Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os foristas,

    Venho por este meio recorrer ao fórum para me auxiliarem num problema com que me deparei.

    Necessitava de realizar uns furos na parede da casa de banho para colocar uns toalheiros e gostava de saber onde estão os canos de água para não ter uma surpresa, será que me podem ajudar?

    - Gostava de fazer uns furos ao lado da sanita e do bidé como podem ver na imagem em anexo, alguém tem sugestões onde será seguro?
    Sanita

    Nota: Já perguntei ao construtor no mês passado e ele ainda não me soube dizer.

    Nota 2: Pela ficha técnica da habitação não consigo perceber se os canos passam pelo texto falso e depois descem à vertical, ou se vão pelas paredes a alguns centímetros do chão. A casa de banho é a que se encontra no canto superior esquerdo.
    Planta

    Nota 3: Já me decidi a furar!

    Obrigado a todos pelo contributo,
    JL
  2.  # 2

    Existem uns detectores de tubagens, eléctricas e de canalizações, ou compra um ,ou pede emprestado / aluga.
    Atenção que os baratinhos não dão para tubagem plastica em paredes maciças....
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasExistem uns detectores de tubagens, eléctricas e de canalizações, ou compra um ,ou pede emprestado / aluga.
    Atenção que os baratinhos não dão para tubagem plastica em paredes maciças....


    Eu não sei que tipo de tubagem tenho mas imaginando que é de plástico (PEC), aquilo vai detectar?
    Se sim onde poderei alugar/pedir emprestado? Sugestões?

    Obrigado,
    JL
  4.  # 4

    Nunca confie na ficha técnica ou nos projetos, quase de certeza que os tubos não passam nos locais lá assinalados.
    Ou usa a técnica do Pedro, ou então uma mais Low Coast.
    Pega num prego de aço e vai fazendo uns pequenos furos onde pretende furar, se deitar àgua já sabe que aì não deve por o berbequim.
    :)
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  5.  # 5

    jorgeavlobo, se a tubagem for em multicamanda, um detector que detecte metais não ferrosos deve funcionar bem ( desde que não esteja muito enterrado na parede)

    Se o esquema da rede de distribuição de água for esse, não deve estar executado em PEX.

    Pergunte ao empreiteiro que material foi utilizado ( bem feito, na planta da rede deveria estar indicado o tipo de material da tubagem)
  6.  # 6

    Qual aparelhometro me aconselham a comprar e onde o deverei comprar?
    (Espero que o aparelho detecte).

    Perguntar ao empreiteiro não me adianta de nada, não obtenho respostas :(
  7.  # 7

    Colocado por: jorgeavloboPerguntar ao empreiteiro não me adianta de nada, não obtenho respostas :(


    Os aparelhos só detetam tubos metáslicos inox;galvanizado pelo wc sendo recente dirtia que está feito em multicamada porque se for em PEX tem que ter uma caixa no wc.

    Pega no berbequim e lentamente vai furando vai batendo com o mesmo e sente se é parede ou não se ao bater não fizer barulho alto ai que estamos perante a ameaça de um tubo!
    Concordam com este comentário: tonio
  8.  # 8

    Colocado por: jorgeavloboQual aparelhometro me aconselham a comprar e onde o deverei comprar?

    A BOSCH tem uma gama alargada de detectores... dos 70 aos 700€ ;)
  9.  # 9

    Colocado por: Costa53

    Os aparelhos só detetam tubos metáslicos inox;galvanizado pelo wc sendo recente dirtia que está feito em multicamada porque se for em PEX tem que ter uma caixa no wc.

    Pega no berbequim e lentamente vai furando vai batendo com o mesmo e sente se é parede ou não se ao bater não fizer barulho alto ai que estamos perante a ameaça de um tubo!


    Então se for multicamada o aparelho vai detectar os tubos ou não?

    Obrigado,
    JL
  10.  # 10

    Vai!!! tem alma em alumínio ( já tinha escrito que um detector de metais não ferrosos , detecta este tipo de tubo)
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasVai!!! tem alma em alumínio ( já tinha escrito que umdetector de metais não ferrosos , detecta este tipo de tubo)


    Obrigado pela resposta pronta.

