Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    marco1 eu concordo com o que disse, se calhar me expressei mal! Naquela altura não era a melhor, mas depois de 1975 houve opurtunidade de um começar de novo, se nao tivesse o capitalismo tomado conta das ideias politicas e da socidade em si. Na minha opinião politicos é tudo igual, sao fantoches controlados por outros, que certamente não é o povo, o povo so vota, é manipulado por mentiras e falsas promessas, como tambem ilusões de que eles podem trazer algo melhor. A CEE nao trouxe nenhum benificio a Portugal, e nem para os outros tantos paises que a compoem. A nao ser exclusivamente à Alemanha, que sao os unicos que benificiam e ainda se riem na nossa cara. Os nossos politicos sao todos corruptos, nao ha nenhum que preste, fazem teatro na assembleia. A oposição defende as ideias dos pobrezinhos e quando vao po Governo ja se contradizem. Tal como o Paulo Portas que quando estava na oposição era defensor dos agricultores e dos velhinhos, e agora esta la e quem e que ele trama? O Passos Coelho que afirmou que disse quando chumbou o pec4 de socrates: "O PSD chumbou o PEC 4 porque tem de se dizer basta: a austeridade não pode incidir sempre no aumento de impostos e no corte de rendimento" e o que fez ele? tambem disse: "Se formos Governo, posso garantir que não será necessário despedir pessoas nem cortar mais salários para sanear o sistema português" e o que fez? e ainda: "Se vier a ser necessário algum ajustamento fiscal, será canalizado para o consumo e não para o rendimento das pessoas" estou so a falar do mais recente porque ha muita coisa atras deixado por outros. Como é possivel o Paulo Portas fazer parte de um Governo, tendo o passado que tem. O cavaco como é possivel ser presidente, com o que ja fez no passado tambem. Não deveria ser permitido sequer se candidatarem. É uma vergonha, porque em Portugal quem rouba é condecorado, mas so os ladrões de classe politica. Metem o País na ruína, vão se embora sem pagarem pelos seus actos, e ainda saiem de bolsos cheios abrem empresas, viram administradores de grandes empresas, presidentes etc. Mas depois quem paga é o povo, sempre. Mas que responsabilidade tem os reformados que andaram uma vida inteira a trabalhar e a descontar para ter uma reforma para suas velhices, e ainda tem de ser cortados em reformas, é um atentado completamente, mexer em direitos adquiridos, e a nossa constituição não protege essas pessoas. Andam pessoas a estudar uma vida inteira, a gastar dinheiro que não tem em propinas, a formarem-se. Para depois quando forem a procura de emprego serem chutados para fora do País, que especie de rumo quer este País seguir. Mandam os jovens todos para fora, formados, a população cada vez esta mais envelhecida, a taxa de natalidade cada vez maior. Eu sinceramente não sei, que rumo terá Portugal, mas fico muito triste de ver o meu País cada vez mais afundado e sem esperança. Termos de pagar pelos erros dos nossos politicos constantemente, é de dizer mesmo basta, mas dizer nem chega só. Mas apesar de ver destruirem cada vez mais o nosso País, ainda tenho esperança que melhor, mas tambem não é por fé na classe politica, mas sim por saber que os portugueses são um povo lutador.
  2.  # 2

    taxa de natalidade menor enganei me
  3.  # 3

    Colocado por: Kazynmarco1 eu concordo com o que disse, se calhar me expressei mal! Naquela altura não era a melhor, mas depois de 1975 houve opurtunidade de um começar de novo, se nao tivesse o capitalismo tomado conta das ideias politicas e da socidade em si. Na minha opinião politicos é tudo igual, sao fantoches controlados por outros, que certamente não é o povo, o povo so vota, é manipulado por mentiras e falsas promessas, como tambem ilusões de que eles podem trazer algo melhor. A CEE nao trouxe nenhum benificio a Portugal,


    O beneficio que A CEE deu a Portugal, Foi,
    Numa fase em que após sucessivos Governos Provisórios
    aonde se gastou o que não se tinha, uma descolonização
    mal feita e ainda pior sucedida, o medo de uma guerra civil,
    estando em Banca Rota, levou os politicos da altura há unica
    opção que tinham, aderir, se não fosse os MILHÕES da CEE
    o que teriamos a lementar agora?
    Os politicos até podem ser corruptos (ou não), mas naquela época
    não havia outra solução, a crise que tinhamos instalada na altura
    não permitia o recursso a financiamento, se não fosse a adesão
    o que seria mais provável era a Guerra civil (a tal casa aonde todos
    ralham e ninguém tem razão), entretanto enquanto durá-se deixaria
    de haver tudo a que nos habituamos, reformas, segurança social,
    emprego, produtos de primeira necessidade etc, qual éra o
    politico que havia nessa altura que ia arriscar outra solução?

