Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, tenho seguido o forum nos últimos tempos e lido de tudo um pouco sobre construir a própria moradia e os devidos custos mas normalmente as perguntas são feitas por alto eu gostaria um valor mais concreto e irei ser o mais especifico possível (pelos valores que leio iria dar +/- 120 Mil € + Terreno).
    Fiz um esboço do que pretendia (imagem em anexo), não sou nenhum arquitecto como podem ver pela imagem, mas da para perceber (acho eu).
    Áreas: Casa: 140m^2 Garagem (2 carros): 35 m^2

1º pensei numa casa que seja confortável, tal como li no forum ninguém vai para jovem, logo moradias de 1 único piso têm a sua vantagem. Penso que em termos de dimensões está uma casa razoável, aceito opiniões/sugestões/ideias para encurtar um pouco mais.
    2º qual a área mínima do terreno para implementar esta moradia?
    3º partindo do principio que apenas tenho o terreno, pretendo o valor aproximado desta casa (projecto e devida papelada + construção e devido material).

A casa terá as seguintes especificações (não haverá um "já agora mais ..."):
    - Todo o material será comum, de qualidade média de forma a ter um preço acessível.
    - Casa com chão em mosaico grande (penso que é mais barato e fácil de trabalhar, corrijam-me se estiver enganado) + rodapés, quartos em soalho. Casas de banho com azulejo nas paredes (como é normal, penso eu)
    - Janelas com vidro duplo e portadas em pvc
    - Porta de segurança na entrada
    - Cozinha com moveis (qualidade média, standard)
    - Sala com lareira (simples)
    - WC com banheira normal, lavatório, bidé e sanita (qualidade média, standard)
    - Lavabos com sanita e lavatório (qualidade média, standard)
    - WC suite com banheira de hidromassagens, poliban (simples), lavatório, bidé, sanita (qualidade média, standard)
    - Quartos com roupeiro embutido
    - Garagem com portão automático
    - Painel solar de aquecimento de água (200l)
    - Painel solar 1000W com inverter e bateria
    - Muro + Vedação a volta da casa, com portão automático para os carros

Ou seja uma moradia o mais simples possível, a única coisa que tem a mais é as energias renováveis que já me parece ser comum em todas as moradias novas.
      14.jpg
  2.  # 2

Qual é a zona do país?
    Já tem terreno? Tem a certeza que pode lá construir?
  3.  # 3

pelo esboço que têm presente, a "principal mudança que fazia era a troca ca cozinha pelo escritório, por nesse desenho a cozinha quase que não têm luz natural e será muito provavelmente a divisão onde irá passar mais tempo.

desta forma conseguia isolar a zona privada com a zona comum, existindo inclusive a hipotese de colocar uma barreira física (porta) entre essas duas zonas.

pelas medidas do desenho, todos os quartos são retangulos, simule a colocação do mobiliário para verificar se as areas previstas cumprem a vossa necessidade, vou dar um exemplo:

O quarto 1 têm as medidas de 4,5 x 2.8

se colocar uma cama de "casal" 2x2 fica com 0.8 até à parede do WC, se quiser por um toucador / secretária não têm espaço para passar aos pés da cama. verifique se no funco a disposição da mobilia como referi no 3º paragrafo

Coisas para pensar:
    1- a meu ver a planta necessita de "mais espaços de arrumação" sinceramente acho que os roupeiros de 1,2 são demasiado pequenos, e julgo que faz falta um roupeiro na zona do hall / quartos para guardar casacos ou roupa de inverno
    2 - pense na localização da lareira, 90% das pessoas colocam a lareira na parede exterior e depois não conseguem verdadeiramente usufruir da mesma, a minha suguestão passaria por colocá-la na parede interior, o mais perto possível dos quartos, instalar lareira com recuperador (eventualmente ventilado) e por o "recuperador" a "enviar" ar quente para os quartos
    •  
      Mk Pt
    • 8 abril 2014 editado

# 4

Diria que é fácil perceber que não é arquitecto. :)

Questiono se realmente pretende ter banheira de hidromassagem, é que é mais um bocado de dinheiro a somar a área ocupada [atendendo a que também pretende base de duche também na mesma I.Sanitária] e que se não a tivesse permitia ter um pouco mais de área num quarto ou outro espaço, pelo mesmo preço.
    E digo isto sendo adepto do banho de imersão, pelo que para mim faz todo o sentido haver pelo menos uma banheira numa casa, como de resto é obrigatório, mas a questão é que hidromassagem não é barato de instalar e também não é de manter [a trabalhar e eventual manutenção/arranjo], pelo que só vejo que possa fazer sentido para quem possa 'esbanjar' para se dar ao luxo de uma ou meia dúzia de vezes por ano desfrutar de hidromassagem.

De resto, é ver as questões levantadas pelo Pedro Barradas e.... contactar um técnico, que se for decente facilmente apresenta uma proposta dentro do que pretende mas com os vários problemas, que o seu desenho tem, solucionados.
    :)

p.s.: e já agora, janelas com ruptura térmica e vidro duplo. A térmica é capaz de verificar sem ruptura térmica, mas é um investimento que vale muito a pena.
  4.  # 5

Muito obrigado pelas respostas, mudou muito a minha maneira de ver e pensar sobre o assunto, se bem que ainda não falamos de valores.
    Pedro barradas seria na margem sul, não tenho terreno, estou primeiro a ver valores e se me compensa mais comprar feito ou fazer ao meu gosto sem ter de mudar nada.
    amartins, coloquei mobília numa nova planta e com novas alterações, apenas não estou a conseguir corrigir a questão do hall de entrada não ter o móvel/cabide para pendurar as roupas, todos os outros aspectos foram melhorados.
    MK pt, é um bom ponto de vista.
    Pensando então na nova planta, que deixou de ter bidé nos WC pois é muito raro ser usado, deixou de ter banheira na suite para ter um poliban mais completo e maior, passou a ter a mobília, os armários são maiores, wc com dimensões ajustadas e a cozinha trocada com o escritório. Pensando então também na lareira com recuperador de calor e as janelas com ruptura térmica.
      casa5.jpg
  5.  # 6

Epá se está preocupado com o valor de 120.000€ para construir 140m2 de Ab, posso com alguma segurança, afirmar, que sim, é possível, sem grande stress!!!

cump.

