Iniciar sessão ou registar-se
    • ar
    • 25 fevereiro 2009 editado

     # 1

    Olá!
    Antes de mais parabéns ao forum. Acreditem que é dos primeiro sitios que consulto quando tenho qualquer dúvida... e tem resultado.
    Tnho a licenciatura em arquitectura à relativamente pouco tempo e tnho uma enorme dificuldade a organizar o meu primeiro projecto (uma ampliação)...
    Durante o curso, que não saíu nada barato, a malta passava noites e noites sem dormir a preparar apresentações de projecto, e quando chegava a entrega do trabalho... era queimar cigarros a torto e a direito. Criticavam-se conceitos e mais conceitos como se a arquitectura se resumisse apenas a isso, agora tenho à minha frente RGEU, Planos municipais, regulamentos municipais... e já me troquei todo para cruzar e aplicar toda esta legislação, ainda nem consegui concluir se o que a cliente pretende é viável ou não.

    Falo com colegass e parece que é tabu pedir ajuda para a elaboração de projectos, parece que somos uma "classe" muito individualista!!!

    Bem... continuem com os bons temas, assim ajudam aqueles menos experientes!
    Obrigadão!!!
  1.  # 2

    Colocado por: arFalo com colegass e parece que é tabu pedir ajuda para a elaboração de projectos, parece que somos uma "classe" muito individualista!!!

    Já ouvi chamar algumas coisas, mas é essa é de morte. Individualistas?

    Já experimentou o http://www.arquitectura.pt/forum/ ?
    • AnaT
    • 25 fevereiro 2009

     # 3

    Pois cá temos mais um exemplo ...

    A discussão em curso de conceitos, conceitos que são concretizados... onde????

    Mas pelo menos tem a dignidade de assumir que precisa de ajuda...

    Só mais uma coisa, "ar", acaso pensou que terminava o seu curso e que se acabavam os estudos??

    Planeamento, planeamento...
  2.  # 4

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: arFalo com colegass e parece que é tabu pedir ajuda para a elaboração de projectos, parece que somos uma "classe" muito individualista!!!

    Já ouvi chamar algumas coisas, mas é essa é de morte. Individualistas?

    Já experimentou ohttp://www.arquitectura.pt/forum/?


    Isso não prova nada... Pelo que vejo efectivamente não se vê muita entreajuda... E como diz a AnaT, é muito conceito, muito conceito e depois? Muita parra pouca uva
    • ar
    • 25 fevereiro 2009

     # 5

    Olá Ana, claro que nunca me passou pela cabeça que terminar o curso implicaria deixar de estudar, a prova disso é que continuo a pesquisar sobre muitos temas para tentar aos poucos ir dominando o vasto leque de temas que influênciam a arquitectura. Mas considero que de inicio não é fácil integrar-me no meio de outros colegas.

    Obrigado Taunus, quando falava de individualismo é da pouca entreajuda a que me referia...

    E Paulo... eu conheço bem os foruns de arquitectura que estão na net... a net é um meio muito bom de pesquisa e de exposição de opiniões, não sei se tem alguma coisa a ver com o anonimato... mas é de valor! :)

    Cumprimentos pll
  3.  # 6

    Ar

    A grande questão para mim, é que apesar de existirem imensos fóruns pela net fora, na maioria, os utilizadores coçam todos para dentro, isto é, todos querem receber informação e de preferência já trabalhadinha, mas não dão nada em troca e curiosamente, quanto mais especializados são esses fóruns, menos se ajudam uns aos outros. A teoria geral é:
    A informação dos outros é pública, a minha é privada

    De qualquer maneira, voltando a base, eu pelo menos não lhe posso ser de grande ajuda na questão dos regulamentos, recuso-me simplesmente a olhar para eles. E o Projest? Aquilo é só engenheiros, mas existem lá muitos que trabalham em câmaras municipais e que o podem ajudar, (mas não diga que é arquitecto, senão já sabe)
    • ar
    • 25 fevereiro 2009 editado

     # 7

    A teoria geral é:
    A informação dos outros é pública, a minha é privada

    Sim Paulo, infelizmente é verdade!

    Relativamente aos regulamentos... já me disseram que eu dou muito importância aos mesmo...

