Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    zedasilva

    roma e pavia não se fizeram num dia, observe a história de cada coisa e vai ver que tudo tem um caminho

    ou seja quantos anos tem o caminho dos arquitectos e os do design??'

    enfim não vamos voltar ao mesmo e até sabe muito bem que hoje em dia a profissão de design tem muito mais relevância e saída do que a arquitectura e basta ver as ofertas de trabalho e até nessas ofertas é exigido a formação design, portanto não é "qualquer nabiço arquitecto que ganha esses trabalhos.

    deixe lá de vez o seu odiozinho de estimação e comece é a fazer bom design.
  2.  # 22

    isso dos ATAEs já sabe de cor a minha posição

    os que estão estão mas quem vier agora que vá tirar um curso de arquitectura tal como os outros e depois que vão fazer projectos também.
  3.  # 23

    Marco
    Eu não tenho nenhum odiozinho de estimação pelos arquitetos, sabe o que fiz quando terminei a licenciatura e reparei que afinal o mercado de trabalho estava já minado pelos profissionais sem habilitação?
    Voltei à escola, investi em nova formação e fui à luta, não fiquei com um diploma na mão a berrar que quero trabalho. Hoje se quero continuar a trabalhar tenho a cada 5 anos que provar que não parei, que continuo em formação continua.
  4.  # 24

    Colocado por: marco1isso dos ATAEs já sabe de cor a minha posição

    os que estão estão mas quem vier agora que vá tirar um curso de arquitectura tal como os outros e depois que vão fazer projectos também.


    Tá a ver como eu gosto de si :))))
    Eu como 98% dos ATAE´s também defendemos isso.
    Não tenham medo deles coitados, estão já quase todos na casa dos 50 e muitos e não tarda nada estão na reforma
  5.  # 25

    Todo o macaco tem direito ao seu galho.
  6.  # 26

    Também sou apologista de cada macaco no seu galho, arquitectura para os arquitectos. O que não gosto é da hipocrisia de que estes dão mostras quando se acham no direito de fazer projectos de especialidades como a acústica. Segurança Contra Incêndios ainda entendo que seja acessível a qualquer um após alguma formação, agora projectos de acústica? Uma fantochada.

    PS: Embora a legislação mo permita não faço projectos de acústica, considero que a formação que tive durante o curso não é a suficiente
  7.  # 27

    j. cardoso

    onde é que isso está escrito?? acústica??
    preencher fichas de segurança contra incêndios é fazer projectos de segurança contra riscos de incêndio??

    de qualquer forma penso que onde o j ainda não entrou no espirito da coisa é no facto de reconhecer que numa edificação o papel do arquitecto tem que ser muito mais abrangente mas que como é evidente não pode ser especialista nas diferentes áreas ou seja um projecto geral terá sempre que contar com os vários especialistas.

    enfim mais uma vez uma conversa que nem se percebe bem o porquê, ou seja qual o objectivo, é os engenheiros fazerem arquitectura??
    se não é isto então qual é o objectivo??
  8.  # 28



    Tinha-o em melhor consideração, julgava-o mais conhecedor, mas como nem todos podemos ter a mesma opinião cá vai a minha.

    1. Parece-me que o Zé tem de facto o complexo que a sua é melhor que as outras, pois pode fazer tudo.

    2. É relativamente simples para um arquiteto fazer design porque é uma questão de criação e de concepção, pode ser um logotipo, uma cadeira ou uma casa, é uma questão de escala. São bases de concepção que não existem noutro curso em termos pedagógicos

    3. A opinião do Zé infelizmente só me dá a certeza que o Zé não tem a noção daquilo que não sabe....

    Socrates (sem ser o político, mas sim o filósofo) já referia " só sei que nada sei" e está é a base de todo a aprendizagem, e neste momento o Zé julga-se habilitado para exercer uma profissão que não tem a mínima noção do que envolve....

    Veja a nossa paisagem urbana e veja o que profissionais nao arquitectos foram fazendo pelo nosso pais.