PS: quanto à planta, não vou vou comentar, visto não estarmos em presença com um projecto real, sem sabermos parâmetros urbanísticos, condicionantes do terreno, vistas, orientação solar, etc... No entanto alerto para inconformidades com as acessibilidades e está uma casa "risco ao meio" ;)
  6.  # 7

- fazia a entrada da cozinha a frente da entrada da sala, para não andar a passear no corredor com pratos.
    - uma is tem que ter bidé por causa das acessibilidades.
    - creio que um arq. fazia algo mais interessante do que um corredor com divisões à direita e à esquerda :)

em que zona da margem sul é? ainda vamos ser vizinhos.

cpts,
    http://valtores.wordpress.com/
  7.  # 8

Eu mandava fazer o projecto a um arquitecto.
  8.  # 9

Sim é óbvio que terei de contratar um arquitecto para fazer o projecto, a minha duvida tal como disse era em termos de valores.
    Fiz um "projecto" só para mostrar +/- as dimensões. Quase de certeza que um arquitecto faz mais pequena.
    A questão é que existem moradias feitas aqui perto que custam 250 Mil equivalentes e geminadas que andam pelos 130 Mil. Pelos tópicos que vi e valores de terrenos urbanizados (consegue-se até 40 mil) se a casa ficar pelos 120mil ou menos fica mais barato do que comprar feita, faço com as coisas que quero como quero e não tenho vizinhos colados.
    Pois pelo que li no forum, os impostos de comprar apenas terreno são mais baratos do que casa com terreno e só ai poupa-se bastante. Mais o lucro que o construtor quer com a venda e que inflaciona com o material que compra.
    Só queria ter a certeza que isto tudo é verdade e um preço médio para as minhas especificações. Se é que me entendem :-s
  9.  # 10

não se esqueça de contar com uns 15 mil euros para projectos, taxas e licenças da camara, escrituras, etc.
  10.  # 11

Já estava a meter isso nos 120 mil que disse lá em cima, assim passa para 135 mil + terreno!
  11.  # 12

Colocado por: valtoresnão se esqueça de contar com uns 15 mil euros para projectos, taxas e licenças da camara, escrituras, etc.

Ou não... dependendo do "sapateiro" e da câmara em questão. 5000€ pode bem chegar...
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  12.  # 13

Também temos de contar que estamos numa altura de crise e pedindo 4 ou 5 orçamentos tanto os arquitectos como os construtores penso que vão querer o trabalho e baixar o máximo o preço para ficar com o trabalho (digo eu). A muita gente para fazer o trabalho, pouca para o "mandar" fazer.
  13.  # 14

Colocado por: valtoresnão se esqueça de contar com uns 15 mil euros para projectos, taxas e licenças da camara, escrituras, etc.

15.000 que exagero, nem 5.000 precisa
  14.  # 15

Colocado por: Pedro Barradas
    Ou não... dependendo do "sapateiro" e da câmara em questão. 5000€ pode bem chegar...

só isso paguei eu de taxas com aquisição de terreno (e andou a volta dos mesmos valores que estamos a falar aqui).
      Mais levantamento da licença de construção, projectos de arquitectura, etc etc, creio que com menos de 10.000 é dificil.

5.000 é so para o projecto do arquitecto (e é pouco)
      Concordam com este comentário: drodrigues
    •  # 16

Colocado por: BrunoCCMais o lucro que o construtor quer com a venda e que inflaciona com o material que compra.

Se não quer dar dinheiro a ganhar a ninguém, faça você tudo que fica muito mais barato.
      Concordam com este comentário: drodrigues, rnja4Real, DOGMA
    •  # 17

Atenção que um bom projeto custa dinheiro, é como comprar um carro há projetos para muitos valores, lembre-se que o projeto é a base de tudo, poupar em projeto pode trazer grandes dissabores.

Cumprimentos
      Nuno costa
      Www.doisarquitectos.com
    •  # 18

... sim, mas se for sem sombras de dúvidas para projectar um rectangulo pragmático, com um programa pragmático, tudo com muito pragmatismo, em que dois cortes um transversal, outro longitudinal, chegam e sobejam para representar o projecto, mais 4 alçados, uma planta de piso e uma de cobertura, anexa-se uns pormenores tipo avulso...não duvido que alguém não tenha para aí um "modelo" para dispensar a bom preço ;)
    •  # 19

Colocado por: Pedro Barradasanexa-se uns pormenores tipo avulso...

Para quê perder tempo com pormenores se o objectivo é:

Colocado por: BrunoCCfaço com as coisas que quero como quero
    •  # 20

Então o Pedro Barradas afirma que 120000 euros dão para uma construçao de 140m2 com alguma segurança , mas estamos a falar de que tipo qualidade ? Qual o preço metro quadrado atual.

0.0230 seg. NEW