Iniciar sessão ou registar-se
    • zeto
    • 13 abril 2014

# 1

Queria investir em apartamentos para alugar, será que vale a pena, ou é melhor ter o dinheiro em aplicações no banco
    A 1.75 / 2% liquido.
    Gostava dos vossos conselhos,
    Obrigadissimo
    •  
      jccp
    • 13 abril 2014

# 2

deixe estar o dinheiro no banco,o mercado está inundado de casa para arrendar.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  1.  # 3

vale a pena, mas tem que selecionar muito bem a zona, caso contrario esqueça, pagar imi, condomínio, manutenção do imóvel, pagar a advogado caso dê com um caloteiro...
  2.  # 4

Colocado por: Madureiravale a pena, mas tem que selecionar muito bem a zona, caso contrario esqueça, pagar imi, condomínio, manutenção do imóvel, pagar a advogado caso dê com um caloteiro...

Colocado por: MadureiraAperta com eles berto! Não te deixes intimidar, senhorios e políticos são a pior espécimen à superfície da terra.

Nao o percebo...ontem eram uma raça diabolica...hoje se tiverem sorte no inquilino caloteiro, talvez se safem. Decida-se homem...
  3.  # 5

Eu sou um venenoso, gosto de acirrar os cachorros, por vezes levo algumas coisas a sério...
  4.  # 6

É uma decisão complicada, o país está pejado de casas para arrendar, por outro lado os salários não permitem pagar grandes rendas, a juventude está de malas aviadas, os impostos sobre os imóveis não param de subir... Eu não investiria neste mercado.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  5.  # 7

Colocado por: zetoQueria investir em apartamentos para alugar, será que vale a pena, ou é melhor ter o dinheiro em aplicações no banco
    A 1.75 / 2% liquido.
    Obrigadissimo

Depende... eu não sou um particular adepto do investimento imobiliário mas continua a haver boas oportunidades... Eu apostava em zonas históricas/centrais da cidade e em apartamentos T0 e T1 que são os mais fáceis de vender e arrendar
    • 1255
    • 13 abril 2014

# 8

O arrendamento continua a ser uma boa opção em cidades académicas.
    Onde há universidades há mercado de arrendamento.
  6.  # 9

Colocado por: zetoQueria investir em apartamentos para alugar, será que vale a pena, ou é melhor ter o dinheiro em aplicações no banco
    A 1.75 / 2% liquido.
    Obrigadissimo

O investimento em imobiliário pode, especialmente nesta altura, ser bastante rentável, mas apenas se for feito nos locais e tipo de produto certo.
    Obviamente que o risco é maior do que aplicações bancárias, no entanto o lucro é potencialmente bastante mais alto também.

Quanto à localização, serão importantes dois factores: que exista procura para arrendamento, e que seja um local com perspectivas de valorização do imobiliário.
    Quanto ao tipo de produto, terá que estudar as tipologias mais em falta no mercado de arrendamento local.
    Um factor que deverá no entanto ter sempre em atenção, é a qualidade de construção imóvel, que irá em muito ditar a rentabilidade que conseguirá tirar do mesmo.
  7.  # 10

Depende muito da franja de mercado que procura e de como vai financiar esse investimento.

Se como diz, é com capitais próprios para os quais não prevê vir a necessitar num futuro próximo e se pode safar de uma despesa imprevista relativamente imediata, então menos mau. Lembre-se que o investimento imobiliário deve ser visto com uma perspectiva de muito longo prazo e em que a venda é, neste momento, relativamente difícil, a menos que seja ao desbarato.

No entanto, se pensa que pode tirar 10% ao ano limpos, desengane-se. Em casos normais, se tirar uma média de entre 3 e 4% depois de todas as despesas inerentes a ter inquilinos (meses sem renda por estar a mudar de inquilinos, despesas de renovação, seguros da casa, condomínio, acréscimo na taxa de IRS etc.) dê-se por contente.

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro.j50
    • Diane
    • 14 abril 2014 editado

# 11

Má ideia. Se ainda não começou, não se meta nisso.
    Tem que estar constantemente a fazer reparações e pinturas, as rendas estão muito baratas, a maior parte dass pessoas tem pouco dinheiro e as prioridades vão raramente para pagar a renda ao dono da casa.
    Resumindo, ganha muito pouco e o pouco que ganha fica para pagar os impostos ao estado, o seguro, o condomínio e ... os estragos que a maior parte faz naquilo que não lhe pertence.
    Você tem cuidado com as suas coisas, mas a maior parte dos seus inquilinos, não. As coisas não são deles.
    O caução que se destina a estragos da casa que não sejam os do desgaste do tempo, fica sem efeito, pois, antes de sairem, descontam-se logo.
    Claro que poderá ir para tribunal, mas quem é que o vai fazer, por uma renda de miséria. Pagaria mais em Tribunal.
    Os donos das casas estão muito pouco protegidos pelo sistema.
    Concordam com este comentário: treker666
  8.  # 12

Eu acho que é de apostar no mercado de alto luxo. Aí não existe crise e os lucros são imediatos e elevados. As zonas são bem conhecidas e localizadas nos melhores sítios do país. Alugueres temporários de turismo de luxo também é de investir. Não falta mercado de valor garantido. Só depende do que tem para investir.
  9.  # 13

Colocado por: pedromdfEu acho que é de apostar no mercado de alto luxo. Aí não existe crise e os lucros são imediatos e elevados. As zonas são bem conhecidas e localizadas nos melhores sítios do país. Alugueres temporários de turismo de luxo também é de investir. Não falta mercado de valor garantido. Só depende do que tem para investir.

sim, se não apanhar um Vale e Azevedo pelo caminho, que no alto luxo também há muita malta da turma do croquete que vive do fiado...

