Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Tenho uma questão de herança que tem vindo a ser passada de há 2 gerações, e decidi que tinha de resolver isto de vez.

Tenho 1/5 , de uma casa e um terreno anexo e outro terreno.

Nunca utilizei a casa, ou qualquer dos terrenos, mas pago o Imi referente a tudo todos os anos.

Os 4/5, são de uma pessoa somente, que recebeu através de doação.

Na doação, deram valores a todos os bens e ficou registado (na altura não fui informado que fizeram a doação, só reparei quando o imi aumentou porque actualizou os valores)

Explicando os valores, são os seguinte :

Casa : 30 000
    Terreno anexo casa: 3000
    Terreno : 3000

Já por diversas vezes tentei resolver isto com a pessoa, mas a resposta era sempre que nao tinham dinheiro etc etc, e queriam que fica-se com terrenos que não tenho interesse e sem qualquer valor.
    Resolvi começar a tratar com advogado, fiz eu as contas e pedi para tratar com a pessoa, neste momento eu fiz a proposta de ficar com o terreno não anexo a casa e receber o resto do valor em dinheiro.

Pelas minhas contas, somente com base nos valores de doação.

Valor doação 4/5 = 36 000€

Patrimonio total : 45 000€

1/5 = 9 000€

A resposta que tive foi que sim, aceitavam entregar o terreno, mas sem qualquer valor mais. Logo fico a perder 6000€ correcto?

Acham que devo aceitar?
    Eu preferia comprar todo os 4/5, ao preço de avaliação da doação, mas são intransigentes em como não vendem e não têm dinheiro para dar.

Valerá a pena seguir com isto até tribunal etc?
    • size
    • 11 abril 2014 editado

# 2

É muito subjectivo definir qualquer valor, porque tudo depende da localização dos prédiose e se os terrenos são urbanos ou rusticos .

Os valores que refere, quer tenham sido tomados a quando da doação ou que actualmentem constem na matriz, nada tem a ver com o possível valor comercial, neste momento.

Tudo tem que ser ponderado, quer sobre o valor comercial de cada um dos prédios, quer sobre o possível sucesso, ou não, da venda de toda a herança por via judicial.
    Haverá potenciais compradores na zona que possam concorrer para a compra a preço justo ? Se sim, essa seria a melhor solução.
  2.  # 3

Colocado por: sizeÉ muito subjectivo definir qualquer valor, porque tudo depende da localização dos prédiose e se os terrenos são urbanos ou rusticos .

Os valores que refere, quer tenham sido tomados a quando da doação ou que actualmentem constem na matriz, nada tem a ver com o possível valor comercial, neste momento.

Tudo tem que ser ponderado, quer sobre o valor comercial de cada um dos prédios, quer sobre o possível sucesso, ou não, da venda de toda a herança por via judicial.
    Haverá potenciais compradores na zona que possam concorrer para a compra a preço justo ? Se sim, essa seria a melhor solução.

Os Terrenos são rústicos , e acho que qualquer casa em estado de habitável vale pelo menos os 30 000€, que constam na doação.

A casa vizinha não a conseguem vender por 60 0000€, mas essa e mais pequena e está a ser vendida para remodelação pois não está habitável.

Se houvesse casas naquelas condições há venda por 30/40 000€, eu comprava-as ( Algarve - serra com vistas para mar).

A minha questão e quem pode avaliar os valores?

Venderem-me não me parece possível pois querem manter a casa.
  3.  # 4

Colocado por: ffracaVenderem-me não me parece possível pois querem manter a casa.

Entao que lhe comprem a parte que lhe cabe.

CAda vez percebo menos...o pessoal quer tudo sem gastar um tusto e sem se esforçarem minimamente. E topico atras de topico.

Contacte um advogado...e veja o que este lhe diz. Vai ver que encontra soluçao para a questao de forma razoavelmente simples.

Edit: Com vontade...ainda e voce que lhes compra a aprte deles, se tiver disponibilidade/vontade para tal.
  4.  # 5

(erro ao postar. Caso possivel eliminar)
  5.  # 6

Colocado por: treker666

Entao que lhe comprem a parte que lhe cabe.

CAda vez percebo menos...o pessoal quer tudo sem gastar um tusto e sem se esforçarem minimamente. E topico atras de topico.

Contacte um advogado...e veja o que este lhe diz. Vai ver que encontra soluçao para a questao de forma razoavelmente simples.

Edit: Com vontade...ainda e voce que lhes compra a aprte deles, se tiver disponibilidade/vontade para tal.

Ja estou a tratar com advogado, mas queria saber opinioes de pessoas com experiencia nestas situaçoes.

A questao de eu lhes comprar foi a primeira coisa que fiz !

Isso foi-me negado por eles, nem me dao valor para lhes comprar nem me dao dinheiro pela minha parte.

Para mim, recebendo uma casa de "doaçao" pagar 1/5 do valor dela nao me fazia confusao, mas neste momento têm total usufruto da casa sem pagar esse 1/5, logo nao se chateam.

Gostava de saber se alguem com experiencia destas, seguir para tribunal etc etc ,se vale a pena.

Nao quero gastar 1000- 2000€ a arrastar um processo para tribunal para depois chegar ao fim e a conclusao é nao terem dinheiro/patrimonio em nome deles.
    • size
    • 12 abril 2014

# 7

Colocado por: ffraca

Nao quero gastar 1000- 2000€ a arrastar um processo para tribunal para depois chegar ao fim e a conclusao é nao terem dinheiro/patrimonio em nome deles.

Se a divisão da coisa comum for por si requerida ao tribunal, a possível venda judicial será em hasta pública, aberta a qualquer interessado e não apenas aos actuais ocupantes.
  6.  # 8

Colocado por: ffracaNao quero gastar 1000- 2000€ a arrastar um processo para tribunal para depois chegar ao fim e a conclusao é nao terem dinheiro/patrimonio em nome deles.

Eu acho que nao e mau investimento gastar esse montante e poder recuperar a sua quota parte, mesmo que para tal tenha de adquirir os restantes 4/5 da herança. Comece por avaliar com mais precisao o real valor da habitacao na zona. POde comecar por ver as casas com caracteristicas correspondentes na mesma area. A partir dai, avalie entao o que fazer...
  7.  # 9

Colocado por: size

Se a divisão da coisa comum for por si requerida ao tribunal, a possível venda judicial será em hasta pública, aberta a qualquer interessado e não apenas aos actuais ocupantes.

Não existem ocupantes, é somente usada como casa de ferias .

Nesse caso, o valor final de venda seria depois repartido nas proporções em função desse valor final?

Colocado por: treker666

Eu acho que nao e mau investimento gastar esse montante e poder recuperar a sua quota parte, mesmo que para tal tenha de adquirir os restantes 4/5 da herança. Comece por avaliar com mais precisao o real valor da habitacao na zona. POde comecar por ver as casas com caracteristicas correspondentes na mesma area. A partir dai, avalie entao o que fazer...

Não existem casas, iguais a venda ou vendidas recentemente naquela zona.
    O mais proximo é a casa do lado, que é mais pequena, e esta abandonada que está a venda por 60 000 com projecto aprovado na câmara, mas por este valores não a conseguem vender.
    Logo em principio esta, estando habitável e sendo maior deverá valer uns pelo menos uns 50 000€ - em 2004 sei que foi comprada outra vizinha desta com a mesma área por 85 000€ mas já não estamos nessa época.

0.0150 seg. NEW