Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Infelizmente, parece que os principais economistas do país tinham razão, com a indústria, a agricultura (em grande parte) e as pescas destroçadas, resta-nos vender os produtos... dos outros... Ou seja, não foi Portugal que entrou na CEE foi a CEE ( e sobretudo a Alemanha e a Espanha) que entrou, e de que maneira (com as passadeiras vermelhas que são as autoestradas).

    Mário Soares in RTP-2 de 18 de Fevereiro de 2000 :

    " No meu primeiro Governo Constitucional convoquei os melhores economistas para uma reunião que durou um dia no Hotel Palace. Perguntei-lhes a opinião sobre a ideia da adesão (nessa altura só em regime de associação) à Comunidade Europeia. Todos se mostraram ao fim do dia contra, argumentando que a nossa economia não estava preparada e que seria destruída. Porém eu disse-lhes que apesar das suas opiniões, eu era, sobretudo por razões políticas (mas também económicas), a favor. E disse-lhes que ia avançar com o processo."
  2.  # 2

    Devia ter dado o título a esta discussão : A entrada da CEE em Portugal!
  3.  # 3

    Colocado por: carlosj39Devia ter dado o título a esta discussão : A entrada da CEE em Portugal!


    Quer comentar, luisvv?
  4.  # 4

    A ler e reler.


    Colocado por: carlosj39Devia ter dado o título a esta discussão : A entrada da CEE em Portugal!
    • ceac
    • 17 abril 2014

     # 5

    E porque é que estamos todos a pagar para essa besta ter as suas fundações??? Não seria melhor tê-lo numa cela?

    Alguém que toma decisões desse calibre por "motivos políticos" fá-lo por motivos pessoais... ou seja, cá estamos todos num poço porque o menino quis armar-se em bom. Não será isso um motivo para ser punido? Abuso de poder??
    Concordam com este comentário: joao dionisio
  5.  # 6

    cada vez penso mais que a ignorância não desculpa tudo.
    é uma tristeza.
    Concordam com este comentário: treker666
  6.  # 7

    De facto infelizmente os economistas pareciam estar a adivinhar o futuro ( 2,5 milhões de pobres e desemprego altíssimo falam por si só), eu critico a grande e precipitada enorme asneira do Mário Soares tal como criticaria doutro qualquer de qualquer partido que no lugar dele tivesse feito o mesmo.

    Colocado por: ceacE porque é que estamos todos a pagar para essa besta ter as suas fundações??? Não seria melhor tê-lo numa cela?

    Alguém que toma decisões desse calibre por "motivos políticos" fá-lo por motivos pessoais... ou seja, cá estamos todos num poço porque o menino quis armar-se em bom. Não será isso um motivo para ser punido? Abuso de poder??
    Concordam com este comentário: ceac
  7.  # 8

    Eu acho que foi um grande erro Portugal ter entrado para CEE, ha quem chame em Portugal o Sr Mario Soares de pai da democracia. Eu chamo lhe um terrorista da democracia, e certo que ao longo dos anos o que tem acontecido no nosso pais nao podemos responsabilizar ele de tudo. Mas ele e que atirou o primeiro tronco para a fogueira comecando por destruir toda a riqueza que Portugal tinha. O Doutor Oliveira de Salazar, nao sou seu fan mas ha que reconhecer que ele andou anos para por a economia portuguesa nos eixos (tendo algumas consequencias muito mas), e em metade do tempo o Mario Soares destruiu tudo. Ele teve um comexar de novo na mao e nao aproveitou devia potencializar o que Portugal tinha. Mas valia nos aliarmos as nossas antigas colonias e paises de Lingua Portuguesa e potencializar o escudo, o nosso idioma, a nossa economia! Teriamos mais a ganhar do que com a CEE que quem so benificia e a Alemanha. Mas esta e a minha opiniao nao sou dono da verdade.
    Ps. Pexo desculpa a minha maneira de escrever, mas o meu teclado e ingles n tem acentos nem ces de cedilha.
  8.  # 9

    Colocado por: Kazyne em metade do tempo o Mario Soares destruiu tudo

    porra não posso com o bochechas que só diz baboseiras,

    mas ouvir esta foi demais,

    como raio é que você acha que estava a nossa economia depois de 15 anos de lutas nas ex-colónias e depois de termos fechado todas as portas ao mundo civilizado em grande parte por causa disso?


    reveja lá bem a sua historia porque estes tempo são maus mas pelo menos podemos andar ao estalo uns com os outros sem PIDE pelo meio.
  9.  # 10

    Concordo que me parece uma asneira. No entanto públicamente raramente, se alguma vez, ouvi um economista ou figura pública contra.
  10.  # 11

    jorgealves eu nao elogiei o Salazar porque sou totalmente contra as suas condutas, mas era uma personalidade bem mais inteligente que o Mario Soares, e era muito melhor economista que ele! E e normal que depois de uma guerra de esse periodo a economia estivesse tremida. Em relacao ao andar ao estalo uns com os outro nem eh bem assim como esta a dizer, se so por se manifestar ja se esta sujeito a apanhar porrada da policia. Voce esta falando que ha liberdade democracia mas e so uma ilusao, acredita quem quer amigo. Nao vim aqui para descutir, so dei a minha opiniao em relacao ao tema cada um tem direito a sua opiniao, nao sei qual e a sua Sr.Jose mas se quiser partilhar adoraria ouvir. Cada qual tem a sua interpertacao ao que se passou nestes ultimos anos. Ja sei que nao concorda com a minha opiniao gostava de ouvir o seu ponto de vista.
  11.  # 12