    E já agora... muito obrigada. Ainda não conhecia o Projest... vou lá ver o que se passa. e vou seguir o seu concelho, não digo que sou arquitecto :)
  4.  # 8

    Colocado por: PauloCorreiaAr

    A grande questão para mim, é que apesar de existirem imensos fóruns pela net fora, na maioria, os utilizadores coçam todos para dentro, isto é, todos querem receber informação e de preferência já trabalhadinha, mas não dão nada em troca e curiosamente, quanto mais especializados são esses fóruns, menos se ajudam uns aos outros. A teoria geral é:
    A informação dos outros é pública, a minha é privada


    Colocou o dedo na ferida, é isso mesmo... Eu de construção civil pouco percebo, portanto pouco posso ajudar, mas o que sei gosto gosto de meter a colher. Mas efectivamente há muita gente que sabe e só gosta de receber informação. E guardam aquilo que sabem só para eles. Tenho inclusive uma pessoa muito próxima, arquitecto (ehehe, esta doeu!!!), que para lhe sacar alguma coisa é um "vê se te avias". Gosta de pensar que só ele é que sabe, quando lhe coloco uma questão não me responde com o mesmo dinamismo e entusiasmo que eu respondo quando alguém me coloca uma questão financeira ou fiscal. Se eu opino sobre a "área dele" arranja sempre argumentos para me dizer que eu disse uma grande baboseira, enfim...

    Vou aqui deixar uma confidência em tom de brincadeira, desde já pedindo a todos os arquitectos que estiverem a ver este forum que não personalizem esta situação, pois é mesmo uma brincadeira. Devido à convivência que tinha com este familiar, e a mudanças que se foram operando nele ao longo do curso, fui interiorizando a ideia que os arquitectos formavam uma classe algo estereotipada, muito fechada sobre si mesma e pouco afeita a partilha do conhecimento. O resultado disto foi que deixei praticamente de ter conversas com ele sobre estes temas, e mesmo outros...
  5.  # 9

    Colocado por: arnão digo que sou arquitecto

    è melhor, Os engenheiros ainda são piores que os arquitectos e consideram os arquitectos, uns tipos que nem são suficientemente homens para serem engenheiros nem suficientemente gays para serem decoradores.

    Mas não espere muito, aquilo ás vezes mais parece o muro das lamentações. uma vez, alguém pediu indicações de ordenados para um engenheiro recém licenciado. Procure esse tópico e verá a entre ajuda entre eles. Se nem um ordenado, dizem, imagine o resto

    Colocado por: taunusE guardam aquilo que sabem só para eles.

    Acredite que acontece ainda outra coisa bem mais grave. Simplesmente eles não sabem e escondem-se dessa maneira.

    Colocado por: taunusDevido à convivência que tinha com este familiar, e a mudanças que se foram operando nele ao longo do curso, fui interiorizando a ideia que os arquitectos formavam uma classe algo estereotipada, muito fechada sobre si mesma

    o que acontece é um "doutoramento" deles, interiorizando que são uma elite. Mas é um problema geral, antes fosse só dos arquitectos. Até já se começou a assistir a esse comportamento nos cursos médios. Quando chegam ás empresas, não querem fazer determinados trabalhos que são indignos de suas senhorias. Depois queixam-se que ninguém lhes quer dar emprego.
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2009

     # 10

    Colocado por: PauloCorreiaè melhor, Os engenheiros ainda são piores que os arquitectos e consideram os arquitectos, uns tipos que nem são suficientemente homens para serem engenheiros nem suficientemente gays para serem decoradores.

    "Arquitonto", segundo ouvi por aí.
    • PatSil
    • 25 fevereiro 2009 editado

     # 11

    Colocado por: PauloCorreia
    è melhor, Os engenheiros ainda são piores que os arquitectos e consideram os arquitectos, uns tipos que nem são suficientemente homens para serem engenheiros nem suficientemente gays para serem decoradores.




    Ora está aí umas das verdades mais verdadeiras que aqui está!!
  6.  # 12

    Colocado por: PauloCorreia Os engenheiros ainda são piores que os arquitectos e consideram os arquitectos, uns tipos que nem são suficientemente homens para serem engenheiros nem suficientemente gays para serem decoradores.

    A primeira vez que ouvi tal coisa, veio de uma directora de obra (daquelas que está mesmo na obra. a dar ordens aos berros a pedreiros, a reclamar com fornecedores, e sempre a dizer mal dos bonecos dos arquitectos-que-não-percebem-nada-daquilo) minha prima que, por sinal,... É Arquitecta !
    • AnaT
    • 26 fevereiro 2009

     # 13

    ar,

    não leve a mal o meu comentário desta manhã sobre o deixar de estudar mas é como o Paulo Correia diz... a maioria, lá porque tem o diploma nas unhas acha que tem de as manter limpas e os outros que cavem...

