Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

olá,
    gostaria que alguém me ajudasse...
    tenho em casa um esquentador junkers wrd 14-2 kme, inteligente e ventilado
    quando se puxava a água na banheira, a água quente só durante cerca de um minuto e depois só água fria, ficando o esquentador a fazer barulho como se estivesse a funcionar, para a água quente voltar tem que se desligar o esquentador da tomada e voltar a ligar, e depois a água quente volta mas por apenas mais um minuto se tanto... já teve cá duas vezes o técnico da junkers e disse que era da chaminé estar bloqueada e os gases ficarem retidos, daí o esquentador como medida de segurança desligar-se!
    entretanto veio cá um limpa chaminés que fez o seu trabalho mas disse que a chaminé estava boa mesmo antes dele aparecer
    nesse dia e durante cerca de um mês ficou bom (algo deve ter ficado feito de bom), agora desde ontem que o problema voltou, água quente durante muito pouco tempo como descrevi no início!

Alguém sabe o que se pode fazer? o técnico da junkers disse que o esquentador está bom e a culpa é da chaminé, o limpa chaminés disse se voltar a acontecer que é o esquentador estaria avariado...
  2.  # 2

E a ligação do esquentador à chaminé?

É directo, ou tem tubos a canalizar os gases?
  3.  # 3

Já experimentou abrir uma porta ou janela na divisão onde está o esquentador?
    Bc
  4.  # 4

olá,
    a ligação do esquentado à chaminé é feito por um tubo à parede, daí faz ligação por um outro tubo dentro da parede a uma pequena área do lado esquerdo ligada à chaminé. O limpa-chaminés quando cá esteve, fez arder um jornal e meteu nessa pequena área (tem uma porta metálica) e mostrou me que a chaminé expele os fumos de maneira correcta!
    se me faço explicar... tenho que pedir a alguém para tirar umas fotos que acho que ajudaria

bcool: a porta da varanda ligada à cozinha fica aberta por vezes e não faz diferença, sei o que você me quer aconselhar mas infelizmente não resulta
  5.  # 5

Estava a referir isso, porque aqui em casa já tive sintomas identicos aos seus.

O meu esquentador e exaustor partilham a mesma ligação à chaminé. Ao lado está um tubo de Ar Condicionado portátil que, quando está ligado, faz um efeito de sucção em que deixa de haver ventilação da saída do esquentador e acabava por o apagar após 1 ou 2 minutos.

E olhe que só depois de 3 "técnicos" de esquentadores cá terem estado é que um amigo de um primo, conhecido não sei de quem, é que cá veio e só de olhar disse o que era. Torceu e retorceu os tubos de saída para as posições correctas (uma vez que faziam curva) para que a ventilação e exaustão passassem a funcionar bem. CCustou mais caro em cerveja que se pagasse a hora do técnico! Mas a malta divirtiu-se ao mesmo tempo...

Veja lá isso da ventilação que parece que o seu problema será por aí...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro1970
  6.  # 6

El_58 aqui sim o exaustor do fogão e tubo do esquentador estão ligados para a mesma chaminé,
    mas o exaustor do fogão está desligado nas ocasiões que o esquentador avaria

o tubo que liga o esquentador (e exaustor) faz curva até à parede para uma pequena área, e o tubo dentro da parede que liga essa área à área ao lado esquerdo onde está a chaminé propriamente dita, esse tubo é pequeno e direito, talvez devesse estar torcido para cima, isto é, para a chaminé
    Concordam com este comentário: Armanda Nunes
  7.  # 7

viva.
    Ainda bem que por aqui aparece...

Tenho um esquentador idêntico, comprado novo em 2012.

Até hoje, sempre funcionou (não é o seu caso), contudo, por vezes lá aparece o erro "F" ou algo do género (se formos ver ao manual, é medida de segurança por causa de gases), e ele não liga...
    A soluçao é desligar a torneira e voltar a ligar.

Em termos de tubagem de exaustão, tenho um tubo dedicado ao esquentador e directo para a rua. Mas são cerca de 5 metros de comprimento ainda... mas sempre funcionou.

