com 1cm U=4W/m2.K

Certo.

Colocado por: Anonimo18072022AEPS com um λ=0,40W/m.K; com 2cm U=2W/m2.K
    EPS com um λ=0,40W/m.K; com 2cm U=1,33W/m2.K

Aqui não entendi muito bem.

Colocado por: Anonimo18072022AU equivalente parede simples com 20cm + 1cm de EPS = 1/((1/1,3)+(1/4)) = 0,9811W/m2.K

Colocado por: Anonimo18072022AU equivalente parede simples com 20cm + 2cm de EPS = 1/((1/1,3)+(1/2)) = 0,7878W/m2.K

U equivalente parede simples com 20cm + 3cm de EPS = 1/((1/1,3)+(1/1,33)) = 0,6574W/m2.K

Nas minhas contas nao da isso.
  4.  # 4

Colocado por: Anonimo18072022Anas minhas contas destes exemplos ainda faltava considerar o acabamento interior/exterior

Nas minhas tambem.

Colocado por: Anonimo18072022APara não dizerem que são as minhas contas deixo alguns dados ITE50 do LNEC

Então deite isso o lixo e use antes estes..
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sg.R12A.UWertQuick.DE&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5zZy5SMTJBLlVXZXJ0UXVpY2suREUiXQ..

https://itunes.apple.com/de/app/knauf-energiesparrechner/id445556233?mt=8
  5.  # 5

Colocado por: Anonimo18072022AEspero que assim chegue lá :-)

Chego,chego,muito mais fácil do que você julga
  6.  # 6

Colocado por: Anonimo18072022AParede simples com 20cm: U=1,3W/m2.K

Parede simples com 20cm: U=1,3W/m2.K = U=3,09 W/m²K

Colocado por: Anonimo18072022AEPS com um λ=0,40W/m.K; com 1cm U=4W/m2.K

EPS com um λ=0,35W/m.K; com 1cm = U=2,19 W/m²K

Colocado por: Anonimo18072022AU equivalente parede simples com 20cm + 1cm de EPS = 1/((1/1,3)+(1/4)) = 0,9811W/m2.K

U equivalente parede simples com 20cm + 1cm de EPS = 1/((1/3,09)+(1/2,19)) = U=1,64 W/m²K

Estas sao as minhas contas..
  7.  # 7

Colocado por: Anonimo18072022AOk Filipe estou a ver que nem sabe o que é o ITE50...ficamos assim. Leve lá o barco que ainda lhe ofereço uns remos :-)

Amigo Pedro estou a gostar de o ler... Voçê sempre soube fazer as contas alem do bom nível que sempre soube manter !

Ainda por cima manda uma folha de calculo :-)

Mas já agora uma coisa que parece que todos se esqueçem e até na sua folha de calculo ...

4 cm de isolamento não isola o mesmo que 4 x 1 cm

2 Cm de isolamento não isola o mesmo que 2 x 1 cm

Ou seja o 1º centimetro isola muito mais ! do que o 2º e por aí fora !

Investigue bem e verá que não é só somar espessuras ao valores !

Outra coisa o isolamento menor ou maior varia com a temperatura ...

E já agora eu arranjo-lhe um isolamento muito melhor que com 50 mm faz mais que 2o mm de qualquer outro material (salvo raras excepções)
  8.  # 8

Bom pessoal eu agradeço essa contas todas mas na realidade é que isso e muito confuso para mim.

Sei bem que a ideia e ajudar mas as vezes ainda fico mais confuso mas acho que é normal visto eu nao perceber nada do assunto.

Espero nao ser chato com as minhas perguntas mas la esta julgo que se pode aprender muito com as vossas opiniões , ainda por cima malta que percebe da "poda"

Colocado por: Anonimo18072022ABem não vejo qual é a dúvida.

Como assim?? a minha duvida é se a malta com quem tenho falado percebe mesmo de ETCIS, em relação a espessura ja nao tenho duvidas que o minimo que usarei será 7cm.

Colocado por: Anonimo18072022ATenha ainda atenção nas dobragens nas golas dos vãos da janelas e portas

Peço desculpa pela minha ignorância mas o que são golas dos vão?

Já percebi que o ideal seria retirar as pedras e meter outras novas , mas como são 15 salvo erro deve ficar por um dinheirão, dai uma minha pergunta pela melhor ou mais recomendada opção.
    Vi as suas fotos agradeço mas la esta tudo depende depois mais do aplicador que cá vier e a maneira que ele costuma fazer, embora eu assim já tenha ideia.
    Mas uma das soluções que me deram ate passa por não usar sequer pedra, ou seja ponha só uma placa te etcis na base e assentava a caixilharia por cima.

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas há maneiras de colocar bem o ETICS sem arrancar os peitoris , posso ensinar como :-)

Partilhe connosco :) como disse eu estou aberto a sugestoes.

Sou de Sesimbra se alguem for de perto que queira partilhar um pouco mais eu estou disponivel, sei que é uma area onde ha muita gente a trabalhar mas por vezes isto tem mais do que se lhe diga.

Tenho andado a procura de malta que faça instalaçao de ETCIS por isso estou sempre aberto a mais opinioes quiça orcamentos, nunca se sabe.

O meu obrigado a todos e boas noites.
  9.  # 9

Colocado por: Paulo Pinheirominimo que usarei será 7cm.

7 cm para o exterior não é o mínimo é o melhor pois o normal é 5 cm. Eu por fora também colocaria 7 cm mas pelo interior 5 m

Colocado por: Paulo PinheiroPeço desculpa pela minha ignorância mas o que são golas dos vão?

