Tenho um apartamento com 100m2 sensivelmente e estou a pensar em colocar isolamento acustico, dado que a casa é antiga. Mas o pé direito é só de 2,45 m será que depois ficava com a casa baixinha? E o preço será que é muito caro? Será que me podem ajudar?
Sim tenho um apartamento com 100m2. O desconforto que tenho é que oiço todos os passos e falas dos vizinhos de cima. Estava a pensar colocar isolamento acustico no tecto para que não se ouvisse nada do andar para cima. Dado que a placa é feita de ripas com tijolo placa e o chão é de taco 21 sdem caixa de ar. Contudo, devido ao apartamento ter um pé direito de 2,45 m pergunto me se não ficaria com o tecto mais baixo do que eu o acho actualmente. A minha ideia seria isolar só o quarto mas não sei qual seria o investimento.
Não sou muito entendido na acústica de edifícios, mas o som/ ruído propaga-se em diversos materiais e pode chegar até si por diversos caminhos. Por isso eu arrisco dizer que isolar apenas uma parte do seu apartamento, poderá não trazer o resultado esperado! E talvez seja um gasto pouco rentabilizado. Penso que nestes casos é mesmo melhor isolar tudo, e não apenas o tecto.
Sónia tive um cliente com esse problema de barulhos no R-chão T-2 do Prédio nos tectos, as pessoas que moram em cima, barulhos o andar em cima conversas musicas etc.
Os tectos do meu cliente foram todos com Lá da Rocha de 4cm e tectos falsos em toda a casa nos tectos, foi só 9 cm mais abaixo do tecto anterior, por isso valeu a pena investir que hoje nada tem de barulhos na casa.
Colocado por: mfernandoOs tectos do meu cliente foram todos com Lá da Rocha de 4cm e tectos falsos em toda a casa nos tectos, foi só 9 cm mais abaixo do tecto anterior, por isso valeu a pena investir que hoje nada tem de barulhos na casa.
Com esta solução provavelmente deixa de ouvir o vizinho a falar, mas vai continuar a ouvir os passos.
Vivam! "Prontos", temos o caldo entornado! Desista Picareta, não vamos lá assim. Quem faz é que sabe e você, só tem de aprender, ponto final. Agora a sério, Sónia: Se tem disponibilidade, um quarto também não será assim tão caro e claro que esqueça isso do "Estava a pensar colocar isolamento acustico no tecto para que não se ouvisse nada do andar para cima", porque não há milagres. Como lhe explicaram, de uma forma simples, o som transmite-se de várias formas e por vários meios, pelo que teria de fazer obras de fundo para conseguir resultados mais próximos do que espera. No entanto, se bem feito, alguma coisa há-de melhorar e dependendo da sua susceptibilidade, para uns é suficiente, para outros pouco ou nada melhora. Assim, não perde em tratar um tecto de um quarto, melhorando-o até, em termos térmicos e depois avalia se vale a pena continuar para a restante superfície da casa. Leia os rios de tinta que já aqui escrevemos sobre o assunto e verá do que falamos. "Fassam" parte.
Pois já pensei nisso...isolar dois quartos e deixar as áreas comuns e as casas de banho. Acho que seria o melhor. A ideia que deram de baixar 9 cms não é má...criando uma caixa de ar de 5 cm com lã de rocha. Além desta ideia tenho uma conduta central para isolar também. Conduta central das casas de banho. Quando destruí as paredes da minha casa descobri que havia uma conduta central entre um quarto e uma casa de banho.