Também, e tratando-se de um esquentador, por vezes quando o caudal da torneira é muito reduzido, ele também desliga, sendo necessário fechar e voltar a abrir a torneira a fundo para que ele se active.

Por favor diga-me se o funcionamento do seu é idêntico?

Agora, o que mais de incomoda é que a temperatura da água, segundo o termómetro do esquentador, não passa dos 42ºC !!!
    Após ter ligado para o apoio técnico várias vezes, até eles acharam estranho esse facto, pois deveria trabalhar sempre acima dos 50ºC...
    Ainda assim, nunca vi necessidade de chamar lá o técnico, pois a temperatura da água a mim satisfaz-me, e julgo que o consumo de gás assim é menor, portanto...
    O problema é a minha esposa, sempre a queixar-se.. :)

No seu caso, qual a temperatura que o esquentador atinge? passa dos 50ºC?
    •  
      jccp
    • 12 abril 2014

# 8

eu tive um problema identico no meu esquentador "inteligente" vaillant.
    A solução foi tirar a capa do esquentador deslocar a sonda de gases que o esquentador tem do lado direito mais pra baixo (cerca de um palmo) e voltar a montar a capa.
    Ficou a trabalhar bem até hoje.
  8.  # 9

Olá

El_58 da temperatura o esquentador, não chega aos 50 graus cá! o sr lmpa~chaminés aconselhou-me que a temperatura ficasse a uns 40 graus senão me engano
    O técnico da junkers que teve cá duas vezes diz que era da chaminé, o sr limpa-chaminés disse me que se voltar a ocorrer o problema que é do esquentador,
    será do caudal? "por vezes quando o caudal da torneira é muito reduzido, ele também desliga" Sabe como regular o caudal, sei apenas que no esquentador tem a opção do caudal, além disso que mais me pode aconselhar? sff

jccp, a capa do esquentador não sei o que seja, obrigado claro por me responder também, mas será que o técnico se fosse isso não o teria feito? suponho que os técnicos da junker sejam competentes (além de careiros...)
    •  
      jccp
    • 13 abril 2014 editado

# 10

Colocado por: jccpjccp, a capa do esquentador não sei o que seja, obrigado claro por me responder também, mas será que o técnico se fosse isso não o teria feito? suponho que os técnicos da junker sejam competentes (além de careiros...)

o que eu chamei capa do esquentador é aquela parte que envolve o esquentador em si.é o equivalente num carro à carroçaria.Nunca viu um esquentador "descascado"?

isto de deslocar mais para baixo a sonda dos gases de combustão do esquentador vai contra as especificações aconselhadas pelo próprio fabricante,por isso é que os tecnicos não falam no assunto.

Quem me resolveu o problema foi a pessoa que veio cá fazer a tubagem para a exaustão dos gases...montou a tubagem estava tudo ok mas o esquentador desligava-se passados poucos minutos...a soluçao foi aquela que já mencionei.

De qualquer modo eu nem sei se o se o seu esquentador tem esta sonda no mesmo sitio porque é de marca diferente do meu,mas na proxima vez que chamar alguém para resolver o problema fale-lhe nisto.
    •  
      jccp
    • 13 abril 2014 editado

# 11

o problema deve estar na exaustão dos gases e que faz com que a sonda desligue o esquentador

7.3 Sonda dos gases da combustão
    Funcionamento e precauções
    Esta sonda verifica as condições de evacuação da chaminé e em caso destas serem deficientes, desliga o aparelho automaticamente, não deixando que os gases da combustão entrem para o compartimento onde o esquentador está instalado. A sonda rearma-se automaticamente após um período de arrefecimento.

como lhe disse anteriormente a solução foi deixar a sonda pendurada um palmo abaixo do que estava antes.

