Olá, aqui estou eu mais uma vez com as minhas dúvidas existênciais.
Estou no "vai-não-vai" para comprar (finalmente) a minha casinha. As duas finalistas, embora completamente diferentes na sua estrutura, vão precisar de uma coisa em comum: OBRAS! Uma porque ainda está em fase de construção (está rebocada, tem instalação eléctrica e canalização feitas), falta todo o acabamento. Outra porque precisa de uma séria remodelação.
Para algumas coisas vou contratar um profissional para reparar/acabar o trabalho. Será o caso das paredes, principalmente. Algumas paredes parecem ter humidade, portanto penso que terão de ser alvo de uma intervenção mais a sério para ficar o trabalho bem feito.
Uma vez as paredes corrigidas, o trabalho de acabamento, pretendo fazer 99.9% eu própria (salvo precauços no caminho, obviamente.
Ora, depois de procurar informar-me sobre vários aspectos a ter em conta, eis que restaram algumas dúvidas, que estava à espera que me pudessem ajudar.
elas ainda são algumas, portanto, tenham paciência comigo. Vou as fazendo à medida que me vou lembrando.
1. Ordem dos trabalhos.
1.1 Casa para remodelar. Sala - é preciso substituir portas, rodapés e pavimento. Minha idéia é que terei de: 1, arrancar a porta e rodapé. 2 Retirar o pavimento (cerâmica). 3. Lixar o pavimento para retirar o cimento cola. 4. Tapar eventuais fendas que o pavimento possa ter com produto adequado. 5. Nivelar o pavimento e "alisa-lo" com cimento auto-nivelante. 6. contratar profissional para arranjar as paredes e deixa-las prontas para receber tinta final, 7. Instalar o novo pavimento (cerâmica também), como o devido cimento cola e posterior grouting. 8.Pintar paredes 9. Instalar as novas portas. 10. Instalar rodapé. 1.2 Casa em construção para acabar Penso que começo a partir no número 4.
2. Cozinha e casa de banho aqui pretendo contratar uma empresa para fazer o projecto da cozinha e casa-de-banho, para poder maximizar os espaços. Somente após ter um projecto que me agrade e medidas certas dos móveis/chuveiro, etc. é que vou substituir o pavimento/azulejos.
3. Quartos (piso flutuante) 3.1 Casa remodelada 1. retirar portas e rodapé. 2 arrancar o piso que lá está. 3. limpar superficie e tapar eventuais fendas. 4. aplicar massa auto-nivelante. 5. contratar pro para tratar das paredes. 6. (desculpem mas esqueci-me das terminologias), aplicar aquele plástico e fina "espuma" no pavimento. 7. Colocar pavimento flutuante, respeitando as margens de expansão do material. 8. pintar compartimento. 9. colocar porta e rodapé. 3.2 casa em construção. Penso que começo a partir do ponto 3.
Alguns detalhes não estou bem certa. Tipo, primeiro pinto as paredes, e só depois coloco as portas/rodapé? Ou será melhor o contrário?
Sobre as paredes, se apresentarem humidade terão de ser picadas até ao tijolo para depois serem rebocadas outra vez com produto anti-humidade?
Se não apresentarem humidade, e no caso de serem rugosas, como mostra a foto abaixo, como se faz para deixa-las lisa? (vou contratar alguém para fazer isso, mas só queria saber qual a solução correcta para depois não ser enganada). (ps: eu quero deixar lisas as paredes interiores, que têm a mesma textura que as exteriores. Só pus a foto de parede exterior porque era a que se melhor via o detalhe.
Ok, estas são as dúvidas inicias. Tenho ainda uma outra dúvida sobre somo colocar piso porcelanato, mas acho que merece abertura de outro tópico.
Já agora, existe aqui alguém que seja capaz de fazer orçamentos de remodelação/acabamento destas 2 casas que mencionei? Ficam no norte as 2 (na região de Santa Maria da Feira) e vou visita-las na sexta-feira, dia 11. Se houver alguém interessado, mandem-me PM a dizer quanto levam para fazer o orçamento.
Atualização: Alguém me pode indicar alguém que faça orçamentos para obras de recuperação de uma moradia em Agueda, e uma recuperação/acabamento em Santa Maria da Feira? Não precisa ser a mesma pessoa para as duas zonas. Precisava de alguém para Sexta-feira...