    Digo mais... Quando viajamos a outro pais, sobretudo norte da Europa e pensamos... Que bela paisagem urbana ou que bela cidade, porque é que os arquitectos portugueses não fazem assim?... É simples porque não são os arquitectos a projetar em Portugal, não sei se sabia, mas até uma década atrás só 11 por cento do projetado em Portugal era feito por arquitectos....veja no pais que deu....

    A revogação do 73/73 é u uma urgência e um direito dos cidadãos, e isto é um facto.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  9.  # 29

    onde é que isso está escrito?? acústica??

    Conheço mais que um caso e se o Marco for ler as discussões antigas sobre esta tema vai verificar que iso mesmo também foi assumido por um arquitecto aqui do fórum.

    preencher fichas de segurança contra incêndios é fazer projectos de segurança contra riscos de incêndio??

    O que eu disse foi que acho isso ao alcance de qualquer técnico com um mínimo de formação pelo que não acho que seja coisa só de engenheiros.

    o j ainda não entrou no espirito da coisa

    Fraca memória, vá ler as discussões antigas e confirmará que sempre defendi a arquitectura para os arquitetos.

    enfim mais uma vez uma conversa que nem se percebe bem o porquê, ou seja qual o objectivo, é os engenheiros fazerem arquitectura??

    Não o meu, continuo a defender a arquitectura para os arquitectos mas não sou ingénuo e sei que atrás de um anseio legítimo se esconde também uma questão de defesa de mercado por parte da classe. A diferença é que eu não acredito que isso vá resultar numa elevação drástica do nível da arquitectura em Portugal, sou um pessimista e acho que o nívelamento vai ser feito por baixo, mas isto são outros quinhentos
  10.  # 30

    j.

    espremido o que sai?? então é preciso esconder que se estudou para exercer determinada profissão se queira ter nela o predomínio da sua execução?? onde é que está a gravidade?? então os médicos e por ai fora não tem que defender o seu mercado?? qual é o mal??

    enfim mais uma vez, na sei mesmo qual é o problema da arquitectura ser para os arquitectos.
  11.  # 31

    Colocado por: doisarquitectosVeja a nossa paisagem urbana e veja o que profissionais nao arquitectos foram fazendo pelo nosso pais.

    Ui, não vá por aí...um sem numero de exemplos que justificariam esta mesma frase sem aquele não...

    Contudo, sempre fui a favor do: a César o que é de César!
  12.  # 32

    Hélio

    no entanto quando o cenário for de que qualquer casa que "nasça" agora nos nossos dias for de certeza projectada ( assinada) por arquitecto, com certeza os maus vão ficar com um x bem visível na testa. :)
  13.  # 33

    Concordo Marco, mas dependerá sempre dos olhos de cada um...
  14.  # 34

    Hélio

    lá fundo, fazer uma mijinha para o chão numa wc toda mijada não pesa muito na consciência mas se a wc estiver toda limpinha ai sim é mau, eheheh desculpe-me a analogia.
  15.  # 35

    Lá está - aos meus olhos - é tão mau na 1ª como na 2ª.
  16.  # 36

    claro mas o problema é saber de quem são as mijinhas na 1ª situação. :))
  17.  # 37

    Marco, não me interessa saber quem as deu, e sim, que alguém não as devia ter dado...
  18.  # 38

    Hélio, não podemos julgar o particular como geral, não podemos pegar em casos de arquitetura mal conseguidos e compará-los com milhares e milhares de obras que desfazem a nossa paisagem urbana, penso que é isto que o marco se refere, ou seja... Tem uma obra mal conseguida feita por um arquiteto e tem claramente alguém a quem apontar a culpa, tente pegar numa obra projetada por outro profissional e dizer que é uma má obra, não dá para fazer isso porque é uma imensidão delas, ou seja o chão está completamente mijado, não se vé as pinguinhas....
  19.  # 39

    o que não implica que um "curioso" seja um bom médico mas não é assim que está regulamentado o funcionamento da nossa sociedade.
  20.  # 40

    Nuno,
    Volto a repetir: isso depende dos olhos de quem vê.
    Conheço centenas (para não dizer milhares) de más obras assinadas por arquitectos. Já ando nisto à 20 anos e é com base nessa experiência que falo.
 
0.0222 seg. NEW