    O Doutor Oliveira de Salazar, nao sou seu fan mas ha que reconhecer que ele andou anos para por a economia portuguesa nos eixos (tendo algumas consequencias muito mas)

    Já ouviu falar em terrorismo de estado? Pois era o caso de Salazar, um estadista que manteve o poder socorrendo-se do "terror" e da opressão das ideias discordantes. Quanto à economia sugiro que vá verificar qual era a percentagem do orçamento do estado que a guerra colonial consumia.

    Mas valia nos aliarmos as nossas antigas colonias

    E por acaso já parou para pensar se as nossas ex-colónias estavam interessadas? Ou acha que podíamos impor isso á força como pretendeu fazer Salazar?
  12.  # 13

    Ninguem falou em impor a forca,mas sim dialogar. Se olhasse o meu ultimo comentario compreendia que n sou a favor das condutas de Salazar. Essas tais condutas que voce menciona no seu comentario. E nao falei em impor nada por isso que o Governo de Salazar caiu, porque oprimiam o povo, mas se na altura em vez de andarem a matar dialogassem poderia ser o inicio de uma boa alianca! E o Sr Mario Soares de que tantos portugueses adoram teve a opurtunidade de o fazer, ja que o com Salazar foi impossivel. E nao preciso verificar nenhuma percentagem eu sei, mas antes de ter para se gastar a toa como e verdade, teve de se ganhar o que se gastou a toa.
  13.  # 14

    E o Sr Mario Soares de que tantos portugueses adoram teve a opurtunidade de o fazer

    Não, não teve. Não sei se ele o quis mas mesmo que o quisesse não tinha meios para isso. As colónias exigiam a separação imediata e Portugal não tinha meios para adiar esse desejo.
  14.  # 15

    Separacao era mais que obrigatoria Portugal dar independencia as colonias, depois do passado sangrento. Mas alguem tentou dialogar? Muitos portugueses viveram nas colonias nasceram nas colonias, ha um passado de ligacao tambem, mas ninguem teve a ideia de negociar nada, ha muita coisa mal na maneira que os sucessivos governos conduziram as coisas nos ultimos 40/50 anos, uns tem mais outros menos culpa. Mas ja percebi que a sua ideia e totalmente oposta da minha por isso de nada mais vale estar para aqui a dialogar, para nos estarmos constantemente a contrariar um ao outro.
  15.  # 16

    Kazyn

    acho que deve ser muito novo, pois não está a ver bem a coisa. Naquele tempo dialogar???

    então acha que os movimentos de libertação anticolonialistas impregnes de sentimentos revolucionários, estavam interessados em algo mais do que não fosse a independência pura e dura e imediata???

    o que se pode hoje em dia acusar mário soares e outros foi é de uma certa ingenuidade ao alinhar por posturas completamente éticas de respeito pelos povos e completamente desprovidas de interesse material.

    infelizmente o poder do dinheiro foi tomando conta de tudo o que é pensamento civilizacional e foi minando todo o ideal de liberdade
    Concordam com este comentário: Kazyn
  16.  # 17

    O Soares teve um grande papel na luta pela democracia depois do 25 de Abril, na luta contra os comunistas, que sempre quiserem impor a sua ditadura e sempre exerceu os cargos políticos com a legitimidade conferida pelas eleições, goste-se ou não da sua ideologia e práticas políticas.

    Não tenho ouvido é ninguém a falar do verdadeiro destruidor da economia, desse desastre do qual ainda hoje se sentem consequências nefastas, que dá pelo nome de Vasco Gonçalves. Um senhor que em pouco mais de um ano, destruiu grupos económicos prósperos, forçou a sair do país pessoas com grande formação e experiência e tudo fez para calar a oposição e instituir mais uma ditadura.

    Se calhar seria mais justo considerar o 25 de Novembro de 1975, como o início do período democrático que deixou para trás três ditadores: Salazar, Marcelo Caetano e Vasco Gonçalves.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  17.  # 18

    O Salazar ao menos morreu sem a conta bancaria recheada ... Ao contrario de outros que estão cheio dele e são democratas...
    O erro do Salazar foi não ter dado a independência às colónias ! e ter estado lá tempo a mais ! Não sei como é que ele chegou ao poder mas com certeza que não foi matando a famila real !.

    O que eu acho piada é que muitos falam desse tempo e na altura, não eram nascidos ou eram novos...

    Eu nunca tive problemas com o Salazar ! Não era politico ... sorte a minha de ter aí uns 5 anos na altura... mas ainda me lembro dele ter caído da cadeira !