    Se me dizem, a culpa é dos politicos,
    eu digo, foi e ainda é do povo, a Revolução foi uma festa aonde
    tudo ou quase foi permitido, o povo pensou que já não era preciso
    trabalhar para receber ordenado, tudo era exegivel desde que
    fosse para meter dinheiro no bolso, destruiram-se empresas, a reforma
    agrária foi o que se viu, os ordenados dispararam para valores
    imconportáveis, Tinha que partir por algum lado, foi pela adesão
    há CEE.
    Algém sabe outra forma de se ter resolvido a sotuação?

    Cumps
    • ceac
    • 18 abril 2014

     # 4

    Colocado por: KazynA CEE nao trouxe nenhum benificio a Portugal, e nem para os outros tantos paises que a compoem. A nao ser exclusivamente à Alemanha, que sao os unicos que benificiam e ainda se riem na nossa cara.


    Também não podemos apontar o dedo só à CEE... é um facto que a entrada na CEE destruiu muito do que o país fazia (agricultura e pescas)... também é um facto que a abertura de fronteiras levou a que outras indústrias como o calçado e têxtil tenham saído de Portugal. Mas isso com a China a fazer o que faz ao preço que faz, não ia dar hipótese a ninguém a não ser, como ainda se nota, em produtos de elevada qualidade.

    No entanto, muito do fracasso da CEE passa pelos políticos que tivemos desde então. O dinheiro veio e não foi investido... ou melhor, foi investido nas empresas de amigos e deles para construir estradas e rotundas... e para quê? Para estarem vazias. Tenho amigos Noruegueses que adoram viajar por Portugal e ficam espantados com a qualidade das nossas estradas (comparadas com as deles são 5 estrelas) e com o facto de estarem vazias. Mais ou menos pela mesma altura que Portugal entrou na CEE, entrou a Irlanda. Eles investiram em Universidades, banca e serviços... baixaram os impostos a empresas tecnológicas e em alguns anos passaram de pobrezinhos a um dos países mais ricos da União. Portugal ficou com estradas muito boas e rotundas enfeitadas com estátuas.

    Quanto a corrermos os jovens para fora do país... eu, como imigrante, devo dizer que isso é em parte por causa do Governo, mas também por causa das empresas nacionais. Em muitas, principalmente em indústrias, o administrador principal chegou onde está por ser filho do fundador da empresa e não por mérito próprio. Isto é, em grande parte o que sufoca as empresas Portuguesas... este nepotismo dentro das empresas.

    A tornar o problema ainda pior é o facto das Universidades serem geridas como um negócio e não como uma ferramenta para assegurar o futuro da sociedade de amanhã. Reparem que em Portugal não existe ensino de cariz prático. Ou se anda na escola a ver navios até ao 12º e vai-se para uma empresa aprender uma arte (muitas vezes já tarde...), ou então vai-se para a Universidade e tira-se um canudo que numa grande maioria dos casos serve apenas para enfeitar paredes. E as Universidades não há maneira de baixar o numerus clausus... nem o Governo limitar as Universidades privadas... nem pensar nisso. Onde iam os amigos das Universidades encher os bolsos?? Antigamente existia o nível de bacharel... hoje sai tudo com o nível de mestre das Universidades. Precisaremos assim de tantos mestres???

    A Alemanha, que supostamente se ri de nós, tem um nível de ensino intermédio e especializado onde as pessoas podem aprender uma arte devidamente e sairem da escola com uma arte nas mãos. Em Portugal, isso não acontece hoje em dia... e isso é uma lacuna brutal na nossa sociedade. Porque se não existe formação especializada, também não existe poder para pedir um salário ajustado às habilitações das pessoas.
    Eu mesmo sendo engenheiro, não há mês que não me passe pela cabeça ir aprender pichelaria... ou como assentar azulejo.