Concordam com este comentário: treker666, jccp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
    •  
      FD
    • 14 abril 2014

# 14

O meu conselho: arrendamento turístico.

Passos:
    -> compre uma casa com personalidade num centro histórico de uma cidade com potencial turístico
    -> diferencie-a, torne-a apetecível face à concorrência, contrate alguém que o consiga, arquitecto se a casa precisar de obras, decorador se não precisar
    -> arranje alguém que faça limpezas e possa prestar um serviço de assistência
    -> publicite e gira os arrendamentos

Prós:
    -> risco baixo (desde que o produto seja bom, isto é, localização + imóvel)
    -> menor desgaste que num arrendamento a longo prazo
    -> maior retorno
    -> maior flexibilidade (pode a qualquer momento desistir do arrendamento ou até se mudar para a casa)

Contras:
    -> maior investimento (decoração + publicidade)
    -> menor estabilidade (o rendimento não é fixo e certo todos os meses)
    -> mais trabalho (é preciso receber as pessoas, efectuar as limpezas, resolver problemas, etc.)
    Concordam com este comentário: zeto
    • zeto
    • 15 abril 2014

# 15

Obrigado a todos
    Pois está um bocado complicado para dicidir aquilo que queremos
    Como já foi dito aqui, tem os prôs e contras ( não sei se é assim que se escreve prôs mas pronto):-)
    Em relação ao investimento,fazendo contas:
    Se comprar 4 apartamentos total 300.000 euros
    Se os alugar (aliás se os conseguir alugar) por, digamos 250 euros cada, dá 1000€ ao més certo?
    Seguro para os 4 apartamentos 35€,irs para os 4,100€ imi para os 4,100€ por més
    Fico com 765€ limpos.

300.000 € em aplicações a 2.2% liquido,dá 6600€ ano / 12 dá 550€ més, e agora?????
  10.  # 16

Na minha opinião, aplicações sem dúvida. Menos trabalho, menos chatices, limpinho no final do mês. A diferênça dos valores entre o investimento em imóveis e o investimento em aplicações financeiras não lhe chega para a manutenção das casas...

Prós (escreve-se desta forma)
    Concordam com este comentário: Casa1980
  11.  # 17

Colocado por: SabrinaNa minha opinião, aplicações sem dúvida. Menos trabalho, menos chatices, limpinho no final do mês. A diferênça dos valores entre o investimento em imóveis e o investimento em aplicações financeiras não lhe chega para a manutenção das casas...

Prós (escreve-se desta forma)
    Concordam com este comentário:Casa1980

Concordo plenamente com a Sabrina,

Eu tenho uma casa arrendada e só me dá chatices, cada vez que sai um inquilino, tenho k fazer reparações, limpar, pintar, as pessoas não tem o mínimo de cuidado, pois mts vezes nem cuidam do k é deles quanto mais do k é dos outros...

Se você tem 300,000€ consegue pelo menos uma taxa de juro de 3.5% em qualquer banco...
    Concordam com este comentário: smst
  12.  # 18

O meu irmão tem umas casitas arrendadas e está a ponderar vender tudo (se conseguir) porque na realidade não tem lucro dado que sempre que um inquilino sai tem que fazer obras relativamente profundas. As pessoas não têm cuidado com as casas dos outros, parecem vândalos... depois todos os impostos que tem de pagar. No fundo, o lucro não é assim tanto, bem pelo contrário.
    Concordam com este comentário: treker666, Casa1980
  13.  # 19

zeto:

O arrendamento, devido às leis, nunca foi um grande investimento, per se.
    Os proprietários que investiam em arrendamento, também tipicamente contavam com a valorização do imóvel ao longo dos anos, o que "compunha o ramalhete" e compensava as chatices. Agora na maior parte dos casos, a componente de valorização do imóvel desapareceu, pois os preços têm estado a descer (salvo situações especiais).

Por isso pondere bem a sua decisão.
    Concordam com este comentário: Sabrina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho
  14.  # 20

Colocado por: zetoObrigado a todos
    Pois está um bocado complicado para dicidir aquilo que queremos
    Como já foi dito aqui, tem os prôs e contras ( não sei se é assim que se escreve prôs mas pronto):-)
    Em relação ao investimento,fazendo contas:
    Se comprar 4 apartamentos total 300.000 euros
    Se os alugar (aliás se os conseguir alugar) por, digamos 250 euros cada, dá 1000€ ao més certo?
    Seguro para os 4 apartamentos 35€,irs para os 4,100€ imi para os 4,100€ por més
    Fico com 765€ limpos.

300.000 € em aplicações a 2.2% liquido,dá 6600€ ano / 12 dá 550€ més, e agora?????

A esta dimensão nem pensar.

0.0234 seg. NEW