Mas o fabricante também diz isto:
    PERIGO:
    B Em caso algum deve a sonda ser desligada, viciada ou substituída por uma peça
    diferente.
    B O utilizador nunca deverá mexer na sonda.

o que é certo é que o meu trabalha assim há 10 anos nunca tive problemas e foi a unica maneira de resolver o problema.

agora está nas suas mãos fazer o que entender.
  9.  # 12

jccp obrigado
    estou agora numa situação que não me consigo decidir: sou muito a favor de que os técnicos é que mexem no esquentador, agora se ele não me resolveu o problemas nas duas vezes que cá veio, e se você não teve problemas com essa solução é um caso a pensar, falar de novo com o técnico e propôr essa solução!

treladocao: a resposta que meti há 2 dias atrás era para si e não para o El_58, a quem agradeço também querer ajudar!
    A questão do caudal mexi no botão correspondente no esquentador para ver se resolveu, por enquanto anda a aguentar...
    •  
      king25
    • 16 abril 2014 editado

# 13

Eu tenho um HDJ Inteligente, a marca não me lembro de momento,
    já cá está em casa há muitos anos, (foi dos primeiros a ser cormecializado)
    Tem hidrogerador e a tal sonda, ao principio também tive problemas desses.
    Os tecnicos também diziam que era da saída dos gasas que era deficiente,
    Solução, desviei a sonda para apanhar "mais ar puro", até hoje resolvido,
    e com segurança, se tapar o tubo de saída mesmo parcialmente desliga-se
    de emediato.
  10.  # 14

Colocado por: jccpo que é certo é que o meu trabalha assim há 10 anos nunca tive problemas e foi a unica maneira de resolver o problema.

Pois foi, mas isso foi há dez anos! Hoje já não é possivel, vejamos;

-Os primeiros esquentadores que apareceram por obrigatoriedade da normas Europeias vinham com uma sonda em que desapertavamos os parafusos de fixação e deixavamos cair a sonda ficando pendurada e neste caso não actuava precisamente para manter em funcionamento devido á acumulação de gases e cheguei a fazer em muitos, mas isto é contra as normas em vigor!

Os fabricantes apercebendo-se desta situação começaram a soldar(cravar) a sonda de deteção dos gases e a fixá-la de tal ordem que se quisermos fazer o mesmo procedimento, acaba-se por destruir a sonda e o esquentador pura e simplesmente deixa de funcionar.
  11.  # 15

Colocado por: king25já cá está em casa há muitos anos,

Outro com o mesmo problema estamos a falar de esquentadores recentes, isto já não é possivel com os actuais!...
  12.  # 16

olá king25 obrigado pelo comentário! pelo que entendi, é também a maneira que jccp resolveu?

de mexer na sonda o suficiente apenas para deixar funcionar o esquentador e pelo que diz em completa segurança (palavra fundamental quando se trata de algo como gás)
  13.  # 17

Colocado por: Pedro1970falar de novo com o técnico e propôr essa solução!

Não vale a pena é perder tempo!..

O problema que tem é na realidade uma deficiência da chaminé por falta de exaustão da mesma.

-Se tiver um T ou Forquilha a receber esquentador e fogão/placa deve individualizar.

-O tubo do esquentador deve estar sempre acima do nivel do outro tubo de exaustão, bem introduzido na chaminé.

-Não pode ter o tubo do esquentador a formar um angulo reto, deve estar a subir para que a saida de gases seja favorável

-Pode baixar o esquentador eu sei que não é muito estético porque ninguém gosta de ver o esquentador mais abaixo do nivel do armário mas não tem outra solução.

-Crie entradas de ar fixa uma grelha de ventilação na caixa de estore da cozinha.

-Crie uma entrada de ar por baixo coloca um tubo de pvc e uma grelha de ventilação, fazendo circular o ar.

-Faça o mesmo na porta do armário do esquentador.

-Coloque uma girandola no topo da chaminé muito importante fazê-lo porque embora a chaminé esteja limpa não tem largura suficiente para criar uma exaustão eficiente.

-Chama um tecnico para medir o monoxido de carbono e veja o reultado, sendo um esquentador ventilado tem por obrigação de trabalhar.

Qualquer duvida disponha!
    Concordam com este comentário: Pedro1970
  14.  # 18

Colocado por: Pedro1970
    treladocao: a resposta que meti há 2 dias atrás era para si e não para oEl_58, a quem agradeço também querer ajudar!
    A questão docaudalmexi no botão correspondente no esquentador para ver se resolveu, por enquanto anda a aguentar...