    Mas enfim... espero que tudo se resolva... e rápido que eu quero voltar. :)
    Concordam com este comentário: Kazyn
  4.  # 5

    Colocado por: KazynEu acho que foi um grande erro Portugal ter entrado para CEE, ha quem chame em Portugal o Sr Mario Soares de pai da democracia. Eu chamo lhe um terrorista da democracia, e certo que ao longo dos anos o que tem acontecido no nosso pais nao podemos responsabilizar ele de tudo. Mas ele e que atirou o primeiro tronco para a fogueira comecando por destruir toda a riqueza que Portugal tinha. O Doutor Oliveira de Salazar, nao sou seu fan mas ha que reconhecer que ele andou anos para por a economia portuguesa nos eixos (tendo algumas consequencias muito mas), e em metade do tempo o Mario Soares destruiu tudo. Ele teve um comexar de novo na mao e nao aproveitou devia potencializar o que Portugal tinha. Mas valia nos aliarmos as nossas antigas colonias e paises de Lingua Portuguesa e potencializar o escudo, o nosso idioma, a nossa economia! Teriamos mais a ganhar do que com a CEE que quem so benificia e a Alemanha. Mas esta e a minha opiniao nao sou dono da verdade.
    Ps. Pexo desculpa a minha maneira de escrever, mas o meu teclado e ingles n tem acentos nem ces de cedilha.

    Falta aqui muita informação e saber, sobre a História de Portugal/Universal! Que acordo se recomendaria, naquele tempo, com os »países de Língua Portuguesa«? Com o Brasil, a viver uma ditadura, governado por uma Junta Militar feroz, recorrendo sistematicamente à censura prévia e com um regime déspota que perseguia operários (em greve ou em protesto), intelectuais brasileiros, entre eles professores, artistas, escritores, músicos, jornalistas, etc., etc., etc.? Acordos com algumas ex-colónias, naquele tempo a braços com guerrilhas internas, como? A adesão de Portugal, à então CEE, deu-se a um de Janeiro de 1986 e Angola vivia uma guerra civil que, desde 1975 com altos e baixos, só veio a terminar em 2002! Há por aqui muita incoerência: somos todos bons »treinadores de bancada« porque ouvimos muita »gente« que vai debitando prosápia, às carradas, nos meios áudio visuais, para nos »politizar«? Há muito que abomino a "política profissional", mas não podemos tomar a Árvore, pela Floresta!
    Concordam com este comentário: j cardoso
  5.  # 6

    dizia um senhor que mora para os lados s. combadao que ao passar por um certo cemiterio ouviu uma voz la de dentro, dirigiu-se la para dentro e viu uma mao fora de uma campa e alguem gritava "eu estou vivo.... eu estou vivo..." ao que o homem responde - nao pah tu foste é mal enterrado!
  6.  # 7

    ceac
    (...) Eu mesmo sendo engenheiro, não há mês que não me passe pela cabeça ir aprender pichelaria... ou como assentar azulejo.(...)


    Acho uma excelente ideia: da teoria à prática! E deixe que lhe diga: O saber não ocupa lugar! Um líder ganha o respeito dos seus colaboradores não, por que é o "Boss", mas porque dá o exemplo. A convicção do próprio valor consegue-se, mostrando com acções, às pessoas, como as coisas devem ser feitas! Lá diz o ditado: Vale mais um bom mandador, do que um bom trabalhador!
    • ceac
    • 19 abril 2014

     # 8

    Colocado por: maria rodriguesceac


    Acho uma excelente ideia: da teoria à prática! E deixe que lhe diga:O saber não ocupa lugar!Um líder ganha o respeito dos seus colaboradores não, por que é o "Boss", mas porque dá o exemplo. A convicção do próprio valor consegue-se, mostrando com acções, às pessoas, como as coisas devem ser feitas! Lá diz o ditado:Vale mais um bom mandador, do que um bom trabalhador!