    Mas é como eu disse, se não sabe, pergunte, procure, leia, informe-se. É a única maneira de aprender.

    E a aprendizagem não tem sempre de ser feita da maneira mais difícil.

    Boa sorte com a legislação :)
  7.  # 14

    Caro AR... exponha aqui quais são efectivamente as suas dúvidas existências e técnicas...
    Terei todo o gosto em ajudá-lo a indicar o caminho a seguir...

    De qq maneira aviso- que a profissão é mesmo assim... tem que se ir esgravatando... tem que se andar actualizado, informado.. de tudo e mais alguma coisa... a arquitectura e os procedimentos administrativos que a formalizam a isso oblige... é uma disciplina transversal...

    Disponha.
    • ar
    • 26 fevereiro 2009

     # 15

    Bom dia !!!

    Caro Pedro muito obrigada pela disponibilidade, neste momento acho que já encontrei o caminho. Já tenho nas minhas mãos o extrato do PDM e já sei em que categoria se insere o terreno da minha cliente, Tb já consultei o RUEM e já verifiquei as suas condicionantes agora só tenho de cruzar a informação toda (RUEM, PDM, RGEU) depois de tudo analizado as coisas já se vão tornando mais claras... mas se surgir alguma dúvida.. não me vou esquecer vos consultar.
    AH... e prometo contribuir aki no forum com os meus conhecimentos já adquiridos. ;)

    a maioria, lá porque tem o diploma nas unhas acha que tem de as manter limpas e os outros que cavem..
    AnaT

    Não há qualquer problema com o comentário. No meu caso, desde que terminei o curso que tnh trabalhado em obra, e muita da informação que tnh recolhido tem vindo não só de colegas arqºs e Engºs, mas também de encarregados e outros técnicos desde serralheiros, carpinteiros, canteiros... com todos aqueles que por lá vão passando vamos aprendendo alguma coisa (no meu caso refiro-me a pessoas que me pareceram ter mesmo conhecimentos técnicos sobre a área que trabalhavam... tinham as suas manhas como qualquer um mas sabiam o que faziam na prática)

    Acho um previlégio lidar com tanta gente, não é um diploma que nos faz mais que os outros, as pessoas com quem me tenho cruzado mesmo sem curso nenhum sabem muito mais que qualquer licenciado.... Apenas com o cruzar de experiências, aprendemos muito uns com os outros.

    Cumprimentos
  8.  # 16

    Colocado por: ar

    Acho um previlégio lidar com tanta gente, não é um diploma que nos faz mais que os outros, as pessoas com quem me tenho cruzado mesmo sem curso nenhum sabem muito mais que qualquer licenciado.... Apenas com o cruzar de experiências, aprendemos muito uns com os outros.

    Cumprimentos


    Caro ar

    Alegra-me muito ouvir palavras destas, pena é que a maioria não pense assim apenas porque tem um curso superior (depois dão-se as embrulhadas e é um fartote de rir), mas deve continuar a pensar sempre assim, e por muito que saibamos, há sempre muito mais para aprender.
    Assim como você aprende com eles (a prática), eles aprendem também consigo (a teoria), e isso prepara muito melhor ambas as partes para que tudo corra pelo melhor e da melhor forma.

    Devo dizer que tive uma experiência muito boa a tranalhar com um Engenheiro que tinha acabado de tirar o curso, e como tal tinha toda a teoria mas prática era quase nulo, e posso dizer-lhe que num ano tudo o que foi feito correu pelo melhor, porque ele nunca deixou de me consultar a mim ou a outros colegas antes de dar os passos, bem como nós sempre fizemos o mesmo com ele, e o resultado foi conseguirmos andar com o trabalho adiantado 30 dias, tivemos um esforço maior no ínicio que nos compensou bastante depois.
    Quem não precisa de ir tratar de assuntos pessoais?
    É tão bom poder ir tratar de assuntos pessoais sem que façamos falta, pois caso haja novidade há gente de sobra para colmatar essa falta.

    Continue sempre assim e vai ver que isso só lhe trará bons frutos (semear hoje para colher amanhã e ter grande e boas amizades).

    Cumps
    • AnaT
    • 27 fevereiro 2009

     # 17

    Concordo em absoluto com o que o Barba Negra escreveu.

    ar,

    continue assim que vai longe.

    cumprimentos
 
0.0173 seg. NEW