Grato pela atenção.
    De facto, ele atinge no máximo 42º/43ºC, e, para mim, já é mais do que suficiente...
    O problema será do caudal, ou pressão da água, vou tentar regular a ver que efeitos consigo gerar...
  15.  # 19

olá de novo
    levei o meu tempo para ver se só aumentando o caudal (no botão indicado para tal no esquentador) o problema se resolveria por isso mesmo... não resultou

Costa53 se você não é técnico, então parece, obrigado pelos conselhos!!muito detalhados, que vou meter em prática mas... contratando alguém pois não tenho jeito para estas coisas

Treladocao Acho que bastaria isso, o sr limpa-chaminés que cá veio, recomendou isso! alguém precisará de água a ferver na banheira...

Obrigado a todos, cada um deu a sua ajuda!
  16.  # 20

Colocado por: king25Solução, desviei a sonda para apanhar "mais ar puro", até hoje resolvido,

Atenção ao erros que se dizem ... O que desviou não é uma sonda ! Não detecta o ar puro ! É um termopar que desliga quando aqueçe... E aqueçe sempre que o fumo não sai bem.

O que fez não diga à malta pois NUNCA se deve fazer... Se algum dia morrer alguém em sua casa já sabe quem é o culpado e não se livra da cadeira... Desculpe ser tão directo mas serve para alertar os outros.

Jogue fora o seu esquentador e compre um ventilado, não corra riscos .

Colocado por: Costa53-Coloque uma girandola no topo da chaminé muito importante fazê-lo porque embora a chaminé esteja limpa não tem largura suficiente para criar uma exaustão eficiente.

Uma girandola ? num esquentador ? Isso é totalmente ilegal !
    O que voçê faz com a girândola ? Tira os gases nos dias de vento tudo bem, mas e depois quando não há vento ? Podem morrer em casa ?

Nos esquentadores atmosféricos não se podem usar tiragens mecânicas... Tem que ser ao natural !

Mesmo que a girândola fosse uma solução e funcionasse sempre era um perigo na mesma pois no dia em que avaria o esquentador não apaga.

Os novos esquentadores ventilados possuem uma peça que desliga o esquentador logo que haja uma falha de pressão na saída de fumos ! Só isso é seguro .

Colocado por: Pedro1970olá de novo
    levei o meu tempo para ver se só aumentando ocaudal(no botão indicado para tal no esquentador) o problema se resolveria por isso mesmo... não resultou

O que eu tinha da junex ao fim de uns 18 meses (+/-) começou a ter problemas .... Foram-me enrolando até passar a garantia.

Aos 3 anos mudei mudaram-se a electrónica... 130 € Durou mais um ano ou dois... Voltou ao mesmo ... Era ventilado e modulante etc. etc...

Agora a peça custava 250 € ... Comprei um novo da mesma marca sem ser ventilado e com pilhas ... 350 € é modulante na mesma e já tem 14 meses sem problemas ...

O problema disto tudo é que cada vez percebem menos e com tantos modelos que há não têm as peças para trocar e testar !

Os modelos mudam tão depressa que nunca chegam a conhecer os aparelhos .

Já agora ... Para saber se tem problemas de tiragem na chaminé desenfie o tubo dos fumos e ponha o esquentador a trabalhar para ver se pára ...

Claro que deve abrir as portas e janela para não morrer com os gazes ... É um teste simples de fazer .

Ps.
    Muitos esquentadores falham apenas em dias de vento, quando as chaminés estão mal feitas e permitem que o vento entre pelas chaminés a baixo ...

Para perceberem melhor aqui vão umas fotos que eu coloquei num outro post, onde estava a tentar mostrar problemas desse genero:

Colocado por: Jorge Santos - FaroPor falar em crimes de arquitectos .

A se seguem mais uns maus exemplos de mais umas "banalidades" como voçê chama.

Quem fez estes projectos nem o RGEU conhece... Qualquer destas chaminés pode matar uma pessoa ... Basta dar serventia a um esquentador !

0.0254 seg. NEW