    Não será ao contrário?? :\
  7.  # 9

    ceac
    Não será ao contrário?? :\

    Não!... Porque: Ninguém nasce ensinado! No caso em apreço, hipoteticamente falando, como pode alguém (não é o canudo, só por si, que faz o líder) exigir um trabalho bem feito, se não souber como se faz? Tem de meter a »mão na massa« para, na prática, planificar as tarefas e coordenar equipas! E depois vem o carisma! Nem todos sabem ser líderes! (É verdade que além de se ter um dom nato para tal, também têm de se esforçar para o ser!...). Por isso um »bom mandador« tem de ter perfil e, se souber mandar, tem o êxito assegurado e, principalmente, o respeito e a admiração dos seus colegas. Repare que eu escrevi colegas e não... »colaboradores«! Em sentido figurado pensemos... quem mais depressa é substituído, numa equipa desportiva? A equipa... ou o treinador?
  8.  # 10

    Etics
    (...) Ainda me recordo dos milhões de euros que vieram para o baixo Mondego essencialmente para modernizar os sistemas de irrigação e distribuição de água.(...)

    (...) Seja culpa de nossos governos que gastaram o dinheiro muitas vezes vocacionado para os lobbies.(...)

    Não podia ser mais verdade! Já leu ou ouviu as notícias mais recentes? Lê-se no Jornali: »Faculdade de Lisboa suspeita de desviar 10milhões de euros de fundos europeus«.(...) »Há ainda a suspeita de que essas adjudicações terão sido feitas por ajuste directo quase sempre às mesmas entidades e sem concurso público, ao contrário do que manda a lei quando em causa estão negócios de um montante elevado.«(...)
    Ora aqui tem um exemplo acabado, do que se fez, desde finais dos anos oitenta, do século XX, até aos nossos dias! Daqui a quarenta anos falar-se-á, ininterruptamente, destes e doutros males, ainda mais escabrosos, sempre com a corrupção à cabeça! A política profissionalizou-se e enquanto os »JOTAS« servirem de »testa-de-ferro« aos partidos, leia-se aos Lobbies, Portugal será uma coutada para os muito ricos viverem e gozarem, à tripa-forra, até à extinção da classe média! As próximas gerações já nascem com o »garrote« no pescoço, não terão alternativas para mudar o estado das coisas. Nessa altura já não haverá »Forças Armadas« para inverterem a situação. Tudo se extinguirá, como uma »maldição«!
    • ceac
    • 19 abril 2014

     # 11

    Vale mais um bom mandador, do que um bom trabalhador!


    Referia-me a esta frase...
  9.  # 12

    Colocado por: ceac

    Referia-me a esta frase...

    Provérbio, digo eu! Sim, eu soube ao que se referia! Daí o comentário que fiz, porque acredito que uma boa liderança consegue formar uma boa equipa. Devo ressalvar que o conjunto é que forma o todo! A vantagem será recíproca, como se depreende.
    • ceac
    • 19 abril 2014

     # 13

    Ou o estranho caso de como o Magalhães foi atribuído à JP Sá couto...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  10.  # 14

    Quando falam da pide, devem ter em atenção que não eram bem como dizem...

    A pide prendeu muita gente, torturou e matou ... Era uma Poliçia politica !

    A pide não andava a torturar o povo , mas sim quem se metia na politica contra o governo que muitas vezes eram grupos fomentados pela união soviética e pela china !

    A maioria dos que foram torturados não eram do povo. Embora Houvesse muito inocente preso, a maioria eram políticos.

    Na minha família e amigos não vi uma única pessoa presa... Não nos metíamos em politica ! Quem trabalhava no duro não tinha nem hoje tem tempo para politica!

    Em caso de guerra cível duvido que o povo fosse lutar a favor de grupos financiando por Países totalitários que tinham e ainda hoje têm uma policia bem pior que a pide !

    Quando se deu a revolução soube-se bem quem tinha estado preso ! E quase todos eles era "amigos" dos chineses ou russos... Muitos foram "lavar a cabeça" estudando na bulgaria, russia etc... (Falo de amigos meus)
    Vinham a falar maravilhas daquilo ... Como se o muro de Berlin nunca tivesse existido !
    Esses heróis enganaram muita gente... Na minha altura o que mais havia é quem defendesse os regimes da Albania, Bulgaria, Cuba, China, Russia etc....
    O povo começou a ser "educados" por esses novos profetas ...

    Depois quando os democratas financiados pela Russia Tomaram o poder por cá... O chamado hoje de herói era o chefe da nova policia politica

    "COPCON - Comando Operacional do Continente" (http://pt.wikipedia.org/wiki/COPCON)

    Esse herói da revolução mandou pretender muitos amigos meus que eram do MRPP ... Nunca tinham sido presos pela Pide .