    A ideia que eu tenho é que ele não mandava nada, era sim um pau mandado dos srs. da massa ... Possivelmente como todos os do poder agora !

    Politicas à parte alguém aqui sofreu na pele com a ditadura ? Eu ate tive sorte pois mais dois anos e teria que ir para o ultramar lutar por interesses que não eram os meus !

    Lembro-me melhor do Alvaro Cunhal... que defendia a ditadura do proletariado ... Sorte a nossa que não conseguio o que queria !
    Concordam com este comentário: Kazyn
    • ceac
    • 18 abril 2014

     # 19

    Colocado por: carlosj39De facto infelizmente os economistas pareciam estar a adivinhar o futuro ( 2,5 milhões de pobres e desemprego altíssimo falam por si só), eu critico a grande e precipitada enorme asneira do Mário Soares tal como criticaria doutro qualquer de qualquer partido que no lugar dele tivesse feito o mesmo.
    Concordam com este comentário:ceac


    Sim, tenho a certeza que muitos outros fariam o mesmo... mas quem lá estava não eram os outros. Era ele que, como outros disseram, teve a confiança do povo Português para fazer o melhor para todos nós. Não para ele.
    Porque é que não houve um referendo sobre isto, por exemplo?

    Quanto ao Salazar, a estratégia ou atitude dele foi o que deu cabo de tudo... tivesse ele adoptado a postura de colonizadores mais inteligentes (USA...) e abrandado imenso no totalitarismo e Portugal estaria ainda bastante ligado aos PALOP. E é claro que eles queriam lidar com Portugal... depois de Portugal ter saído de Angola as coisas não foram propriamente fáceis para eles. A língua que partilhamos é um elo bastante forte...

    Ainda assim, o mal que Salazar fez a Portugal é maior do que o que o Mário Soares fez. Eu hoje posso ir a Portugal e em frente a uma câmara dizer que o Mário Soares é um *************** e dormir descansado na minha cama à noite. Duvido que pudesse fazer isso no tempo do Salazar e não ter de fugir, se conseguisse, do país.

    O que eu noto é que as pessoas que viveram no tempo do Salazar (não todas, obviamente, mas aquelas que votaram nele para melhor Português de todos os tempos), não dão o devido valor à sua liberdade e como tal o totalitarismo do Salazar não as incomoda ou incomodou... como na altura viam gente com trabalho e apesar de não fazerem manjares também não passavam muita fome, comparando aos dias de hoje em que a imprensa faz o seu trabalho e traz a público alguns podres dos políticos, eles acham que era melhor nesse tempo porque ficam com a sensação que o Salazar não era corrupto. Isto passa imenso pela percepção que é passada pela TV e jornais... daí que quando as pessoas se questionam como é que a gente da Coreia do Norte venera aquele ****, não tenhamos de recuar muito para ver um fenómeno semelhante em Portugal.

    Isto é baseado nas minhas experiências com gente mais velha como o meu pai, por exemplo.

    Agora o que não deixa de ser verdade é que todos ou quase todos os políticos são... maus. De toda a Assembleia da República, listem políticos que:

    - Completaram um curso superior (sem estarem envolvidos em associações de estudantes e demais benesses) numa Universidade pública.
    - Após completarem os seus estudos (independente do grau), arranjaram trabalho de forma legitima, ou seja, sem ser um trabalhinho na empresa do pai/amigo do pai/colega de partido.
    - Trabalharam numa posição que não de "patrão" ou administrador.

    Assim de repente vejo o Louçã que é professor de economia... mais exemplos??
  18.  # 20

    O Louça, independentemente de apreciações políticas, lembro-me bem dele quando andei no Iseg, não foi meu professor mas era não obstante ser de esquerda, um convencido de primeira, parece que é bom professor (pese embora um dos artigos que publicou numa revista há uns anos tenha sido um plágio de uma revista americana).

    Sobre o Soares - supostamente um democrata - é claro que o mínimo que deveria ter feito nesta questão era ter convocado um referendo, dado ainda por cima estarmos numa democracia (não consta no entanto que o suposto ditador "botas", não obstante a oposição clamar que havia fraude, tenha proibido alguma vez eleições, nem que a oposição tenha deixado de concorrer).

    Sobre a falta de liberdade na altura da II républica salazarista, eu ainda era criança quando foi o 25 Abril, mas por ex. dizia-se, e é verdade, que a amnistia internacional tinha nascido com base numa notícia de que um grupo de portugueses tinha sido preso com base unicamente em fazer um brinde á liberdade num restaurante, ora isso ( essa notícia) foi uma mentira inventada pelo jornalista ( que era do contra) para atacar o salazarismo, a própria Amnistia esteve cá há uns anos para celebrar os seus 30 ou 40 anos e não encontrou nenhum dos tais presos daquele suposto jantar.
    Claro que a Pide foi torcionária, que houve excessos, no entanto não foi pelo facto de as laranjas ou os morangos terem nascido no salazarismo ou na primeira républica que deixaram de ser doces e comestíveis na mesma...
 
0.0221 seg. NEW