Aqui pode ver o peitoril : ( Vem de peito )

http://www.euromargranitos.com.br/images/ping5.jpg

As laterais que podem ser também em pedras são ombreiras (vem de ombro)

A de cima chama-se verga ( Não sei de onde vem )

E se for numa porta em vez de peitoril o nome é soleira ( vem de sola )

Não sei é porque raio se chama verga às partes de cima !

Colocado por: Paulo PinheiroPartilhe connosco :) como disse eu estou aberto a sugestoes.

Iam logo chamar-me maluco :-) pois vai criar uma "enorme" ponte térmica nas zona da pedra .... Mas logo faço um desenho para no caso de não querer mudar as pedras nem os caixilhos das janelas, porque se vai mudar os caixilhos o melhor mesmo é mudar as pedras e isolar bem por baixo antes de as voltar a colocar com a rotura térmica como a malta gosta ! e já com os 7 cm a mais para compensar o isolamento .

Mas eu um dia ainda vou convencer o ETICS a começar a propor aos seu clientes isolamentos pelo interior !
    •  
      alv
    • 17 abril 2014

# 10

Vivam!

Eu não quero aqui alimentar polémicas, muito menos ser incorrecto, mas sendo politicamente correcto, percebendo que o Paulo está perfeitamente a nadar, é neccessário colocar alguns pontos de ordem à mesa: Um, espero que tenham em consideração que o esquema, porque se trata de um esquema, do link que o Jorge postou, não seja levado a sério por quem nos lê, uma vez que se trata de um esquema Brasileiro tirado "ao calhas" da net e não é assim que se faz um peitoril, esperando que tenha sido apenas para mostrar o que é; Dois, espero que o Etics, que já tem idade para ter juízo (palavras minhas), perceba que por vezes é melhor ficarmos caladinhos que convencer convencidos; Por fim, ao Paulo, que arranje mesmo quem o possa ajudar, mas aí na obra, porque se vai decidir em função do que lê, sem apoio de quem saiba discernir o que é correcto ou incorrecto, vai ter problemas, gastar uma pipa de massa e resolver apenas partes do problema.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  10.  # 11

colocado por: jorge santos - faro4 cm de isolamento não isola o mesmo que 4 x 1 cm

2 cm de isolamento não isola o mesmo que 2 x 1 cm

exatamente,100% de acordo,muitos julgam que 5cm de eps possui a metade de valor u=w/m² d 10cm eps,mas não e assim como pintam.

Vejamos

para melhor perceber.
    0,1 cm,eps 0,40 .. U=5,13 w/m²k
    1cm,eps 0,40 .. U=2,38 w/m²k
    10cm,eps 0,40 .. U=0,37 w/m²k
    100cm,eps 0,40 .. U=0,040 w/m²k

5cm,eps 0,40 .. U=0,70 w/m²k
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 12

Colocado por: Anonimo18072022AIsto é o quê?

EPS 0,040 W/mK
  12.  # 13

Colocado por: alvpercebendo que o Paulo está perfeitamente a nadar, é neccessário colocar alguns pontos de ordem à mesa

Sim e verdade , e quando nao se esta dentro das calças as vezes parece tudo ser ainda mais complicado do que na realidade é ou possa ser.

Colocado por: alvPor fim, ao Paulo, que arranje mesmo quem o possa ajudar, mas aí na obra, porque se vai decidir em função do que lê, sem apoio de quem saiba discernir o que é correcto ou incorrecto, vai ter problemas, gastar uma pipa de massa e resolver apenas partes do problema.

Pois mas infelizmente nao tenho ninguem conhecido que trabalhe na area, por isso tenho que ir lendo e ouvindo os empreiteiros que ca veem a casa, mas la está cada cabeça sua sentença.
    Pois vivoa em Sesimbra a relativamente poucos anos, e aqui é mais peixe :) se fosse na minha terra natal Marco de Canaveses tudo seria mais facil.

Entretanto vou tentando perceber como resolver algumas coisas que eu acho mais confusas.
      IMG_2427 (2).JPG
  13.  # 14

Por exemplo na foto que coloquei qual a melhor forma ou a mais usada para aquela peça que prende a portada?

Como tenho portada há necessidade de a tirar para a instalação do ETCIS? QUal a maneira mais correcta?
  14.  # 15

Outro dos meus problemas , é tentar perceber o que fazer com estas paredes de tijolo de vidro, pelo que sei nao são grande coisa termicamente , mas esteticamente a mulher adora e eu nao desgosto, mas sera que o sistema funcionara com a mesma eficaçia? acredito que não lá esta outro bico de obra pra resolver :)
      IMG_2403.JPG
  15.  # 16

outro lado...
  16.  # 17

ups..
      IMG_2404 - Cópia.JPG
  17.  # 18

Já me esquecia desta tambem...
      IMG_2431 - Cópia.JPG
  18.  # 19

Colocado por: Anonimo18072022A"Aula" terminada definitivamente.

Meu caro,guarde a sua sabedoria para si que eu guardo a minha para mim,ta bem?.

Não preciso das sus folhas de cálculos nem das suas aulas para nada para assim poder fazer contas.

Quando quero saber valores (U= w/m²k) exemplo de 1cm de EPS quando este em contacto com ar exterior (que era o que estava aqui em causa ) tenho coisa melhor que as suas folhas de cálculos.
  19.  # 20

Colocado por: J FilipeQuando quero saber valores (U= w/m²k) exemplo de 1cm de EPS quando este em contacto com ar exterior (que era o que estava aqui em causa ) tenho coisa melhor que as suas folhas de cálculos.

0.0266 seg. NEW