    Esse heroi, Otelo Saraiva de Carvalho ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Otelo_Saraiva_de_Carvalho )

    Pertenceu à Legião Portuguesa4 , milícia marcadamente fascista e conhecida pelo apoio que prestava à PIDE.

    Depois quando foi apeado do poder Montou um bando de terroristas que mataram pessoas...

    Se a Rússia conseguisse o que queria teríamos uma policia bem pior que a pide !

    Hoje já todos sabem o que se passava e passa nesses países "maravilha" Pois já caiu o mudo de Berlim...

    Mas nas escolas não contam toda a verdade ! Os putos nem sabem que ouve em tempos um muro em Berlim, Só sabem que tivemos um Salazar que chegou ao poder com o pais falido !

    Podem a certeza a classe que mandava antes no Salazar e no Marcelo Caetano é a mesma que manda hoje em Portugal !
  11.  # 15

    Quando falam da pide, devem ter em atenção que não eram bem como dizem...

    Vamos lá então a ver como era:

    A pide prendeu muita gente, torturou e matou ... Era uma Poliçia politica !

    Ahhhh ... agora percebi. Está explicado, era uma questão de produtividade. Se eram uma polícia política tinha de prender, torturar e matar, claro. Iam fazer o quê todo o santo dia para justificar o salário?

    A pide não andava a torturar o povo , mas sim quem se metia na politica contra o governo

    Grande revelação: afinal a Pide não prendia quem apoiasse o governo. Cambada de incompetentes, não admira que o regime tenha caído.

    A maioria dos que foram torturados não eram do povo.

    Ah Jorge, grande educador do povo me saiu. Então esta gente não sabia que a maioria dod presos políticos eram latifundiários alentejanos juntamente com alguns capitães da indústria e gente das finanças. Haviam também alguns da nobreza e do clero mas do povo parece que não havia ninguém.

    Embora houvesse muito inocente preso

    Coisa sem importância. Que interessa prender muitos inocentes se é por uma boa causa?

    a maioria eram políticos

    Claro, há os inocentes e os outros, os .... os políticos. Os inocentes são aqueles que, como a família do Jorge e amigos, não se metiam na política, está-se mesmo ver, que isto da política e de ter opiniões sobre política é coisa de calaceiros e rufias e o respeitinho é muito lindo.

    Em caso de guerra cível duvido que o povo fosse lutar a favor

    Pois olhe, eu cá nem a favor nem contra que eu é mais crime. Quem me tira a guerra criminal tira-me tudo

    Sinceramente nem sei que lhe diga, tão disparatado acho aquilo que diz.
  12.  # 16

    Colocado por: j cardosoAhhhh ... agora percebi. Está explicado, era uma questão de produtividade. Se eram uma polícia política tinha de prender, torturar e matar, claro. Iam fazer o quê todo o santo dia para justificar o salário?


    Ah pois... Tinham que fazer o seu "trabalho" quem ia para essa policia não eram os santos ... Quem ia sabia onde se metia e para o que ia... e não era para andar atráz de quem não se metia em politica !

    Colocado por: j cardosoGrande revelação: afinal a Pide não prendia quem apoiasse o governo. Cambada de incompetentes, não admira que o regime tenha caído.


    Obviamente que não prendia quem apoiava, nem quem não se metesse na politica ! Eu no tempo do Salazar devia ter 5 anos... Lembro-me mais do Marcelo Caetano !

    E lembro-me alguns familiares meus que morreram na Guerra ... E se não fosse a revolução eu podia ter sido um deles...

    Colocado por: j cardosoAh Jorge, grande educador do povo me saiu. Então esta gente não sabia que a maioria dod presos políticos eram latifundiários alentejanos juntamente com alguns capitães da indústria e gente das finanças. Haviam também alguns da nobreza e do clero mas do povo parece que não havia ninguém.


    Eu não sou educador do povo... Apenas falo de factos que conheço ou me contam... Olhão era um terra de pescadores ... Fabricas de conserva de peixe eram 150 ... Não conheço um que tivesse sido preso !
    Dos que eu conheço os que foram presos, por acaso eram da classe média, e alguns até pequenos empresários, talvez porque os mais pobres não tivessem tanta consciência politica !.