    Estes furos vão-me sair mais caros que os toalheiros!!!

    Como já me aconselhou Bosch sabe se algum destes detectores vais encontrar os tubos multicamadas:
    http://www.bosch-do-it.com/pt/pt/bricoleiros/ferramentas/detetores-199930.jsp

    Ou terei que ir para um de gama profissional e carissima?
    http://www.bosch-professional.com/pt/pt/detetores-101302-ocs-c/

    Também encontro algumas soluções da Black&Decker, é aconselhavel?

    Obrigado,
    JL
  12.  # 12

    em principio o mais barato (PMD7), com detecção até 6cm em metais não ferrosos, deve chegar. as buchas dos toalheiros possivelmente não terão mais de 40mm.
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradasem principio o mais barato (PMD7), com detecção até 6cm em metais não ferrosos, deve chegar. as buchas dos toalheiros possivelmente não terão mais de 40mm.


    Apenas consigo encontrar o Bosch PMD 10 à venda por Lisboa, o PMD 7 ainda deve ser demasiado recente, infelizmente o PMD 10 custa aproximadamente €100.

    Consigo encontrar o Black&Decker BDS303 por €50 no AKI, aconselha ou é preferível Bosch?
    http://www.blackanddecker.pt/powertools/productdetails/catno/BDS303/
    http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=2598&productid=17680&sid=0

    Obrigado pela atenção,
    JL
  14.  # 14

    diz que metais não ferrosos , só detecta até 25mm... atenção!!!

    PS: leia as especificações tecnicas.
  15.  # 15

    Tem este da série profissional (gms 100), por 82€
    http://www.hilarioalves.com/listadetalhe.asp?idpai=695&id=4735&item=4332
    ou aqui por 95€
    http://www.lojabosch.com/muitidetector


    Dados técnicos GMS100:
    Materiais detectáveis Metais ferrosos, metais não-ferrosos, condutores eléctricos
    Profundidade de detecção máx. 100 mm
    Profundidade de medição, aço, máx. 100 mm
    Profundidade de medição cobre, máx. 80 mm
    Dispositivo de desligamento automático, aprox. 5 min
    Alimentação de energia 1 x 9 V 6LR61
    Peso aprox. 0,27 kg
    Comprimento 200 mm
    Largura 85 mm
    Altura 32 mm
    Protecção contra pó e salpicos de água IP 54
  16.  # 16

    soudal t-rex nisso.
    não fura nada e aquilo agarra bem o suficiente para o que pretende.
    tem é que estar tudo limpinho...
    •  
      Mk Pt
    • 8 abril 2014 editado

     # 17

    Acho que o mais fácil mesmo é falar com canalizador que o empreiteiro contratou, o empreiteiro pode não ter muita disponibilidade para ver o caso, mas deve conseguir arranjar o contacto do canalizador com facilidade e este deve ser o que realmente tem mais facilidade em localizar as canalizações.
  17.  # 18

    E depois o canalizador de deslocação, leva 50€.... e não sabe concerteza onde andam as tubagens... compre o aparelhómetro..
    aliás qq empreiteiro/ trolha/ biscateiro deveria ter um equipamento deste género..
    •  
      Mk Pt
    • 8 abril 2014 editado

     # 19

    Os canalizadores que vocês conhecem cobram caro.
    Isso é coisa para um telefonema e no máximo uma mine e está feito. Fazendo bem as coisas, claro. :)
  18.  # 20

    .. Pois claro . Vai a uma casa de alguém , onde não fez a instalação e pedem-lhe para furar os acessórios de banho, e sabe onde os outros "biscateiros" montaram os tubos, só de olhar para parede... tem visão Raio -X!! Lololl...

    PS: eu sei, nós sabemos, qual mais ou menos a probabilidade de existir ou não instalações em determinados locais... mas muitas vezes temos mesmo de furar num local em que a proximidade é flagrante... é nesses casos que não vale ap pena arriscar - para isso se inventaram os aparelhómetros.
 
0.0208 seg. NEW