Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos
    gostaria que me elucidassem sobre este tema:
    Estou a viver numa casa á 22 meses e desde o principio que sempre tenho pedido ao senhorio que me faça o contrato de arrendamento mas até agora nada. O problema é que simulei a declaração de IRS referente a 2013 e tenho de pagar 372,00 Euros tudo por causa de não poder meter as despesas com as rendas por falta de contrato e de recibos além de que o pagamento é feito em dinheiro vivo. Ora nas finanças e em todos os meus documentos e até as facturas da água está a minha morada desta casa. Será que isso não comprova que eu moro nesta casa? Até porque para o tão famoso sorteio do automóvel de luxo entraram as facturas da água. Sei que ele no principio tentou registar um contrato assinado por mim nas finanças mas que tinha alguns erros. Se alguém puder ajudar ou elucidar agradecia.

Obrigado
    • size
    • 10 abril 2014

# 2

A falta de contrato escrito não é impeditivo que possa declarar o valor das rendas paga ao senhorio.

Solicite ao senhorio a emissão dos respectivos recibos, sendo estes comprovativo suficiente .

Obviamente, que o senhorio terá também que declarar no seu IRS as rendas que recebeu, onde terá de indicar o numero de contribuinte do arrendatário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manuluso
  2.  # 3

Obrigado. Irei falar com ele sobre esse assunto.
  3.  # 4

Colocado por: sizeA falta de contrato escrito não é impeditivo que possa declarar o valor das rendas paga ao senhorio.

Solicite ao senhorio a emissão dos respectivos recibos, sendo estes comprovativo suficiente .

Obviamente, que o senhorio terá também que declarar no seu IRS as rendas que recebeu, onde terá de indicar o numero de contribuinte do arrendatário.

Obviamente que o senhorio não lhe vai passar recibo algum.
    Se o quisesse fazer, já tinha feito.
    Apesar da obrigatoriedade, senhorio "não tem que" declarar esse rendimento no IRS para o manuluso poder declarar essa despesa.
    Mas o manuluso já sabe que se fizer isso e o senhorio não, as finanças vão bater à porta do senhorio para acertar contas e depois é o seu senhorio que bate à porta do manuluso para lhe pedir satisfações.
    Infelizmente a típica estratégia do senhorio incumpridor das suas obrigações fiscais, funciona sempre. No principio diz que vai fazer contrato, dá a cantada do vigário, o inquilino muda-se de malas e bagagens e instala-se na sua casinha nova e depois, recibos nem vê-los porque o senhorio inventa montes de histórias e desculpas para nunca fazer contrato ou declarar esse rendimento.
    Típico.
    A culpa é do inquilino que vai na cantiga da boa fé e do "depois fazemos" e depois fica a arder.
    Eu já vi esse filme porque já passei por ele.
    E sabe qual foi o desfecho?
    Cinco anos a ser prejudicada em IRS, milhares de euros deitados à rua, e tive que acabar por sair dessa casa.
    Se o senhorio saiu prejudicado??? Não me parece... Sabe porquê? Porque agora vem outro otário para o meu lugar e o filme continua porque tudo o que lhe entrar no bolso é limpinho de impostos!
  4.  # 5

Ora agora é que disse a maior das verdades anatrindade. anda meio Portugal a cumprir para andar outro maio a fugir ao fisco.
    Concordam com este comentário: anatrindade
    • size
    • 10 abril 2014

# 6

Colocado por: manulusoObrigado. Irei falar com ele sobre esse assunto.

Encoste-o à parede...avisando-o que não pode ser prejudicado no IRS e como tal tal, não vai pagar mais nenhuma renda sem receber o respectivo recibo, bem assim os anteriores e que se o não fizer, vai alertar as Finanças.

Entretanto, o contrato de fornecimento de água está em nome de quem ?
  5.  # 7

O contrato da água está em meu nome porque ele fez um contrato para eu pedir a instalação do contador e depois até fui eu que o levei ás finanças mas exitiam erros e por isso nem pude meter nas finanças. depois foi sempre o depois faço até hoje.
    • size
    • 10 abril 2014

# 8

Então terá em sua posse um exemplar desse contrato, devidamente assinado pelas partes ?
  6.  # 9

Por acaso não tenho porque ele enviou o contrato para o cunhado que é contabilista para emendar. Lá está, confiei na boa-fé dele porque tinha andado na escola com ele e já se conheciam e agora quem se lixa sou eu que tenho de pagar um montão de dinheiro de IRS.
    • tnjp
    • 10 abril 2014

# 10

Diga-lhe que vai declarar as rendas pagas no IRS. Ele vai tremer porque, no cruzamento da informação, vão valtar as rendas recebidas do lado dele! Ninguém gosta de ter as finanças à perna...
  7.  # 11

Pois amanhã ele vai levar comigo porque se eu posso abater ainda mais no IRS e pelo menos não pagar tanto é o que irei fazer. Só me falta saber o número de contribuinte dele e feito.

0.0118 seg. NEW