    Desses que tinham sido presos varias vezes tirando um que era do PS ou restantes eram do PCP ou MDP-CDE ... Não estou a dizer que isso era bom ou mau ... A maioria deles até estão agora no PS, PSD, CDS e até digo mais hoje no PCP estão os bons !
    Pois os que queriam o taxo já abalaram ... E hoje já não temos Muro de Berlim nem o perigo de isto se tornar outra Albania, bulgaria etc...
    Que eu lutaria contra se houvesse uma guerra civil !

    E voçê ? Ficava de que lado ? Da democracia ou dos apoiantes de ditadura russa ? Olhe que isto teve perto da guerra Civil .

    Quando dizem que a policia andava a prender o povo deve dizer-se povo que se metia em politica ! Não estou a dizer o que é bom ou mau ou acha que estou para aqui a defender a Pide ? Não deturpe as coisas !

    Colocado por: j cardosoClaro, há os inocentes e os outros, os .... os políticos. O


    Não pense que a policia prendia todos os políticos na altura...

    Como lhe disse eu era bem novo mas gosto de falar com os mais velhos... e um dos que falo hoje tem 80 anos e conta-me muita coisa sobre essa epoca... Não andavam todos descontentes como se diz !
    Ele até diz que lhe roubaram a reforma que tinha na caixa de previdência que era privada ...

    Um sr. amigo meu que já morreu era militante do PCP em Evora todos o sabiam e nunca foi preso nem chamado ... Era e foi militante até morrer !
    Por acaso o filho dele que na altura de estudante de medicina e era simpatizante da UDP, foi envenenado sabe por quem ? Pelo partido de seu pai... E isto bem depois do 25 de abril !
    Não sei onde você estava em 76, 78 eu andava por Olhão na boa, mas quem andava pela capital andou em grandes lutas ...

    Colocado por: j cardosoSinceramente nem sei que lhe diga, tão disparatado acho aquilo que diz.


    Falei apenas de factos nada mais . Disse alguma mentira ?

    Ou voçê acha que estou aqui a defender o Salazar a pide ou a ditadura ? Não confunda as coisas !

    Para mim crime é sempre crime ! Seja com a Pide com, mossad, Cia ou KGB ... Ou com a Copcorn que esteve quase igual à pide .

    Colocado por: j cardosoEntão esta gente não sabia que a maioria dod presos políticos eram latifundiários alentejanos


    Não sabe que muitos dos perseguidos eram filhos de gente rica ? O Mario Soares era o deles... Rico e perseguido !

    Colocado por: j cardosopolítica é coisa de calaceiros e rufias e o respeitinho é muito


    Eu não disse isso ... Eu falei de factos ! Acha que na china a politica anda a prender e torturar o povo que apenas trabalha ?

    E os tropas portugueses que foram para a guerra mesmo sendo contra, foram para lá e matarem "terroristas" que eram povo Angolando ? Era o "trabalho" deles ...

    Voçê foi à guerra ? matou alguém ? Eu tive sorte... O 25 de Abrir veio mesmo a tempo !

    Ps.

    Veja qual a função da Pide :

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_Internacional_e_de_Defesa_do_Estado
  13.  # 17

    Bem pior que a Pide foi a inquisição.





    Ai o povo ajudava à festa....

    E bem pior que o Salazar foi o Franco que roubou terras e deu aos amigos e que arranjou maneira de matar todos os seus colaboradores que lhe poderiam fazer frente.... Aos outros deu as terras roubadas.

    O mundo sempre foi mau !
  14.  # 18

    È preciso ver que a PIDE também só começou a ganhar a sua faceta mais violenta e repressiva depois do atentado à bomba - abriu uma cratera enorme na estrada- que quase ia matando o então primeiro ministro Oliveira Salazar. Se hoje uns grupos ou partidos políticos oposicionitas também começassem a pôr bombas ao primeiro ministro ou ao Presidente da Républica é claro que o SIS também ia ficar mais repressivo, ou será que alguém tem dúvidas disso...


    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Ah pois... Tinham que fazer o seu "trabalho" quem ia para essa policia não eram os santos ... Quem ia sabia onde se metia e para o que ia... e não era para andar atráz de quem não se metia em politica !



    Obviamente que não prendia quem apoiava, nem quem não se metesse na politica ! Eu no tempo do Salazar devia ter 5 anos... Lembro-me mais do Marcelo Caetano !

    E lembro-me alguns familiares meus que morreram na Guerra ... E se não fosse a revolução eu podia ter sido um deles...



    Eu não sou educador do povo... Apenas falo de factos que conheço ou me contam... Olhão era um terra de pescadores ... Fabricas de conserva de peixe eram 150 ... Não conheço um que tivesse sido preso !
    Dos que eu conheço os que foram presos, por acaso eram da classe média, e alguns até pequenos empresários, talvez porque os mais pobres não tivessem tanta consciência politica !.

    Desses que tinham sido presos varias vezes tirando um que era do PS ou restantes eram do PCP ou MDP-CDE ... Não estou a dizer que isso era bom ou mau ... A maioria deles até estão agora no PS, PSD, CDS e até digo mais hoje no PCP estão os bons !
    Pois os que queriam o taxo já abalaram ... E hoje já não temos Muro de Berlim nem o perigo de isto se tornar outra Albania, bulgaria etc...
    Que eu lutaria contra se houvesse uma guerra civil !

    E voçê ? Ficava de que lado ? Da democracia ou dos apoiantes de ditadura russa ? Olhe que isto teve perto da guerra Civil .

    Quando dizem que a policia andava a prender o povo deve dizer-se povo que se metia em politica ! Não estou a dizer o que é bom ou mau ou acha que estou para aqui a defender a Pide ? Não deturpe as coisas !



    Não pense que a policia prendia todos os políticos na altura...

    Como lhe disse eu era bem novo mas gosto de falar com os mais velhos... e um dos que falo hoje tem 80 anos e conta-me muita coisa sobre essa epoca... Não andavam todos descontentes como se diz !
    Ele até diz que lhe roubaram a reforma que tinha na caixa de previdência que era privada ...

    Um sr. amigo meu que já morreu era militante do PCP em Evora todos o sabiam e nunca foi preso nem chamado ... Era e foi militante até morrer !
    Por acaso o filho dele que na altura de estudante de medicina e era simpatizante da UDP, foi envenenado sabe por quem ? Pelo partido de seu pai... E isto bem depois do 25 de abril !
    Não sei onde você estava em 76, 78 eu andava por Olhão na boa, mas quem andava pela capital andou em grandes lutas ...



    Falei apenas de factos nada mais . Disse alguma mentira ?

    Ou voçê acha que estou aqui a defender o Salazar a pide ou a ditadura ? Não confunda as coisas !

    Para mim crime é sempre crime ! Seja com a Pide com, mossad, Cia ou KGB ... Ou com a Copcorn que esteve quase igual à pide .



    Não sabe que muitos dos perseguidos eram filhos de gente rica ? O Mario Soares era o deles... Rico e perseguido !



    Eu não disse isso ... Eu falei de factos ! Acha que na china a politica anda a prender e torturar o povo que apenas trabalha ?

    E os tropas portugueses que foram para a guerra mesmo sendo contra, foram para lá e matarem "terroristas" que eram povo Angolando ? Era o "trabalho" deles ...

    Voçê foi à guerra ? matou alguém ? Eu tive sorte... O 25 de Abrir veio mesmo a tempo !

    Ps.

    Veja qual a função da Pide :

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_Internacional_e_de_Defesa_do_Estado
  15.  # 19

    É verdade a culpa é da Merkl e dos Alemães, quem os mandou mandar dinheiro para políticos que não o sabia gerir em benefício da competetividade....
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  16.  # 20

    A verdadeira ideia da Merkl e dos alemães é criar os Estados Unidos da Europa - primeiro foi a CEE depois passou para a UE e depois passará para os EUE- sob comando da Alemanha e do banco central alemão, será o quarto Reich, onde os restantes países - sobretudo os pequenos periféricos - serão regiões ao serviço dos alemães. Europa sim, agora esta Europa assim só interessa mesmo aos alemães, claro.

    Colocado por: pc ferreiraÉ verdade a culpa é da Merkl e dos Alemães, quem os mandou mandar dinheiro para políticos que não o sabia gerir em benefício da competetividade....
    Concordam com este comentário:Jorge Santos - Faro
 
0.0357 seg. NEW